GWM consegue na justiça direito de vender o Fusca elétrico no Brasil

punk cat 1 1
punk cat 1 1

Ele é realmente inspirado no clássico sedã da Volkswagen e poderia ser seu sucessor se não fosse de outra marca, que no caso é a ORA da Great Wall Motor. Pois é, após registrar nos nomes Ora Punk Cat e Ora Ballet Cat no Brasil, em 2021, a briga começou.

Todavia, mesmo o registro no INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial, a GWM não conseguiu usar os nomes para seu Fusca elétrico devido a uma liminar da Volkswagen, porém, agora a marca chinesa conseguiu derrubar a liminar na justiça, segundo o jornal O Globo.

punk cat 2 1
punk cat 2 1

A Volkswagen alega (e não poupou palavras no processo) que os dois produtos da GWM são “uma cópia escancarada do icônico Fusca, como se não houvesse leis no Brasil que salvaguardassem os esforços alheios e vedassem a concorrência desleal e parasitária e a associação indevida”.

A Great Wall reconhece a semelhança, porém, disse não haver concorrência desleal, uma vez que o último Fusca saiu do mercado em 1996, em sua primeira geração. O modelo ainda foi vendido posteriormente na segunda geração como New Beetle e na terceira como Fusca, que também já deixou o mercado nacional há bastante tempo.

punk cat 3
punk cat 3

Já os modelos Ora Punk Cat e Ora Ballet Cat são variantes de gênero do modelo base da GWM, essencialmente um Fusca de nova geração. Com quatro portas e linhas totalmente inspiradas no VW, o elétrico chinês tem motor traseiro e acabamento interno premium.

Mesmo na China, sua introdução não está fácil e aqui, o simples registro no INPI não significa que ele poderá de fato ser vendido aqui. Notadamente a Volkswagen não ficará feliz se isso acontecer, ainda mais que a dupla da ORA mexe com a figura muito popular por aqui, o que lhe pode servir tanto de sucesso retumbante quanto de fracasso absoluto. E você? Compraria um Fusca elétrico chinês?

 

 

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X