Fiat 500e Hybrid mostra como Stellantis atuará daqui para frente

fiat 500e eletrico avaliacao (3)
fiat 500e eletrico avaliacao (3)

Ele nasceu para ser um carro elétrico e em paralelo com o irmão que já vinha na estrada há algum tempo com motorização a combustão, porém, este acabou sua carreira recentemente, deixando apenas a nova geração com energia.

Mas, a Stellantis não pensa assim e o chamado Fiat 500e terá uma versão Hybrid em breve. Quem disse isso foi Carlos Tavares, CEO da Stellantis, que reuniu com fornecedores na Itália para a criação de um pequeno híbrido localizado.

O que se sabe é que esse sistema híbrido será do tipo Mild Hybrid ou MHEV, em essência, um híbrido leve, que se utiliza de um propulsor a combustão para reduzir sua carga ao iniciar o movimento, desligá-lo em desacelerações e mantê-lo assim quando parado.

Isso significa que o Fiat 500e, pensado para ser elétrico apenas, terá no diminuto cofre, um motor a gasolina e este poderá ser o tanto o GSE 1.3 ou 1.5 Firefly, bem como o EB 1.2 de origem francesa. Mas…

Como a Stellantis quer manter sua boa relação com Roma, este motor certamente será GSE e seu encaixe no Fiat 500e será um desafio para a Fiat, assim como a introdução de uma caixa automática, CVT ou de dupla embreagem.

Para o sistema MHEV, nenhuma novidade, exceto que no lugar de uma bateria de 1,6 kWh ou menos que isso, haverá espaço para uma de 30 kWh. Aliás, o Fiat 500e terá sua bateria enorme retirada em prol de um tanque de combustível.

Na prática, a Stellantis – no caso do Fiat 500e – fará nascer uma nova geração do Fiat 500 anterior, aquele vendido no Brasil. Assim, unificando-as, o clássico italiano segue auxiliando a indústria italiana e dando um recado.

Este é o de que a Stellantis terá sempre o motor a combustão caso as vendas de elétricos caíam, como no Fiat 500e. Apesar dele não ter, os demais produtos do grupo com a plataforma STLA terão as duas opções, já que foram projetados para isso.

Assim, sempre as vendas penderem para um lado, o grupo ampliará a produção de uma opção correspondente, para manter as vendas em alta.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias 500

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X