Crossovers Matérias NA Mercado SUVs

Melhor SUV: custo-benefício (2020)

Melhor SUV: custo-benefício (2020)

Qual o melhor SUV? Muitos devem fazer essa pergunta e ela é um pouco complicada de responder. Em termos de opinião, seria impossível agradar a todos – afinal, cada um tem uma e é por isso que deixamos de lado os resultados de Avaliações NA para estabelecer critérios específicos para essa matéria.


Não levamos em conta nossas experiências ao volante, exatamente para que haja imparcialidade total entre os modelos, visto que alguns deles nunca passaram pela Avaliação NA.

Dessa forma, esperamos levar ao leitor a informação com base em dados técnicos das diversas opções existentes no mercado, que moldam o custo-benefício de cada produto.

Assim, eis os critérios que estabelecemos para comparar as ofertas de SUVs no mercado brasileiro. Focamos na faixa de preço onde a maior parte das vendas estão concentradas e isso significa partirmos de R$ 60.000 até R$ 130.000.

Pode não parecer, mas existem 33 modelos nesta categoria, indo desde os crossovers até os utilitários esportivos de médio porte. Os chamados “jipes” foram deixados de lado por serem muito focados no fora de estrada.

Dos pontos mais importantes num SUV, o preço é sem dúvida fundamental. O mesmo em relação à potência e torque, assim como desempenho, consumo e porta-malas.

Em termos de conteúdo, o “básico” é oferecido em todos, mas airbags adicionais, multimídia, piloto automático e controles de tração e estabilidade são importantes itens que fazem a diferença na hora da compra.

Dos mais de 30 modelos, focamos nos 10 mais vendidos em 2019, visto que o custo-benefício desse grupo é evidentemente observado pelo consumidor através do maior volume de vendas.

Juntos, eles somaram 169.909 unidades entre os 40 modelos listados pela Fenabrave, que totalizaram 230.558 unidades vendidas na primeira metade do ano. Os 10 acumulam 73,68% desse mercado apontado pela associação dos revendedores.

Na lista abaixo, sem dúvida o preço é um denominador fundamental, mas não basta apenas isso. Dos 10, o melhor SUV em termos de custo-benefício é o Nissan Kicks, que peca apenas por não tem piloto automático e um motor mais potente, embora seu consumo seja bom.

O câmbio CVT é outro ponto importante nesse aspecto, assim como o porta-malas na média do mercado. Na segurança ainda acrescenta sistemas adicionais de controle.

Melhor SUV: custo-benefício

1) Nissan Kicks – R$ 96.990

Melhor SUV: custo-benefício (2020)

Na versão SV com Pack Plus, o Kicks já dispõe de seis airbags, controles de tração e estabilidade, multimídia, mas não tem piloto automático, item inexistente no modelo como um todo. Mas, tem rodas de liga leve, controle dinâmico de curva, controle dinâmico de chassi, ar-condicionado, chave inteligente, bancos em couro “gravidade zero” e câmera de ré.

Com 432 litros no porta-malas, o Kicks tem motor 1.6 16V de 114 cavalos e 15,5 kgfm, tanto na gasolina quanto no etanol, equipado com transmissão CVT Xtronic. O crossover vai de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos e tem velocidade final de 175 km/h. O consumo médio é de 8,55 km/l no etanol e 12,55 km/l na gasolina.

2) Ford EcoSport – R$ 95.435

Melhor SUV: custo-benefício (2020)

Esse produto da Ford cumpre os requisitos de custo-benefício na versão Titanium Plus, que custa R$ 95.990. Com motor 1.5 Ti-VCT de três cilindros, o SUV compacto entrega até 137 cavalos e 16,2 kgfm. O EcoSport 1.5 tem consumo médio de 8,65 km/l no etanol e 12,35 km/l na gasolina. De 0 a 100 km/h em 11,8 segundos com máxima de 180 km/h.

Automático com seis marchas, o modelo nesta versão vem com piloto automático e multimídia SYNC 3 com Android Auto e Car Play. Com 356 litros oficiais no porta-malas, esta opção também vem com controles de tração e estabilidade, assim como assistente de partida em rampa.

Há sete airbags, incluindo uma bolsa inflável para o joelho do motorista. O EcoSport Titanium Plus tem ainda câmera de ré, assistente de emergência, luzes diurnas em LED, bancos em couro e tecido, ar-condicionado automático, navegador e sistema anticapotamento.

3) Jeep Renegade – R$ 108.490

Melhor SUV: custo-benefício (2020)

O Renegade atende aos requisitos desta matéria de custo-benefício apenas na versão Longitude, que inclui os itens necessários, entre eles airbags laterais e cortina (opcionais), controles de tração e estabilidade e piloto automático. Ele também oferece multimídia.

Na mecânica, motor E.torQ 1.8 Flex com até 139 cavalos e 19,3 kgfm, além de câmbio automático de seis marchas. De 0 a 100 km/h, o SUV precisa de 10,2 segundos e tem final de 182 km/h. O consumo médio é de 7,9 km/l e 11,6 km/l, respectivamente etanol e gasolina.

Seu porta-malas tem 260 litros e dispõe ainda de airbag de joelho para o motorista, navegador GPS, Start&Stop, ar-condicionado dual zone, limitador de velocidade, rodas de liga leve e freio de estacionamento eletrônico.

4) Hyundai Creta – R$ 107.990

Melhor SUV: custo-benefício (2020)

Para ter os itens exigidos nesse comparativo de custo-benefício, o Creta precisa da versão topo de linha Prestige, que custa R$ 107.990. Nela, o cliente leva motor Nu 2.0 DVVT com até 166 cavalos e 20,5 kgfm, além de câmbio automático de seis marchas.

Com isso, ele vai de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e máxima de 188 km/h. O consumo é de 7,55 km/l no etanol e 10,7 km/l na gasolina. O crossover tem 431 litros no bagageiro. Vem com piloto automático, seis airbags e controles de tração e estabilidade.

