A Factor 125 é uma motocicleta street de acesso da Yamaha para o mercado brasileiro, sendo herdeira da clássica YBR 125, que teve várias versões nas duas gerações, por assim dizer, do modelo atual.
Oriunda da YBR 125, a Factor 125 surgiu com esse nome em uma atualização da primeira em 2009, quando passou a ser conhecida dessa forma e praticamente era a segunda geração da street da Yamaha.
Ainda carburada, ela teve versões e edição especial de acordo com o ano, buscando assim ser uma concorrente com a Honda CG 125, numa batalha desigual, dada a popular imensa desta última.
De 2009 a 2016, a Factor 125 teve carburador, até que a partir de 2017, recebeu a desejada injeção eletrônica, passando a ser mais econômica e eficiente no funcionamento.
Com freios a tambor nas duas rodas e partida a pedal, a Factor 125 ganhou opções com partida elétrica e também com freio dianteiro a disco, chegando nos últimos anos a ganhar freios combinados CBS.
Recebendo mudanças pontuais, como painel digital, tanque maior e detalhes aerodinâmicos mais modernos, tornando a motocicleta de 125 cilindradas uma opção atrativa para o cliente por R$ 13.990, zero km.
Veja também os detalhes da Factor 150.
Factor 125 – detalhes
Em 2009, ela surgiu no mercado nacional como uma segunda geração da YBR 125, que foi a moto que encerrou a carreira 2 tempos da Yamaha, com as clássicas RD/RD-Z 125, além de RD 135.
Lançada em 2000, a YBR seguiu por quase uma década até ser atualizada e rebatizada como Factor 125, que manteve a mecânica anterior da YBR, com seu monocilíndrico de 4 tempos com refrigeração a ar.
Com 123,7 cm³, o motor tinha comando no cabeçote (OHC), além de 2 válvulas, mais carburador simples Mikuni, entregando 12,5 cavalos a 8.000 rpm e 1,19 kgfm a 6.500 rpm.
Tendo cinco marchas, a Factor 125 tinha versões com pedal de partida (K), partida elétrica (E) e esta última com freio dianteiro a disco (ED), sendo três opções no total.
A moto tinha painel com nível de combustível, trava de guidão na chave, tanque moldado de 13 litros, farol redondo e suporte das pedaleiras do garupa presa no quadro.
A Factor 125 2009 era oferecida nas cores azul-escuro, preta e bege metálico, passando depois a receber atualizações com mudanças de cor e grafismos nos anos seguintes.
Todavia, com o Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos (Promot 3), a Yamaha teve fazer melhorias para reduzir as emissões de CO2 da moto.
Assim, foi necessária a troca do carburador por um Mikuni BS25, além da introdução de dois catalisadores, mais um sensor de posição do acelerador e sistema de corte de combustível.
Isso fez a potência cair para 10,2 cavalos e o torque para 1,13 kgfm, prejudicando o desempenho da motocicleta.
Na mesma época, a Yamaha sofria com a concorrência de marcas chinesas e a Factor 125 K1 surgiu como pé-de-boi, sem nível de combustível, cavalete central, pintura essencialmente preta e pneus mais baratos.
Em 2015, surgiu a Factor 150, forçando um reposicionamento da Factor 125, que manteve suas versões K, E e ED, com a K1 tendo sido extinta anos antes.
Em 2017, a Factor 125i recebeu mais mudanças, desta vez com injeção eletrônica, além de mudanças visuais e de equipamento.
Visualmente, a frente ganhou farol mais moderno e com carenagem, assim como painel digital e tanque maior, com 15,7 litros, além de aletas laterais maiores e banco duplo mais confortável em dois níveis.
Com rabeta melhorada, ela aumentou de tamanho e ganhou em conforto, além de uma ciclística mais apurada, com rodas de liga leve na versão ED e raiação de aço nas versões K e E.
A versão K tinha um aspecto mais antigo, com painel analógico, farol circular e freio dianteiro a tambor, mas manteve o carburador e dispunha de partida elétrica.
Na prática, a Factor K era mais um modelo pé-de-boi com itens mas modernos, mas essa opção perdeu-se pouco tempo depois.
O motor monocilíndrico de 4 tempos com o sistema BlueFlex, passou de ter 11,0 cavalos na gasolina e 11,1 cavalos no etanol, com 7.500 rpm, além de torque de 1,2 kgfm a 6.000 rpm.
