Lançado no Brasil em 2008, o Ford Ka de segunda geração fez sucesso no mercado brasileiro.
A linha Ford Ka 2010 em especial chegou no ano de 2009 com novos recursos de conforto e acabamento para deixá-lo mais competitivo frente a outros modelos do segmento, como Mille Economy, Clio Campus, Celta e Gol Ecomotion.
Novidades daquele ano
Chegada do Ka 2010 em agosto de 2009
A linha 2010 do Ford Ka chegou em agosto de 2009 com melhorias na lista de equipamentos de série.
O popular passou a contar com desligamento automático das luzes e faróis, conta-giros, retrovisores com ajuste manual interno, luz de cortesia dianteira com temporizador, revestimento da lateral do porta-malas em carpete, adesivo preto na coluna B e para-sol do motorista com espelho cortesia.
Outra novidade foi a introdução de duas novas opções de cores ao catálogo: Azul Noronha e Verde Laguna, ambas metálicas.
Ford lança Ka ST 2010 em novembro de 2009
Como a última novidade da linha 2010 do Ford Ka, a marca norte-americana anunciou aos brasileiros a chegada do Ka com pacote ST em novembro de 2009 (foto acima).
Tal novidade lembrava os modelos esportivos da Ford na Europa, como o Fiesta ST e o Focus ST. Como diferenciais, oferecia apenas alguns recursos estéticos e detalhes exclusivos de acabamento. O pacote podia ser instalado nas concessionárias por R$ 1.549.
Entre os diferenciais, havia aerofólio traseiro, adesivos da versão, ponteira do escapamento em aço inoxidável, saias laterais e spoilers dianteiro e traseiro.
Versões à venda
O Ka linha 2010 foi comercializado no Brasil em somente duas configurações diferentes, sendo uma com motor 1.0 e a outra com o 1.6 flex, sempre com transmissão manual de cinco marchas.
Todavia, para satisfazer o desejo e necessidades de consumidores que buscavam por um carro mais completo, a marca oferecia alguns pacotes opcionais que agregavam recursos de conforto e detalhes visuais e de acabamento. São eles: Fly, mais básico, e Pulse, mais completo.
Havia ainda um kit esportivo chamado de ST, que agregava alguns itens visuais e de acabamento para dar uma cara mais “nervosa” ao Ka.
Veja abaixo as versões do Ka 2010:
- Ford Ka 2010
- Ford Ka Fly 2010
- Ford Ka Pulse 2010
- Ford Ka ST 2010
Equipamentos de série
Ford Ka 2010
Equipado de fábrica com recursos como travas elétricas com travamento automático das portas a 15 km/h, controle remoto de acionamento das portas e porta-malas, para-choques pintados na cor da carroceria, desligamento automático das luzes e faróis, retrovisores externos com ajuste manual interno, luz de cortesia dianteira com temporizador, para-sol do motorista com espelho de cortesia, adesivo preto na coluna B, painel de instrumentos com conta-giros, revestimento da lateral do porta-malas em carpete, entre outros.
Ford Ka Fly 2010
Agrega recursos como preparação para som nas portas, aquecedor e lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro.
Ford Ka Pulse 2010
Se diferencia por recursos como detalhes na cor prata na manopla de câmbio, saídas de ar e painel central com acabamento na cor cinza, novos alto-falantes, rodas de aço de 14 polegadas, capa dos retrovisores, maçanetas externas e régua do porta-malas na cor da carroceria, cintos de segurança traseiros retráteis, alças de segurança traseiras, porta-malas com iluminação, quatro alto-falantes, entre outros.
Ford Ka ST 2010
Em relação ao Ka convencional, o modelo Ka ST 2010 contava com recursos extras como saias laterais, spoilers dianteiro e traseiro, aerofólio traseiro, ponteira do escapamento em aço inoxidável, tapetes em carpete com o logotipo ST, acabamento diferenciado na manopla de câmbio, pedaleiras exclusivas e soleiras em vinil.
Itens opcionais
Dependendo do exemplar no mercado de usados, você pode encontra-lo com os seguintes itens opcionais:
Ar-condicionado, vidros elétricos, direção hidráulica, rodas de liga-leve de 14 polegadas, airbag duplo, painel de instrumentos exclusivo e sistema de som My Connection.
Para o modelo Ka ST, a Ford oferecia ainda a opção de bancos revestidos em couro com o mesmo padrão usado no muscle-car Mustang da época.
Valores da gama
Cores disponíveis
Embora os Ford Ka 2010 mais presentes nas ruas tenham carroceria com pintura nas cores branco, prata ou preto, a Ford comercializou o hatch popular em outras tonalidades.