Tem ainda multimídia e controle de cruzeiro, além de Android Auto e Car Play, câmera de ré, bancos em couro, banco do motorista refrigerado, saídas de ar no banco traseiro, Start&Stop e ar-condicionado automático.

5) Volkswagen T-Cross – R$ 96.670

Melhor SUV: custo-benefício (2020)

O T-Cross é um dos modelos mais recentes em nossa lista, mas a VW peca por oferecer muitos opcionais para seu SUV. De início pode parecer algo interessante poder equipar o carro do seu jeito, mas a verdade é que o consumidor acaba ficando confuso com tantas opções.

Sendo racional, a melhor compra entre as versões do SUV é o T-Cross 200 TSI Automático. Sim, estamos falando da versão de entrada, com a adição do pacote Interactive II, que inclui câmera de ré, espelhos eletricamente ajustáveis e rebatíveis e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Fora isso, essa versão já é equipada com tudo o que os outros modelos dessa lista tem, como controle de tração e de estabilidade, seis airbags, assistente de partida em rampa, ajustes na coluna de direção e banco do motorista, direção elétrica, sensor crepuscular, central multimídia, entre outros.

Além disso, apesar do motor 1.4 da versão topo de linha ser mais forte, o 1.0 TSI dá conta do recado tranquilamente, além de entregar boas médias de consumo. Esse propulsor tem 3 cilindros, 128 cv e 20,4 kgfm de torque, com transmissão automática de seis marchas. Lembrando que o T-Cross ainda tem uma opção mais barata, com câmbio manual de seis marchas.

6) Renault Captur – R$ 95.990

Melhor SUV: custo-benefício (2020)

O Captur Intense 1.6 CVT custa R$ 95.990 e vem com piloto automático, controles de tração e estabilidade, multimídia, mas apenas airbags laterais. No mais, entrega rodas de liga leve, navegador GPS, câmera de ré, limitador de velocidade, ar-condicionado automático, luzes diurnas em LED e chave-cartão.

Seu motor 1.6 SCe tem até 120 cavalos e 16,2 kgfm, sendo sua caixa de câmbio do tipo CVT. Nesse conjunto, o Captur vai de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos com máxima de 169 km/h. O consumo médio é de 7,7 km/l no etanol e 11,1 km/l na gasolina. O porta-malas tem 437 litros.

7) Honda HR-V – R$ 113.400

Melhor SUV: custo-benefício (2020)

Para preencher os atributos do Melhor SUV: custo-benefício, o HR-V precisa da versão EXL, que custa R$ 113.400. Nesta versão, vem com seis airbags, controles de tração e estabilidade, piloto automático e multimídia.

Equipado com motor 1.8 i-VTEC FlexOne, o crossover tem até 140 cavalos e 17,4 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol, já que é o único que é mais potente no derivado de petróleo. Vai de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e tem máxima de 175 km/h.

O consumo médio é de 8,15 km/l no etanol e 11,65 km/l na gasolina. Tem 437 litros no porta-malas. Oferece faróis full LED, freio de estacionamento eletrônico, assistente de partida em rampa, GPS, bancos em couro, ar-condicionado automático e câmera de ré.

8) Citroën C4 Cactus – R$ 101.090

Melhor SUV: custo-benefício (2020)

O SUV da Citroën parte de R$ 71.090 (tendo ainda a versão PcD por R$ 69.990), mas seu conteúdo só fica interessante a partir da versão Shine, que custa pouco mais de R$ 97 mil. O problema é que essa versão ainda não tem os 6 airbags que os concorrentes dessa lista entregam, então precisamos subir um pouco mais e chegar na configuração Shine Pack Automático.

O motor dessa versão é o interessante 1.6 THP de 173 cv e 24,5 kgfm de torque, com câmbio automático de 6 marchas. Sua lista de equipamentos dispõe de controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, rodas de 17 polegadas, câmera de ré, sensor crepuscular, entrada e partida sem chave, sensor de chuva, ar-condicionado automático, volante e bancos em couro e o pacote de segurança ADAS, que inclui alerta de saída de faixa, alerta de atenção ao condutor, alerta de descanso, frenagem automática de emergência e alerta de colisão.

9) Renault Duster – R$ 87.490

Melhor SUV: custo-benefício (2020)

O novo Duster Iconic 1.6 CVT é a opção mais completa do SUV que traz piloto automático, controle de tração e estabilidade e multimídia, mas não vem com airbags laterais e nem de cortina. Tem GPS, câmera de ré, rodas de liga leve, faróis de neblina, comandos de áudio no volante, função Eco e limitador de velocidade.

O motor SCe 1.6 tem até 120 cavalos e 16,2 kgfm, obtido tanto na gasolina quanto no etanol. O câmbio CVT é o Xtronic e o porta-malas tem 475 litros. Renovado visualmente, o novo Duster deve ter um alívio frente à pesada concorrência, mas a Renault errou feio ao oferecer apenas dois airbags até na versão mais cara.

10) Jeep Compass – R$ 120.640

Melhor SUV: custo-benefício (2020)

O Compass Sport sai por R$ 116.990 e atende aos requisitos, tendo motor 2.0 Tigershark Flex com até 166 cavalos e 20,5 kgfm, além de câmbio automático de seis marchas, indo assim de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos com final de 192 km/h. Seu consumo é de 6,8 km/l com etanol e 9,8 km/l na estrada.

Tem piloto automático, sete airbags (parte opcional), controles de tração e estabilidade e multimídia, esta com Android Auto e Car Play. O conteúdo ainda inclui freio de estacionamento, luzes diurnas, rodas de liga leve, ar-condicionado automático dual zone, limitador de velocidade, faróis de neblina, discos nas quatro rodas, suspensão multilink, entre outros.

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Ford Opala Attractive 200TSI

    SUV com melhor custo-benefício : NENHUM.

