Crossovers EUA Ford Tecnologia

Ford Edge ganha motor 2.0 EcoBoost e consegue fazer 12,7 km/litro

Ford Edge ganha motor 2.0 EcoBoost e consegue fazer 12,7 km/litro

O Ford Edge está ganhando um motor 2.0 EcoBoost no mercado norte-americano na linha 2012. Para atender à nova realidade daquele exigente mercado, os utilitários esportivos estão passando por uma mudança drástica. Afinal, quem diria que um Ford Edge ou um Explorer, por exemplo, utilizaria um motor 2.0 a gasolina?


Pois é. Depois do Ford Explorer, chegou a vez do Ford Edge ter sua versão 2.0 no mercado norte-americano, na versão 2012. O Edge 2.0 tem motor EcoBoost com 240 cv e 37,2 kgfm. Com potência e torque semelhantes ao de um V6, o novo motor 2.0 EcoBoost fez um milagre na vida do gastão Ford Edge.

E enquanto isso, essa geração já saiu de linha, temos a nova geração do Ford Edge no Brasil, mas nada de motor 2.0 EcoBoost por aqui, só temos o gastão V6.

O consumo do grandalhão canadense melhorou muito e foi para 12,7 km/litro na estrada. Na cidade, o Ford Edge 2.0 EcoBoost consegue fazer 8,9 km/litro. O modelo SUV emprega uma transmissão automática de seis marchas desenvolvida para proporcionar mais economia de combustível o tempo todo.


Graças ao novo motor EcoBoost, o Ford Edge 2.0 tem consumo na estrada igual ao do Ford Mustang V6 conversível e quase igual ao do Ford Escape Hybrid com tração dianteira. No entanto, na cidade o Ford Edge 2.0 EcoBoost só ganha dos Mustang V6.

Ford Edge 2012 com motor Ecoboost – Ficha técnica

Ford Edge SEL EcoBoost 2012
Preço básico $31,905
Preço com opcionais $36,430
Layout do veículo – Motor dianteiro, tração dianteira, 5 passageiros e 4 portas
Motor – 2.0L com 240 cavalos e 270 lb-ft de torque, turbo, DOHC de quatro cilindros e 16 válvulas
Transmissão – Automática de seis marchas
Peso total 1.806 km
Entre eixos de 2,82 metros
Comprimento 4,67 metros, Largura 1,93 metro, Altura 1,70 metro
Aceleração de 0-100 km/h em 7,7 segundos
Quarto de milha em 16,0 segundos
Frenagem de 100-0 km/h em 36,6 metros
Aceleração lateral 0.79 g (média)
Consumo de combustível na cidade de 8,8 km/l e na estrada de 12,6 km/l

Este texto lhe foi útil??

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • MarcosMV

    Que beleza!

    Potência e torque que não deixa nada a desejar em relação ao um V6.

    • iurirx7

      Meu pai tem um Versailles 2.0 à gasolina que faz 9km/l com 115cv !!!
      Esse faz 12km/l com 240cv !!!!

  • skulla7x

    A mudança do design antigo pro novo Edge foi sensacional, acertaram em cheio no que tinham que reparar!

  • Cosmomoonlight

    Esse motor ecoboost está fazendo milagre, na nova explorer o consumo também é interessante.

    • fredggp

      Não sejamos iludidos, acho esses valores de consumo muito inflados. Veja o caso do Jetta Hightline que o NA avaliou. Números bem abaixo dos da revista 4 rodas e na minha opinião muito mais realistas (bom para um turbo, mas bebendo pouco menos que um V6). Querer que um 2.0, mesmo que diretamente injetado, moderno, turbinado, potente e torcudo levando 2 toneladas seja econômico,….. nem a pau juvenal. Com a nossa gasosa, na cidade e no trânsito, apostaria um 5.5 km/l e uns 9 na estrada.

      • edsontak

        Concordo… na verdade, acho que não passa de 5km/l na cidade… já ouvi dizer que a Captiva v6 faz 3km/l…..

        • Bem… esse ai deve fazer facilmente uns 6km/l o que é otimo para o porte do Edge. Pois a versão comercializada aqui V6… ele faz entre 3,5 a 4,5km/l.

          A captiva faz sim esse consumo de 3 a 3,5km/l em transito pesado.

  • yuricalmon

    E nossos 1.0L bebendo de montão !!!

    • Victor Motter

      aqui nao tem UM FREX que faça 12.7km/h!!!!

      • douglasareado

        12.7 KM/H temos, mas 12.7 km/l não sei te responder se fazem.

        • Victor Motter

          opa . erro meu . km/L **

      • Castle_Bravo

        Na estrada faz sim, já fiz 14 km/l com um 1.4 da GM Econo.Flex.

