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Fiat Mobi, Fiat Uno ou Volkswagen up!: qual a melhor opção de compra?

vw up uno mobi

Antes de ser apresentado oficialmente, o Fiat Mobi era tratado pela imprensa como um carro barato, com preço inferior a R$ 30 mil na versão de entrada (valor praticado por poucos veículos no mercado nacional). No entanto, após ser lançado, o hatch subcompacto deixou claro que sua aposta não era o baixo preço: a variante mais básica do carrinho custa R$ 31,9 mil, enquanto o topo de linha alcança os R$ 43.800.

Devido a isso, o Mobi acaba tendo um conflito interno com o Uno, modelo que divide motorização, plataforma e uma série de outros componentes com a novidade. Essas semelhanças, querendo ou não, acabam formando um ponto de interrogação na cabeça do consumidor que deseja estacionar na garagem de casa um veículo 0km dessa categoria e/ou faixa de preço.

Além disso, tanto o Mobi como o Uno têm como concorrente o Volkswagen up!, que se destaca pela modernidade e o motorização eficiente. Então, qual é a melhor opção?

fiat uno vs fiat mobi

Fiat Mobi x Fiat Uno

O Mobi, por se tratar de um modelo inédito, carrega o fator novidade, algo que pode ser de importância para alguns compradores. Por outro lado, o Uno, apesar de ter sido reestilizado há cerca de um ano, já é um carro bastante conhecido pelos brasileiros – a geração atual do carro soma seis anos de estrada.

fiat uno vs fiat mobi lateral

Visual

No visual, o Fiat Mobi apresenta linhas mais modernas, apesar de dividir opiniões. O hatch de entrada da marca é marcado pelos enormes faróis na dianteira, formando conjunto com a grade com acabamento em preto. Há ainda como destaque os vincos marcantes nas laterais, linha de cintura elevada e lanternas grandes fazendo junção com a tampa do porta-malas, esta totalmente de vidro e na cor preta.

fiat uno vs fiat mobi traseira

Por outro lado, o Fiat Uno, mesmo após ter sido retocado, manteve sua essência com o conceito “rounded square” (quadrado arredondado, em inglês). O modelo ostenta faróis retangulares com cantos arredondados, três quadradinhos simulando uma entrada de ar logo ao lado do logotipo da fabricante na dianteira, além de lanternas verticais em posição superior.

fiat uno vs fiat mobi interior

Interior

Se por um lado ambos os modelos são totalmente diferentes no design externo, por outro o Mobi e o Uno têm uma série de semelhanças no interior. O volante dos dois carros é o mesmo, assim como painel de instrumentos (com exceção dos grafismos), chaves de seta e limpador atrás do volante, comandos do ar-condicionado, manopla de câmbio, central multimídia, entre vários outros.

Nas medidas, porém, a situação muda de figura. O Mobi mede 3,56 metros de comprimento, 1,63 m de largura e 1,49 m de altura, com distância entre-eixos de 2,30 m, e porta-malas com capacidade para 235 litros. Já o Uno tem 3,81 m, 1,63 m, 1,48 m, respectivamente, com entre-eixos de 2,37 m, e porta-malas de até 290 litros. Nas versões de entrada, o Mobi pesa 933 kg e o Uno, 955 kg.

As diferenças mais expressivas estão no comprimento, onde o Uno é 25 cm maior, e na distância entre-eixos, com 7 cm a mais que o Mobi. Por conta disso, o espaço interno do Mobi é bem mais limitado, em especial para os ocupantes do banco de trás. Assim, se sua intenção é comprar um carro para viajar com mais de duas pessoas a bordo, o Mobi pode não ser o seu número.

fiat uno vs fiat mobi motor

Motorização

No conjunto motriz, o Mobi e o Uno voltam a mostrar que pertencem a uma mesma família. Ambos os hatches trazem o propulsor 1.0 litro Fire Evo Flex, com até 75 cv de potência, a 6.250 rpm, e 9,9 kgfm de torque, a 3.850 rpm, com câmbio manual de cinco marchas. Todavia, o Uno dispõe também da opção do bloco 1.4 de 88 cv e 12,5 kgfm, além de transmissão automatizada Dualogic e sistema start/stop, que desliga o motor em paradas curtas (como em semáforos).

Segundo dados da Fiat, o Mobi vai de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos e tem velocidade máxima de 154 km/h, enquanto o Uno completa a mesma prova no mesmo tempo e tem máxima de 153 km/h, ambos com etanol no tanque. Já no consumo, seguindo os números do Inmetro, o menor da turma consegue 8,4 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol e 11,9 km/l e 13,3 km/l com gasolina, enquanto o veterano registra 8 km/l e 9,4 km/l com etanol e 11,6 km/l e 13,4 km/l com gasolina. Ou seja, no desempenho e no consumo, os dois modelos são bem parecidos.

fiat uno vs mobi equipamentos

Equipamentos e preços

Comparando versões equivalentes do Fiat Mobi e do Fiat Uno, no caso do primeiro a Easy On (R$ 35.800) e do segundo a Attractive 1.0 (R$ 38.990), ambos os carros são equivalentes no quesito equipamentos, sendo que o modelo mais recente dispõe de alguns itens a mais.

De série, o Mobi Easy On traz airbags frontais, freios ABS com EBD, banco traseiro bipartido, rebatível e com duas posições para o encosto, Carga Box (compartimento removível no porta-malas), direção hidráulica, ESS (sinalização de frenagem de emergência), painel de instrumentos com display digital de 3,5 polegadas e computador de bordo, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, volante com regulagem de altura, ar-condicionado, chave canivete com telecomando, desembaçador do vidro traseiro, predisposição para rádio, follow me home, entre outros.

Já o Uno Attractive oferece airbags frontais, freios ABS com EBD, ar-condicionado, banco traseiro rebatível com duas posições para o encosto, computador de bordo, direção hidráulica, ESS, follow me home, faróis de neblina, painel de instrumentos com display LCD de alta resolução, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas, entre outros.

Entre os equipamentos opcionais das versões mais caras, o Fiat Mobi oferece o Live On, um sistema que “transforma” o smartphone do proprietário em uma espécie de central multimídia com o uso de um app especial e conexão Bluetooth, que possibilita a execução de aplicativos como Waze e Spotify, além de integração com o computador de bordo do veículo. Todavia, o item será oferecido a partir de junho.

O Uno, por sua vez, se destaca por dispor de sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico na tela LCD do painel de instrumentos, além dos já citados câmbio Dualogic com botões e aletas atrás do volante para troca manual de marcha e sistema start/stop, este uma exclusividade da versão Evolution.

Tabelas de preços do Fiat Mobi e do Fiat Uno:

Mobi Easy – R$ 31.900
Mobi Easy On – R$ 35.800
Mobi Like – R$ 37.900
Mobi Like On – R$ 42.300
Mobi Way – R$ 39.300
Mobi Way On R$ 43.800

Uno Attractive 1.0 – R$ 38.990
Uno Evolution 1.4 – R$ 43.210
Uno Sporting 1.4 – R$ 44.840
Uno Way 1.0 – R$ 40.090
Uno Way 1.4 – R$ 43.210

fiat mobi vs vw up

Fiat Mobi x Volkswagen up!

O principal concorrente do Mobi é, sem dúvidas, o Volkswagen up!. O carro mais barato da marca alemã foi introduzido no Brasil no início de 2014, mas um conhecido dos europeus há cerca de cinco anos. Por aqui, apesar de todos seus atributos, o up! não é um dos automóveis que se posiciona no pódio dos mais vendidos – de janeiro a abril, o modelo emplacou quase 13,6 mil unidades, ficando com a 14º posição no ranking geral, atrás de Uno, Sandero e Fox.

O Mobi segue a mesma linha do up!, ou seja, em ambos a proposta é urbana.

fiat mobi vw up lateral

Visual

Diferente do Mobi, que se sobressai pelas formas diferenciadas e os vincos marcantes, o up! é aquele carro que não vai te cativar pelo design. Longe disso, para muitos o carrinho da Volks é ao estilo “ame ou odeie”. Entretanto, podemos concordar que o modelo da marca germânica é até bem resolvido, sem desproporcionalidades ou qualquer outro detalhe diferenciado que consiga destoar o conjunto.

fiat mobi vw up traseira

A dianteira do modelo é marcada pelos faróis espichados, que formam conjunto com uma abertura logo abaixo do capô. O para-choque tem uma entrada de ar no envolto do suporte de placa e dos faróis de neblina, desenho aplicado também no para-choque traseiro (mas sem as aberturas). As laterais trazem formas limpas, enquanto a traseira dispõe de lanternas verticais. Nos modelos com motor TSI, a tampa do porta-malas recebe pintura em preto brilhante.

fiat mobi vw up interior

Interior

A cabine do up! também não surpreende no desenho. O desenho do painel do modelo é simples, mas com comandos à mão. Todavia, o Volkswagen peca por deixar à mostra parte da lataria das portas no interior. A montagem dos materiais, pelo menos, é bem-feita. O Mobi leva vantagem em alguns equipamentos, como o painel de instrumentos com tela LCD e volante com comandos, além de algumas soluções, como as saídas de ar ajustáveis (no up!, somente as peças das extremidades possibilitam ajuste).

Quanto as medidas, o Volkswagen up! apresenta 3,60 m de comprimento, 1,64 m de largura e 1,50 m de altura, com distância entre-eixos de 2,42 m e porta-malas de 285 litros. Ou seja, o modelo é 4 cm mais longo, 1 cm mais largo e 1 cm mais alto que o Mobi, enquanto a distância entre-eixos é maior em 12 cm e o porta-malas em 50 litros. Com isso, o up! acaba oferecendo maior espaço interno tanto para os ocupantes como para as bagagens.

fiat mobi vw up motor

Motorização

Neste quesito o carrinho da Volkswagen também se dá bem. O up! é equipado com um propulsor 1.0 litro flex de três cilindros, que rende até 82 cv e 10,4 kgfm de torque, com transmissão manual de cinco marchas ou automatizada i-Motion, também de cinco velocidades. Há ainda a opção do 1.0 litro TSI flex de três cilindros, com 105 cv e 16,8 kgfm, apenas com caixa manual.

Segundo dados da VW, o up! aspirado abastecido com etanol consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos e alcançar máxima de 164 km/h – no caso do Mobi, a Fiat declara 13,8 s e 154 km/h. Já o up! TSI alcança os 100 km/h em 9,3 s e tem máxima de 184 km/h.

No consumo, o up! entrega 9,6 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada com etanol e 14,2 km/l e 15,3 km/l com gasolina – o Mobi, também segundo as medições do Inmetro, tem consumo de 8,4 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol e 11,9 km/l e 13,3 km/l com gasolina. O TSI, por sua vez, tem médias de 9,6 km/l e 11,1 km/l com etanol e 13,8 km/l e 16,1 km/l com gasolina.

fiat mobi vw up equipamento

Equipamentos

Comparando as versões de entrada em ambos os casos, o Volkswagen take up! (oferecido por R$ 33.520) dispõe de airbags frontais, freios ABS com EBD, banco do motorista com ajuste de altura, chave tipo canivete, retrovisores externos com comando manual interno, Isofix, lavador, limpador e desembaçador traseiro, banco traseiro com encosto rebatível, preparação de som sem alto-falantes, entre outros.

Já o Mobi Easy, que custa R$ 31.900, oferece airbags frontais, freios ABS com EBD, follow me home, ESS, painel de instrumentos com display digital de 3,5 polegadas, banco traseiro bipartido, rebatível e com duas posições para o encosto, retrovisores externos com comando manual interno, etc.