    Compre um Hatch compacto premium ou um sedã médio que vc ganha mais.

    • Rodrigo

      Ou uma SW enquanto ainda tem.

      • Ford Opala Attractive 200TSI

        Ou uma Minivan, enquanto ainda tem rsrs

    • Fernando Bueno

      concordo…..

    • Speed Racer

      Perfeito, pensei a mesma coisa. Qualquer bom sedan médio próximo de R$100.000,00, oferece muito mais eficiência, espaço, economia e estabilidade do que essa turma de suspensão levantada.

      • Ford Opala Attractive 200TSI

        Exatamente. Se vc comparar Tracker x Cruze, kicks x Sentra, HR-V x Civic em versões de preço similar, o sedã será sempre melhor.

      • Ken Masters

        Verdade…Só que nós moramos nessa maravilha chamada BRASIL. De quê adianta ter um sedan cheio de tecnologia embarcada, lindo, super completo e até mais barato que uma SUV…Daí você pega um asfalto irregular (daqueles que os caminhões deixam um monte de bolha pra cima) e ele rasga a parte de baixo inteira do seu carro?
        Eu concordo que o SUV está com o preço inflado e que há muitas opções mais atraentes…Mas infelizmente a buraqueira reina por aqui e o SUV é uma opção que ameniza bastante isso!

        • Ronário Medeiros Mascarenhas

          Concordo com suas palavras. infelizmente, nós não temos boas estradas e isso, nos ajuda a forçar pagar um pouco mais caro nos SUV’s. Tô contigo!

        • Rafael A

          GRANDE VERDADE !KKKKKKK ESSA GALERA FÃ Q SE DESFAZ DE SUVS MORAM NA EUROPA KKKK

    • th!nk.t4nk

      Lembrando que a maioria dos modelos dessa matéria são simplesmente hatches compactos mesmo. Apenas levantam a suspensão e botam uma “casca” de SUV. O conforto, desempenho e comportamento pioram muito, enquanto o preço aumenta.

    • Martini Stripes

      Cara, entendo o que vc quer dizer, mas discordo.
      Já tive WRX, Focus, Corolla e também um Renegade, o SUV é muito prático para uso no dia-a-dia.
      Utilizar o porta malas, pegar a cadeirinha no banco traseiro, sentar e sair do carro.
      Não tem a mesma dinâmica, mas para o todo dia, é melhor.
      Hoje com controle de estabilidade e ABS eles se aproximam de um carro com melhor dinamica, deixa a desejar em frenagem por exemplo, mas no geral, é melhor de usar.

      • Chris

        Uma coisa é fato, a maior vantagem em um Suv é a facildiade maior de agrupar bagagens em seu porta malas, esses 300 litros de mala da tracker da pra fazer milagre rs, sem contar em feiras etc, fica mais fácil de tirar e colocar as coisa no porta malas.

        • darwin

          um amigo meu tem uma duster, já carregou tanta coisa nele. Encheu o porta-malas e levou um fogão no hack junto, hehe

    • beto

      Gosto de alguns suv´s mas custo benefício de fato não é o forte desta categoria.

    • pdias

      Que lista do inferno…. A maioria não possui controle de tração e nem estabilidade…. a maioria bebe mais que caminhoneiro traído e a maioria provém de “chassis de carro de passeio”…. O Compass é o último da lista, mas é o primeiro 100% SUV, o resto é CROSSOVER

      • darwin

        pena que o compass tem muita avaliação ruim no Opinião do Dono do icarros. Ali conta muito quando for pegar um carro. Me baseei nele e outros meios e até agora não tiver surpresa.

        • Vitor

          No site carros na web também tem avaliação de donos dá pra se basear bastante lá

    • Jorge

      O melhor custo benefício é o da Spin de longe.

    • ocampi

      Concordo com vc. Enquanto os SUV custando para fazer um consumo mais ou menos um Hatch consegue melhores índices. O seguro de um SUV está nas alturas também.

    • Ken Masters

      Até o dia que você estiver em uma BR, e der de cara com um asfalto cheio de bolhas de mais de 10cm de altura e ela rasgar seu carro inteiro por baixo…
      SUV tá inflado, virou moda! Sim! Mas o objetivo não é “ficar altinho” não. É não ser vítima desses asfaltos vagabundos que temos por aqui….
      Se as pistas fossem boas, era só meter um Hatch ou um Sedan mesmo e rodar despreocupado…Seria lindo! Mas impraticável aqui!

      • Speed Racer

        Sempre tive carros comuns e ando em buracos que possuem alguns bolsões de asfalto, isso para ser elogioso e até hoje nunca rasguei nenhum carro por baixo, nem mesmo pneu. Na minha opinião pode ser útil em pequenos alagamentos e para ir ao sítio no fim de semana.

        • Wolf

          O problema não é o asfalto, é a quebramolite aguda, doença que epidêmica no Brasil. Não é possível entrar e sair de um condomínio sem passar por uns dez quebra-molas, kkkkk

  • Emanuel

    O título deveria ser ” Melhor SUV: custo x não faz mais do que a obrigação”

    • Ricardo

      Deixar o motorista altinho. Haha

    • Ken Masters

      Quem vê vocês comentando assim, pensa que vocês moram na Alemanha, EUA, etc…
      Só rua sem buraco, sem quebra mola de 15cm de altura e asfaltos irregulares que DETONAM qualquer hatch ou sedan com menos de 13cm de altura pro solo…

      SUV está com o preço super inflado sim, mas a culpa maior é das bostas de estradas que temos. O SUV, ao menos, oferece uma proteção maior em relação à isso…Pra quem não vê problemas, é só pegar um hatch ou sedan mesmo que certamente vai oferecer mais itens por um preço mais em conta. Ninguém questiona isso.

