Fiat Toro Freedom 2024: Picape Turbo tem acabamento interno honesto, mas sem luxo

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A Fiat tem o topo de vendas de picapes pequenas e grandes garantido pela dupla Strada e Toro, mas enquanto a Strada dispara na frente, a Toro tem concorrente forte.

Motores modernos, com opção Diesel e Flex, preço convidativo e ampla rede de concessionárias jogam a favor da Toro.

Avaliamos uma unidade da versão Freedom, e trouxemos todos os detalhes para você.

Partindo de R$ 156.990,00, a versão da picape grande da Fiat vem de série com:

Ar-condicionado digital dual-zone, barras longitudinais no teto, câmera de ré, central multimídia com tela de 8,4″, Apple CarPlay e Android Auto wireless, faróis de neblina em LED, faróis Full LED, rodas de liga 17”, 6 airbags (2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina), controle de tração e estabilidade, cluster digital de 7”, volante multifuncional, direção elétrica, freios ABS, sensor de pressão dos pneus, piloto automático com controlador de velocidade e mais.

Motor Flex moderno e versátil

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Já houve uma época em que picapes e carros de passeio tinham tecnologias e motores totalmente diferentes, hoje, para muitas montadoras, isso mudou.

Prova disso é a Toro, que utiliza motor aplicado em outros carros do grupo Stellantis, como alguns Jeeps.

O motor 1.3 Turbo de 4 cilindros e 16v, tem ótimo rendimento de 185 cv e 27,5 kgfm de torque no etanol, torque já disponível a 1.750 RPM.

Acoplado ao câmbio automático de 6 velocidades, empurra seus 1.670 kg de 0 a 100 km/h em 10,7s, com velocidade máxima de 201 km/h.

Seriam números somente aceitáveis para um carro de passeio desse valor, porém para uma picape grande de entrada, são bons números.

A capacidade de carga total é de 750 kg, mais 400 kg de reboque.

Seu consumo é de 6,6 km/l na cidade e 8,0 km/l na rodovia, quando utilizado etanol, enquanto na gasolina são 9,5 km/l e 11,2 km/l, respectivamente.

A RAM Rampage Rebel, por exemplo, que custa R$ 261.990,00, faz o 0 a 100 km/h em 6,9s com velocidade máxima de 210 km/h.

O consumo é de 7,9 km/l na cidade e 9,7 km/l na rodovia, sempre na gasolina.

A Hilux STD Power Pack, que parte de R$ 242.590,00, com motor 2.8 Diesel, tem capacidade de carga maior, 1.000 kg, porém anda menos.

O 0 a 100 km/h é de 12s e a velocidade máxima 180 km/h.

Interior honesto, mas sem luxo

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Sendo uma picape grande que custa quase R$ 100.00,00 a menos que suas concorrentes, fica difícil fazer uma comparação entre elas sem sermos injustos, então vamos dizer apenas que ela é honesta.

Seu interior não tem itens refinados, como couro, por exemplo, mas cumpre sua função no segmento de forma assertiva, sendo confortável, funcional e até que bonito (mas não muito).

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As forrações de porta são em plástico, com acabamento acolchoado em tecido na região do apoio de braço e logo acima, com alguns detalhes prateados, sem grandes destaques.

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Os bancos em tecido tem costuras marcadas, com um desenho interessante, neles são aplicados dois tons de cinza, e nas suas laterais existem abas generosas, deixando-os mais bonitos e com um encaixe bom.

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Na parte central, o console é bem simples, abriga a manopla de câmbio, que é igualmente simples, somente com uma moldura em preto brilhante.

Um pouco acima, os comandos do ar-condicionado digital com acabamento em plástico preto e alguns detalhes prateados.

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A central multimídia tem desenho acertado, encaixada no painel com os difusores de ar nas laterais, passa a robustez que se espera pra uma picape, não se deixando levar pela tendência de centrais “flutuantes”.

O acabamento que contorna o acessório e os difusores é em preto brilhante.

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À direita, em frente ao passageiro dianteiro, o painel se afunda, deixando uma cavidade, essa região é prateada, lembrando aço escovado.

Mais à direita, próximo à porta, o difusor de ar é montado na vertical.

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Voltando à região em frente ao motorista, o volante passa a impressão de ser grande, com raio espesso, abrigando os comandos multifuncionais.

O aro possui empunhadura grossa e em couro, dando a impressão de robustez.

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O cluster digital de 7 polegadas é responsável por dar um ar mais tecnológico à picape.

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No banco de trás, como esperado, não há muito espaço, mas ainda está bem à frente da Montana, a Toro tem ao menos o espaço necessário.

Visual moderno

Bem antes da GM modernizar a Montana, a Fiat já trazia algumas tendências de design que foram aplicadas pela rival norte-americana.

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Entre elas o conjunto óptico dividido, com a porção superior estreita e se estendendo até boa parte do capô.

O farol fica na porção mediana do para-choque, enquanto os faróis de neblina na inferior.

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A grade central é contornada por um acabamento em plástico preto brilhante, enquanto a região central é bem vazada, e possui o logo “FIAT” em grandes proporções e cromado.

A porção inferior do para-choque é em plástico preto comum.

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As rodas são de liga 17” e tem um desenho compatível com a proposta, sem muito destaque, envoltas por pneus “borrachudos”, 225/60, bem adequados para não sofrer nos obstáculos urbanos.

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Toda região lateral inferior é recoberta por um acabamento em plástico preto, não muito largo, não rouba tanto a atenção da lataria.

As janelas tem cortes retos, triangulares, sem curvas, dando um visual mais “quadrado”.

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No teto os racks são em plástico preto, dando mais cara de funcional e menos de picape de passeio.

Os retrovisores são pintados em preto, enquanto as maçanetas acompanham a cor do veículo.

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Na traseira, as lanternas são “esticadas” até a lateral, com as bordas todas vermelhas e região central branca.

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Na tampa da cabine, que é bipartida, abrindo igual um armário, o modelo “Toro”, versão “Freedom” e motorização “Turbo 270” estão cromados na região inferior, enquanto no centro, fazendo parte do puxador, o logo da Fiat cromado em fundo preto.

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Uma espécie de “soleira” cromada dá acesso à caçamba, fica apoiada no para-choque protuberante, construído em plástico preto.

Vende bem, mas tem rivais mais “caras”

Dentre todos os veículos comerciais leves, a picape Toro foi o segundo mais emplacado em Maio de 2024, 4.315 unidades ao todo.

Perdendo apenas para a irmã Strada, disparada com 10.973 unidades emplacadas, e ganhando de Saveiro (3.557), Hilux (3.393) e S10 (2.311).

Dentre as picapes grandes, foi a mais emplacada no ano, desbancando a Hilux nesse mês.

No acumulado de janeiro a maio somou 18.429 unidades emplacadas, enquanto a rival da Toyota emplacou 18.394.

Em terceiro lugar, a Montana com 10.655, já a S10, com 10.163, chega em quarto.

Seguidas por Ranger, Rampage, Oroch, L200, Frontier e Amarok, completam o top 10.

Funcional, relativamente barata e moderna, caiu no gosto do brasileiro, por enquanto de forma incontestável dentre as picapes grandes de entrada.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.