Nos modelos aventureiros, as listas de equipamentos ganham recheios. O Volkswagen cross up!, vendido por R$ 48.290, agrega rodas de liga-leve aro 15, computador de bordo, direção elétrica, ESS, sensor de estacionamento traseiro, alarme, volante com ajuste de altura, porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço, volante, alavanca de câmbio e freio de mão revestidos em couro, ar-condicionado, chave tipo canivete com controle remoto, retrovisores elétricos com repetidores de seta, faróis de neblina, lanterna de neblina, sistema de som com CP Player, Bluetooth e entradas USB, auxiliar e para iPod, tapetes de carpete, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, etc.

Já o Mobi Way On, por R$ 43.800, recebe rodas de liga-leve de 14 polegadas, console de teto com porta-objetos e espelho adicional, faróis de neblina, banco do motorista com ajuste de altura, retrovisores elétricos com Tilt Down e repetidores de direção, kit Comfort (apoio para o pé esquerdo do motorista, porta-óculos e alças de segurança), sensores de estacionamento, alarme, rádio Connect com comandos no volante, vidros dianteiras e travas elétricas, chave com telecomando, entre outros.

Nos opcionais de destaque, o Mobi oferecerá o já citado sistema Live On, enquanto o Volkswagen up! conta com o Maps & More, uma central multimídia (com aparência de GPS) com tela sensível ao toque de cinco polegadas, GPS, Bluetooth, pareamento para dois celulares, exibição de imagens em slideshow e funções Think Blue (que dá dicas para economizar combustível) e infotrip (com gráficos do  consumo instantâneo, consumo médio, distância percorrida, tempo de percurso, autonomia, velocidade média, conta-giros e temperatura do motor).

Tabelas de preços do Fiat Mobi e Volkswagen up!:

Mobi Easy – R$ 31.900
Mobi Easy On – R$ 35.800
Mobi Like – R$ 37.900
Mobi Like On – R$ 42.300
Mobi Way – R$ 39.300
Mobi Way On R$ 43.800

take up! 2P – R$ 33.520
move up! – R$ 43.190
move up! i-Motion – R$ 45.590
move up! TSI – R$ 47.190
high up! – R$ 48.190
high up! i-Motion – R$ 51.490
high up! TSI – R$ 52.190
cross up! – R$ 46.990
cross up! i-Motion – R$ 50.290
cross up! TSI – R$ 50.990
black/white/red up! TSI – R$ 52.390
speed up! TSI – R$ 52.390

Conclusão

A decisão é sua! O Fiat Mobi se sobressai pelo visual mais moderno e algumas novidades, como o sistema Live On (para quem comprar o veículo a partir de junho). Já o Fiat Uno, frente ao Mobi e também ao Volkswagen up!, se diferencia, principalmente, pelo espaço interno mais amplo. Por fim, o up! se destaca pelo conjunto mecânico mais moderno e lista de equipamentos mais recheada, além da segurança (o modelo recebeu 5 estrelas nos testes do Latin NCAP). No entanto, o carro da VW cobra a mais por isso.

E aí, se estivesse em busca de um compacto 0km na faixa de preço dos três, qual seria a sua escolha?





  • Jackson A

    Faltou falar das revisões até 60 M/K

    • Logia

      E tbm do fato do UP precisar de ferramentas especiais pra trabalhar no carro, ou seja, vai na concessionaria ou em uma oficina no nível HighTorque, já que praticamente a imensa maioria das Oficinas não tem essas aparelhagens.

      E o GPS no UP tbm não funciona bem, quem já teve o maps and more sabe como aquilo é ruim.

      • invalid_pilot

        Motor Fire também precisa de ferramenta de fasagem pra troca de correia… só pra informar

        • Logia

          Sim, mas é algo tão antigo que todos já tem, diferente do UP.

          Não… não estou defendendo a Fiat, só vendo por outro lado, eu tbm iria preferir o UP TSI.

          • invalid_pilot

            Mas a grande parte das oficinas que o pessoal leva pra pagar baratinho usam tinta mesmo.. logo da na mesma e deixa o motor fora do ponto.

          • Jackson A

            Já eu, iria preferir… nenhum dos 3, sequer considero algum deles.

            Outro ponto, o Mobi e Uno são ruim de estrada, o Tsi já é bem superior pra quem precisa dessa opção.

            Mas a VW é bem “!@#$%¨&” a com as revisões a cada 6 messes.

          • Bruno Wendel Marcolino

            Pela sua lógica então só podemos ter motores antigos, pois tudo que é novo obviamente não serão todos que terão ferramentas…isso é algo lógico.

        • Thales Sobral

          A troca da correia nos Fire é de quanto em quanto tempo?

          • invalid_pilot

            Boa pergunta. Chuto que seja 70k km ou 4 anos

            No up! pela correia teflonada e polias tri-ovais manual diz 120k km ou 4 anos e meio.

            • Retrato do Papai

              no meu fire 1.3 8v a troca deve ser efetuada a cada 60 mil km ou 3 anos, acredito que os novos não estejam muito longe disso…

        • Caio Ferrari

          Acredite, é infinitamente mais difícil trocar a correia de um EA-211 do que um Fire.
          Goste você ou não, o número de Ups rodando fora do ponto tende a ser muito maior. Veja no YouTube a troca da Correia de um Up, depois a gente se fala. É assustador.

          • invalid_pilot

            Só levar em oficina decente.
            E eu estou ciente dessa “dificuldade”.

            Esse tipo de coisa me preocupa 0 mesmo pretendendo ficar bastante tempo com o carro em questão

            • Peuooo

              Com toda certeza… O pessoal compra carro, e depois fica pensando onde é mais barato para fazer as manutenções do carro… depois fica jogando pros 4 ventos que tal carro é uma bomba, que é dificil isso e aquilo, enfim. No fim, sabemos o que acontece. Triste realidade brasileira.

              • invalid_pilot

                A conta é simples: Vou gastar quanto pra trocar a correia, esse valor vale a pena pagar e continuar com o carro ou vale a pena queimar ele em loja pra trocar por um novo?

                Fazer serviço “caro” tem garantia, se ficar fora do ponto que reclame e mande fazer novamente.

                Agora vai voce reclamar na oficina de bairro.

                Alguns serviços simples acho besteira fazer em css ou oficina cara, outros prefiro fazer pelo fator garantia.

              • invalid_pilot

                Outro ponto: Quando é pra gastar 3k em roda, som e multimedia ninguém reclama, gastar menos da metade pra manutenção é caro

                • Peuooo

                  kkkkkkk bem por ai mesmo!

      • Brenno

        Para e pensa. Não é a mesma coisa de quando trocamos Carburador por Injeção? Que no começo ninguém queria/sabia mexer?
        Acho que é questão da oficina comprar ferramentas e saber mexer. Quando os K4M chegaram, oficinas torciam o nariz. Hoje, até na minha cidade, interiorzão de Minas tem oficina especializada em Renault. É questão de tempo. Quem não se moderniza, fica pra trás. Próximo passo é começar a substituir os duas válvulas por 4 válvulas e introduzir cada vez mais o Turbocompressor.

        • Jackson A

          De fato está correto, porem o comprador tem que botar no papel o quanto ele pode gastar pra manter o carro, e nesse segmento é bem pouco.

          • David Ferreira

            cara os carros não de papel muita gente que compra compacto zero não passa nem 3 anos muitos menos 5 a correia não veio de marte não a vw usa esse motor faz tempo e motor fire e uma merda velh a mano melhor economizar combustivel e gastar depois com manutenção do que gastar mais combustivel e fazer manutenção barata depois mas lembre-se que manutenção e uma das mais baratas e a vw tem uma ampla rede de consessionarias.

        • Thales Sobral

          Com certeza, tem razão, mas o lance é quem vai ser a “bucha de canhão”, ou seja, quem vai ser o primeiro a sofrer pra que os outros fiquem mais confortáveis.

          • invalid_pilot

            Não vejo assim, infelizmente quem quer mais tecnologia acaba pagando mais até que essa tecnologia seja massificada.

            A VW adotando esse motor no Fox , Gol e Up! tem tudo pra popularizar mais rápido.
            Bucha de canhão é Fivetech que saiu só no Marea e alguns Alfa Romeo kkkk

            • Thales Sobral

              Ué, acho que querendo discordar, você acabou concordando… rs

              Quem quer mais tecnologia vai ser o que chamei de “bucha de canhão”, ou seja, é o primeiro grupo a ter a novidade, que por definição, tem uma incerteza maior (por que os motores AP são tão queridos? porque todo mundo sabe mexer, apesar de terem motores muito mais avançados), e essa incerteza se traduz em maiores custos (tanto em mão de obra mais especializada quanto em mexânicos que vão dar mais prejuízos aos donos).

              Certamente vai popularizar cada vez mais rápido esses motores com turbo e etc

              • invalid_pilot

                Quis dizer que a bucha de canhão nesse caso não será eterna, como no Fivetech kkkk

                • Zoran Borut

                  O Fivetech teve a questão do manual da Fiat ter incorreções sobre a troca de óleo, que manteve a indicada para o mercado europeu, se não estou enganado, e isso levou à apresentação de problemas no Brasil. O fato de exigir conhecimento técnico e ferramental adequado para manuseá-lo contribuiu para a má fama do Fivetech por aqui. Aliás, esta última é a mesma coisa que ocorreu com os PSA e os primeiros Renault. É bom lembrar que os mexânicos brasileiros amam carros com bastante espaço no cofre para trabalhar e que não exijam ferramentas específicas, e esses requisitos estão se tornando cada vez mais raros.

                  • invalid_pilot

                    Sim. Aqui em SP temos boas oficinas independentes e isso me tranquiliza bastante

            • mariostefa

              Marea “bucha de canhão” é prá mané que nao sabe usar e manter. A minha weekend turbo manda lembranças e continua dando pau em muitos carros mais novos.

          • Brenno

            Não é nem questão de sofre. O pessoal critica muito a carreia dentada do Up. É cara? É! Mas, provavelmente o dono vai trocar de carro antes de trocar a correia aos 100 mil km. No começo alguém irá pagar o “pato” pelas novas tecnologias, mas será necessário que isso ocorra.

        • Franco da Silva

          No Brasil, ate carro quatro portas foi rejeitado não começo. É muito atraso!!

      • Zoran Borut

        Antes de sair repetindo o que ouve do ADG, vale a pena refletir um pouco, raciocinar sobre fatores que ele não menciona, buscar um pouco mais de informação. Esse cara não é o supra-sumo da sabedoria automotiva – que o diga o pessoal do Clube do Marea.

        • Jackson A

          A questão que o Logia citou foi a Oficina dele e não ele em si.

          Ele não importa no assunto em questão, já a OFC dele realmente é uma das melhores e mais equipadas pra se levar um automóvel.

          • Zoran Borut

            Quem falou sobre a correia dentada do up! como se fosse algo que inviabilizasse o carro não foi a oficina, foi o dono dela.

            • Jackson A

              Isso não é mentira, não inviabiliza um carro, apenas dificulta manutenção, uma vez que quase não se tem local com os equipamentos pra mexer no Up.

              • Zoran Borut

                Só que os comentaristas de internet que aparentemente não têm carro saem papagaiando tudo o que esse cara diz como se fosse a verdade absoluta, sem parar para refletir. Com que frequência as pessoas trocam correia dentada? Além do que o preço das peças pode variar bastante de uma concessionária para outra (os testes de longa duração da 4 Rodas mostram isso sempre), e já vi queixa de gente dizendo que ele falava no vídeo de algum carro um preço de peça bem maior do que a concessionária de fato praticava, para que as indicações dele no vídeo parecessem excelente negócio. Há muita coisa para levar em consideração antes de papagaiar afirmações superficiais.

            • Gustavo73

              Essa correia é aquela com trocas a cada 120 mil km

              • Christian Sant Ana Santos

                Se não for necessária anteriormente, a troca deve ser realizada, no máximo, a cada 120.000 Km ou 4 anos e meio, prevalecendo o que ocorrer primeiro ( Manual e garantia Up! – pg. 10).