      • Emanuel

        Onde eu moro e olha que é no interior de Minas primeiro não precisa de carro, segundo tem boa pavimentação, acredite se quiser. Quem vê você falando parece que não tem asfalto onde mora auhuahua. Não estou criticando de maneira alguma os suv’s, amigo, não sei se você leu direito. Gosto muito, só acho que é a categoria mais ‘não faz mais que a obrigação’ entre os carros vendidos aqui. E caso não tenha ficado claro, quando eu disse que não faz mais que o obrigatório, eu quis dizer sobre os itens de série.

  • TijucaBH

    Nao entendi a metodologia usada na matéria. Fizeram muita confusao. Ao mesmo tempo que falam de numero de air bags, controles eletronicos de estabilidade e tração, temos WRV sem os controles eletronicos, Renegade com apenas 2 air bags de série, Duster sem controle de tração, estabilidade e somente 2 air bags, e por aí vai….

    Sinceramente, achei a matéria muito fraca, talvez se tivessem levado em consideração a experencia do site ao testar esses carros, teria ficado de fato mais proximo da realidade, mesmo correndo risco de alguma parcialidade.

    • Ducar Carros

      Para mim, seria melhor dividir em “categorias”:

      – melhor custo-benefício para cidade: o Kicks SV com pack plus;
      – melhor custo-benefício para estrada: Creta Prestige, seguido pelo Tracker.
      – melhor custo-benefício para cidade e estrada, mas um pouco mais caro: Compass Sport, com airbags opcionais.
      – melhor custo-benefício 4×4: Compass Sport, com airbags opcionais.

      Não entendi WRV e Duster na lista.

      • TijucaBH

        Exatamente! Um Kicks ppr exemplo pra quem viaja com 5 pessoas e bagagem, vai passar aperto nas ultrapassagens, da mesma forma que alimentar im Creta 2.0 pra quem só roda na cidade nao é bom negocio. Um Compass 4×4 pra nunca ver terra na vida, é um desperdício, e por aí vai…

    • Fernando Bento Chaves Santana

      E nem falaram sobre a capacidade off-road doa modelos…

      • cepereira2006

        Ninguém vai fazer off road com esses modelos. Não foram feitos para isso.

        • Fernando Bento Chaves Santana

          A definição de SUV implica em alguma capacidade off-road. Sem isto são crossovers.

          • cepereira2006

            Mas eles são crossovers. Não são SUVs.

            • Fernando Bento Chaves Santana

              Então deveriam mudar o título da matéria que é “Melhor SUV: custo-benefício”

    • Rômulo M.

      Eu concordo totalmente com vc. Na verdade eu li li e não entendi lógica nenhuma nesse ranking, tem várias informações de todos os carros, mas não tem nenhuma escala de pontuação que venha e justifique a colocação dada a cada um. Faltaram critérios mais objetivos.
      Colocar modelos tao diferentes na mesma lista é complicado. O Compass poderia figurar em primeiro lugar ou em último lugar, já que e o único SUV médio figurando numa lista cheia de SUVs compactos, bem como o WR-V poderia ir pra último já que é um CUV com preço de SUV compacto que ainda fica devendo itens.
      Em todo caso ainda acho que vários fatores devem ser levados em conta na hora de determinar o custo-benefício de um carro, como custos de manutenção, cesta de pecas, seguro, desvalorização, etc

    • Leonardo azevedo

      concordo contigo porem o Duster CVT ja tem controle de estabilidade e tração

    • darwin

      o duster já tem controle de tração e estabilidade. Pelo menos na versão 1.6 cvt agora começaram a fazer.

      Acho que o duster é menos inútil de todos esses da lista aí, hehe

  • Mayck Colares

    O renegade 1.8 não faz um 0 a 100 em 10,2 segundos com o câmbio automático de jeito nenhum. Alô estagiários!

    • Speed Racer

      Acho que nem de 0 a 50, rsrs.

    • FREDRED

      Complicado o camarada comprar um ranegayde e toda hora tomar bucha de Chevette Júnior, Escort Hobby, Gol Cht 1.0, 147 1050, Oggi, Prêmio, Uno Telesp, etc.

      • aletp

        Apelou hein? rs se bem que é quase isso, tambem não aceito essas coisas, mas… deixa a galera puxa fila ser feliz.

      • Robinho

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, apelou geral!

      • Mayck Colares

        Temos uma toro aqui em casa com esse 1.8 sem atualização logo que foi lançada. Com uma pessoa no carro o desempenho fica entre um hatch 1.4 a 1.6. Tenho um 208 automático e é notório como ele anda melhor mesmo com motor 1.6 e câmbio de 4 marchas. Não sei se pela massa ou pelo controle de estabilidade mas a toro por incrível que pareça transmite mais segurança nas curvas principalmente aquelas com ondulações ou buracos que o 208 sai muito.

        • Drax

          Fica uma pergunta. Estou para sair de um novo Ka 1.0. O desempenho desse 1.8 não pode ser pior né?
          Pelo que falam parece o pior carro do mundo…

    • ocampi

      Esta leva de SUV serão os carros mais desvalorizados do futuro. Quem quer um carro beberrão, seguro caro e que mal cabe dentro de garagem.

    • Razzo

      É em queda-livre !

    • darwin

      tenho uma outlander 2.0. Tem o mesmo peso do renegade, 1500
      Se a minha 2.0 não faz em 10,2, imagina um renegade com motor 1.8 e peso igual, e aerodinâmica pior também

      • Mayck Colares

        Sempre quis saber como é o desempenho da outlander 2.0, a sua é essa com Cvt?

        • Renato

          opa a minha Outlander V6 GT 2011, faz 7km/l na cidade e 11km/l na estrada (andando tranquilo), se pisar faz 5 e 9 respectivamente.

    • Emanuel Fernandes Lacerda

      Esse com 1.8 não faz 0 a 100 nesse tempo nem sendo jogado de um avião….

  • Mayck Colares

    O tracker pode não ser o favorito do pessoal porém nesse caso tem um custo beneficio maior q o hvr.
    Senta que lá vem treta!!

