Factor 125: street herdeira da YBR 125

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A Factor 125 é uma motocicleta street de acesso da Yamaha para o mercado brasileiro, sendo herdeira da clássica YBR 125, que teve várias versões nas duas gerações, por assim dizer, do modelo atual.

Oriunda da YBR 125, a Factor 125 surgiu com esse nome em uma atualização da primeira em 2009, quando passou a ser conhecida dessa forma e praticamente era a segunda geração da street da Yamaha.

Ainda carburada, ela teve versões e edição especial de acordo com o ano, buscando assim ser uma concorrente com a Honda CG 125, numa batalha desigual, dada a popular imensa desta última.

De 2009 a 2016, a Factor 125 teve carburador, até que a partir de 2017, recebeu a desejada injeção eletrônica, passando a ser mais econômica e eficiente no funcionamento.

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Com freios a tambor nas duas rodas e partida a pedal, a Factor 125 ganhou opções com partida elétrica e também com freio dianteiro a disco, chegando nos últimos anos a ganhar freios combinados CBS.

Recebendo mudanças pontuais, como painel digital, tanque maior e detalhes aerodinâmicos mais modernos, tornando a motocicleta de 125 cilindradas uma opção atrativa para o cliente por R$ 13.990, zero km.

Veja também os detalhes da Factor 150.

Factor 125 – detalhes

Em 2009, ela surgiu no mercado nacional como uma segunda geração da YBR 125, que foi a moto que encerrou a carreira 2 tempos da Yamaha, com as clássicas RD/RD-Z 125, além de RD 135.

Lançada em 2000, a YBR seguiu por quase uma década até ser atualizada e rebatizada como Factor 125, que manteve a mecânica anterior da YBR, com seu monocilíndrico de 4 tempos com refrigeração a ar.

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Com 123,7 cm³, o motor tinha comando no cabeçote (OHC), além de 2 válvulas, mais carburador simples Mikuni, entregando 12,5 cavalos a 8.000 rpm e 1,19 kgfm a 6.500 rpm.

Tendo cinco marchas, a Factor 125 tinha versões com pedal de partida (K), partida elétrica (E) e esta última com freio dianteiro a disco (ED), sendo três opções no total.

A moto tinha painel com nível de combustível, trava de guidão na chave, tanque moldado de 13 litros, farol redondo e suporte das pedaleiras do garupa presa no quadro.

A Factor 125 2009 era oferecida nas cores azul-escuro, preta e bege metálico, passando depois a receber atualizações com mudanças de cor e grafismos nos anos seguintes.

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Todavia, com o Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos (Promot 3), a Yamaha teve fazer melhorias para reduzir as emissões de CO2 da moto.

Assim, foi necessária a troca do carburador por um Mikuni BS25, além da introdução de dois catalisadores, mais um sensor de posição do acelerador e sistema de corte de combustível.

Isso fez a potência cair para 10,2 cavalos e o torque para 1,13 kgfm, prejudicando o desempenho da motocicleta.

Na mesma época, a Yamaha sofria com a concorrência de marcas chinesas e a Factor 125 K1 surgiu como pé-de-boi, sem nível de combustível, cavalete central, pintura essencialmente preta e pneus mais baratos.

Em 2015, surgiu a Factor 150, forçando um reposicionamento da Factor 125, que manteve suas versões K, E e ED, com a K1 tendo sido extinta anos antes.

Em 2017, a Factor 125i recebeu mais mudanças, desta vez com injeção eletrônica, além de mudanças visuais e de equipamento.

Visualmente, a frente ganhou farol mais moderno e com carenagem, assim como painel digital e tanque maior, com 15,7 litros, além de aletas laterais maiores e banco duplo mais confortável em dois níveis.

Com rabeta melhorada, ela aumentou de tamanho e ganhou em conforto, além de uma ciclística mais apurada, com rodas de liga leve na versão ED e raiação de aço nas versões K e E.

A versão K tinha um aspecto mais antigo, com painel analógico, farol circular e freio dianteiro a tambor, mas manteve o carburador e dispunha de partida elétrica.

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Na prática, a Factor K era mais um modelo pé-de-boi com itens mas modernos, mas essa opção perdeu-se pouco tempo depois.