        • invalid_pilot

          ADG fazendo jabá do Militec já me deixa totalmente descrente.
          Ainda assim assisto canal dele, mas não confio 100% no ser, diria que uns 60% ta de bom tamanho

          • Wellington Myph13

            Eu nem acompanho o canal… Agora vc falou de uma coisa que tem um amigo meu que comentou sobre, esse Militec, isso ai presta? Nem pesquisei sobre isso…

            • invalid_pilot

              Eu pessoalmente acho placebo,mas ha quem jure se pé junto que militec ajuda e muito.

              Nao sei qual é a real

              • Louis

                Também assisto ADG, ele faz propaganda descarada de algumas marcas (bujão Nefroil, Koube por ex.), e também não acredito em produtos milagrosos.
                Mas, no caso do Militec, resolvi colocar, mesmo não acreditando muito na sua eficiência. Em primeiro momento, achei que tivesse jogado dinheiro fora, mas uma coisa eu percebi: meu carro melhorou na partida a frio com etanol. Antes, quando o tempo estava frio, o carro sempre saía engasgando até esquentar o motor, depois que coloquei Militec, parece que estou com gasolina, peguei manhãs com 10 graus C e o motor parece uma manteiga mesmo com álcool.

                • invalid_pilot

                  Nunca usei, simplesmente porque julgo que o CxB é pequeno e não justifica o “tratamento”

                  Enfim, não julgo quem goste, mas acho longe de ser o milagre que muitos (ADG incluso) pregam

                  • Louis

                    Também acho o custo-benefício pequeno, não sei se colocarei novamente, mas foi uma melhora que percebi no meu carro.

                  • CharlesAle

                    Como disse acima, eu uso o molikote há anos já, e os efeitos são os mesmos(motor mais solto, vibrando menos, etc) Além de ser um terço do valor do militec(paguei $25 aqui no ABC) E uma grande vantagem é que só usa o produto a cada duas trocas..È bissulfeto de molibdênio, muito usado na indústria e na aviação como lubrificante de emergência..

          • TijucaBH

            kkk, concordo contigo. Acho legal o canal, mas essa historia do milagroso Militec nao dá pra engolir. Outra coisa, nunca vi ele citando um caso de erro de diagnóstico.

            • invalid_pilot

              Verdade! Ele nunca erra e quando da m… a culpa é da peça que ele comprou e etc

        • Alvaro Guatura

          Concordo, ele é um vendedor de serviços, um bom vendedor. Não entendo o motivo de idolatrarem tanto ele, e nem produtos que ele vende como o Perfect Clean.

          • Tango

            Fez a fama

          • Louis

            O Perfect Clean eu também usei e aprovei. Meu carro estava com a marcha lenta meio acelerada (1100, 1200 rpm) e oscilando. Coloquei 1 frasco de Perfect Clean concentrado, depois de poucos minutos o motor voltou para rotação que eu queria em marcha lenta (menos de 1000 rpm). Não tenho do que reclamar, parece que deu uma limpeza mesmo no sistema.

            • Alvaro Guatura

              Não duvido que funcione, gostaria de testar um dia. E também não existe nenhum problema em vender, o tal ADG faz o trabalho dele.
              O problema é o pessoal cego e alienado que apenas repete o que lê na internet sem conhecer de perto o trabalho dele, ou chega a chamar o produto de “kriptonita azul” sem nunca ter colocado as mãos na embalagem.

              • invalid_pilot

                Pior são aqueles que acham que podem rodar sem óleo por conta do bendito Militec. Enfim, cada um coloca dinheiro no que quiser

                • CharlesAle

                  Que aliás nem é novo esse negócio de rodar sem óleo. Tem um vídeo onde um Jeep roda sem óleo, só com molikote já aplicado..Vídeo super antigo, preto e branco, dos anos 50 ou 60!!!

        • CharlesAle

          O ADG é controverso..Começou como mecânico Fiat, e hoje, parece que odeia a marca! Os vídeos sobre os motores TJet são para derrubar quem goste deles..Sobre os Ford e GM, quase nenhuma reclamação. Na minha opinião mecânico não tem de ficar fazendo vídeo sobre qual marca é boa ou ruim( até para não se indispor com os clientes, que podem ficar bem chateados, ou vamos dizer assim, não cuspir no prato que se come)).E sim, divulgar seus trabalhos e os custos dele.Agora, criticar marcas, isso não pode..Eu particularmente, não gosto dele, mas de vez em quando vejo seus vídeos…

          • Evaldo Rodrigues

            Não sei se estamos assistindo ao mesmo canal, porque, nos vídeos do Canal High Torque, o ADG já mostrou defeitos, algumas vezes crônicos, dos motores GM (família II que já equipou Vectra e Astra, por exemplo) devido ao vazamento de óleo na tampa de válvulas e aos Ford, pelo fato de a montadora, no caso dos motores ZETEC ROCAM, ao utilizar bloco de ferro fundido, contribuir para a fácil contaminação do sistema de arrefecimento, criticando o corte de custos excessivos e a falta de capricho da engenharia das respectivas fabricantes.

            Quanto aos Fiat, apesar de os motores E.TORQ possuírem um problema crônico de vazamento de óleo no cárter, graças à junta que a Fiat adota, ele deixou bem claro que são bons motores, não condenando os carros que utilizam esse motor somente por esse defeito. Até mesmo, ele elogia os Fiat Marea e Tempra, destacando apenas a dificuldade de se encontrar peças de qualidade para esses modelos.

            No caso dos T-JETS, o que foi registrado em vídeo, foi uma trinca no coletor de escapamento de alguns T-JET que foram atendidos pela oficina dele e a atenção que os proprietários devem dar à troca da correia dentada, uma vez que estavam acontecendo rompimentos precoces de correias dentadas em alguns T-JET.

            Pelo que eu assisto nos vídeos, ele não odeia marca nenhuma de veículos. Inclusive, num vídeo bem recente ele citou os Fiat equipados com motores Fire e Fiasa (Palio e Mille, por exemplo) como populares, os quais são boas opções para quem quer o seu primeiro carro ou não quer se aborrecer com alto custo de manutenção.

            Enfim, não idolatro o ADG. Acho ele um bom profissional que leva a sério o que faz por investir, com esmero, em seu negócio, conquistando o respeito e a fidelidade de seus clientes por realizar um trabalho bem feito e honesto. Um abraço.

            • CharlesAle

              É o que eu disse, o cara é controverso…Mas há um vídeo, onde ele reclama dos donos de TJet.. E fala, mostrando um motorzinho que estava em cima de sua mesa, que o T Jet é igual aquilo, ou seja, um motorzinho..E que ele não ia “baixar a bola” para donos insatisfeitos etc. Ali foi um vídeo extremamente infeliz da parte dele..Mas enfim, se gosta do cara, beleza..Eu tenho a opinião que mecânico tem de mostrar seu trabalho, não ficar opinando se tal marca presta e outra não(por respeito aos clientes que possuem as marcas q ele não gosta)..Mas é opinião e, lógico, respeito a sua..

              • ECRodrigues

                Charles, obrigado por responder. Também respeito a sua opinião. Gostei da sua resposta. O que esse espaço precisa é de pessoas que, assim como você, respeitem as opiniões umas das outras, por mais que não concordem, sem partir para agressão verbal ou falta de respeito para com a forma de pensar alheia. Quanto à matéria, apesar de não conhecer de perto o Fiat Mobi (ainda), eu acho o Up! um bom hatch subcompacto. E você?

                • CharlesAle

                  Opa Rodrigues, Obrigado pelo elogio..Realmente, em um diálogo, o respeito tem sempre que prevalecer..Sobre o UPx Mobi..Eu vou de UP, pois aprecio seu projeto moderno, Europeu, e sua motorização, bem moderno também.E pensarmos que o UP substituiu o infame Gol G4, a indecência sobre rodas…Foi um salto e qualidade..Só acho que a VW não precisava ser tão espartana no acabamento, não de qualidade ruim, mas simplório ao extremo..O Mobi, sem palavras, um Uno piorado resume bem a coisa.Já o vi de pertinho, não entrei, mas salta aos olhos que se trata de um jabuticaba..É isso um abraço..

          • Retrato do Papai

            verdade… em um vídeo, ele reclamou que uma determinada marca japonesa (não me recordo se era honda ou toyota) mata os mecânicos de fome porque ele levanta os carros e não há nada pra fazer, diferente de carros de outras marcas (acho que ele citou a volks) que você levanta e vê trocentos vazamentos de óleo, buchas estouradas, coifas rasgadas etc… aí em outro vídeo ele mostra um new civic no elevador com mais coisa pra fazer do que um carro de 20 anos e 250 mil km que só rodou trocando óleo e filtros…

            não curto muito o endeusamento que ele dá para as marcas japonesas… obviamente alguns projetos tendem a ser mais refinados que outros, mas isso não é unanimidade na marca X ou Y…

      • Gênesis Cardoso da Cruz

        Nesse pensamento nunca teremos motores novos, já que o Zé da esquina só tem ferramenta para trocar correia de palio dos anos 90.

      • Gênesis Cardoso da Cruz

        Eu tenho Maps and More, o GPS tem uma atualização que muita gente não faz e que atualiza o mapa e o touch da tela. Para mim o GPS, o pareamento, os dados de CB sempre funcionaram perfeitamente.

        • Rodrigo

          É verdade que quando se adquire o maps and more no up! Perde-se o bluetooth e o USB?

          • Gênesis Cardoso da Cruz

            O Blutooth é pelo Maps e não pelo rádio. Já o USB perde mesmo, não tem. Para mim não fez diferença porque apenas deixei o pendrive para outra coisa e utilizo um cartão SD que dá na mesma para mim.

            • invalid_pilot

              Tem função de ligar e usar o celular em chamadas o Bluetooth do Maps and More ?

              • Gênesis Cardoso da Cruz

                Tem sim, inclusive a interface para usar pelo Maps é bem melhor do que no visor do rádio.

                • invalid_pilot

                  Legal !
                  Agora to tentando aposentar meu velho GPS e usar meu celular com alerta de radares e etc e descobri essa função de ligar por acaso kkk

          • invalid_pilot

            Perde mas o Maps and More tem SD Card

            O meu é o rádio com USB e Bluetooth

            • Gênesis Cardoso da Cruz

              Não perde o Bluetooth.

              • invalid_pilot

                Sim ! é que são 2 modelos de rádio na linha do Up! o do Maps and More com Bluetooth e sem USB e o sem Maps and More que tem USB e Bluetooth

                Baita bagunça a VW faz kkkk

      • Tango

        Qual é a necessidade especial para se trocar o óleo, velas e outras coisas no Up? A correia será trocada lá pra frente, a do Up dura mais de 100mil km. O brasileiro roda em média 15mil km ao ano. Então seriam necessários 6 anos para chegar aos 90 mil km.

      • CharlesAle

        O Up é bem mais econômico que os Fiat Mobi/Uno..Logo, o consumidor já começa economizando em relação aos Fiat logo de cara..Essa questão da correia dentada, já é para longa data, ou KM acima de 100 mil rodados, portanto,nem é preocupação para muitos que compram carro zero..Além da vantagem do UP ser bom de estrada e mesmo bem ágil na cidade..Ou seja, é superior a ambos os Fiat..

      • Douglas Afonso Bonin

        Vai de Etios e diga adeus a correia dentada

      • gustavo

        Quanto tempo demora para trocar a correia dentada, rolamento guia e tensor do UP ?

      • gustavo

        Quanto tempo demora para trocar correia, tensor e rolamento guia do Volks UP e o valor ?

    • TSI

      Não tem Mobi, Uno… etc. popular bom é UP! e HB20!!