  • Bruno Leite

    por 130k o melhor seria o tiguan all space de entrada. não?

    • Nicolas

      Sem duvida, tecnologia, espaço e acabamento está um nível acima do Compass.

    • cepereira2006

      Nunca vi um na rua até agora. Isto non ecxiste.

    • Venancio Carvalho

      Combustível somente Gasolina, desvalorização muito grande e dificuldade na hora de vender.

  • CxB em relação as manutenções e preços de peça isso sim queria ver.

    • Leonardo azevedo

      Kicks sai ganhando em CxB disso tambem

  • Robinho

    concordo, pra mim os dois melhores são; Kicks e Ecosport.

  • Leandro

    Com 90 mil compraria um golf. Olha o desempenho do kicks, ta de brincation.

    • aletp

      Desempenho do kicks é pífio, assim como 90% dos carros desse segmento.

  • Dod

    Lá vem o eterno chororô pela morte dos famigerados hatches médios com espaço de compacto e das peruas que nem as funerárias querem mais.

    • Francisco Helio

      Carro de funerária… kkkkkkk

  • Pietro_Turbo

    Custo x benefício que analisa apenas preço e lista de equipamentos?
    Onde estão os principais quesitos de pós-venda, que são tão importantes e imprescindíveis em qualquer análise de custo x benefício?
    A avaliação da Motor1 são bem mais completas e coerentes.

  • Mauro Schramm

    Kicks não merece vencer o comparativo pelo desempenho fraco no teste de colisão do Latin NCAP.

  • leomix leo

    Sinto muita falta de quando Eber dava uma voltinha com os carros, ele foi um dos primeiros a fazer isso e postar em sites(N.A.) não temos mais essas avaliações,
    ( os que tem são puxa saco de marca). Poderia ter feito uma matéria rodando com cada modelo e colocando suas principais qualidades e defeitos
    ( em video).

    • Louis

      Hoje tem vários canais bons no youtube que fazem isso, eu assisto quase que diariamente hehehehe
      Um dos que mais gosto é um que chama Opinião Sincera, recomendo.

  • João

    Renegade 10s de 0-100? Kkkkk
    Nem em queda livre

    • FREDRED

      Tenho certeza que na arrancada dos 401 mt um Escort Hobby Cht 1.0 dá coro na renegayde.

  • Wellington Myph13

    NA, gosto de verdade das listas criadas por vcs… Mas WR-V não da né?

  • KamatsuKyoto

    As SUVs chinesas não seriam o melhor custo-benefício?

  • Anderson Trajano

    Tema interessante, mas bem polêmico. Acho que eles quiseram fazer uma comparação de custo x benefício dentro desse universo, sem comparar com outras categorias. O único detalhe que não concordo é o HRV, que na prática concorre com os menores e custa uma fábula. As vezes me vem na cabeça o quanto que a Honda lucra com esse carro no Brasil.

  • Lucas

    WR-V é SUV agora? KKKKKKK poxa NA, bora parar com a brincadeira…

    • Robinho

      ate pensei que era 1º de Abril, mas fui conferir no calendário e não é….kkkk

    • MarcioMaster

      Exato se WR-V esta na lista, Spin tambem deveria, é mais SUV que o honda.

  • Maycon Farias

    Matéria excelente. Eu ficaria com o Renegade de olhos fechados mas tentaria juntar mais uns 20 para chegar no Compass apesar do consumo porco porém aceitável pelo tamanho e peso. Na verdade essa matéria mostra exatamente o motivo do sucesso espetacular do Compass. Todos os outros de categoria menor com preços extremamente próximo.

    • Ernesto

      Esticaria um pouco mais e pegaria a nova Tiguan básica.

  • Dherik

    Valeria destacar a diferença de acabamento. O Jeep Compass tem um acabamento muito superior ao EcoSport, por exemplo.

  • Baetatrip

    Materia fraquinha hein?!
    Compass 2.0 Flex por 113 mil reais?
    Prefiro ter 1 Golf Variant 1.4 0km
    Os carros que foram apresentados sao verdadeiramente carros em baixo custos e nem oferece segurança hoje dim dia que pede!

  • afonso200

    captur, kkkkkk

    • aletp

      essa captur é um belo casamento pelo jeito, numa das garagens onde passo todo dia tem uma semi-nova para venda faz uns 5 meses e segue lá mofando no patio dos caras, detalhe, estão pedindo 300 paus acima da fipe só e o carro tem 22 mil km rodados.

  • sigma7777777

    Os principais sedans médios de entrada esmagam esses SUVinhos por terem mais espaço interno, maior volume em porta-malas, mais econômicos no consumo de combustível, menor custo de manutenção inclusive em termos de perfil de pneus, menor custo de seguro e embora tenham ESP/ESC se não o tivessem seriam mais seguros que esses SUVinhos cheios de eletrônica embarcada para não tombar. A única vantagem dos SUVinhos é serem um tiquinho mais alto e nem é grande coisa. Por R$ 83 mil o próprio Sentra já bate o Kicks, apenas para citar carros da mesma montadora.

    • cepereira2006

      Tente levar uma simples poltrona para a sua casa de praia em um sedan médio. Você quebra o carro todo e a poltrona não entra nem pelo porta malas e nem pela porta traseira. Sedans médios são muito bons de dirigir, mas versatilidade e praticidade zero. Um Ford Ka funciona melhor como um carro de família do que um sedan médio. Esse foi meu primeiro e último. Dirigibilidade é muito bom, mas não pode ser o único aspecto a se considerar na compra de um carro.

      • sigma7777777

        Poltrona é demais né, mas já rebati os bancos do meu sedan médio e carreguei uma TV Plasma de 60″ para o conserto. Não, não dá para levar uma poltrona, mas sim, dá para levar muita coisa com os bancos rebatidos. Para mim são versáteis e práticos sim, desde que não se queira carregar elefantes.

