Fiat Fastback Audace 2024: Versão intermediária com destaque para o design

Fastback Audace FIAT SIM Valinhos (5)

O Fastback é o SUV crossover da Fiat e tem proposta visual acertada, trazendo os traços esportivos de Coupe para o mercado em alta das SUVs.

Foi lançado em 2022 e está disponível na linha 2024 em versões: Turbo 200, Audace Turbo 200, Impetus Turbo 200 e Limited Edition 270 Turbo.

A versão Audace é a intermediária dentre as equipadas com motor 1.0 Turbo, e avaliamos ela para você, os detalhes estão abaixo:

Partindo de R$ 143.990,00 (preço do site da Fiat) ele vem de série com:

Sensor de estacionamento, câmera de ré, sistema ADAS (frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa, controle anti-ofuscamento do farol alto), 4 airbags, apoios de cabeça para todos ocupantes, ar-condicionado automático, controle de tração e estabilidade, central multimídia com tela de 8,4″, Apple Car Play e Android Auto sem fio, volante multifuncional, computador de bordo, direção elétrica, faróis e lanternas em LED, sistema Keyless com partida remota via chave, piloto automático, rodas de liga 17″, carregador por indução e muito mais.

Bancos em couro e multimídia de 10” podem ser adquiridos como opcionais, assim como diversos acessórios.

Inclusive, como já citado no post sobre o Mobi, a possibilidade de customização dos carros da Fiat são um ponto alto, assim como o ótimo atendimento nas concessionárias e facilidade na utilização do site.

Vamos aos detalhes do Fastback Audace 2024:

Design merece destaque

Com proposta visual parecida à do Nivus, num nível acima, a Fiat acertou no design do Fastback, trazendo um ar esportivo com alguns detalhes de sofisticação.

Fastback Audace FIAT SIM Valinhos (6)

A grade frontal superior do tipo colmeia é enfeitada por um friso cromado no topo, que se estende até o final dos faróis, nela está o logo cromado a Fiat, e uma pequena bandeira da Itália no canto inferior dá um toque interessante.

Nos cantos do para-choque existem acabamentos plásticos texturizados que adicionam um ar de esportividade à dianteira.

A parte inferior é construída em plástico preto, como em basicamente todos os carros do segmento.

Já o capo tem diversos vincos, trazendo uma complexidade maior do que a HR-V, por exemplo, que tem um visual mais “limpo”.

Fastback Audace FIAT SIM Valinhos (3)

Olhando pela lateral, o Fastback é o que mais tem “cara de Coupe” no segmento, mais que o Nivus, e com visual robusto, a começar pelo capô, que é alto, quase convexo.

Seguindo para o para-brisa, que sobe rapidamente para o teto, em um ângulo agressivo.

O teto cai suavemente até a coluna C, onde se acentua a queda, na região do porta-malas, até acabar abruptamente, é até difícil cravar se a carroceria é de coupe ou de fastback.

A queda termina no aerofólio, que na verdade é integrado à tampa do porta-malas.

Ainda na lateral, tem os contornos dos paralamas e as saias em plástico preto.

O final das portas dianteiras tem cortes diagonais, esteticamente é um detalhe interessante, parecem espelhar a caída do teto.

Fastback Audace FIAT SIM Valinhos (1)

As rodas aro 17” são de liga e diamantadas, mas devido às grandes proporções do carro, parecem um pouco pequenas, talvez um aro maior ou pneus maiores mitigassem essa impressão.

Na traseira possui freios à tambor, que apesar de cumprirem sua função, são menos agradáveis esteticamente para clientes mais exigentes.

Fastback Audace FIAT SIM Valinhos (4)

A traseira provavelmente é a área mais bonita do carro, com lanternas compridas que se estendem desde a lateral até a parte inferior do ressalto que simula o aerofólio.

O vidro do para-brisa traseiro é grande e acaba quase que no fim da tampa do porta-malas.

O para-choque é de plástico preto também, porém com grandes frisos metálicos, que trazem uma certa sofisticação.

Na porção inferior tem uns “dentes”, que trazem esportividade, lembram os bumpers de carros tunning ou esportivos.

