Dois Lotus Omega estão à venda na Flórida

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Na Inglaterra, um dos sedãs mais desejados do Brasil em sua época tinha nome de cigarro, igualmente famoso por aqui, mas fora das Ilhas Britânicas e da influência da Vauxhall, o Opel Omega era a referência da GM na Europa.

Mas, o sedã grande, topo de linha da Chevrolet no Brasil, tinha algo a mais lá fora e este era o conhecido Lotus Omega.

Se aqui o Omega já era enaltecido como algo mais “próximo da perfeição”, num daqueles antigos e memoráveis comerciais da Chevrolet, o Lotus Omega aqui era como a própria perfeição…

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Produzido exclusivamente na Inglaterra, o Lotus Omega ou Lotus Carlton, nome do modelo na marca inglesa, foi um desenvolvimento da GM em parceria com a Lotus e o resultado foi a… Bem, você já leu acima.

Talvez esquecido por alguns, o Lotus Omega reascendeu a memória de muita gente com uma oferta não de uma, mas duas unidades na Flórida, um destino não tradicional para o bólido da GM.

Isso porque tanto Opel quanto Vauxhall nunca foram vendidas nos states e a Lotus jamais vendeu os gêmeos ostentando apenas a marca de Hethel.

Mas, eles estão lá e a loja quer US$ 69.850 por um deles, praticamente US$ 1,00 por milha rodada, já que o hodômetro está calculado em 69.875 milhas percorridas ou quase 112,5 mil km.

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Oferecidos pela United Imports de Jacksonville , os dois exemplares do Lotus Omega chegaram da França há três anos e o menos rodado tem o equivalente a quase 58,8 mil km, só que o preço é de US$ 84.550.

Valores estratosféricos para um carro apreciável e que qualquer colecionador gostaria de ter na garagem, afinal, o Lotus Omega alcança 285 km/h.

Nele, seu motor seis em linha 3.0 foi aumentado e trabalhado com primor pela Lotus para ser um 3.6, que adicionou dois turbos Garret T25, entregando 382 cavalos e 57,7 kgfm, domados por uma caixa manual ZF de seis marchas do Corvette ZR-1 e diferencial traseiro de deslizamento limitado.

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O Lotus Omega tinha direção, suspensão e freios redimensionados, assim como um pacote aerodinâmico não só eficiente, mas atraente.

Decolando de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, o Lotus Omega atingia 89 km/h na primeira marcha e foi o segundo sedã mais rápido do mundo por muito tempo, após o Alpina B10 Biturbo.

Foram feitos 950 carros de 1990 a 1992, mas a fama do Lotus Omega foi negativa no Reino Unido e isso tem relação exatamente com o que o carro tinha de bom.

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Alvo preferido dos ladrões, o Lotus Omega foi o Cadillac Escalade britânico e os bandidos usavam-no como carro de fuga, que a polícia oficialmente alegava não poder alcançar…

O caso chegou ao Parlamento Britânico, onde uma campanha de associação da polícia e do Daily Mail, fracassou em tirá-lo do mercado.

Mais rápido que muitos Porsche e Ferrari da época, o Lotus Omega é hoje uma joia rara perfeita, um dos poucos onde o ponteiro do velocímetro vai até o fim do curso…

Opel Lotus Omega – Galeria de fotos

 

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X