        • cepereira2006

          Uma simples poltrona pequena não é um elefante. Para levar uma ridícula lava louças Brastemp 8 serviços para consertar, a menor, mais pobre e muquirana, arranhei a porta dele pois só coube “sob pressão”.

          • sigma7777777

            Carreguei um frigobar Electrolux de 80 litros e também já transportei um fogão 4 bocas nos bancos traseiros de um Corolla 2011. Com os bancos rebatidos transportei plantas de quase 3 metros de altura . Para mim está ótimo.

            • Luis Carlos Saccon

              Sério que vc quer comparar espaço , e insiste nisso ,entre SUV ou Crossover e sedãs ????

              • sigma7777777

                Ah, claro que não cara, o espaço desses SUVinhos é enorme, não é? O Civic tem apenas 519 litros e bom espaço interno, mas os SUVinhos nanicos são bem melhores…

                • Luis Carlos Saccon

                  Acredito se tratar só de bom senso ….. mas já percebi que estou perdendo tempo aqui …..

                  • sigma7777777

                    Qual é o bom senso de um veículo SUVinho cujo único ganho é de alguns centímetros de altura? Daí o que o consumidor ganhar é: maior custo de manutenção, pior consumo, maior custo do seguro, menor volume de porta-malas, perfil de pneu mais caro, menos tecnologia embarcada. Você está perdendo tempo na medida em que não argumenta.

                    • Luis Carlos Saccon

                      Só acho que nem preciso argumentar com quem quer discutir ESPAÇO , e não outro critério , pois foi isso que mencionei aqui , entre SUVs e sedans….. já tive Nissan Versa , Sentra e Vectra …… também já tive CRV , e agora estou com o Kicks ……. vi “in loco” , o que um , e outro , carregava …… só falta agora eu desenhar também …… precisa ????

                    • sigma7777777

                      Ah cara, citei mil coisas. Putz, sério que você não vê vantagem em um Sentra com motor 2.0 ao invés de Kicks com manco 1.6? Eu citei VÁRIAS vantagens, não só espaço, mas se você não ler daí fica difícil, né?

                    • Luis Carlos Saccon

                      Sigma7777777 ….. foi vc quem não leu …..lá em cima , na minha primeira abordagem citei apenas ESPAÇO ……não estou discutindo outros critérios , somente ESPAÇO entre SUVs e Sedans ….. e nisso , os sedans perdem feio ………. não compro só motor em um carro …….. analiso outros itens , dependendo onde vou usar na maior parte do tempo esse carro ……. o 1.6 do Kicks me atendeu legal até agora ( não é um foguete , mas já viajei com a família e ele se comportou muito bem ) , na estrada e na cidade ……….. fora o ESPAÇO dele que é ótimo viu ????

      • Fernando Bento Chaves Santana

        Eu gostava dos Multivans. Eram campeões em versatilidade e espaço interno.

      • FREDRED

        Comprou o carro errado de novo, pela sua necessidade: pick-up. Quantas vezes por semana vc leva essa tal poltrona para a praia?!

        Não precisa responder.

      • th!nk.t4nk

        Então, um Passat Variant leva literamente um sofá de 2 metros dentro do porta-malas, com a tampa fechada. Desconheço SUV de sua faixa de preço que tenha essa capacidade de carga. Mesmo um simples Golf Variant já ganha de qualquer SUV compacto também nesse aspecto. O negócio é que SUV nao se compara com sedã, e sim com peruas.

        • Francisco Helio

          Golf Variant com um sofá no porta malas arrebenta o fundo na primeira lombada… inferno essas lombadas e quebra molas desenhados por estagiários…rsrsrsr

        • Ernesto

          Mas quem falou em sedam foi o sigma777777. E pode reparar que a maioria compara com Hatch médio ou sedam, até porque peruas estão em extinção aqui no Brasil.

      • Francisco Helio

        Já transportei na Eco: escrivaninha montada, colchão, cadeira de rodinha, outra vez transportei um puff… num hatch grande ou até em um Fusion dificilmente daria pra transportar alguma tralha dessas…
        Invenção da minha mulher achar que temos um caminhão em casa rsrsrsrs

        • cepereira2006

          Sim, já tive Ecosport e transportei uma quantidade inimaginável de coisas em uma única viagem.

      • kravmaga

        Alugue uma picape ou pague um frete para fazer isso e vai poder transportar coisas ainda muito mais volumosas e pesadas sem forçar o carro, deixar arranhões, etc.

        Concordo que o estilo hatch tem a vantagem de poder rebater o banco traseiro, coisa que os sedãs permitem também hoje em dia, mas a abertura do porta-malas maior permite a entrada de volumes maiores. Mas se for um volume muito grande, como um móvel ou fogão, é mais fácil pegar emprestado ou alugar uma picape pequena ou média.

      • Speed Racer

        Cara vc tem razão. Eu pelo menos levo o sofá de casa toda a vez que viajo. Vou comprar um Suv então, apesar do bagageiro ser menor que qualquer sedan médio vai ser mais fácil colocar nossos sofás.

  • Luccas Villela

    WRV? SUV? Pq o T40 não tá então? Me poupe!

    • Thiago

      Só ler a matéria. Dos 33 modelos existentes, fizeram só dos 10 mais vendidos.

  • Zé Mundico

    Ficou meio esquisito e o melhor pareceu o mais barato…é isso mesmo?
    Sei não, mas acho que o Peugeot 2008 (que está mais para SW) e o Suzuki Vitara são superiores a todos esses aí.

    • Wilibaldo

      Zé, Você pode descrever o que faz achar o 2008 melhor que todos dessa lista?

      • Zé Mundico

        Pode até não ser o melhor, mas acho que tem muitas qualidades e um preço mais razoável que todos os citados. Comparativamente falando, nem se compara com Duster, Captur e WR-V, para começar…..