As cores da carroceria podem ser: Preto sólido (sem custo adicional), branco, cinza e prata, cada uma com um custo adicional diferente.

Motor turbo traz desempenho robusto

Fastback Audace FIAT SIM Valinhos (2)

O motor 1.0 turbo tem um ótimo desempenho, que só é superado pelo seu irmão 1.3 Abarth.

Ele faz a aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 9,5s e tem velocidade máxima de 193 km/h.

Em comparação a alguns rivais, nas versões com motores mais mansos, supera Nivus (9,9s), HR-V (12s), Tracker (11s), Creta (11,5) e T-Cross (10s).

Sendo superado pela T-Cross com motor 250 TSI que faz o 0 a 100 em 8,7s e HR-V 1.5 turbo, que faz em 8,9.

Essas são as versões de topo dos rivais, então para a comparação ser justa, comparadas ao Fastback 270, que faz o 0 a 100 km/h em 8,1s, elas ficam devendo.

O consumo esperado de 8,4 km/l no etanol e 11,9 km/l na gasolina, rodando na cidade e na rodovia 10,2 km/l e 14,6 km/l, no etanol e gasolina, respectivamente.

O consumo é muito parecido com os rivais.

Interior tem toques de personalidade

O interior não é o ponto alto do Fastback, porém se sai melhor que alguns dos rivais com toques de refinamento e personalidade.

Fastback Audace FIAT SIM Valinhos (11)

O volante é um ponto alto, apesar de não ter um desenho ultra esportivo ou sofisticado, ele é agradável, multifuncional e especialmente chamativo pelo botão vermelho do “modo sport”, que torna as respostas do pedal mais rápidas.

Fastback Audace FIAT SIM Valinhos (15)

No painel há um acabamento em tecido com costuras chamativas, que faz o papel de soft-touch de forma mais ousada, assim como a proposta do carro.

Fastback Audace FIAT SIM Valinhos (13)

O cluster poderia ter um design mais arrojado e tem mostradores analógicos, no centro há o computador de bordo digital, que traz informações do veículo como consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso.

Fastback Audace FIAT SIM Valinhos (10)

Os acionamentos do ar-condicionado, pisca alerta, travas e controle de tração, ficam à frente da manopla do câmbio, e são em black-piano

Seu desenho é um tanto quanto antiquado, ao menos os do ar-condicionado poderiam ser digitais.

Fastback Audace FIAT SIM Valinhos (9)

Os forros de porta são construídos em plástico, porém tem pinturas prateadas e algumas texturas que passam um ar de refinamento maior que os da VW, por exemplo.

Os bancos são confortáveis e no console central, na parte traseira, existem difusores de ar e tomadas USB.

Fastback Audace FIAT SIM Valinhos (1)

O porta-malas tem grandes dimensões, sendo bem profundo, comportando até 600l sem rebater os bancos, falta de espaço certamente não é um problema.

Como se comporta perante os rivais?

O Fastback esteve na décima primeira posição de SUVs mais emplacados em 2023, ficando na vigésima posição no ranking geral de emplacamentos, com 40.402 unidades.

À frente dele estão, por exemplo, Nivus, T-Cross, Tracker, Creta, Compass, Kicks, Pulse e HR-V.

O Fastback tem uma posição um tanto quanto diferente de todos eles, e é relativamente novo no mercado, isso talvez explique não vender mais.

Por exemplo, tem um design mais arrojado que a T-Cross, similar ao Nivus, mas tem desempenho e opcionais similares à T-Cross.

Ele também custa mais que alguns dos carros dessa lista, ficando para o Pulse a parcela de entrada das SUVs.

Tem acabamento melhor que os VW e Tracker, porém menos personalidade que o Creta, por exemplo, certamente esse é o ponto mais fraco do Fastback.

Sem dúvida é um carro muito bonito, talvez o mais bonito do segmento, com mecânica forte e bom desempenho, o interior é aceitável mas não brilha, tem tudo para se consolidar no mercado como um dos SUVs mais vendidos, assim que for evoluindo no mercado.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.