CB 300F Twister 2023: nova street resgata o famoso nome

CB 300F 2023
CB 300F 2023

A CB 300F 2023 é a nova street esportiva da Honda, que resgata o nome Twister com um visual bem esportivo e moderno, levando a moto para um novo patamar no segmento de 300 cilindradas.

Com visual fluido, a CB Twister 2023 traz uma arquitetura nova, incorporando tecnologias mais modernas, que melhoram a performance e também a eficiência.

Oferecido nas versões CBS e ABS, a CB 300F 2023 continua a explorar as opções de assistência de frenagem com base na legislação que permite freios combinados até 300 cm³.

A Honda CB 300F 2023 chega em três cores, sendo uma para as duas versões, além de uma nova cor dourada, mais farol full LED, cluster digital blackout, embreagem deslizante, entrada USB e sistema ABS.

Líder em seu segmento, ela é uma moto de alta valorização e que terá um grande volume de vendas como foram as antecessoras, batendo de frente com sua rival a Yamaha FZ25 Fazer.

CB 300F 2023 – detalhes

CB 300F 2023
CB 300F 2023

A CB 300F 2023 tem um visual bem esportivo com farol full LED de lentes verticais, além de molduras aerodinâmicas que fundem o painel e piscas em LED.

O cluster digital em estilo Blackout é bem completo com conta-giros, nível de combustível e velocímetro, além de outras funcionalidades na tela retangular.

O guidão alto tem acabamento prateado e comandos de piscas, faróis, pisca-alerta, corta corrente, buzina e botão de partida, além de manopla de aceleração e manetes de freio e embreagem em alumínio.

Já o tanque de 14,1 litros tem um formato aerodinâmico com bocal aeronáutico e aletas laterais pronunciadas com spoilers, enquanto os dois bancos são em níveis diferentes, garantindo conforto.

CB 300F Twister 2023

Na rabeta, a lanterna em LED tem luzes envolventes, enquanto sob o banco, duas alças de liga leve para o passageiro, enquanto o para-lama pronunciado possui piscas em LED e há suporte para placa com refletor e iluminação.

Sob a carenagem traseira, dois suportes de alumínio para as pedaleiras retráteis do passageiro, tendo abaixo de um dos lados, o escape curto com silencioso quadrado e um aspecto esportivo.

A suspensão traseira tem balança monoamortecida com curso de 120 mm e com disco de freio ventilado de 220 mm com pinça de pistão único, contando com sistemas CBS ou ABS.

O conjunto tem ainda coroa de relação final por corrente e pinhão, além de pneu 150/60 R17, enquanto o dianteiro tem as medidas de 110/70 R17. As rodas são de liga leve com design esportivo e um acabamento preto.

honda cb 300 f twister 2023 9

Sob o motor, um spoiler pronunciado ostenta o nome da marca, com o propulsor feito de liga leve e com bengalas convencionais, e tendo ainda suspensão dianteira com disco de freio ventilado de 276 mm com pinça de dois pistões com ABS ou CBS.  O para-lama é envolvente e rente à roda.

O sistema de freios combinados CBS unificam os comandos de pé para o freio traseiro e manete do guidão para o freio dianteiro, com o acionamento de ambos através de qualquer comando.

Já o sistema ABS evita o bloqueio das rodas mesmo se os discos forem exigidos ao máximo.

Veja também a página sobre a Twister 2021.

CB 300F 2023 – versões

  • Twister CBS
  • Twister ABS

CB 300F 2023 – equipamentos

Honda CB 300F Twister CBS – motor de 300 cilindradas e câmbio de cinco marchas, farol full LED, piscas em LED, lanterna em LED, tanque com bocal aeronáutico, painel digital, partida elétrica, injeção eletrônica e rodas de liga leve aro 17 polegadas.

Freios combinados CBS, discos de freio nas duas rodas, suspensão traseira monoamortecida, bancos individuais, escape curto esportivo, radiador de óleo, pintura vermelha ou cinza metálico.

Honda CB 300F Twister ABS – itens acima, mais freios com ABS e pintura vermelha ou dourado metálico.