    • ObservadorCWB

      Brasil com carro compacto, minicompacto, microcompacto premium…. daqui a pouco triciclos e motonetas by FIAT e VW. Até pode ser tendência mundial, mas aqui pessoal compra isso com único carro para satisfazer suas necessidades…. triste mercado o nosso.

    • David Ferreira

      e a do picanto e barata haha depois o cara vem dizer quqe itende de carro cara o picanto quase não vende e por causa disso sera que tu vai achar a correia dentada dele no seu zé como tu falas-te do up ali abaixo

      • Jackson A

        Primeiro vai aprender a escrever, sabe nem dialogar.

  • tiago

    O mobi easy não tem conj. elétrico.
    A versão completa é a easy on de 37.990, que concorre com o move up! de 43.190,00.
    Se ambos tivessem o mesmo preço eu pegava o Up! sem a menor dúvida.
    Com a atual diferença eu ia ficar com o que eu conseguisse melhor negócio na concessionária.

    • Wellington Myph13

      Só arruma ai que 37.900,00 é a Like. A Easy On não tem computador de Bordo, nem vidros e travas elétricas e custa 35.800,00.

      • invalid_pilot

        Essa Easy On é o pior negócio da linha Mobi… a Like é o melhor (mas vem sem rádio o que acho absurdo, podia vir com um AM/FM + USB simples integrado ao painel)

        • Wellington Myph13

          Qualquer Mobi é pior negócio.
          Sinceramente eu defendo o que cada um escolhe por questão de negociação, mas pqp… Levar em consideração esse carro sinceramente…
          Quando ele receber o motor 1.0 6V (tenho medo desse motor…) e se mostrar econômico mesmo, ai posso até “perdoar”, mas ainda assim, EU não consideraria…
          Só o fato de ser o tamanho do up! e ter metade do espaço que ele oferece é prova de carro mal projetado…

          • invalid_pilot

            Concordo com tudo que disse. Mesmo dentro da linha dele tanto o Easy quanto o Way agregam pouco pelo preço. No Way On é mais jogo pegar um Uno 1.4 básico.

            Fiz TD no Mobi e ele tem rodar mais confortavel que o up! (que como todo VW é mais durão) mas o motor deixa a desejar e espaço idem – porta malas ridiculamente pequeno.

            No up! consigo colocar 1 bike dobrável sem rebater o banco (só tirando o tampão e descendo o SAVE) – no Mobi nem em sonho a mesma bike cabe

    • Gustavo73

      É que aí o Up teria que ser o Take Up completo com 4 portas por 40 mil.

  • Brenno

    Falando-se de 0Km é complicado, porque o preço conta bastante. Mas tem de ver o que é mais importante para o comprador:+$$$, Segurança, Tecnologia, Melhor consumo e desempenho ou a novidade, com seus mimos, telas coloridas e -$$$. Eu escolho o Up! de preferência, o TSI.

  • invalid_pilot

    Como diria a bruxa do Pica-Pau: E lá vamos nós !

    Já cansei de dar minha opinião mas mando novamente: Mobi enquanto tiver esse conjunto mecânico anos 90 só vai vender pra desavisado, fanboy da Fiat e gente que gosta de novidade.

    Motor fraco e aquém ao Uno 1.4, Up! (aspirado e TSI), HB20, Ka, Nissan March 1litro e etc

    O GSE é a chance do carrinho ficar mais interessante, aguardemos

    • Zoran Borut

      Honestamente, nem com esse motor GSE o Mobi me parece uma boa opção. Sabe aquela sensação de que há um desperdício enorme? É o que sinto quando comparo a relação entre espaço interno e espaço ocupado pelo motor do Mobi com o up!. Se era para fazer algo focado na mobilidade urbana, a Fiat poderia ter logo eliminado o porta-malas e oferecido um sistema de bancos traseiros rebatíveis embutidos no assoalho. Ao menos teria alguns valiosos centímetros a mais de espaço para as pernas de quem senta atrás, ou teria um bom volume para 3 pessoas e bagagem. Ou lançasse logo algo mais curto ao estilo smart fortwo. Hunf. Por esse preço, melhor negócio levar um Uno, que acredito terá até mesmo maior liquidez na revenda.

      • invalid_pilot

        Ai que está o ponto, o Mobi não é bom em NADA !

        O up! pode ser “pelado” e com lata na porta, mas que carro faz 11km/l na cidade com transito tranquilo com álcool e sem ar ? (sim, falo por experiência própria)

        O GSE pode melhorar desempenho e consumo e com isso ele passa ao menos a ter alguma vantagem – mas por enquanto esse motor é totalmente desconhecido (só se sabe que vai ter 6v)

      • CharlesAle

        O Mobi é um Uno piorado, isso é fato..E concordo quando diz que o Mobi, na verdade, deve muito ainda para ser um legitimo Urbano( a não ser que seja uma família de pigmeus!!)..A Fiat podia ter feito um Uno volado exclusivamente para rodar com conforto na cidade( Ar, direção, uma suspensão mais macia para a buraqueira, opção de banco traseiro rebatível 1/3 2/3 etc)..Ao invés do Mobi, que para mim, o Uno é melhor(para ficar só na linha Fiat. Que aliás, hoje, não gosto de nenhum)..

    • Felippe

      não espero nada de revolucionário desse motor GSE, se for mesmo 3 cilindros 6V como dizem , já vai nascer defasado

      • Gabriel Daveran

        Acho que foi um erro da FIAT esse modelo. Fizeram um produto muito …. mas …. MMUUUIIITTTOO inferior ao concorrente ( VW UP ) …… pode ter motor de 3 cilindros… pode ter a M&¨¨!@ que for…. é ruim…..

        • Felippe

          tenho a mesma opinião, pode colocar um motor com o cabeçote multiair que não vai salvar o projeto

      • Retrato do Papai

        eu já não penso da mesma forma, talvez ter menos válvulas seja uma jogada interessante para veículos urbanos, porque, pelo menos teoricamente, ele funcionaria como um 4 cilindros 8 válvulas, ou seja, teria ótimo torque em baixas rotações, coisa que os 1.0 12v ainda deixam muito a desejar…

        mas até lá, são só especulações…

        • Felippe

          não concordo muito com esse argumento de que as 6v são para priorizar o desempenho na cidade, até porque tem varios recursos hoje que melhoram o desempenho em baixa rotação, um deles é o vvt, no caso da fiat eu acho que é corte de gastos mesmo, vamos esperar para ver

  • Tosca16

    UP é mais moderno, testado em segurança e etc… mas dizem que o acabamento do Mobi irá agradar mais o consumidor, nada de lataria aparente (o que não acho ruim no UP, mas tem que não curta). Agora em relação a versão de acesso do Mobi, concorrente de fato só o New QQ que será nacionalizado e que segundo a Autoesporte deste mês foi o segundo mais econômico na cidade, para um veículo de proposta extremamente urbana nada mal, já que os concorrentes mais modernos custam bem mais .

  • The Monster Man

    Up.

  • Diogo Oliveira

    Ó Dúvida Cruel… Acho que eu pegaria um Uno, o Up é legal mas além do fato de ser mais caro, a VW fez a BURRADA de colocar um acabamento nas portas que lembra o de um UNO MILLE. Lataria no painel não é tão ruim, tanto é que vários mais modernos como o 500 e etc, tem lataria no painel, já nas portas é outra coisa, totalmente diferente, fica parecendo um Uno Mille.

    • Brenno

      Eu andei em vários Up e pra mim, não mudava em nada o detalhe do metal aparecendo. Até acho que dá uma diferenciação ao carro, principalmente nas cores Vinho/Azul/Vermelho.
      Isso seria a ultima coisa que olharia pra comprar um carro.

      • Mr. Car

        Pegaram mesmo no pé do up! com este negócio de parte de metal aparecendo nas portas. Que eu me lembre, um ou outro implicou com isto no Ka Mk1. Também não me incomoda em nada, como não incomodava no Ka.

        • invalid_pilot

          Esse pensamento explica a febre das Paletas Mexicanas que eram picolés superfaturados kkkk

          • Mr. Car

            Este pensamento só explica que estão dando muita importância para algo que não interfere no comportamento dinâmico, nas modernidade do projeto, e na segurança. É uma escolha de design do ambiente interno, como foi no Ka. Isto não combinaria com o conceito de um carro de luxo e sofisticação. Nos citados, caiu muito bem, he, he!

            • invalid_pilot

              Até o Fusca que é um carro retrô e que custa 110k tem uma “imitação de metal” no mesmo estilo.

              Como proprietário digo que não afeta em nada (talvez canse mais o interior naquele amarelo ou no vermelho)

              • Gênesis Cardoso da Cruz

                O meu é vermelho, não atrapalha e não cansa.

                • Jackson A

                  Me diz algo, esquenta muito ?

                  • Wellington Myph13

                    Não. Eu tenho e uso pra trabalho, e em algumas ocasiões fico no cliente por 1 hora, o carro fica no sol queimando, quando entro esta fervendo, mas abro os vidros e apoio o braço ali sem esperar…
                    Acredite se quiser, no Symbol o PLASTICO da porta esquentava mais que a lataria no up! e nele eu não conseguia apoiar o braço…

                  • invalid_pilot

                    Você diz se a porta esquenta ?
                    Bem, tenho insulfilm só no vidro lateral e nunca percebi esquentar a lata perto. e mesmo se esquentar difícil encostar o braço ali, a menos que tu curta andar com o braço pra fora e o outro no volante

              • Mr. Car

                Nem nestas cores mais vivas, creio que me cansaria. Acho interessante a quebra da monotonia dos interiores geralmente todos em “pretinho básico”. Aliás, se eu comprasse um up!, seria vermelho.

                • SDS SP

                  O meu é aquele com o interior claro, que ajuda a diminuir a sensação de pobreza rs…

                  • Mr. Car

                    Parabéns, seria minha escolha, he, he!

              • Não sei se a porsche ainda tem , mas a alguns anos o 911 turbo também tinha parte da lataria espostá nas portas.

                • invalid_pilot

                  Acho que são os GT3 ou GT2, nesse caso redução de peso (inclusive não tem nem maçaneta)

                  Quem fala do interior do Up! ser pobre deveria entrar numa Ferrari F40 (que segue a mesma linha do Porsche citado por você)

                  • Gustavo73

                    Ela ela não tinha nem acabamento nas portas e abertura se dava por uma cordinha.

              • Daniel

                Se cansa demais o colorido dentro do carro, manda adesivar e booooa.
                Acho que a diferença em consumo já vale muito mais a pena no up.
                Considerando os 11,9 km/l do Mobi e 14,2km/l do up na cidade, e considerando a média de 15mil km/ ano teremos que o mobi usará 1260,5 L e o up usará 1056,3L ao final de um ano uma diferença de 204,2 L
                Aqui em Macaé equivaleria a cerca de R$835, ou metade do valor do IPVA!

                falaram da troca de correia mais cara do up… bom, em 120mil km a diferença seria 1633 L ou 6600 reais (será que dá pra fazer a troca na concessionaria?). E lembrando que o Mobi já terá trocado a correia 1 vez mais nesse meio de caminho.

                Pra mim, esse mobi não acrescentou nada… não consegue ser melhor em nada… alias, muito pior, consegue ser PIOR em muitas coisas (espaço interno, portamalas, consumo, etc) que a concorrencia. Pra se justificar no mercado, tinha que tirar uns R$ 5 mil de todas as versões.

    • Jackson

      Tenho um Up e a lataria nas portas não me incomoda. O que me irrita é a falta de ajuste de altura para os cintos, banco do carona sem memória para o 2 portas, poucos porta objetos, luz vermelha no painel do Take Up e a falta de saídas de ar centrais. A que fica sobre o painel é eficiente com o ar condicionado, mas como o ar frio precisa ser direcionado para o alto, quase sempre o retrovisor fica embaçado.

