McLaren Senna: o super carro de 800 cv, com nome de campeão

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A McLaren Senna é um super carro que leva o nome de um tricampeão de Fórmula 1, o saudoso Ayrton Senna, desenvolvido muito tempo depois da morte do piloto, sendo lançado oficialmente em 2018.

Com produção até hoje, o modelo nunca foi vendido oficialmente no Brasil, mas existem unidades que chegaram independentemente, com um exemplar sendo da família Senna.

Terceiro modelo da McLaren Ultimate Series , juntando-se aos modelos F1 e P1, a McLaren Senna é construída em fibra de carbono, tendo seu propulsor montado em posição central.

Seu motor V8 4.0 bi-turbo tem 4.0 litros e entrega 800 cavalos e 81,3 kgfm, controlados por uma caixa automatizada de dupla embreagem com sete marchas e tração traseira.

Com visual agressivo, a McLaren Senna é um desenvolvimento do fabricante de Woking que tem suas próprias características, tornando-se um bólido bem apreciado e muito caro.

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McLaren Senna – detalhes e equipamentos

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A McLaren Senna tem um design agressivo e focado essencialmente na aerodinâmica, sendo o foco do carro, que surgiu com o objetivo de quebrar recordes de velocidade.

A carroceria incorpora elementos aerodinâmicos para torná-lo mais leve e rápido, com frente dispondo de enorme spoiler de fibra de carbono aparente.

Com três aberturas na frente, a McLaren Senna tem a principal para radiador e também para direcionar o fluxo de ar para cima do capô através de saídas de ar duplas.

Esse conjunto cria uma pressão enorme sobre a frente da Senna, de modo a manter o carro grudado ao chão, enquanto as entradas de ar laterais no frontal, ajudam a resfriar os discos de freio.

Estes são feitos de carbono-cerâmica e as pinças azuis da Brembo possuem seis pistões na frente e quatro nos discos traseiros.

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McLaren Senna interior

Com rodas de alumínio forjado com parafuso único, a McLaren Senna tem ainda faróis full LED e luzes diurnas horizontais, bem como saídas de ar quente dos freios junto às portas.

As entradas da McLaren Senna são de abertura diedral e possuem vigias na parte inferior, além de janelas que se abrem parcialmente.

Os radiadores principais do motor V8 apresentam enormes entradas de ar nas laterais, com aberturas inferiores menores para refrigeração dos freios traseiros.

A cabine curvada tem para-brisa longo e partes das portas, assim como entrada de ar para admissão forçada no motor, logo atrás do teto.

Atrás, o capô do motor central tem cobertura na cor do carro e ao lado, defletores de ar para saídas do ar quente gerado pelo V8.

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Esses gases quentes são direcionados para a traseira por spoilers verticais junto às laterais da carroceria, tendo o motor um escape centralizado com três bocas.

Logo acima fica a asa traseira de fibra de carbono, que além de tornar o visual da McLaren mais agradável e chamativo, também cria enorme efeito downforce, mantendo a Senna no chão.

Abaixo da carenagem, fica uma grade com o nome da marca, permitindo que mais ar quente do motor seja jogada para trás.

O para-choque traseiro da McLaren Senna é pronunciado e feito de fibra de carbono, com a parte inferior dele portando dois enormes difusores de ar, conectados também aos spoilers laterais.

As lanternas em LED são filetes de luz entre a carroceria acima e a grade abaixo, deixando um ar mais limpo na traseira.

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Por dentro, a McLaren Senna é completamente construída em fibra de carbono, com partes em Alcantara e outras em plásticos especiais, tendo cluster digital horizontalizado.

Nas laterais do mesmo, difusores de ar potentes para manter a cabine numa boa temperatura, dada a alta velocidade e enorme calor do motor.

O infotainment tem tela vertical e no mesmo conjunto, comandos físicos do potente ar condicionado. Já o volante não tem comandos multifuncionais, mas os paddle shifts são enormes.

Entre os bancos em estilo concha, um console central com botões de marcha como degraus de uma escada, por exemplo.

Com visual bem clean, o ambiente da McLaren Senna conta ainda com pedais de alumínio, enquanto os bancos tem poucos ajustes.

McLaren Senna – motor

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O motor da McLaren Senna é conhecido como M840T, sendo um V8 de 90 graus com 4.0 litros e dois turbocompressores IHI (Ishigawajima), além de injeção de combustível de alta pressão e quatro válvulas por cilindro.

Desenhado por Tom Walkinshaw, famoso engenheiro da equipe McLaren de Fórmula 1, o M840T é produzido e montado na Ricardo, que ajudou Tom no desenvolvimento do motor.

Feito à mão em Shoreham-by-Sea, Inglaterra, o V8 4.0 biturbo tem 3.994 cm³ e duplo comando nos cabeçotes com acionamento por correntes.

Entregando 800 cavalos a 7.250 rpm inicialmente, o M840T tinha ainda 78,2 kgfm a 5.500 rpm, mas essa calibração muda de acordo com a versão, chegando a ter 845 cavalos e 81,3 kgfm na Senna GTR.

O limite de giro é de 8.500 rpm e o propulsor é refrigerado por enormes radiadores laterais, além de radiador de óleo do motor e da transmissão também.

Falando nela, trata-se de uma caixa automatizada de dupla embreagem com sete marchas, além de modos de condução e mudanças manuais no volante.

McLaren Senna – desempenho e consumo

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  • Aceleração de 0 a 100 km/h – 2,8 segundos
  • Aceleração de 0 a 200 km/h – 6,8 segundos
  • Aceleração de 0 a 300 km/h – 17,5 segundos
  • Arrancada em 1 ⁄ 4 milha – 9,9 segundos
  • Velocidade máxima – 335 km/h
  • Consumo médio – 8,0 km/l

McLaren Senna – variantes

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A McLaren Senna tem variantes para algumas aplicações, como a versão LM, feita pela Operações Especiais da McLaren, exclusivamente para uso em pista de corrida, tendo 35 exemplares feitos e cada um deles com 825 cavalos.

A potência é a mesma da McLaren GTR, que é uma variante anabolizada do superesportivo, tendo 825 cavalos e 75 exemplares feitos.

Por fim, a GTR LM vai para a pista com 845 cavalos, enquanto a McLaren Sabre é o nome do bólido para o mercado americano e com 835 cavalos.

McLaren Senna – ficha técnica

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Motor 4.0 V8
Tipo
Número de cilindros 8 em V
Cilindrada em cm3 3994
Válvulas 4
Taxa de compressão ND
Injeção eletrônica Direta, dois turbos
Potência máxima 800 cv a 7.250 rpm (gasolina)
Torque máximo 78,2 kgfm a 5.500 rpm (gasolina)
Transmissão
Tipo Automatizado de dupla embreagem de 7 marchas
Tração
Tipo Traseira
Direção
Tipo Eletro-hidráulica
Freios
Tipo Discos dianteiros e traseiros
Suspensão
Dianteira Duplo braço
Traseira Duplo braço
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve forjada aro 19 polegadas na frente e 20 polegadas atrás
Pneus 245/35 R19 na frente e 315/30 ZR20 atrás
Dimensões
Comprimento (mm) 4.744
Largura (mm) 2.153
Altura (mm) 1.195
Entre eixos (mm) 2.670
Capacidades
Porta-malas (L) ND
Tanque de combustível (L) 72
Carga (Kg) ND
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.374
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND
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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X