        • Wilibaldo

          Perguntei a tua opinião, pois fiz o teste drive, e tive a impressão contrária, e, cheguei a conclusão que o 2008 seja inferior ao Captur

        • Wilibaldo

          Algumas percepções que fizeram não optar pelo 2008: é significativamente menor, não apresenta controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida de rampa, isofix, não consegui regular a altura do farol, os retrovisores não possuem rebatimento elétrico, chave presencial.

  • Ricardo Santos

    Tira 50K de cada um e aí a gente conversa.

  • Paulino Lino

    Pelo amor de Deus, parem de tratar o WR-V de SUV !!!!!! Aquele troço alí é um Fit anabolizado.

    • th!nk.t4nk

      Outro dia tinha gente batendo o pé os comentários de outra notícia aí pra dizer que o Kwid era um SUV.

    • Louis

      Mas tem capacidade offroad praticamente igual a todos os outros da lista…

      • Luis LC

        hahahahahaha, verdade

    • ViniciusF

      NA é um site que acompanho a anos e gosto bastante, mas fazer um ranking com critérios nebulosos e chamar WRV de SUV me deixou decepcionado.

  • Leandro

    Faltou colocar o Renault Kwid (IRONIA).

  • Francisco Helio

    Na boa pessoal, quem tem filho, usa cadeirinha de bebe, e vaga apertada na garagem do prédio, além de enfrentar a buraqueira das nossas ruas e estradas, certamente já comprou ou irá comprar um SUV de shopping, é fato!
    Sai de um hatch compacto para um Ecosport e me sinto muito bem servido, com boa dirigibilidade, espaço interno aceitável, excelentes sistemas de segurança ativos e passivos, além de confortável.
    Mas respeito os saudosistas das peruas e os que valorizam o bom conjunto ofertado pelos sedãs médios.

    • Leandro

      Como você sobrevive com o porta malas da Eco, colocando um carrinho ali acabou. Fora que a abertura da tampa exige uma vaga grande, coisa que você falou que não tem…

    • kravmaga

      Não tenho filhos mas minha avó de 93 anos usa cadeira de rodas (por não se sentir muito firme para andar por muito tempo, não porque não consiga andar) e de vez em quando preciso transportá-la no meu carro.

      Pois é, tinha um SUV médio (Corolla) e troquei por um SUV médio (Captiva) achando que ela iria ficar feliz por ser mais fácil entrar e sair. Ledo engano !

      A primeira coisa que falou quando viu o SUV foi reclamar que a entrada era mais difícil para ela porque o banco era alto demais e tinha que levantar muito a pena (operada para colocação de uma prótese no osso do fêmur, quebrado quando se acidentou) ! Penei também para conseguir colocar no porta-malas pouco profundo a cadeira de rodas dobrada.

      Resumindo: na próxima troca, voltei para um sedã médio novamente, desta vez um Jetta, e ela não reclama mais para entrar. Também consigo colocar facilmente a cadeira de rodas dobrada no porta-malas profundo e com maior volume do que no SUV médio. Se num SUV médio de 4,5 m como a Captiva eu já passei por isso, imagino nesses SUVs compactos !

      • Ernesto

        Acho que cada caso é um caso. Já li que alguém comprou para a mulher um desses “SUV’s” pois facilita colocar e tirar as crianças do carro. Agora o seu relato é novo. Realmente para uma pessoa de idade, com certa dificuldade de locomoção, um desses carros acabará dificultando sua entrada por causa da altura. Então, resumindo, compre o que é melhor para você, para o seu gosto, para a sua necessidade, ou ambos os critérios (ou outros caso esteja esquecendo).

  • Duh

    Wrv na lista tira toda a credibilidade.

  • kravmaga

    SUVs com custo-benefício MENOS PIORES, né ?!

    Não consigo ver custo-benefício nenhum pagando 90 mil reais por um March levantado (Kicks), mais de 100 mil num Fit maquiado de SUV (HR-V e WR-V), 95 mil num Fiesta levantado (Ecosport), quase 100 mil num Fiat maquiado de jipe que se arrasta para acelerar (Renegade) e mesmo nesse Compass com motor aspirado e sem injeção direta pelo menos.

    Não troco NENHUM hatch ou sedã médio do mercado por nenhum destes “SUVs” da lista. Para ter algo ao menos equivalente você tem que partir para SUVs médios de verdade e dignos como Tiguan, Equinox, 3008, etc.

  • julio

    O mundo é SUV!

  • anonbr666

    Considerar um WR-V um “SUV” melhor que Compass é muito triste rs.

  • Leandro

    Os mais vendidos nem sempre são os melhores. Pra mim o Peugeot 2008 é o melhor custo x benefício da categoria. Por 85 mil ou menos vc leva um 0km pra casa com motor 1.6 de 118cv que faz 11km/l na cidade com câmbio automático de 6 marchas, ou se quiser mais potência e não fizer questão do automático (meu caso), por mais 5 mil leva o THP com 173cv e que faz os mesmos 11km/l. Seis airbags, controles de tração e estabilidade, hill hold, piloto automático, central multimidia com GPS e espelhamento de smartphone, ar condicionado digital dual-zone, teto solar panorâmico e mais uma infinidade de acessórios.

  • Leonardo azevedo

    Não ter controle de estabilidade e ar condicionado automático nem devia estar nessa lista, são coisa que hoje em dia até Ka e Uno tem. Acima deles ja devia ser obrigatorio. Alias até sandero qndo tinha EasyR tinha.

  • Mario

    Isso só pode ser piadinha do malandro!!! Deixar o Compass em 10º, só pode se piada. Por favor, me falem onde que o kicks é melhor que o Compass??? Os outros nem menciono, pois o kicks é o 1º. Preço??? Então, me desculpem, não podem comprar um carro que custa 90k com um de 109k. Misturaram tudo.Aliás, acho que kicks e compass, nem são concorrentes.