      • Gênesis Cardoso da Cruz

        Poucos porta objetos é um saco mesmo. Agora isso do acabamento da porta só reclama quem não tem e nunca vi dono de novo Fusca reclamar que a porta deles parece de Mille, é escolha de design.

      • Diogo Oliveira

        Os encostos do banco que não são reguláveis lhe incomodam?

        • Gênesis Cardoso da Cruz

          Lembrando que o Mobi também é inteiriço, sem falar que já tivemos carros como o Celta que também não era regulável e nunca vi ninguém reclamando. Para mim nunca incomodou.

          • Jackson

            Encosto de cabeça fixo é uma coisa, agora encosto do banco é outra coisa. Imagina toda vez que teu carona tiver que sair para alguém sentar atrás, e quando ele retorna precisa novamente regular o encosto para as costas. Entendeste?

        • Gustavo73

          Iguais ao do Mobi?

          • Jackson

            O Mobi só tem quatro portas, logo o carona não precisa sair para alguém entrar.

            • Gustavo73

              Mas ele falou em regulagem do encosto, pra eram os encostos de cabeça. Achei que ele estava falando de mais uma característica do carro. Essa da memória é ruim sim até meu Gol G2 tinha assim como regulagem da altura dos cintos.

          • Diogo Oliveira

            Exatamente, esses encostos tanto do Mobi tanto do Up me incomodam um pouco.

            • Gustavo73

              Eu fico de boa com eles. Pior erao do Celta que parecia regulável mas não era. Na categoria na Europa são o padrão. Aygo,C1 também usam

        • Jackson

          Entendeste mal. No modelo 2 portas quando se desloca o banco do carona para frente para alguém sentar atrás, ao retornar a posição o encosto precisa ser novamente ajustado.

    • Fernando Marques

      Mas a exposição das chapas nas portas não é economia. É parte do estilo do carro, de tentar ser “descolado”. Em versões superiores se não me engano, você pode por um aplique que simula metal no painel, que orna justamente com as portas.

      Mas a turma já desce o pau no carro achando que é economia. Lembrando que o Fusca (que é onde o UP bebeu da fonte ao ser criado) de 100 mil tem o mesmo recurso.
      Enfim, iria de Up! pela dirigibilidade mais apurada e o motor moderno e economico. E com pouca grana, dá pra deixar o visual até atraente do carro.
      O Mobi… parece sem propósito dentro da linha. Não substitui o Palio Fire com eficiencia, pois não tem o mesmo tamanho, é “meio” uno, dando sensação de prejuizo ao comprá-lo, não traz nada de moderno ou diferencial em relação aos outros carros.
      Se ainda fosse barato….

  • Mr. Car

    A minha seria um Move up!

    • Wellington Myph13

      O MPI já é covardia contra o Fire, kkkk

    • Felippe

      se o motor aspirado do UP! já atropela o motor fire, imagina o tsi kkk

  • Guilherme Batista

    Batalha difícil, se pensar em equipamentos, desempenho e modernidade, eu vou de UP!
    Ao mesmo tempo, se pensar como alguém que ta com pouca grana, o Mobi ou Uno são mais interessantes. Não pelo preço menor das versões mais baratas, mas pelo fato de que o UP! tem manutenção e seguro de carro grande.

    É sabido que não são todas as css que conseguem dar manutenção no UP!, também é fato de que as peças são muito caras. Para se ter ideia, a correia do UP! chega a custar 500 reais, enquanto a da Fiat voce encontra por 100 reais já com tensionador.

    Por último, tem o fato de que a VW ainda cobra revisão a cada 6 meses, a FIAT é por quilometragem, no período de 1 ano você terá que gastar mais de 500 reais em revisão do UP! enquanto na FIAT se gasta 200.

    Acho que tem que avaliar bem a necessidade de cada pessoa antes de decidir qual carro comprar

    • invalid_pilot

      Seguro do Up é bem mais barato do que de Uno… e é o mais barato entre os VW (que tem seguro caro)

    • Wellington Myph13

      Seguro do up! é 20% menor do que o Uno. Ele hoje é quem tem o seguro mais barato.

      • invalid_pilot

        Odin queira que continue assim… mês que vem renovo o meu e espero não ter surpresas

        • Wellington Myph13

          Kkkkk, o meu quando peguei paguei 1350 e na renovação 1280.
          Isso porque uso pra trabalho… Pagava 1600 num celta com 27mil de tabela… E paguei 4k (Sim, 4k!) em um Gol 1.6 Power 2013 I-Motion…

          • invalid_pilot

            Eu tive um Celta antes, na última renovação paguei exatamente o mesmo do Up! – minha expectativa pra esse ano que caia um pouco pelo bonus 6 que vou pegar.

            Gol é tenso!

        • Seguro do up que foi usado na Avaliação de um ano do NA ficou em 1.400 no primeiro ano, 1.200 no segundo e 950 agora no terceiro. Mas agora o carro já foi vendido.

      • Guilherme Batista

        Acho que depende muito do perfil. No meu perfil por exemplo ele foi bem mais caro que o do Uno, quase mil reais.

    • kravmaga

      Quem anda muito em cidade com trânsito pesado, a recomendação para troca de óleo sempre foi de trocar a cada 5 mil km, então não entendo porque o pessoal implica tanto com revisões semestrais que são basicamente troca de óleo.

      Fiz a revisão semestral do meu carro está semana e foi só troca de óleo. Hoje peguei estrada e senti o carro mais leve com o óleo novo. Mesmo que estivesse fora da garantia, teria feito a troca de óleo fora da concessionária.

      • invalid_pilot

        Ou quem usa pouco, meu caso, sempre troquei em 6 meses

        • Jackson A

          Sempre tive medo de carro usado por essas coisas… o pessoal postega ao máximo do máximo troca de óleo ( e outras coisas tbm).

          Pouquíssimas pessoas, beirando a raridade trocam no mento certo.

          Os que vejo mais se salvarem são os cliente da Toyota que são religiosos com a revisão, e os piores costumam ser os da Fiat, claro, falo isso com base no que vejo em oficinas.

          • invalid_pilot

            Sim, fora quem coloca óleo mineral em carro que usa sintético e etc

            Carro usado é dureza. Eu sou chato demais com manutenção (mesmo usando pouco) faço direito e coloco combustível bom

      • Artur

        O problema é o preço dessas “trocas de óleo”. O custo das revisões semestrais do Up! para quem roda uns 10 mil km por ano (a maioria dos brasileiros) é infinitamente superior ao de seus concorrentes.
        Tem uma matéria específica em outro site sobre esse assunto. Em 3 anos gasta-se quase 3 mil reais.

        • Daniel

          A média é 15mil/ ano.

          Eu tenho rodado entre 25-30mil / ano.

          No caso do up, a economia de combustivel cobre com folga a manutenção…

          • Artur

            No seu caso pode realmente compensar, porque você roda bem mais que 10 mil km a cada 6 meses.
            Mas mesmo se a média de quilometragem rodada por brasileiro for de 15 mil km/ano, ainda não compensa, uma vez que daria uma média de 1,25 mil km/mês e em cada 6 meses (ou 7,5 mil km) o cara teria de levar o carro à revisão na VW, enquanto que se as revisões fossem anuais o cara teria de levar a cada 8 meses (período em que completaria exatamente 10 mil km).
            Ou seja, ao final do período de garantia de 3 anos, o dono de um VW teria de fazer 6 revisões obrigatórias, enquanto que nas outras marcas, 4 revisões (2 a menos, o que, dependendo do valor destas, já dá uma boa diferença).
            No meu caso, faço entre 10 a 12 mil km/ano (a última revisão fiz em setembro do ano passado, enquanto que a anterior foi em outubro de 2014, sempre por atingir o limite de 10 mil km). Então as revisões semestrais pesariam bastante no meu bolso (dependendo do valor, claro).

      • Guilherme Batista

        A diferença que a troca de óleo você faz com bem barato em qualquer lugar. Na concessionária eles cobram o dobro do preço.

        Aliás, pra quem mora na região de Belo Horizonte por exemplo, sofre bastante com minério de ferro, que detona e muito a correia, fazendo com que a troca seja na metade do tempo

    • Gustavo73

      Seguro de carro grande?

      • Guilherme Batista

        Uma vez fiz a cotação do UP e o seguro ficaria em cerca de 2300 reais.
        O seguro do Focus é de 2500, por isso.

        • Gustavo73

          Olha o que mais leio é que p seguro do Up é barato. Lendo os comentários dos proprietários aqui só confirma isso.

          • Guilherme Batista

            Bom, então talvez tenha sido so comigo, mas os outros dados sobre revisão e manutenção são fatos e pra mim pesa muito na hora de comprar um carro também.

            • Gustavo73

              A política de revisões semestrais da VWB deve ser revista o quanto antes. Finalmente o já acertaram a questão da mão de obra estar fora dos preços das mesmas.

            • Daniel

              poe na ponta do lapis a economia de combustivel tbm…

        • Daniel

          Na ultima vez que fui na VW, o seguro de um up TSi ficava 1400 reais, e do Golf 1.4 TSi ficava 7mil reais…

    • Daniel

      Cara, em 120mil km só de combustivel vc economizou mais de R$ 6mil em relação aos Fiat. Dá pra pagar as revisões e a troca de correia só com o que vai economizar no posto!

      • Guilherme Batista

        Não sei que calculo é esse que você fez não, mas nisso aí vc ta considerando somente revisão.
        Está esquecendo que carro não é só isso, tem peças que desgastam, tem as manutenções corretivas e etc, esse valor ai se perde fácil.
        Por último ainda tem desvalorização do veículo.

        • Daniel

          Leia de novo o que eu escrevi!
          No meu calculo considerei a economia de combustivel baseado nos dados do Inmetro. com os 6mil de diferença só em economia de combustivel dá pra pagar tranquilamente a diferença dos custos de manutenção. (Se vc acha que não, mostre aonde que o up custa 6mil a mais em manutenção que um Uno/mobi)

          • Guilherme Batista

            Mostro de forma bem rapida, considerando esses 120KM que você citou e que muita gente nem vai atingir.

            Segue preço de algumas peças de ambos. Consulta feita em uma oficina conhecida, preço de concessionária é bem maior.

            UP UNO DIFERENCA C/ 120MIL KM

            KIT CORREIA 6X — 540 — 112 — 428 — 2568

            JOGO PNEUS 3X — 1596 — 836 — 760 — 2280

            KIT VELAS 2X — 128 — 0 — 128 — 256

            KIT OLEO 3X — 0 — 140 — 140 — -330

            PAR PASTILHAS FREIO 4X — 250 — 160 — 90 — 360

            DISCO FREIO PAR 2X — 440 — 360 — 80 — 160

            1 REVISAO — 260 — 188 — 72 — 72

            2 REVISAO — 260 — 388 — 128 — -128

            3 REVISAO — 422.19 — 584 — 161.81 — -161.81

            4 REVISAO — 549.98 — 536 — 13.98 — 13.98

            5 REVISAO — 339.19 — 364 — 24.81 — -24.81

            6 REVISAO — 547.98 — 0 — 183.98 — 547.98

            TOTAL 5613.34

            No final o UP ficou cerca de 5613.34 reais mais caro.

            Nesse calculo inclui somente peças básicas de desgaste não inclui mão de obra fora da revisão.

            As revisões da VW cobre menos itens

            Não foram considerados itens de reparo, como farol, parachoque, retrovisor e etc.

            Levantamento rapido, ainda tem muita coisa pra considerar

            • Daniel

              Deixa eu ver se eu entendi… vc vai trocar a correia do up 6 vezes em 120mil km?

