FR-V? Conheça o Honda que levava três pessoas na frente

honda fr v 10
honda fr v 10

Você já está acostumado a ouvir siglas da Honda para designar seus carros, como HR-V, BR-V, WR-V, CR-V e por aí vai, não é mesmo? Mas, uma delas é bem interessante, não só por ser diferente das demais, mas pelo veículo que representa.

Trata-se do Honda FR-V. Pouco conhecido no Brasil e talvez até em seu país de origem, este produto tinha a peculiaridade de levar seis pessoas, mas não se engane, pois o FR-V estava longe de irmãos como Honda Freed ou BR-V com suas três fileiras.

honda fr v 7
honda fr v 7

Lançado em 2004, o Honda FR-V também não tinha parentesco – além da marca – com a Honda VFR – e chamava atenção por ser uma minivan com três assentos individuais na frente e três atrás, numa configuração comum apenas às vans.

Tendo sido lançado também na Europa, o Honda FR-V parecia um Accord em forma de monovolume, mas sua plataforma era a mesma do Civic e do CR-V. Por fora, tinha um visual fluido na frente e truncado atrás.

honda fr v 9
honda fr v 9

Dentro, o painel parecia do Accord, mas com alavanca no painel como um grande monovolume ou um diminuto kei car. Havia um grande mostrador digital do sistema de áudio em posição elevada, que podia levar uma multimídia.

A instrumentação era evidentemente analógica, enquanto o túnel central não existia nessa proposta, onde o sexto passageiro, na frente, tinha cinto de três pontos e os mesmos ajustes dos demais, indo para frente ou para trás, virando ainda um console.

honda fr v 6
honda fr v 6

Conhecido como Edix no Japão, o FR-V era um rival do feio Fiat Multipla e tinha até 32 combinações de ajustes dos seis assentos individuais, que podiam estar em posições distintas a qualquer momento.

Segurança? O airbag do passageiro padrão era muito maior e cobria a área do sexto elemento. Havia ainda bolsas laterais e de cortina para proteger todo o habitáculo.

honda fr v 12
honda fr v 12

Tendo suspensão traseira multilink, o Honda FR-V teve motores 1.7, 1.8, 2.0 e 2.4 a gasolina, além de um bem-aceito diesel 2.2 litros, mas dependendo do motor, teve câmbio automático de quatro ou cinco marchas, enquanto manual podia ter cinco ou seis marchas.

Com 4,285 m de comprimento, 1,810 m de largura, 1,625 m de altura e 2,685 m de entre eixos, o Honda FR-V foi um familiar diferente para a marca, porém, sua aceitação foi menor que o esperado e a produção se encerrou em 2009.

Honda FR-V – Galeria de fotos

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X