Fiat Titano vs Ford Ranger: Modelo da Fiat vence no preço e equipamentos, mas a Ford é superior

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Fiat Titano Volcano

Depois de enfrentar a líder Hilux e a tradicional S10, agora chegou a vez de vermos como a Titano se comporta diante da referência do segmento, a nova Ranger.

A picape da Fiat continua apostando no preço, mas também tem um bom nível de equipamentos, enquanto a rival da Ford é a mais tecnológica da turma, mas cobra caro por isso.

Quem leva a melhor?

Descubra!

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ford ranger 2024

Preços iguais em algumas versões

Com uma estratégia bem diferente da Ranger, a nova Titano oferece apenas três versões no mercado brasileiro: Endurance, Volcano e Ranch. Todas tem motor 2.2 turbodiesel de 180 cv e tração 4×4, sendo que a primeira usa câmbio manual e as outras têm transmissão automática.

Na configuração de entrada Endurance, a picape da Fiat custa menos de R$ 220 mil, um valor bem menor que as rivais. Já a opção intermediária Volcano sai por pouco menos de R$ 240 mil, exatamente o preço inicial da rival da Ford.

Finalmente, a Ranch aparece como a versão mais equipada, por quase R$ 260 mil. Tudo isso mostra a estratégia agressiva da marca para convencer os clientes do segmento a apostar na Titano.

Veja quanto custa a nova Titano 2025:

  • Titano Endurance 2.2 MT 4×4 – R$ 219.990
  • Titano Volcano 2.2 AT 4×4 – R$ 239.990
  • Titano Ranch 2.2 AT 4×4 – R$ 259.990
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Fiat Titano Volcano

A nova Ranger é vendida por aqui em oito versões, começando pela XL por R$ 240 mil. A versão XLS é mais equipada, custando R$ 235 mil com tração 4×2 e R$ 260 mil com tração 4×4. Todas usam o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv, com câmbio manual ou automático.

A mesma configuração XLS é a primeira com o propulsor 3.0 V6 de 250 cv e câmbio automático de 10 marchas, saindo por R$ 280 mil. O mesmo conjunto é visto nas opções XLT, Limited e Limited Plus, que variam entre R$ 290 mil e R$ 350 mil.

No topo da gama, a Ford ainda tem a Ranger Raptor, que custa quase R$ 450 mil. A grande diferença está debaixo do capô, onde aparece o motor 3.0 V6 biturbo de 397 cv, movido a gasolina.

Confira as versões da Ranger 2024:

  • Ranger XL 2.0 4×4 MT – R$ 239.990
  • Ranger XLS 2.0 4×2 AT – R$ 234.990
  • Ranger XLS 2.0 4×4 AT – R$ 259.990
  • Ranger XLS 3.0 V6 4×4 AT – R$ 279.990
  • Ranger XLT 3.0 V6 4×4 AT – R$ 289.990
  • Ranger Limited 3.0 V6 4×4 AT – R$ 319.990
  • Ranger Limited Plus 3.0 V6 4×4 AT – R$ 349.990
  • Ranger Raptor 3.0 V6 Biturbo 4×4 AT – R$ 448.600

VENCEDOR: Titano.

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ford ranger 2024

O custo-benefício da Titano

Curiosamente, a gama de versões dessas picapes tem algumas versões vendidas exatamente pelo mesmo preço. O primeiro exemplo é na briga entre a Titano Volcano e a Ranger XL, ambas custando R$ 239.990.

O modelo da Fiat é o único com câmera de ré, A/C com saída traseira, faróis de neblina, sensores de estacionamento, bancos em couro e rodas de liga leve, mas apenas a picape da Ford tem airbag de joelho e faróis com acendimento automático. Por ser um veículo para trabalho, a lista é generosa.

As duas ainda vêm com airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade, assistente em rampa, luzes diurnas, controle automático de descida, volante com ajuste de altura e profundidade, piloto automático, retrovisores elétricos e multimídia de 10″.

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TItano Volcano FIAT SIM Valinhos (9)

Para uma comparação mais justa, entre duas versões que também atendem bem no dia a dia, também podemos colocar frente a frente a Titano Ranch e a Ranger XLS. As duas custam exatamente R$ 259.990, mas qual oferece mais?

Aqui a Fiat ganha com sobra, vindo com alerta de mudança de faixa, câmera 360º, A/C dual zone, bancos em couro com ajustes elétricos, sensor de chuva, retrovisores com rebatimento elétrico e aquecimento, sensores dianteiros, alerta de pressão dos pneus, chave presencial e GPS.

No caso da picape da Ford, os únicos itens exclusivos são a partida remota e o carregador por indução. É claro que existem outros aspectos que poderíamos comparar entre as duas, mas na lista de equipamentos a Titano é superior.

Mas ainda vale citar que, assim como no comparativo dessa novidade com Hilux e S10, o que se destaca é o custo-benefício. Se você puder esticar o orçamento, a Ranger oferece muito mais nas versões mais caras.