              Só pra te explicar. O up troca a correia a cada 120mil km. ou seja, vai custar 540.
              Já o Mobi/Uno, trocam a correia a cada 60mil km. ou seja, aos 120mil km, os fiat deverão ter trocado a correia 2 vezes. logo, vai custar 112 x 2 = 224

              Os Fiat não trocam velas?

              Cara, tá muito ruim seu argumento ai… tudo confuso e com erros…
              Mas, vamos lá…
              No final das contas, mesmo com vc errando os valores absurdamente pra mais (como no caso das correias), vc ainda provou que o up é mais barato. Já que o uno/mobi gastou 6600 a mais no posto de gasolina. Se descontar os “5600” (que vc ainda calculou errado) ainda tem 1mil de vantagem para o comprador do up!

              • Guilherme Batista

                Aqui são 6 anos trabalhando em oficina rapaz, nem carros com corrente no motor fica 120 mil km sem trocar.
                Os manuais dos carros falam pra trocar no máximo em 50 mil, mas é raro correia durar 30 mil Km justamente pq proprietário não cuida direito dos carros. Estou literalmente cansado de ver correia arrebentando porque o povo acha que dura pra sempre.
                O Uno/Mobi troca velas sim, mas como você não sabe pesquisar, te informo que trocas são feitas durante as revisões, diferentemente da VW que só troca óleo e filtros.

                E não o UP não é mais barato, o UP é mais caro, ja que você não ta considerando valor de compra e nem desvalorização na hora da revenda. Também não considerou o valor de mão de obra pra mexer no UP. Em qualquer lugar ela é muito mais cara. Sem contar que não é qualquer oficina que sabe mexer, imagina pra quem mora no interior.

                Da próxima vez que for chamar argumento de alguém de ruim, pelo menos tenha algum melhor.

                • Daniel

                  6 anos trabalhando em oficina e ainda vem dizer que o up vai trocar correia 6 vezes até os 120mil km? ou seja, a cada 20mil?
                  Já leu o manual do up?

                  perguntei se o uno mobi não tinha velas pq vc zerou o item pra eles, poderia ter citado o motivo.

                  mesmo assim o up sai mais barato. Sobre a desvalorização, é a mesma para uno e up, do mobi ninguem sabe ainda.

                  vc disse que a manutenção do up é mais cara e apresentou uma lista com varias incoerencias e mesmo assim saindo menos do que o uno/mobi gasta A MAIS com combustivel.

  • Compro Vidro de Perfume Vaziou

    Ao meu ver é questão de Gosto, sim o Mobi só tem beleza diferente do Up que realmente é o melhor compacto do mercado tanto em Motriz quanto segurança abordo, peca em alguns equipamentos sim, mas o que BR que é Design bonito, interior agradável e de preferencia com telinha o resto não importa … As fabricantes sabem muito bem disso e fazem os carros para serem vendidos erro da VW por não ter feito o mesmo e parabéns a Fiat por emplacar mais um sucesso de vendas, pq não a duvidas que esse Mobi vai vender horrores

  • Pedro

    Bom, há várias opiniões quanto a isso. Numa faixa de preço parecida temos Uno 1.4 e Up! 1.0 MPI, um tem mais espaço que o outro e um é mais moderno que o outro. Quanto a design, na minha opinião, o Uno ganha tanto externa como internamente. O consumidor deve olhar com atenção os dois e ver aquilo que mais o agrada em cada um e tirar suas conclusões. Conheço o Uno Dualogic e o carrinho é tranquilo, o câmbio não dá trancos típicos de automatizados. O motor 1.4, apesar de defasado, leva bem o carro e não acho que seja uma “lesma” como alguns falam. Já vi um Up! de perto numa css e impressiona a sensação de boa construção que o mesmo passa, até pelo som da porta ao fechar. É o que eu disse, cada um tem seus prós e contras, cabe ao consumidor ponderar de acordo com o que lhe atenderá melhor.

    • Gustavo73

      Ao contrário do que diz a matéria o Uno não tem mais espaço que o Up, afinal esse tem 5 cm a mais no entre-eixos e 1 na largura.

  • Rafael

    Eu compraria o up! Priorizo motor, cambio, prazer de dirigir, segurança. Em segundo lugar iria de Uno mas de 1.4. Não vejo nem um, mas nem um mesmo motivo para comprar um Mobi.

    • BillyTheKid

      O Mobi tem um motivo: chamar atenção. Onde você passar, todo mundo vai olhar, bater foto, e apontar, dizendo: “meu Deus, olha que troço feio lá!”

      • Victor Hugo

        Vai dizer, olha que cara Bobi.

  • Wellington Myph13

    Primeiro: up! é 4cm maior apenas que o Mobi e deixa ele no chinelo em questão de espaço interno. Só isso pra mim já faz pensar como o Mobi é mal projetado.;
    Segundo: up! e Uno são iguais em questão de tamanho interno e porta-malas;
    Terceiro: Motor e cambio do up! da de 200 a 0 nesse 1.0 Fire;
    Quarto: Seguro no up! é pelo menos 20% menor que o Uno;
    Quinto: up! peca nas revisões de 6 em 6 meses pra quem usa pouco o carro. Quem atinge 10mil km antes de 6 meses não vai fazer questão, obviamente;
    Sexto: Infelizmente entre os três, é mais fácil o cara ter melhores condições/negociações de sair de Uno do que de up! ou Mobi;
    Sétimo e ultimo: Eu obviamente deixei bem claro que levaria o up! sem nem ao menos considerar os dois. Negociaria o melhor possível mesmo que significasse pagar um pouco a mais.

    • Artur

      No caso das revisões, muito a mais. Se o cara rodar menos de 10 mil km por ano, vai gastar quase 3 mil reais em 3 anos.
      Sou muito mais um HB20 que é tão moderno quanto o Up! e muito mais barato de manter.

      • Zoran Borut

        As 6 primeiras revisões do up! 1.0 MSI com ar somam 2.499,34. Se a pessoa rodar menos de 10 mil km por ano realmente o custo com revisão em si será maior, porém tem de levar em conta o conjunto de gastos (consumo de combustível, seguro etc). Se levar em conta que o brasileiro roda em média 15 mil km por ano, lá pelos 50 mil km os gastos com revisão teriam sido bem mais parecidos, havendo uma diferença de apenas 400 reais do mais barato (HB20) para o up!. Eu pessoalmente creio que quem rode muito acaba tendo mais vantagem no up! devido ao consumo visivelmente menor.

        • Artur

          O consumo do Up! não é tão menor assim e o custo de quem anda por volta de 10 mil km/ano como mencionei é muito maior no Up! Não tem como justificar.
          O meu Civic tem custo de manutenção menor do que esse carro. É ridículo!

          • Zoran Borut

            O que torna caro é o fato de as revisões serem a cada 6 meses; não fosse isso, ele teria o custo equivalente ao dos demais compactos. Pessoalmente, acredito que essas revisões semestrais que encarecem a manutenção seja receio da VW em repetir o problema que teve com os motores 1.0 do Gol G5 (provável erro de especificação do óleo, cujos efeitos só foram percebidos tarde demais). Creio que em pouco tempo ela voltará a fazer revisão por quilometragem ou anual para os motores 3 cilindros.

            • Artur

              Exatamente. Revisão semestral pra quem anda pouco é o que encarece o custo de manutenção na VW.
              Para quem anda mais de 10 mil km a cada seis meses não faz diferença, já que a maioria das montadoras fixou as revisões de 10 em 10 mil km ou anual, o que vier primeiro.

              • Daniel

                lembrando que, caso vc rode pouco, pode usar a margem de tolerancia de um mes entre as revisões, ou seja, ao inves de 6 meses, faça em 7. ao final de 6 revisões vc “ganhou” uma.

                • Artur

                  Mas essa margem de tolerância é aplicada em todas as revisões por todas as marcas, sejam elas semestrais ou anuais.

  • Leonel

    Entre todos, VW Up! E se falar em topo de linha de Uno e Mobi, vou de VW UP TSI.

    Uma pergunta notícias automotivas, por que o novo QQ (brasileiro) e o Kia Picanto ficaram de fora ? Para mim são city cara como os citados aqui.

    • Jackson A

      Eu particularmente levaria o Picanto, mesmo sabendo das facadas que são as peças e revisões na Kia.

      • Tango

        O Picanto é muito interessante hosto dele desde a versão com os faróis meio redondos. Mas se os custos de manutenção não são um impeditivo, porque a preocupação com as manutenções semestrais?

        • Jackson A

          ” Mas se os custos de manutenção não são um impeditivo, porque a preocupação com as manutenções semestrais?”

          Não são impeditivo pra min, que tenho condição, o consumidor normal desse segmento não tem uma condição tão folgada assim.

          Já eu posso sair de um segmento muito mais caro (Sedã Grande) pra um segmento de CityCar sem qualquer impacto de custo.

    • Jackson

      Também acho que deveriam ter comparado o QQ e Picanto, excluindo o Uno.

  • Lucas

    Um monte de lixo. Só se salva o up, que é um projeto efetivamente moderninho e garante alguns sorrisos na versão turbo. De resto, dá até vergonha de dizer pra um gringo que essas imundices são vendidas por aqui.

  • kravmaga

    Esse negócio de ter a lataria à mostra no interior do Up é mais estilo do carro ( fazendo uma referência saudosista ao Fusca) do que economia de material. E o design mais limpo é também característica da marca, não pobreza.

    O Up tem um aproveitamento muito melhor do espaço por ser um projeto pensado para ser um ultra compacto desde o início, tanto que o cofre do motor é certinho, não a coisa desproporcional do Mobi, que parece ser a frente da Freemont.

    O Mobi é uma gambiarra, um Uno encurtado. E mesmo o Uno atual para mim tem um péssimo design quando comparado à geração inicial do Uno.

    • invalid_pilot

      Eu acho que a lataria dentro é tudo misturado (Redução de custo, estilo, economia de material) mas como disse foi opção da VW.

      O up! como um todo é racional ao extremo, sem excessos

      • Gênesis Cardoso da Cruz

        Não acredito que seja corte de custo pois o Europeu também é assim e duvido que lá eles teriam essa preocupação.

    • Jackson A

      “E o design mais limpo é também característica da marca, não pobreza.”

      Isso eu discordo completamente, A marca tem carros limpos que não remetem a pobreza, diferente do Up que remete claramente.

      • Gênesis Cardoso da Cruz

        O que vc chama de remeter a pobreza foi feito com o intuito de limpeza e minimalismo. Pelo menos foi isso que o Pavone declarou.

        • Jackson A

          A Dilma declarou que impeachment é Golpe.
          A Caoa falou que o Veloster tinha 140 CV.
          O Lula falou que não existe brasileiro mais honesto que ele.
          VW depenou o Golf pq afirmou ser melhor para o Brasil dessa forma.
          A Toyota não botou ESP no Corolla pq afirmava que ele não precisava, já que balançava menos.

          Isso significa apenas defender interesse próprios.

          • Gênesis Cardoso da Cruz

            Ele foi feito para o mercado europeu onde esse fator de querer cortar custo pouco importa.

            • Jackson A

              Na Europa esse carro é muito barato, logo faz sentido ele ser assim.

              Aqui não é o caso, já que ele é caro, se ele fosse barato, seria logico.

              • Gênesis Cardoso da Cruz

                Pior que não é barato, não. Até lá ele é considerado um carro caro, o negócio dele lá é que o povo compra por um propósito e não por não poder ter carro melhor.

                • Logia

                  Ele custa 8.500 lá, apesar de ser barato não se saiu bem desde o lançamento, ficando na lista do Top 30.

                  Ele é mais popular em Portugal ou Dinamarca que na Europa.