  • Quem quer custo-benefício não compra carro zero, a Ecosport Titanium lá de casa, 2016/2017 muito bem equipada e com apenas 25mil km rodados foi R$ 68mil, isso sim é custo benefício. Quem não tem dinheiro pra ficar torrando em carro zero, deixa os ricos (ou os metidos a rico) comprarem e depois de um ano de uso compra deles o carro semi-novo, com garantia e num preço justo.

  • Wilibaldo

    Dessa lista, eu escolho a Captur.

  • Hélio

    90k sem controle de cruzeiro? palminhas pra vc

  • Claudinei Barreto

    Qdo o SUV começou a se popularizar no Brasil pensei que se tratava daqueles carrões grandalhões americanos, típico do FBI, como GM Suburbian, a antiga GM Grand Silverado ou outros maiores como Santa Fé, Sorento, Toyota SW4, Pagero, minha ideia de SUV era de uma caminhonete com cobertura…estes aí da lista seriam outro coisa, ‘mini-SUV’, ‘pré-SUV’ algo assim, são bem pequenos…aliás alguns andam encolhendo a cada versão, a exemplo do Sportage e do Ecosport.

  • Mauro Cezar

    Gostaria de sugerir o Subaru Forester L ou XT! O XT tem 240cv, 35,7 kgfm de torque, motor boxer turbo com intercooler e
    injeção direta de combustível, que proporciona menor nível de vibração e
    baixo centro de gravidade, câmbio CVT com acionamento por corrente que
    permite uma maior gama de relações de “marcha” (até 8 simuladas), 4
    modos de condução: 1) Intelligent; 2) Sport; 3) Sport Sharp e 4) X-Mode,
    display gráfico com pressão do Turbo, carga do acelerador, temperatura
    do óleo e distribuição da tração, partida sem chave, teto solar
    panorâmico, câmera de ré, sensor de chuva e crepuscular, controles de
    tração e estabilidade, abertura elétrica do porta-malas, assistente de
    partida em rampa, assistente de descida, e tração AWD-Simétrica. Ele faz
    0-100km/h na faixa de 7s, e possui 220mm de altura livre do solo. É o
    único Crossover que consegue rivalizar com os SUV’s tradicionais, ou
    seja, aqueles 4×4 montados sobre chassis e que possuem caixa de
    transferência com relação reduzida. O Subaru Forester XT é rápido como
    um esportivo, possui dirigibilidade de automóvel, e capacidade “off
    road” de utilitário. O modo Intelligent, aliado ao baixo centro de
    gravidade, combinado com sua direção, acelerador e freios muito
    precisos, o tornam muito fácil de conduzir, resultando em baixíssimo
    stress ao volante, e fazendo jus ao lema da montadora “peace of mind”.
    Pressionando o botão Sport Sharp ele se transforma num esportivo arisco,
    que faz curvas sobre trilhos graças a tração 4×4 AWD Simétrica. E com o
    acionamento da tecla X-Mode esta mesma tração o transforma num valente
    veículo Fora de Estrada. Ou seja, você tem três carros em um: um carro
    familiar pacato com um ótimo espaço interno e bom porta-malas; um
    esportivo rápido; e um valente veículo Fora de Estrada. Por todas essas
    características é que eu julgo que o Subaru Forester XT merece uma
    avaliação completa. É um excelente Crossover
    que o brasileiro comum desconhece! Fica a dica!

  • Renan Caetano

    ahh de todos esses ai vou nao vou de nenhum kkkkk Gosto mesmo é da FORD EDGE 2011/2012 pae, da pau em muitos ai…Inclusive é mais barato.

  • JOSE GOMES MENDONÇA

    Tenho a 3008. Ela coloca todos esses no bolso. Muita tecnologia e principalmente, muita beleza. Simplesmente a mais linda de todas.

  • Luiz Guimarães

    Bem galera, na realidade, tudo depende da sua necessidade no dia a dia. Normalmente a família hoje tem 2 carros : Um sedã e um SUV. Quando minha esposa pede um vaso enorme pra por no jardim, não da para por no sedã. Quando viajamos, ambos preferimos o sedã. Tem também aquele modismo e a gente acaba comprando por impulso. Detesto carro que cheio, não anda, então dispenso qualquer veículo 1.6, a não ser que seja turbo, que é a tendência atual.

  • Lima Santos

    Esse final de semana alugamos uma DUSTER e viajamos pelo interior do Goiás… me decepcionei com o carro em ultrapassagens sendo ele automático. Grita demaaaais… Frenagem ruim pois um obstáculo no asfalto estando a 120km em carros inferiores consegui frenar de boa, com esse não… Na estrada de chão wooooooooow UM AVIÃO SEM ASAS e ótima estabilidade, tendo peso na traseira é favorável demais… enquanto outros carros iam com velocidade inferior eu passava no 12 kkkkkkkkk outro problema é a misera do consumo… putz grila… 7.2 gasosa ou alcool na estrada… em questão de conforto e espaço interno para passageiros eu achei fraco em comparação ao RENEGADE automático que fui para Palmas. De qualquer forma, creio que o RENEGADE e a DUSTER saíriam na briga… já que meu vizinho tem um COMPASS e não se agradou como um brother comentou acima onde diz que ter um 4×4 e nunca andar em estrada de chão é prejuízo.

  • Dion Garcia

    Mudem o nome dessa listagem então, já que não levam em conta a dirigibilidade. Além disto, CUSTO x benefício, remete a preço/valor, logo carros com desvalorização altíssima como kicks e renegade não podem liderar essa lista… renegade tem porta-malas menor do que o FIT!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Liliane Mendonça

    Eu achei que faltou o C4-CACTUS. É um bom carro e moderno, recomendaria entre os SUV’s brasileiros como ótimo custo-beneficio!

  • Petrônio Gurgel

    Ruas irregulares,asfalto pessimo,bueiros abertos,alagamentos,lombadas

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