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ford ranger 2024

A opção Limited Plus, por exemplo, tem assistente de farol alto, alerta de ponto cego, indicador de fadiga, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão frontal e tráfego cruzado traseiro, ACC, freio elétrico com Auto Hold, leitor de placas, multimídia de 12″, painel digital e outros itens que a Titano não oferece.

VENCEDOR: Titano.

Referência em desempenho

Se o assunto for a motorização, a disputa fica bem injusta entre essas picapes. Parece até que a Ranger está em outro patamar, o que talvez justifique seus preços mais salgados.

No caso da Titano, a única opção é o 2.2 turbodiesel de 180 cv, com torque entre 37,7 kgfm (versão manual de seis marchas) e 40,8 kgfm (opções automáticas de seis velocidades), mas sempre com tração 4×4.

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Com esse conjunto, o modelo da Fiat consegue atingir uma velocidade máxima de 175 km/h. Já a aceleração até os 100 km/h ocorre em 12,4 segundos nas versões automáticas e 14,7 segundos na configuração manual.

A Ford, por sua vez, apostou numa gama mais completa de motores em nosso mercado. Essa lista começa com o propulsor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 41,3 kgfm, que chega aos 100 km/h em 12 segundos e tem máxima de 164 km/h. Lembrando que ele pode ser associado ao câmbio manual ou automático, sempre com seis marchas.

A próxima opção é o motor 3.0 V6 turbodiesel, com 250 cv e 61,2 kgfm. Com câmbio automático de 10 velocidades, o desempenho melhora consideravelmente: 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e máxima de 187 km/h.

Isso já seria suficiente para vencer o duelo, mas ainda temos a Ranger Raptor no topo da gama. Essa versão importada da Tailândia usa o motor 3.0 V6 biturbo (gasolina), com 397 cv e 59,4 kgfm, com o mesmo câmbio automático de 10 marchas. A máxima é de 180 km/h, mas ela chega aos 100 km/h em apenas 5,8 segundos.

nova ranger xl xls 2
nova ranger xl xls 2

Além de perder no desempenho, a Titano também gasta mais combustível. A versão Ranch é a pior na estrada e quase gasta mais na cidade que a Ranger Raptor.

Na outra ponta, o modelo da Ford gasta menos com seu motor 2.0 diesel, na cidade com a versão manual e na estrada com a opção automática.

Consumo Titano MT Titano Volcano AT Titano Ranch AT Ranger 2.0 MT Ranger 2.0 AT (4×2/4×4) Ranger V6  Ranger Raptor
Cidade – diesel 9,6 8,6 8,5 10,2 10,1/10 8,9 8,3
Estrada – diesel 9,6 9,3 9,2 11,0 12,4/11,5 10,2 10,2

VENCEDOR: Ranger.

Espaço parecido

Quem comprar uma Titano não terá do que reclamar sobre o espaço interno. Afinal, ela tem 5,33 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,85 m de altura e 3,18 m de entre eixos. Mas a Ranger é ainda maior.

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A picape da Ford oferece 2 cm a mais no comprimento, 3 cm extras na altura e importantes 9 cm a mais no entre-eixos, apesar de ser 5 cm menor na largura. Na prática, os ocupantes vão bem nas duas, mas o espaço atrás é um pouco melhor na Ranger.

Outro ponto importante é o tamanho da caçamba, afinal ainda estamos falando de picapes. O modelo da Fiat oferece entre 1.109 a 1.314 litros (a versão de entrada não tem o protetor e ganha mais espaço) e carrega 1.020 kg, além da capacidade de reboque de 3,5 toneladas.

No caso da Ford, são 1.250 litros em todas as versões, mas o peso máximo que ela carrega varia entre 1.023 e 1.071 kg (com exceção da Raptor, que leva 736 kg). A capacidade de reboque é de 3,1 toneladas.

Finalmente, também podemos citar que a Titano tem 235 mm de altura do solo, o mesmo visto na Ranger.

ranger 2024 10
ranger 2024 10

A diferença está na capacidade de enfrentar obstáculos: a Ranger é superior no ângulo de entrada (30º x 29º), mas perde no ângulo de saída (26º x 27º). A coisa muda na versão Raptor, que tem 272 mm do solo e ângulos de 32 e 27 graus, respectivamente.

Como deu pra perceber, a diferença nos números é bem pequena. A Ranger é maior por dentro, mas a Titano pode ter uma caçamba maior.

VENCEDOR: Empate.

As confusas revisões da Ford

As revisões da Titano são feitas no padrão convencional do nosso mercado, com paradas a cada 10.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro. Em todas as versões o valor final até os 60.000 km é o mesmo, chegando a salgados R$ 11,2 mil.