                  • invalid_pilot

                    Dinamarca vende bem tbm. Mas lá o povo anda de bike e o vender bem deve ser 1 dia de vendas aqui no Brasil em crise equivalendo um mês lá kkkk

                  • Zoran Borut

                    O up! na Europa custa mais que Toyota Aygo, Citroën C1, bem mais que o Dacia Sandero e dentro do grupo VW ainda é mais caro que Skoda Citigo e Seat Mii. Ou seja, não é tão barato assim. E em Portugal, até onde sei, ele custa a partir de 11.300 euros, não 8.500.

                    • Gustavo73

                      Pois é, barato é o Sandero e Duster por lá, a Duster tem preço de Up em alguns países.

                  • Estive em Portugal por 4 meses e não vi tanto up assim não… pra continuar dentro da VW, Polo é muitíssimo mais popular do que o up, afinal custa pouco a mais e é bem mais carro. Aqueles 1.0 TSI com câmbio de 7 marchas então, maravilha.

              • Gustavo73

                Compara o preço fo Up com o do Panda (muito superior ao Mobi) pra ver se é barato.

        • Artur

          Para mim, limpeza e minimalismo são desculpas para justificar a pobreza do Up!

      • kravmaga

        Quer outro exemplo de carro atual com lataria exposta ?! O Fiat 500. E faz parte do design retrô, que é o charme do carro.

    • Tosca16

      Concordo contigo, foi essa a real intenção; e sem querer concordar com o blog fã da VW, que fizeram um exaustivo longa duração com o modelo tenho que dizer que o cara tem razão na comparação que fez, ele disse que esse plastico revestindo portas e etc no Mobi pode no futuro ocasionar maiores ruídos internos, o que não duvido, é plastico, é Fiat, combinação perfeita para isso acontecer !

    • Eduardo

      Acho que se fosse “estilo”, ela ja teria feito com carros mais caros, até mesmo no novo Fusca. Economia de material, no montante de carros feitos em 1 ano, qualquer centavo economizado por carro faz diferença. Li uma matéria em algum lugar, que a Nissan usa uma “carga elétrica” (algo assim) no processo de pintura, que atrai as partículas (aquele vaporzinho) de tinta para o carro, para evitar desperdicio kkk.

      • Gustavo73

        Mas o Fusca Tsi tem a parte superior do acabamento da porta pintado da cro da carroceria.

  • Lucas Oliveira

    “speed up! TSI – R$ 52.390”

    • Fernando Marques

      Compraria fácil se tivesse essa grana!

      • Lucas Oliveira

        Sou mais o HB20 Turbo, e sai um pouco mais em conta.

        • Gustavo73

          Só levar o Move Up TSi por 47.

  • renato dantas

    Que dúvida cruel, escolher entre três carroças deve ser difícil.

  • delvane sousa

    Essa comparação virtual não ajuda muito. Bom mesmo era quando o Eber postava os vídeos com o teste drive do veículo. Faz falta aquele tipo de matéria.

    • Marco Antônio

      Faz mesmo. Era disparado a melhor avaliação de carros no Brasil. Agora os únicos que testam carros assim, na prática, são os fraldinhas do Top Speed, e são bem chatinhos!

  • Mazembe 2X0

    Melhor esperar o Renault kwid,com plataforma nova e motores 3 cilindros relativamente modernos , design menos polêmico do segmento deve ser a escolha mais equilibrada da categoria.

    • Gustavo73

      Se tiver preço proporcional ao lá de fora frente a concorrência eu concordo.

  • Lucas Marinho

    UP! com máxima de 164km/h?? Vai muito mais que isso, o TSI passa de 200 km/h tranquilo.

    • Jackson A

      Tsi vai a 184km/h, esse é o limite máximo em linha reta e plano.

      • Lucas Marinho

        Não mesmo, então o que eu dirigi era especial então hahhah

        • Zoran Borut

          Velocímetro costuma marcar bem mais que a velocidade real.

          • Lucas Marinho

            Bem mais? Erro de no máximo 10 km/h. Só quem dirigiu um sabe que anda muito.

  • Gustavo73

    Up
    Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,64/1,65/1,50/2,42m
    Porta-malas: 285 litros
    Uno
    Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,81/1,64/1,48/2,38 m
    Porta-malas: 280 litros
    Como assim o Uno tem mais espaço?

    • Zoran Borut

      Up! tem menos espaço ocupado pelo motor. Sempre digo isso: up! ao lado de outro compacto tem quase metade do espaço ocupado pelo motor, por isso parece tão pequeno. Também não entendi o “tem mais espaço”…

      • Gustavo73

        Já contei o meu susto ao ver o capô do Up aberto. Impressionante como é pequeno.

        • invalid_pilot

          Já abriu o capô do Mobi? A tampa é pesada demais meu (mais que Uno)

          • Gustavo73

            Ainda não fui ver o carro. A dirigi parece boa pelo que tenho lido. Mas o resto não merece muito destaque. E.olhando os.preços frente ao Uno fica a pergunta qual é a vantagem mesmo? Já que com equipamentos parecidos os.preços não são tão diferentes assim. Se ele fosse o Panda europeu, que tem medidas parecidas com as quantidades dele aí a conversa poderia ser diferente.

            • invalid_pilot

              Depois de tanta polêmica na internet fui fazer TD a umas 3 semanas (logo quando lançou) enfim. Falta motor e espaço

              • Gustavo73

                O Uno tem o espaço, mesmo ligeira menor que o Up. O motor era só colocar no Uno, que pelo que li chegará primeiro no irmão mais velho. Fora que se comenta que o 1.0GSE não chegaria à todos os Mobi, só nas versões mais caras. Justamente as que tem sobreposição de.preços com o Uno. Já é sabido que o Uno receberá um facelift e ficará mais caro. Então esse é na minha opinião o único motivo para lançarem o Mobi.

                • invalid_pilot

                  Se tivesse Mobi 1.4 (mesmo que esse motor Fire caquético) por 40k seria um “carro agradável”
                  Esse 1.0 sem condições

                  • Gustavo73

                    Essa é a questão. Hoje ele oferece menos por ligeiramente menos. Se oferecesse mais por menos a história seria outra.

        • Fernando C.

          Agora imagina o meu susto quando vi um gol usando esse motor. Na antiga empresa que eu trabalhava que fazia peças para o setor automotivo sempre aparecia carros de teste, e antes do up ser lançado apareceu um gol com esse motor para fazer uns estudos lá.

          • Gustavo73

            Tipo: “chefe encolheram o motor”… Rsrsrs

  • fbl

    Up sem dúvida.

  • Davidsandro18

    Sou suspeito pra falar, mas dos 3 sem duvidas o up! É superior em quase tudo, relacionado a montagem, acabamento, motorização e comportamento dinâmico. Peguei um cross up! tsi agora em março, e digo que o carrinho é fantástico, paguei R$ 38.792,00 (acreditem se quiser rs), com desconto de funcionário, que pra mim foi justo perto dos preços do mercado atual, logo menos espero fazer um relato de proprietário sobre ele.

    • Fábio

      Como vc conseguiu esse desconto todo???? O seu é 15/16?

      • Davidsandro18

        É 16/16, tenho o mesmo desconto de funcionários da VW, mas o preço já foi reajustado em abril pra quase 43k

  • Alvaro Guatura

    Eu iria de Mobi nas versões mais básicas, e na top iria de Up

  • Marco Antônio

    Eu acho que prefiro continuar andando de Busão. :/

    • Tango

      Prefere não, vai ppr mim…

      • Marco Antônio

        kkkkkk eu gasto uns 2000 só de passagem de ônibus por ano.. Só de seguro que cotei para um move Up! Mpi ficou mais de 3.000 R$. Sem falar as manutenções, combustível (apesar de ser econômico). O uno eu peguei implicância com ele, questão pessoal, então nem cogito. Só falta fazer umas cotações para o Mobi, ver a política de preço das revisões. Mas to achando que vou continuar de busão. (Seguro caro por causa do Meu perfil, tenho só 22 anos, e moro na região metropolitana de BH, santa Luzia. Isso deve bastar pra acharem que vou sair bêbado de noite, e depois de bater o carro em uma BMW vou ser assaltado na porta de casa.!)

        • T1000

          Concordo que carro é gasto, mas também pode ser um investimento na medida em que economiza tempo de deslocamento.
          Num mesmo dia você consegue trabalhar, fazer entrevista para outro emprego e ir à faculdade à noite.
          Depender só de busão, você não faz essas coisas.
          Pode economizar tempo e usá-lo para estudar.
          Pense nisso.

          • Marco Antônio

            Sim sim, já pensei. E concordo plenamente com você. O difícil é fazer faculdade e comprar carro ao mesmo tempo.!

  • Maçaranduba o Porradeiro.

    O menos pior seria o UP! TSI….

  • Felipe Mesquita

    com frente do PANDA ficaria mais barato e coerente

    • Gustavo73

      Mais barato?

      • Felipe Mesquita

        sim as estampas ja existem na Europa, este custo seria deduzido

        • Gustavo73

          Já exitem lá e são usadas para fazer o modelo europeu. Então teriam que fazer uma pra cá também. O Panda é superior na montagem e acabamento ao Mobi e Uno.

    • Martini Stripes

      Nem mais barato, nem coerente, pq o Mobi já apresenta a nova identidade visual da marca.

      • Felipe Mesquita

        Mais barato para a fábrica, com certeza,,,,,,,,,,,,se ela iria repassar para o consumidor/ outros 500´s

      • Felipe Mesquita

        Mais coerente ter uma frente de compacto em um compacto, do que dianteira de caminhão

  • Filipe1020

    A vantagem do Mobi é que possui mais custo benefício que o Up! Por 35 mil você leva um carro equipado com ar condicionado e outros opcionais importantes que se fosse no Up! passaria dos 40 mil.

    • Gustavo73

      Para ter uma lista de equipamentos parecida com o Take Up 4 portas completo de 40.450 reais precisa ser a versão do Mobo de 37900 reais. O Mobi de 35800 não tem nem regulagem elétrica dos retrovisores ou vidros elétricos dianteiros.

  • André Pessimista

    Eu não acredito nisso não pode ser verdade robin. A fiat tem um excelente mini carro, o 500, veterano de mercado, que já se pagou faz tempo. CUSTA tanto assim fazer uma versão do carrinho 1.0 com preço justo? Não é possível que saia mais caro que o custo de produção desse filhote torto de uno…..Não entendo não entendo.

    • Gustavo73

      Tá falando sério? Veja o preço do 500 na Europa e compare com o Panda e Punto por lá.

      • André Pessimista

        Não justifica, o projeto já se pagou e tem todo maquinário pronto. Dava pra fazer uma versão em conta sim.

        • Gustavo73

          Maquinário pronto na Itália e México. A plataforma é a mesma do Panda. O Panda já é superior ao Mobi e Uno(inclusive com uma plataforma melhor. Era só a Fiat fazer o Panda aqui.

  • leitor

    Eu escolheria o Up entre os três!

  • pedro rt

    nesse segmento o meu lado emocional fala mais alto, por isso prefiro ficar com o mobi

  • Andre

    Sem dúvida iria de UP, mais econômico e seguro, único citycar brasileiro com 5 estrelas no LatinNcap, e sem contar que é um carro global, vendido em quase toda a Europa.

    O UNO obteve 2 estrelas com ressalvas, e o Mobi é um UNO remodelado, ambos com motor ultrapassado.

  • paulo sergio berezovski

    Sem dúvidas eu compraria o up,o fiat so se nascer denovo com motor 3cil e um design menos estranho,acho que a melhor opção dos “baratos” será o kwid,o brasileiro vai gostar dele pelo porta malas maior e mais espaço atrás, vamos ver como será quanto a segurança, mas a maioria nem liga pra isso então né.

  • Lucho

    Nenhum dos três eu compraria se tivesse acesso somente a essas opções. Mas entre esses, eu compraria o Up, mesmo não gostando do seu design “ambulância de anão”. Porém, é um carro que tem uma motorização bacana e é muito econômico.