        • Eu tbm faço 14km/l com meu C3 porém a 80 a 90km/h constantes. (no alcool, a média na gasolina é mto maior)

    • betowmf

      e o 2.0 do Jetta com 112 cv haiweuhiaeweuawhieuwa, faz me rir VW !

      • bigedu1988

        Tipo o focus com motor 1.6 com 85 cv no reino unido… rsrs

  • Sr_Montisolli

    É um SUV que particularmente eu acho bonito!!

    E o melhor está menos beberrão!! Mas por priorizar Status, com certeza iria de Land Rover ou quem sabe de X1!!

    Opções não faltam!!

  • blackSagaris

    Consome menos que muitos populares 1.0

  • vini_B

    a volks poderia ver esse motorzão da ford 2.0 de 240cv, ela tem q tomar vergonha na cara de vender um Jetta por 65 mil com um lixinho de 120cv enquanto os seus concorrentes tem de 140cv pra cima.

    • Já que vc comentou isso, o Best cars recentemente fez um comparativo entre Jetta, Civic e Corolla atuais.

      Quem ganhou no comparativo foi o Jetta pelo pacote de itens de série.

      Porém a Best Cars sempre pega como comparação o preço de tabela (que é correto). Porém na realidade, eu tenho visto Civic e Corolla PELO MENOS na versão automatica partindo de valores de R$61000/62000.

      Esqueci de um detalhe, o Civic andou mais, consumiu menos e ainda teve retomada melhor que os carros citados. Ou seja, nem o cambio de 6 marchas do Jetta fez milagre. E olha que o Jetta é o que tem mais torque especifico e entrega mais cedo… aos 2800rpm… enquanto o Civic entre nos 3450rpm. Curiosamente, o mais beberrão foi o Corolla 1.8 GLi (já com potencia aumentada). Mas todos eles frisando tiveram consumo até que proximos, mas ao menos o Civic deu o troco.

      Portanto R$8000 a menos que o Jetta (que realmente tem preço de tabela e a VW é super inflexivel ao preço de tabela). Eu daria vitoria facilmente ao Civic LXL SE (foi comparado o modelo LXL automatico) pelos itens de serie desse modelo e preço.

      • vini_B

        eu ñ daria a vitória pro jetta e tem mais eu ñ-o compraria, a unica versão q o jetta tem custo-beneficio é o Highline TSi, e o jetta é mt caro com preço de civic e corolla e motor ao equivalente ao 1.6 do cerato e o interior mt simplificado, a versão comfortiline manual parte de 65 mil, o jetta é mt bonito e equipado mais falta uma força nesse 2.0 aspirado e tbm falta mais versões, talvez uma mais barata de entrada, uma possivel versão trendline com preços partindo de 57 à 60 mil.

  • expresso222

    Potencia e torque de V6 e economia de 4cilindros!!!! Para ficar 100% só falta o barulho bonito de um V6! (Mais aí já é pedir demais KKKK!!)

  • DiMais

    dowsizing neles.. é o que mais terá nos grandalhões do tio sam, motores menores e mais eficientes e muitas versões híbridas..

  • Alesr50

    ". No entanto, na cidade o Edge 2.0 EcoBoost só ganha dos Mustang V6. "

    Aqui ele ganha do meu poderoso 1.6 flex…

    @#@!#$!@##!@#!!#@!$#!@$#$!@$!@#$!

  • EBarbosa1

    Faz mais km por litro que os nossos Flex… E é potente. E tem bastante torque…

  • FAELTIMAO

    Muito mais economico de muitos que se dizem populares………….

  • O bom de o governo pressionar a industria automotiva dos EUA a ser economica, é que enquanto a Europa está a frente em motores Diesel, os EUA vão começar a desenvolver extremamente os motores a gasolina, e como alguns carros saem do México para cá, quem sabe não aproveitamos também essa evolução deles.

  • Hbolivar

    A Ford poderia trazê-lo e vender mais Edge.
    Não era essa conversa no Honda CRV de 2.0 pagar menos imposto …
    Mas acredito que as montadoras quase nunca querem a liderança ou muitas vendas no Brasil.
    Querem na verdade cumprir metas.
    "PARA LUCRAR X TEMOS QUE VENDER 200 DESSE MODELO/MÊS"

    E ponto final. Nõs que sonhamos que todas querem a liderança em cada segmento.

  • Eu largaria meu "economico" C3, para ter um Edge… mas ai eu seria um "maluco" brasileiro… teria o carro mas nao poderia mante-lo…rsr (imagina pagar o IPVA desse monstro…rs)

  • Guilherme

    Carro não desse + como um motor desse + com consumo desse ?
    Tá de bom tamanho =D

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email