TItano Volcano FIAT SIM Valinhos (6)
TItano Volcano FIAT SIM Valinhos (6)

No caso da Ranger, a Ford usa a chamada “Revisão Inteligente”, que monitora o veículo e avisa quando é necessário ir até a concessionária. Ou seja, a revisão é feita quando essa mensagem aparecer no painel ou a cada 16.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro.

Com um sistema um pouco confuso, a marca também informa apenas alguns valores desses serviços, como um preço básico e também quanto custam serviços necessários em certas quilometragens.

A tabela abaixo mostra que a periodicidade usada pela Ford faz o valor final ser menor que a Titano, mesmo incluindo a revisão dos 64.000 km da Ranger. Mas é bom lembrar que outros valores podem ser cobrados, como o fluído de freio que precisa ser substituído a cada 36 meses.

Revisões Titano Ranger 2.0 Ranger 3.0 Ranger Raptor
10.000 km R$ 1.835,00
16.000 km R$ 1.212,00 R$ 1.255,00 R$ 1.267,00
20.000 km R$ 1.802,00
30.000 km R$ 1.529,00
32.000 km R$ 1.896,00 R$ 1.939,00 R$ 2.037,00
40.000 km R$ 2.161,00
48.000 km R$ 3.397,00 R$ 3.440,00 R$ 3.013,00
50.000 km R$ 2.075,00
60.000 km R$ 1.802,00
64.000 km R$ 1.896,00 R$ 1.939,00 R$ 3.244,00
TOTAL R$ 11.204,00 R$ 8.401,00 R$ 8.573,00 R$ 9.561,00

VENCEDOR: Ranger.

nova ranger xl xls 6
nova ranger xl xls 6

A Ranger está vendendo muito

A Ford espera melhorar um pouco as vendas da Ranger com todas as qualidades da nova picape, mas não podemos dizer que seu desempenho era ruim. Em 2023, foram 20.352 unidades e a 3ª posição se olharmos apenas para as rivais de mesmo porte.

Já em 2024, a Ranger está brigando pela 2ª posição com a Rampage, ambas com aproximadamente 3.700 unidades vendidas até fevereiro. A Hilux continua liderando com folga, superando os 6.700 emplacamentos.

Enquanto isso, a Titano ainda terá os próximos meses para mostrar seu potencial, pois ainda não iniciou as vendas. A Ford diz que espera vender 12 mil unidades por ano, sendo metade disso apenas na versão mais cara Ranch.

Não dá para prever o futuro, mas a estimativa da marca parece bem otimista com os preços de tabela que foram divulgados. Se os descontos forem generosos, aí sim veremos a Titano brigando forte nesse segmento.

Conclusão

Sem uma picape vencedora no quesito vendas, os dois modelos acabaram empatados no restante desse comparativo.

Como era previsto, a Titano levou a melhor no preço e no nível de equipamentos, mostrando que tem um bom custo-benefício.

Já a Ranger foi superior na motorização, o que inclui desempenho e consumo, além de ter revisões mais baratas.

O único empate veio nas medidas, onde elas se igualam no espaço interno e capacidade de caçamba.

Fichas técnicas

Titano

Ranger

Preço  R$ 219.990 a R$ 259.990 R$ 239.990 a R$ 448.600
Motor 2.2 diesel 2.0 e 3.0 V6 (diesel ou gasolina)
Potência e torque 180 cv e 37,7 kgfm (MT) 2.0 – 170 cv e 41,3 kgfm
180 cv e 40,8 kgfm (AT) 3.0 V6 diesel – 250 cv e 61,2 kgfm
3.0 V6 gas. – 397 cv e 59,4 kgfm
Câmbio MT ou AT MT ou AT
Aceleração e velocidade máxima MT – 14,7s e 175 km/h 2.0 – 12s e 164 km/h
AT – 12,4s e 175 km/h 3.0 diesel – 9,2s e 187 km/h
3.0 gas. – 5,8s e 180 km/h
Consumo cidade MT – 9,6 km/l 2.0 – 10 a 10,2 km/l
Volcano – 8,6 km/l 3.0 diesel – 8,9 km/l
Ranch – 8,5 km/l 3.0 gas. – 8,3 km/l
Consumo estrada MT – 9,6 km/l 2.0 – 11 a 12,4 km/l
Volcano – 9,3 km/l 3.0 diesel – 10,2 km/l
Ranch – 9,2 km/l 3.0 gas. – 10,2 km/l
Rodas e pneus 265/65 R17 ou 265/60 R18 255/70 R16, 255/70 R17, 285/70 R17, 255/65 R18 e 265/55 R20
Medidas comprimento, 5,33 m; altura, 1,85 m; largura, 1,96 m; entre-eixos, 3,18 m comprimento, 5,35/5,36 m; altura, 1,88/1,92 m; largura, 1,91/2,02 m; entre-eixos, 3,27 m
Tanque 80 litros 80 a 82 litros
Caçamba 1.109 a 1.314 litros 1.250 litros
Peso  2.039 a 2.150 kg 2.069 a 2.400 kg
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viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.