CB 300F 2023 – preços

  • Honda CB 300F Twister CBS – R$ 21.090
  • Honda CB 300F Twister ABS – R$ 21.990

CB 300F 2023 – motor

O motor da CB 300F 2023 é um monocilíndrico de quatro tempos e refrigerado a ar tem cabeçote com quatro válvulas por cilindro, mas com comando único acionado por corrente.

Dotado de injeção eletrônica de combustível PGM-FI, o motor de 293,5 cm³ com diâmetro x curso de 77,0 mm x 63,0 mm, mais taxa de compressão de 9,3:1.

Com esse conjunto, o motor da CB 300F 2023 entrega 24,5 cavalos na gasolina e 24,7 kgfm no etanol, ambos a 7.500 rpm.

Já os torques eram de 2,61 kgfm no derivado de petróleo e 2,67 kgfm no combustível vegetal, obtidos a 5.550 rpm.

O câmbio cíclico de cinco marchas tem embreagem deslizante com discos banhados a óleo, além de acionamento mecânico por cabo de aço.

CB 300F Twister 2023

CB 300F 2023 – desempenho

  • Honda CB 300F Twister – 0 a 100 km/h – 7 segundos
  • Honda CB 300F Twister – velocidade máxima – 140 km/h

CB 300F 2023 – consumo

honda cb 300 f twister 2023 12

  • Honda CB 300F Twister – 40 km/l na gasolina
  • Honda CB 300F Twister – 25 km/l no etanol

CB 300F 2023 – concorrentes

Yamaha FZ25 2024 – R$ 21.490

fz25

A Yamaha FZ25 2024 é a moto rival da CB 300F, tendo visual esportivo com destaque com farol full LED e com motor monocilíndrico de 4 tempos, com 21,3 cavalos na gasolina e 21,5 cavalos no etanol, além de 2,1 kgfm e câmbio cinco marchas.

Com freios ABS nas duas rodas, além de suspensão monoamortecida, tendo ainda painel digital, partida elétrica, entre outros itens.

Dafra RTR 200 ABS – R$ 18.990

apache

Com preço menor, a Dafra Apache RTR tem um visual moderno e esportivo, que chama atenção por seu farol pronunciado e suspensão traseira com roda dotada de duplo para-lama.

Seu motor monocilíndrico de 4 tempos com refrigerado a óleo, com comando OHC e injeção eletrônica, que entrega até 20,82 cavalos a 9.000 rpm e 1,76 kgfm a 7.250 rpm.

Bajaj Dominar 200 – R$ 18.990

bajaj dominar 160 200 400 7

A motor indiana tem motor pequeno, mas muita potência, entregando nada menos que 24 cavalos em seu propulsor com 1,89 kgfm, tendo câmbio de seis marchas.

O visual é bem esportivo e chega a ser exagerado, mas representa uma moto moderna, com painel digital e outras tecnologias a bordo.

CB 300F 2023 – ficha técnica

Motor 300
Tipo
Número de cilindros 1 em linha
Cilindrada em cm3 293,5
Válvulas 2
Taxa de compressão 9,3:1
Injeção eletrônica Indireta
Potência máxima 24,5/24,7 cv a 7.500 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 2,61/2,67 kgfm a 5.500 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo 6 marchas
Tração
Tipo Corrente e pinhão
Partida
Tipo Elétrica
Freios
Tipo Disco dianteiro de 276 mm e disco traseiro com 220 mm
Suspensão
Dianteira Garfo telescópico
Traseira Balança monoamortecida
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve aro 17 polegadas na frente e liga leve aro 17 polegadas atrás
Pneus 110/70-17 na frente e 150/60-17 atrás
Dimensões
Comprimento (mm) 2.084
Largura (mm) 0.755
Altura (mm) 1.075
Entre eixos (mm) 1.390
Capacidades
Bagageiro (L) ND
Tanque de combustível (L) 14,1
Carga (Kg) ND
Peso em ordem de marcha (Kg) 139
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND
google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X