Confira abaixo as cores que foram disponibilizadas pela Ford na linha Ka 2010:
- Azul Noronha (metálica);
- Branco Ártico (sólida);
- Prata Geada (metálica);
- Preto Ebony (sólida);
- Verde Laguna (metálica);
- Vermelho Bari (sólida).
Motores 1.0 e 1.6
Os dois motores usados pelo Ford Ka na linha 2010 são da família Zetec Rocam.
As configurações mais em conta do hatch popular usam o 1.0 8V Flex Zetec Rocam flex, que consegue desenvolver 69 cavalos de potência com gasolina e 73 cv com etanol, a 6.000 rpm.
Já o torque é de 8,9 kgfm, a 4.750 rpm, e 9,3 kgfm, a 5.000 rpm, respectivamente.
Os modelos mais caros escondem sob o capô o 1.6 8V Zetec Rocam flex. Este modelo desenvolve 102 cv com gasolina e 110 cv com etanol, a 5.500 rpm. O torque é de 14,5 kgfm e 15,3 kgfm, nesta ordem, entregue sempre a 4.250 giros.
Em ambos os casos, a transmissão é manual de cinco velocidades.
Números de consumo
De acordo com os números divulgados pelo Inmetro, os números de consumo do Ford Ka linha 2010 com motor 1.0 ou 1.6 são os seguintes:
Ford Ka 1.0
Etanol
- Consumo de 8,1 km/l na cidade;
- Consumo de 11,6 km/l na estrada.
Gasolina
- Consumo de 9,2 km/l na cidade;
- Consumo de 13,5 km/l na estrada.
Ford Ka 1.6
Etanol
- Consumo de 7,1 km/l na cidade;
- Consumo de 10,2 km/l na estrada.
Gasolina
- Consumo de 8,4 km/l na cidade;
- Consumo de 13,9 km/l na estrada.
Informações de desempenho
Ford Ka 1.0
Etanol
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 15,5 segundos;
- Velocidade máxima de 160 km/h.
Gasolina
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 15,7 segundos;
- Velocidade máxima de 157 km/h.
Ford Ka 1.6
Etanol
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos;
- Velocidade máxima de 178 km/h.
Gasolina
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos;
- Velocidade máxima de 160 km/h.
Dados técnicos
Motor |
1.0 8V Zetec Rocam |
1.6 8V Zetec Rocam |
Tipo |
Dianteiro, transversal, gasolina e etanol |
Dianteiro, transversal, gasolina e etanol |
Número de cilindros |
4 em linha |
4 em linha |
Cilindrada em cm3 |
999 |
1.598 |
Válvulas |
8 |
8 |
Taxa de compressão |
12,8:1 |
12,3:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Multiponto |
Multiponto |
Potência Máxima |
69 cv com gasolina e 73 cv com etanol, a 6.000 rpm |
102 cv com gasolina e 110 cv com etanol, a 5.500 rpm |
Torque Máximo |
8,9 kgfm com gasolina, a 4.750 rpm, e 9,3 kgfm com etanol, a 5.000 rpm |
14,5 kgfm com gasolina e 15,3 kgfm com etanol, a 4.250 rpm |
Transmissão |
||
Tipo |
Manual de 5 marchas |
Manual de 5 marchas |
Freios |
||
Tipo |
Disco sólido (dianteira) e tambor (traseira) |
Disco sólido (dianteira) e tambor (traseira) |
Direção |
||
Tipo |
Não-assistida / hidráulica |
Não-assistida / hidráulica |
Suspensão |
||
Dianteira |
Tipo McPherson, com molas helicoidais |
Tipo McPherson, com molas helicoidais |
Traseira |
Tipo Twist-Beam, semi-independente auto-estabilizante |
Tipo Twist-Beam, semi-independente auto-estabilizante |
Rodas e Pneus |
||
Rodas |
Aço de 13 polegadas e aço ou liga-leve 14 polegadas |
Aço ou liga-leve de 14 polegadas |
Pneus |
165/70 R13 ou 175/65 R14 |
175/65 R14 |
Dimensões |
||
Comprimento total (mm) |
3.836 |
3.941 |
Largura sem retrovisores (mm) |
1.641 |
1.695 |
Altura (mm) |
1.420 |
1.525 |
Distância entre os eixos (mm) |
2.452 |
2.491 |
Capacidades |
||
Porta-malas (litros) |
263 |
257 |
Tanque (litros) |
45 |
45 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) |
423 |
405 |
Peso em ordem de marcha (kg) |
905 |
1.135 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) |
ND |
ND |
Ford Ka 2010 – fotos
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