O motor monocilíndrico de 4 tempos com o sistema BlueFlex, passou de ter 11,0 cavalos na gasolina e 11,1 cavalos no etanol, com 7.500 rpm, além de torque de 1,2 kgfm a 6.000 rpm.

Praticamente desde então, a Yamaha Factor 125i só recebeu mudanças nas cores e grafismos, resumindo sua proposta à versão ED, com exceção do modelo 2019.

Nesse caso, a imposição de lei, fez com que a moto recebesse freios combinados CBS, que a Yamaha rebatizou de UBS, com acionamento simultâneo dos dois freios tanto na manete quanto no pedal.

No passado, a Factor 125 teve edições especiais como Timão, Black Edition, Racing Blue, entre outras.

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Factor 125 – versões

  • Yamaha Factor K1
  • Yamaha Factor K
  • Yamaha Factor E
  • Yamaha Factor ED

Factor 125 – equipamentos

Motor 125 cilindradas, câmbio de cinco marchas, painel digital, partida elétrica, rodas de liga leve aro 18 polegadas, freio dianteiro a disco, freio traseiro a tambor, freios combinados CBS, banco em dois nível, pneus 80/100-18 na frente e 90/90-18 atrás, entre outros.

Factor 125 – preços

  • Yamaha Factor 125 2009 – R$ 6.328
  • Yamaha Factor 125 2016 – R$ 9.348
  • Yamaha Factor 125i 2017 – R$ 9.815
  • Yamaha Factor 125i 2024 – R$ 14.468

(*) Preços da tabela Fipe – junho/2023.

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Factor 125 – motor

O motor da Yamaha Factor 125 é um monocilíndrico de 4 tempos com refrigeração a ar, com cabeçote OHC de 2 válvulas, mais injeção eletrônica flex.

Com 124 cm³, o propulsor entrega 11,0 cavalos na gasolina e 11,1 cavalos no etanol, com 7.500 rpm, além de torque de 1,2 kgfm a 6.000 rpm.

Tendo diâmetro x curso de 52,4 mm x 57,9 mm, o motor tem taxa de compressão de 10:1, obtendo bom rendimento.

O câmbio cíclico de cinco marchas tem embreagem multidisco em banho de óleo com acionamento por cabo de aço na manete.

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Factor 125 – desempenho

  • Velocidade máxima – 120 km/h

Factor 125 – consumo

  • Factor 125 – urbano – 35 km/l
  • Factor 125 – rodoviário – 45 km/l

Factor 125 – ficha técnica

Motor Factor 125 2009 Factor 125 2024
Tipo
Número de cilindros 1 em linha 1 em linha
Cilindrada em cm3 124 125
Válvulas 2 2
Taxa de compressão 10,0:1 10,0:1
Alimentação Carburada Injeção eletrônica
Potência máxima 10,2 cv a 7.800 rpm (gasolina) 11,0/11,1 cv a 7.500 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 1,13 kgfm a 6.000 rpm (gasolina) 1,20 kgfm a 6.000 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo 5 marchas 5 marchas
Tração
Tipo Corrente e pinhão Corrente e pinhão
Partida
Tipo Elétrica Elétrica
Freios
Tipo Disco dianteiro de 245 mm e tambor traseiro com 130 mm Disco dianteiro de 245 mm e tambor traseiro com 130 mm
Suspensão
Dianteira Garfo telescópico Garfo telescópico
Traseira Balança convencional Balança convencional
Rodas e Pneus
Rodas Aço raiado aro 18 polegadas na frente e aço raiado aro 18 polegadas atrás Aço raiado aro 18 polegadas na frente e aço raiado aro 18 polegadas atrás
Pneus 2.75-18 na frente e 90/90-18 atrás 80/100-18 na frente e 90/90-18 atrás
Dimensões
Comprimento (mm) 1.980 2.015
Largura (mm) 0.760 0.735
Altura (mm) 1.080 1.095
Entre eixos (mm) 1.290 1.325
Capacidades
Bagageiro (L) ND ND
Tanque de combustível (L) 13,0 15,7
Carga (Kg) ND ND
Peso em ordem de marcha (Kg) 112 125
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND ND
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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X