  • Ricardo Blume

    Vamos lá então:
    Se você quer custo benefício, um carro para o dia-a-dia (trabalho), se você for solteiro ou no máximo um casal sem filhos, vá de Mobi. E aproveite por que os preços vão mudar e logo. Se você optar pelo Uno, estará pagando por um modelo com motor antigo, nada muito econômico, segurança mínima e alguns mimos e muito mais caro que o irmão caçula. O Mobi nada mais é que um Uno pelado, pois ambas mecânicas são as mesmas. Entre o pelado e antigo e o caro, antigo e pelado, eu fico com o pelado e antigo.
    Se você optar por segurança, motor moderno e econômico, projeto atual, solteiro ou casal sem filhos e usa o carro no dia-a-dia vá de Up!, porém irá pagar um pouco mais.
    Na minha opinião, o Mobi está desatualizado pelo fato de ter mecânica antiga e ultrapassada, nada de mais. O Uno está caro e não tem nada a oferecer a não ser alguns mimos e o Up! estaria mais dentro da proposta.

  • Fanjos

    Estou satisfeito com meu Upzim depois de 1 ano e meio, compraria outro sem pensar duas vezes

    • FPC

      2 então, 30 mil kms só de alegria.

    • invalid_pilot

      Maioria dos proprietários gostam, fato.

      Nunca vai ser top em vendas, mas a mim foi um marco na nossa industria aliando segurança e eficiencia na categoria de entrada.

  • Fábio

    Até eu que odeio a VW no fundo da alma escolheria o Up! sem pensar nem 1/2 vez. Mas somente as versões aspiradas do Up. Se for Turbo, é HB20 Turbo com certeza!!!

    • thi

      Leia pq ???

  • Bruno Silva

    O Up é menor em comprimento relacionado ao Uno, mas tem entre-eixos maior, e por isso é mais espaçoso. O VW foi lançado na Europa, tem 5 estrelas e motor 3 cil, preciso nem comentar o resto.

  • Diego

    Inquestionavelmente o UP!

  • Marco Aurelio

    Up ou Gol 2017 2p

    • Gustavo73

      Up sem dúvida. A diferença de espaço não é tão grande, mesmo porta-malas e mais seguro.

    • thi

      Up! O gol não possui a moderna direção elétrica , e não tem a .mesma estrela em segurança , cara bota uma rodinha massa no up! Q ele fica bonito vai por mim ,VC q anda em sites como esse sabe q na VW hoje é up!

  • WALTER oCAFAJESTE

    Cada um mais feio que o outro, e o povão ainda compra isso…

  • JoãoAVR

    Engraçado como são as coisas. O Uno é apenas 22 kg mais pesado que o Mobi, mas quando lançaram o Uno a maioria das avaliações dizia que os 75cv do motor Fire 1.0 Evo era pouco para o peso do carro. Agora nas avaliações do Mobi, dizem que o motor da conta devido ao menor peso em relação ao Uno (apenas 22kg).

    Entre Uno e Mobi eu iria de Uno por questão de espaço. Entre Mobi e Up! eu iria de Up! pelo nível de segurança do carro.

  • Pipo pipo

    Up

  • MarcioMaster

    Mobi sem duvidas

    • thi

      Kkkkkkkkkk Brasil sil sil

    • Mario Aloisio Ferraz

      O up pode ser melhor em motorização, mas que vai perder em vendas para o Mobi vai mesmo. O povão (Brasil sil sil), não confia mais nos Vw, pois o que tem de Vw 1.0 Vht de 2008 a 2013 fundindo motor a troco de nada não é brincadeira. Trabalho no ramo e o povão não quer Fox, Gol e Voyage 1.0 nem de graça.

      • thi

        Mas agora é o mpi e o 16v , onde o povo aclama …

  • Caio Ferrari

    Não entendo as publicações que julgam o visual do carro. Vocês não são estilistas, vocês são especialistas em carro.

    E dado que isso é subjetivo, vocês devem deixar a cargo do leitor.

  • Christian Sant Ana Santos

    Curioso para saber que pneus estão vindo no take Up 2016/2017, que fizeram o consumo em estrada com E27 melhorar de 14,6 Km/l no PBE 2015 para 15,3 Km/l no PBE 2016. Já estive na Original SJC mas não tinha nenhum, dia 11/05 vou levar meu Up para revisão de 6 meses e vou ver se já tem. A propósito, o Mobi Easy faz 14,7 Km/l no PBE.

    • invalid_pilot

      Sem Ar Condicionado diga-se de passagem

  • Bruno Gomes

    Resumindo, o Mobi se torna uma compra irracional, visto que perante o Uno perde em todos os quesitos e ao Up pela motorização moderna e projeto.

    Ainda questiono, qual a lógica do Mobi na linha FIAT?

  • MESQUITA BH

    FIAT MOBI. Acompanhei ansiosamente todos os post´s deste carro durante o desenvolvimento. Juntei até uma grana pra comprar um no lançamento. Mas …….decepção não veio com direção elétrica, isto sim seria um diferencial no conjunto mecânico do Fiat 1.0 Fire. (Sei que criticam o motor por ser projeto antigo, mas para mim isto somente o qualifica mais e melhor: é um produto conhecido confiável, robusto, aguenta muito bem todas nossas condições topográficas, fácil e barato de manter – os motores “antigos” VW, GM e Ford também o são. O grande diferencial deste carro seria o novo motor GSE 3 cilindros ( desde que apresentasse consumo bem menor que o Fire 4 cilindros), mas o que contribuiria definitivamente para esta redução seria a direção elétrica, pois não rouba tanta potencia do motor para seu funcionamento. Vide o Nissan Versa, um grandalhão 1.6 que faz 10 por litro na cidade com ar condicionado direto. Sem ligar ar passa para 12, na estrada 15, 16 fácil. Resultado: não fui na concessionária nem ver o MOBI…….e estamos com um Versa 1.6 na garagem, apesar de toda feiura…………fizemos uma compra mais racional e estamos bastante satisfeitos com aquele montão de espaços em qualquer parte do carro que vc analise. Gosto demais dos produtos FIAT, para mim a mais brasileira das montadoras ( tenho uma Strada 15/16), mas racionalidade vence a emoção, mesmo em produtos de nichos tão diferentes.

    Em tempo: vou postar umas montagens que fiz no Paint, pois para mim:
    Com menos gastos FIAT MOBI poderia ter ficado bem melhor, era só colocar a frente do PANDA……e D I R E Ç Ã O E L É T R I C A off course

    • invalid_pilot

      Comparar Mobi com Versa é igual comparar Jaca com Helicóptero…

  • Roberto

    Mobi Way On R$ 43.800 e pensar que meu pai pagou 44.000 mil no Punto Zero KM essence 1.6 16v 2012 o mais completo da época, agora temos um carro bem inferior no mesmo preço, e de chorar puts

  • thi

    Pode jogar esses unos no lixo . fico com up! CLARO !! q pergunta N.A.

  • mrvintage

    up!

  • Rafael Santos

    Fiat Mobi, Fiat Uno ou Volkswagen up!: qual a melhor opção de compra?

    Nenhum!

  • Maycon Farias

    Dúvida Cruel, levaria o Up por já ter recebido 5 estrelas, enquanto o Mobi não sabemos qual levará. Mas se os 3 carros tivessem 5 estrelas a escolha seria Mobi.

  • afonso200

    53 mil UP , e nem cambio AT de verdade, kkkkkkkk

  • shdn2010

    Sinceramente acho mais bonito o uno do que o mobi, apesar que a frente do mobi é show mas a traseira é uma coisa bizarra para meus olhos e o interior do uno acho um pouco mais bonito tbm.

  • Whering Alberto

    Se fosse pra escolher um desses três, eu escolheria o Nissan March. ;)

  • Vi Vendo

    Eu pesquisei carros esta semana e,me deparei com as mesmas duvidas. Fui ver carros com estilo off road,que eu pudesse comprar. Vi o Sandero,que gostei,porém achei caro demais. Fui em 3 css citroen ver o Air Cross que anunciam por R$ 49.900 e,não achei nenhum,nem pra remédio. O Cross Up gostei,más engana menos neste quesito off road, achei também salgado o preço do caro,meio fora de questão,dado às proporcionalidades do carro. Com o Mobi foi a mesma coisa que o Up;o carro é bonito,más falta espaço e,o preço creio que não compensa,nem me interessei. O Uno Way,foi o carro que considerei mais equilibrado,principalmente o modelo com motor 1.4, que já vem com pneus mistos. Internamente,o Uno está muito bonito e agradável. A qualidade melhorou muito;ele equipado com alguns dos pacotes de opcionais,ficou show e,o preço,comparado aos seus concorrentes,creio que está satisfatório.

    • Pedro Citó

      Uno com novo motor GSE e facelift até o final do ano! Espera um pouco.

  • Robinho

    aff show de horrores, só carros feios…

  • HugoCT

    Depende. Se o problema fosse grana, u iria de Mobi, se tivesse mais um pouco de Uno e se tivesse sobrando iria de UP. Em questão de design eu daria um empate, pois os tres me agrada.

  • Bruno Wendel Marcolino

    Nenhum deles, iria de Tiida 1.8 SL 2012 por uns 35k se acha pouco rodado, tem teto solar, ar digital, espaçoso entre outros atributos e a manutenção não é tão absurda, com certeza é mais barato que o up! por ano, já que o up! é semestral a revisão e o Tiida anual.

    • invalid_pilot

      Usado é sacanagem kkk com 40k da pra pegar Sentra S AT tbm

      Tem que ver se realmente a manutenção do Tiida é mais barata, visto que dependendo da Km tem peças de desgaste em hora de trocar.

      Fora fator seguro e consumo

      Se o cara puder bancar tudo isso, sem dúvida vale a pena.

    • Hugo Borges

      É carro 0km e 1.0, para economia de combustível. Já dirigi um Tiida SL, CVT, é um ótimo carro mas para quem usa todos os dias, e anda muito, fica impraticável.

      • Bruno Wendel Marcolino

        O Tiida não é CVT, é automático 4 marchas, assim como a Livina, o CVT é só no Sentra.

        Mas o Tiida que me referi é o manual, com 6 marchas, fica bem econômico.

        • Hugo Borges

          Serião? Por isso ele bebia igual cachaceiro mas se eu rodasse pouco, só trabalho/casa, encararia ele numa boa. Parabéns pelo carro, gostei muito dele, pena ser tão desvalorizado.

          • Bruno Wendel Marcolino

            O manual é mais econômico, mas não tenho hahaha.

            Vou pegar um fim do ano que é quando vou estar mais tranquilo, por enquanto o meu atual está me atendendo muito bem, um 207.

            Eu ando 20.000 km por ano mais ou menos.

  • Vitão

    Entre os 3? Pegaria o Move up!

  • Victor Hugo

    A escolha é sua. Você pode levar um carro bonitinho pra casa, gastando muita gasolina, sem potência, bem apertado e aumentando a chance em um acidente, de sua família sofrer bastante danos. Mas com seus vizinhos pensando, esse cara é descolado. Esse cara é Mobi.
    Ou você pode levar um carro d aparência duvidosa, que é bem econômico, que é um carro de primeiro mundo, com motor e tecnologia de primeiro mundo. Com segurança de primeiro mundo, estando bem mais confortaveis e seguros seus familiares. Mas ai seus vizinhos vão dizer: Esse carro UP! é feio.

    O que prefere ter? Um bom produto ou uma boa opinião dos outros?

  • Rafael Trindade

    Interessante este comparativo. O pior de tudo, é o conflito da Fiat mesmo. Mas acho que o Mobi deve sair na frente em relação ao up, pelas facilidades

  • Valdemir Souza

    Entre os três eu escolheria……………… minha bicicleta! x-D

  • Ricardo

    Carro jacú!



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