O Ford EcoSport 2018 trazia diversas novidades ao mercado brasileiro, concentradas no novo visual e numa lista de equipamentos mais completa. Tudo isso numa gama que foi ficando cada vez mais recheada.
Ela tinha duas opções de motor e câmbio, incluindo a versão Storm 4×4, além de finalmente aposentar o problemático câmbio Powershift, inimigo de muitos clientes antigos da marca.
Confira tudo sobre o EcoSport 2018!
EcoSport 2018 – versões
- EcoSport SE 1.5 2018
- EcoSport SE 1.5 AT 2018
- EcoSport Freestyle 1.5 2018
- EcoSport Freestyle 1.5 AT 2018
- EcoSport Titanium 2.0 AT 2018
- EcoSport Storm 2.0 AT AWD 2018
Veja os detalhes do EcoSport 2020.
EcoSport 2018 – equipamentos
EcoSport SE 1.5 2018 – motor 1.5 de 130/137 cv e 15,6/16,2 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas.
SEGURANÇA: 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho), assistente de partida em rampa, controle de tração e estabilidade, sistema AdvanceTrac com RSC (anticapotamento), sensor de pressão dos pneus, Isofix (2), faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, alarme volumétrico, avisos de portas abertas e faróis acesos, cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes, entre outros.
CONFORTO: ar-condicionado, sistema multimídia SYNC 3 com tela de 6,5 polegadas, Bluetooth, entrada USB e sistema de som com 6 alto-falantes, direção elétrica, computador de bordo, abertura elétrica do porta-malas, travas, retrovisores e vidros elétricos com abertura e fechamento a um toque, banco do motorista com ajuste de altura, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, banco traseiro bipartido, chave canivete com controle remoto, entre outros.
EXTERIOR: grade dianteira com controle ativo, bagageiro de teto, rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus 205/65 R15, retrovisores elétricos com repetidor de seta, faróis com temporizador (“Follow me home”), entre outros.
EcoSport SE 1.5 AT 2018 – motor 1.5 de 130/137 cv e 15,6/16,2 kgfm de torque, com câmbio automático de 6 marchas.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + câmbio automático com trocas atrás do volante e piloto automático.
EcoSport Freestyle 1.5 2018 – motor 1.5 de 130/137 cv e 15,6/16,2 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + ar-condicionado automático e digital, multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas e GPS, painel de instrumentos com tela de 4,2 polegadas, faróis com luzes diurnas de LED, porta-malas com sistema inteligente de bagagem e câmera de ré.
Vem ainda com rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 205/60 R16, bancos revestidos em tecido e couro com ajuste lombar para o motorista e visual diferenciado, com grade dianteira, retrovisores e rodas pintados em cinza (Dark London Grey).
EcoSport Freestyle 1.5 AT 2018 – motor 1.5 de 130/137 cv e 15,6/16,2 kgfm de torque, com câmbio automático de 6 marchas.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + câmbio automático.
EcoSport Titanium 2.0 AT 2018 – motor 2.0 de 170/176 cv e 20,6/22,5 kgfm de torque, com câmbio automático de 6 marchas.
ITENS DE SÉRIE: itens da Freestyle + sensor de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, bancos em couro, teto solar elétrico, sistema de som Sony Premium com 9 alto-falantes (5 alto-falantes e 4 tweeters), chave presencial e partida por botão.
Vem também com sensor de chuva, acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular), acesso inteligente capacitivo, faróis de xênon, grade cromada, rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus 205/50 R17 e espelho retrovisor eletrocrômico.
EcoSport Storm 2.0 AT AWD 2018 – motor 2.0 de 170/176 cv e 20,6/22,5 kgfm de torque, com câmbio automático de 6 marchas e tração 4×4.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + apliques em bronze nas portas, console e painel, interior com acabamento preto nas colunas e teto, bancos em couro com a inscrição “Storm”, nova grade frontal com o nome da versão, cobertura plástica nas caixas de roda, rodas de 17 polegadas exclusivas, entre outros.
EcoSport 2018 – preços
Veja os preços atuais do Ford EcoSport 2018 no mercado de usados, com um detalhe curioso: a versão Titanium é mais valorizada que a configuração topo de linha Storm 2.0 AWD.
Confira:
- EcoSport SE 1.5 2018 – R$ 68.548
- EcoSport SE 1.5 AT 2018 – R$ 70.645
- EcoSport Freestyle 1.5 2018 – R$ 73.051
- EcoSport Freestyle 1.5 AT 2018 – R$ 73.893
- EcoSport Titanium 2.0 AT 2018 – R$ 79.432
- EcoSport Storm 2.0 AT AWD 2018 – R$ 78.019
EcoSport 2018 – motor
A linha de motores do Ford EcoSport 2018 oferecia duas opções, o que na época trouxe alguma surpresa com a ausência do propulsor 1.6 Sigma. O motivo envolvia o nível de emissões, muito melhor no novo conjunto de entrada.
