A Haojue DR 160 é uma motocicleta street de proposta esportiva oferecida no mercado brasileiro desde 2020, quando chegou por R$ 12.900, após seu lançamento oficial no Salão Duas Rodas de 2019.
A marca chinesa, que iniciou trouxe produtos ao mercado nacional por meio da Dafra, como a conhecida Riva 150, por exemplo, tem um portfólio de produtos diferenciados e de boa qualidade.
Na DR 160, a proposta era peitar a líder Honda CG 160, mas atualmente compete também com a Yamaha FZ15, sua principal rival, já que diferente da popular CG, a FZ tem uma proposta semelhante de esportividade.
Com design moderno, a DR 160 incorpora tecnologias vistas em motos maiores e mais caras, como suspensão dianteira invertida e balança traseira monoamortecida, além de freios com discos nas duas rodas.
Chamando a atenção pelos detalhes, como farol de LED, dois assentos em níveis diferentes, assim como escape curto, fazem da DR 160 uma moto interessante para o circuito urbano e pequenas viagens.
DR 160 – detalhes
A Haojue DR 160 é uma moto street de pegada esportiva que chegou em 2020 e se mantém como está desde então, inclusive ostentando as mesmas cores vistas em sua apresentação no Salão Duas Rodas.
A DR 160 vem nas cores azul-preta, vermelha e branca, cada uma com detalhes diferenciados, como a branca com bengalas douradas, sendo essa a mais bonita entre as três opções.
Esta opção de cor passou a estar disponível na Haojue DR 160 na linha 2023, sendo assim a única novidade da street chinesa desde 2020, quando veio importada pelo grupo JTZ.
Na frente, o farol de LED no foco baixo tem duas luzes diurnas em LED, além de projetor maior e superior para o facho alto halógeno, com lente complexa envolvida por uma carenagem aerodinâmica.
O painel digital de LCD tem velocímetro, nível de combustível e conta-giros, além de indicador de marcha, hodômetros e até nível de energia na bateria, algo incomum no segmento.
O guidão com acabamento fosco tem comandos de farol, pisca-alerta, piscas, lampejador do farol, buzina, partida elétrica e corta-corrente, além de manopla de aceleração e manetes em alumínio.
Já o tanque tem um perfil aerodinâmico, com o contato da chave de ignição, assim como bocal de abastecimento de estilo aeronáutico e aletas laterais bem pronunciadas e vazadas para reduzir o arrasto.
No caso dos assentos, eles são individuais com níveis de altura diferentes, dando à DR 160 um visual mais moderno e esportivo, como os modelos de 250 cilindradas para cima.
Na rabeta, alças de liga leve para o passageiro, além de lanterna em LED com assinaturas laterais, tendo ainda para-lama pronunciado com suporte de placa, iluminação da mesma, refletor e piscas em LED.
Já a suspensão traseira tem balança de alumínio monoamortecida com mola e amortecedor em vermelho, com a roda de liga leve tendo aro 17 polegadas com pneu 130/70-17.
Tendo coroa, corrente protegida e pinhão, a relação de transmissão final e disco de freio ventilado com 220 mm, além de pinça de pistão simples com sistema combinado CBS.
O escapamento é curto com silencioso volumoso e dotado de aplique metálico, além de acabamento fosco.
Sob o motor, um spoiler preto-fosco, como a cor do próprio propulsor, enquanto as pedaleiras do piloto e garupa são de alumínio com retração nas do passageiro.
Com carenagens laterais em preto e na cor da moto, a DR 160 tem ainda cano de escape em preto-fosco e suspensão dianteira com bengalas invertidas.
Na frente, a roda de liga leve de aro de 17 polegadas, com pneu 100/80-17 e portando disco de freio ventilado com 276 mm e pinça de pistão simples com sistema CBS, de freios combinados.
Como a lei nacional obriga o uso de freios ABS somente acima de 300 cm³, a Haojue DR 160 não precisa utilizá-lo, mas o sistema combinado é obrigatório em sua cilindrada.
DR 160 – versões
- Haojue DR160 FI Branca
- Haojue DR160 FI Vermelha
- Haojue DR160 FI Azul Preta
DR 160 – equipamentos
Haojue DR 160 FI Branca – Motor de 160 cilindradas e câmbio de cinco marchas, mais farol de LED, piscas em LED, lanterna em LED, suspensão dianteira invertida, suspensão traseira monoamortecida, freios a disco nas duas rodas, freios com sistema CBS e alarme.
Partida elétrica, ignição eletrônica, injeção eletrônica, bancos individuais, tanque com bocal aeronáutico, spoiler, painel digital, rodas de liga leve aro 17 polegadas, pneus 100/80-17 na frente e 130/70-17 atrás, escapamento esportivo e pintura branca com detalhes em preto e dourado.
Haojue DR 160 FI Vermelha – Itens acima, mais detalhes em preto e pintura vermelha.
Haojue DR 160 FI Azul Preta – Itens da branca, mais pintura azul com elementos em preto.
DR 160 – preços
- Haojue DR 160 FI 2021 – R$ 16.541
- Haojue DR 160 FI 2022 – R$ 16.972
- Haojue DR 160 FI 2023 – R$ 18.996 (0km)
(*) Preços da tabela Fipe – junho/2023.
DR 160 – motor
A Haojue DR 160 tem um motor monocilíndrico de quatro tempos com refrigeração a ar e cabeçote com comando OHC de duas válvulas com acionamento por corrente.
Com injeção eletrônica, o motor de 162 cm³ tem relação diâmetro x curso de 60,0 mm x 57,4 mm, além de taxa de compressão de 9,5:1.
Tendo cárter úmido, o motor da Haojue entrega 15 cavalos a 8.000 rpm e 1,43 kgfm a 6.500 rpm, sendo alimentado apenas por gasolina.
Já o câmbio cíclico tem cinco marchas com embreagem multidisco em banho de óleo com acionamento mecânico por cabo de aço na manete do guidão.
A relação final é feita por pinhão, corrente lubrificada e coroa protegida.
DR 160 – desempenho
- Haojue DR160 FI – 0 a 100 km/h – ND
- Haojue DR160 FI – velocidade máxima – 130 km/h
DR 160 – consumo
- Haojue DR 160 FI – cidade – 47 km/l
- Haojue DR 160 FI – estrada – 48 km/l
DR 160 – ficha técnica
Motor | 160 |
Tipo | |
Número de cilindros | 1 em linha |
Cilindrada em cm3 | 162 |
Válvulas | 2 |
Taxa de compressão | 9,5:1 |
Injeção eletrônica | Indireta |
Potência máxima | 15 cv a 8.000 rpm (gasolina) |
Torque máximo | 1,43 kgfm a 6.500 rpm (gasolina) |
Transmissão | |
Tipo | 5 marchas |
Tração | |
Tipo | Corrente e pinhão |
Partida | |
Tipo | Elétrica |
Freios | |
Tipo | Disco dianteiro de 276 mm e disco traseiro com 220 mm |
Suspensão | |
Dianteira | Garfo telescópico invertido |
Traseira | Balança monoamortecida |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Liga leve aro 17 polegadas na frente e liga leve aro 17 polegadas atrás |
Pneus | 100/80-17 na frente e 130/70-17 atrás |
Dimensões | |
Comprimento (mm) | 2.020 |
Largura (mm) | 0.755 |
Altura (mm) | 1.100 |
Entre eixos (mm) | 1.285 |
Capacidades | |
Bagageiro (L) | ND |
Tanque de combustível (L) | 12 |
Carga (Kg) | ND |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 133 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | ND |
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!