Praticamente desde então, a Yamaha Factor 125i só recebeu mudanças nas cores e grafismos, resumindo sua proposta à versão ED, com exceção do modelo 2019.
Nesse caso, a imposição de lei, fez com que a moto recebesse freios combinados CBS, que a Yamaha rebatizou de UBS, com acionamento simultâneo dos dois freios tanto na manete quanto no pedal.
No passado, a Factor 125 teve edições especiais como Timão, Black Edition, Racing Blue, entre outras.
Factor 125 – versões
- Yamaha Factor K1
- Yamaha Factor K
- Yamaha Factor E
- Yamaha Factor ED
Factor 125 – equipamentos
Motor 125 cilindradas, câmbio de cinco marchas, painel digital, partida elétrica, rodas de liga leve aro 18 polegadas, freio dianteiro a disco, freio traseiro a tambor, freios combinados CBS, banco em dois nível, pneus 80/100-18 na frente e 90/90-18 atrás, entre outros.
Factor 125 – preços
- Yamaha Factor 125 2009 – R$ 6.328
- Yamaha Factor 125 2016 – R$ 9.348
- Yamaha Factor 125i 2017 – R$ 9.815
- Yamaha Factor 125i 2024 – R$ 14.468
(*) Preços da tabela Fipe – junho/2023.
Factor 125 – motor
O motor da Yamaha Factor 125 é um monocilíndrico de 4 tempos com refrigeração a ar, com cabeçote OHC de 2 válvulas, mais injeção eletrônica flex.
Com 124 cm³, o propulsor entrega 11,0 cavalos na gasolina e 11,1 cavalos no etanol, com 7.500 rpm, além de torque de 1,2 kgfm a 6.000 rpm.
Tendo diâmetro x curso de 52,4 mm x 57,9 mm, o motor tem taxa de compressão de 10:1, obtendo bom rendimento.
O câmbio cíclico de cinco marchas tem embreagem multidisco em banho de óleo com acionamento por cabo de aço na manete.
Factor 125 – desempenho
- Velocidade máxima – 120 km/h
Factor 125 – consumo
- Factor 125 – urbano – 35 km/l
- Factor 125 – rodoviário – 45 km/l
Factor 125 – ficha técnica
Motor | Factor 125 2009 | Factor 125 2024 |
Tipo | ||
Número de cilindros | 1 em linha | 1 em linha |
Cilindrada em cm3 | 124 | 125 |
Válvulas | 2 | 2 |
Taxa de compressão | 10,0:1 | 10,0:1 |
Alimentação | Carburada | Injeção eletrônica |
Potência máxima | 10,2 cv a 7.800 rpm (gasolina) | 11,0/11,1 cv a 7.500 rpm (gasolina/etanol) |
Torque máximo | 1,13 kgfm a 6.000 rpm (gasolina) | 1,20 kgfm a 6.000 rpm (gasolina/etanol) |
Transmissão | ||
Tipo | 5 marchas | 5 marchas |
Tração | ||
Tipo | Corrente e pinhão | Corrente e pinhão |
Partida | ||
Tipo | Elétrica | Elétrica |
Freios | ||
Tipo | Disco dianteiro de 245 mm e tambor traseiro com 130 mm | Disco dianteiro de 245 mm e tambor traseiro com 130 mm |
Suspensão | ||
Dianteira | Garfo telescópico | Garfo telescópico |
Traseira | Balança convencional | Balança convencional |
Rodas e Pneus | ||
Rodas | Aço raiado aro 18 polegadas na frente e aço raiado aro 18 polegadas atrás | Aço raiado aro 18 polegadas na frente e aço raiado aro 18 polegadas atrás |
Pneus | 2.75-18 na frente e 90/90-18 atrás | 80/100-18 na frente e 90/90-18 atrás |
Dimensões | ||
Comprimento (mm) | 1.980 | 2.015 |
Largura (mm) | 0.760 | 0.735 |
Altura (mm) | 1.080 | 1.095 |
Entre eixos (mm) | 1.290 | 1.325 |
Capacidades | ||
Bagageiro (L) | ND | ND |
Tanque de combustível (L) | 13,0 | 15,7 |
Carga (Kg) | ND | ND |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 112 | 125 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | ND | ND |
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