Esse seria o 1.5 de 3 cilindros, com transversal, com injeção multiponto e 12 válvulas. Ele entrega 130 cv com gasolina e 137 cv com etanol (6.500 rpm), além de 15,6 ou 16,2 kgfm de torque, respectivamente, a 4.500 rpm.
Na opção mais barata das versões SE e Freestyle, esse motor vem associado com o câmbio manual de 5 marchas, enquanto que nas mais caras ele usa o automático de 6 marchas, com conversor de torque (ou seja, adeus ao Powershfit).
Já nas versões Titanium e Storm, o EcoSport 2018 muda seu motor para o 2.0 Duratec, também transversal, com com injeção direta, 4 cilindros em linha e 16 válvulas, sempre com câmbio automático de 6 marchas (e tração integral na opção Storm).
Esse propulsor entrega 170 cv e 20,6 kgfm com gasolina ou 176 cv e 22,5 kgfm com etanol. A potência máxima aparece aos 6.500 giros do motor, enquanto o pico de torque vem a 4.500 rpm.
EcoSport 2018 – desempenho
Veja como se comporta cada versão do EcoSport 2018 quando falamos sobre sua aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade final:
- EcoSport 1.5 MT – 12,4 segundos e 180 km/h
- EcoSport 1.5 AT – 11,8 segundos e 180 km/h
- EcoSport 2.0 AT – 9,5 segundos e 180 km/h
- EcoSport 2.0 AT AWD – 10,7 segundos e 180 km/h
EcoSport 2018 – consumo
CONSUMO CIDADE
- EcoSport 1.5 MT – 8,3 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina
- EcoSport 1.5 AT – 7,1 km/l com etanol e 10,4 km/l com gasolina
- EcoSport 2.0 AT – 6,1 km/l com etanol e 8,8 km/l com gasolina
- EcoSport 2.0 AT AWD – 6 km/l com etanol e 8,5 km/l com gasolina
CONSUMO ESTRADA
- EcoSport 1.5 MT – 9 km/l com etanol e 13,1 km/l com gasolina
- EcoSport 1.5 AT – 8,9 km/l com etanol e 12,8 km/l com gasolina
- EcoSport 2.0 AT – 8,3 km/l com etanol e 12 km/l com gasolina
- EcoSport 2.0 AT AWD – 8 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina
EcoSport 2018 – manutenção e revisão
Revisão | Custo | Custo | Custo |
Quilometragem | Preços 1.5 MT | Preços 1.5 AT | Preços 2.0 AT |
10.000 km ou 6 meses | R$ 920,00 | R$ 920,00 | R$ 920,00 |
20.000 km ou 12 meses | R$ 1.149,00 | R$ 1.149,00 | R$ 1.149,00 |
30.000 km ou 18 meses | R$ 920,00 | R$ 920,00 | R$ 920,00 |
40.000 km ou 24 meses | R$ 1.699,00 | R$ 1.699,00 | R$ 1.699,00 |
50.000 km ou 30 meses | R$ 920,00 | R$ 920,00 | R$ 920,00 |
60.000 km ou 36 meses | R$ 1.149,00 | R$ 1.149,00 | R$ 1.149,00 |
Total | R$ 6.757,00 | R$ 6.757,00 | R$ 6.757,00 |
EcoSport 2018 – ficha técnica
Motor |
EcoSport 1.5 |
EcoSport 2.0 |
Tipo |
Dianteiro, transversal e flex |
Dianteiro, transversal e flex |
Número de cilindros |
3 em linha |
4 em linha |
Cilindrada em cm3 |
1497 |
1999 |
Válvulas |
12 |
16 |
Taxa de compressão |
12:1 |
12:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Multiponto |
Direta |
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) |
130/137 cv @ 6.500 rpm |
170/176 cv @ 6.500 rpm |
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) |
15,6/16,2 kgfm @ 4.500 rpm |
20,6/22,5 kgfm @ 4.500 rpm |
Transmissão |
||
Tipo |
Manual de 5 marchas ou Automático de 6 velocidades |
Automático de 6 velocidades |
Tração |
||
Tipo |
Dianteira |
Dianteira ou Integral |
Freios |
||
Tipo |
Disco ventilado / tambor |
Disco ventilado / tambor |
Direção |
||
Tipo |
Elétrica |
Elétrica |
Suspensão |
||
Dianteira |
McPherson, independente |
McPherson, independente |
Traseira |
Eixo de torção |
Eixo de torção |
Rodas e Pneus |
||
Rodas |
15 ou 16 polegadas |
17 polegadas |
Pneus |
205/65 R15 ou 205/60 R16 |
205/50 R17 |
Dimensões |
||
Comprimento total (mm) |
4269 |
4357 |
Largura sem retrovisores (mm) |
1765 |
1765 |
Altura (mm) |
1693 |
1693 |
Distância entre os eixos (mm) |
2519 |
2519 |
Capacidades |
||
Porta-malas (litros) |
356 |
356 |
Tanque (litros) |
52 |
52 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) |
445 |
376 |
Peso em ordem de marcha (kg) |
1.242 |
1.469 |
Ângulo de entrada/saída |
21,5/31,5 |
21,5/31,5 |
EcoSport 2018 – fotos
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!