MT-03 2022: motor, preço, ficha, desempenho, versões

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A Yamaha MT-03 2022 chegou ao mercado nacional de duas rodas como atualização do modelo já produzido desde meados dos anos 2010. A naked premium tem preço sugerido de R$ 29.845.


Fabricada no Brasil, a MT-03 2022 é uma motocicleta esportiva de baixa cilindrada, que garante uma performance acima do normal com alto torque em baixa rotação.

Isso até motivou a Yamaha, em sua campanha de marketing, a criar uma série de animes para enaltecer o produto, mas sem perder a essência desse tipo de produção visual, com a moto como condução do personagem principal.

Rival da BMW G 310 R e KTM 390 Duke, a MT-03 2022 é a porta de entrada do segmento premium para os clientes da Yamaha.

Ela está em um nível acima da Yamaha Fazer 250, provendo acesso à família Master of Torque, que tem ainda os modelos Yamaha MT-07 e Yamaha MT-09.

Assim como nas outras duas, a MT-03 2022 manteve um posicionamento diferente das motos da Honda, evitando assim um confronto direto e assumindo um segmento diferenciado.

MT-03 2022 – novidades

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Com motor de dois cilindros e refrigeração líquida, a naked da Yamaha entrega boa energia, com 42 cavalos de potência e 3,0 kgfm de torque.

Tendo 321 cm³, o propulsor usa a tecnologia DiASil, que reduz a vibração e melhora a dissipação de calor, ajudando muito no ganho de performance.

Com modificação no visual, a MT-03 2022 tem frente com novo conjunto óptico full LED de projetor único, com luzes diurnas em LED. Assim como as outras irmãs, a MT-03 2022 tem tanque de apenas 14 litros, com 3 litros na reserva.

Outra modificação foi o painel digital com inúmeras funções, incluindo troca de óleo, deixando a MT-03 mais sofisticada.

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A MT-03 2022 ganhou ainda o Shift Light, sendo este um indicador de troca de marchas através de luz no painel. Esse indicador de troca é um tanto diferente do comum, pois ele pode ser ajustado pelo piloto em três níveis.

Nesse caso, essas opções permitem que o condutor possa andar de forma mais esportiva ou eficiente, especialmente porque ela também é leve, pesando 169 kg.

Com o design do tanque revisado, a Yamaha MT-03 manteve ainda os dois assentos em níveis diferentes, enquanto a traseira possui para-lama destacado.

A suspensão traseira monoamortecida conta com balança estilizada no protetor de corrente com disco de freio ventilado de 220 mm.

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Na frente, o disco de freio único tem 298 mm, mas um dos destaques da MT-03 2022 e provavelmente a maior mudança é a suspensão dianteira Upside Down. Trata-se de um sistema de bengalas invertidas, tornando a naked da Yamaha mais esportiva e premium.

Ela vem com freios ABS, assim como as demais, apostando ainda em um visual expressivo com molduras laterais avançadas e spoiler na base do motor.

Oferecida nas cores Racing Blue, Storm Fluo e X-Black, a MT-03 2022 tem garantia de três anos e sem limite de quilometragem.

A Yamaha oferece ainda revisões com preços fixos em todo o Brasil.

MT-03 2022 – detalhes

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A Yamaha MT-03 2022 tem um visual agressivo inspirado no conceito “Touro de Aço”, com frente com farol full LED em projetor único numa máscara com luzes diurnas em LED.

Como uma máscara facial, esse conjunto dá à MT-03 2022 uma identidade própria, tendo sobre ela um suporte para o cluster digital com velocímetro, conta-giros, nível de combustível e indicador de troca de óleo.

Tendo mesa com guidão cônico, a MT-03 2022 conta com manoplas ergonômicas, manetes de alumínio, retrovisores aerodinâmicos, bem como comandos de piscas, farol, lampejador de farol, buzina, corta-corrente e partida elétrica.

O novo tanque é volumoso, apesar de ter somente 14 litros, com laterais abauladas, que se conectam às carenagens laterais com aberturas para captação de ar de admissão do motor.

A rabeta é alta e tem dois assentos com alça para o passageiro, além de lanterna em LED triangular e carenagens laterais aerodinâmicas.

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O para-lama traseiro tem um suporte que surge da parte inferior da rabeta e sustenta a placa, assim como sua iluminação, refletores e piscas.

A suspensão traseira é monoamortecida com balança pintada de preto, tendo disco ventilado de freio de 220 mm com pinça de pistão único e sistema ABS. No outro lado da balança, há um suporte estiloso para proteção da corrente, com a companhia da coroa interna.

A roda de alumínio tem aro 17 polegadas com pneu 140/70 R17, enquanto o amortecedor interno com mola helicoidal externa tem sete ajustes de carga, deixando a moto mais macia ou mais firme.

O escape 2×1 tem ponteira volumosa com formato triangular, além de acabamento preto-fosco e cinza na ponta.

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Há protetor e suporte de alumínio para as pedaleiras do piloto, com as do passageiro, suspensas em nível superior. Com quadro tubular de aço de duplo berço e pintura preto-fosca, mesma cor do motor bicilíndrico, ela tem radiador protegido nas laterais e com abas para direcionar o fluxo de ar.

Sob o propulsor, na base, um spoiler de cor preta com perfil aerodinâmico completa o visual. Na dianteira, a suspensão tem bengalas invertidas, chamadas popularmente de “Upside Down”, tendo acabamento preto.

Elas apoiam uma roda de liga leve aro 17 polegadas com pneus 110/70 R17, além de disco de freio (ventilado como o traseiro) com pinça de pistão duplo e sistema ABS.

O para-lama é bem rente à roda e aerodinâmico, garantindo fluidez na passagem do ar.

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Com três padrões de pintura e grafismos, a MT-03 2022 tem uma combinação de cores que enaltecem a proposta do produto. Uma delas é a Racing Blue, cuja cor azul metálico em um tom especial é a mesma empregada pela Yamaha em competições.

Nesse caso, a MT-03 2022 tem o tanque e as carenagens laterais em azul, assim como nas rodas de liga leve esportivas e nas faixas das extensões ao lado do reservatório de combustível.

Um tom de cinza recobre estas carenagens ao lado do tanque, assim como a máscara das luzes diurnas em LED, em faixas na rabeta e no para-lama dianteiro.

Rabeta, spoiler sob o motor, escape e outras partes da moto são pintadas de preto.

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Na Storm Fluo, o mesmo cinza sólido encontrado na Racing Blue reveste as mesmas partes do azul, assim como as carenagens laterais e máscara das luzes diurnas em LED.

Um tom especial de vermelho reveste as rodas de liga leve esportivas, assim como faixas nas carenagens superiores laterais e na rabeta. Além disso, há um tom exclusivo de azul nas extensões do tanque, assim como na rabeta, ambas sob a forma de faixas decorativas.

O preto-fosco está no para-lama dianteiro, nas bordas do radiador, no spoiler inferior e em toda a rabeta. Por fim, a Yamaha MT-03 2022 em cor X-Black é dominada pelo preto-fosco, mas com pequenas faixas em cinza-escuro.

MT-03 2022 – versões e preços

  • Yamaha MT-03 2022 Racing Blue – R$ 28.490
  • Yamaha MT-03 2022 Storm Fluo – R$ 28.490
  • Yamaha MT-03 2022 X-Black – R$ 28.490

Equipamentos

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Yamaha MT-03 2022 Racing Blue – Motor bicilíndrico de 4 tempos e refrigeração líquida, mais câmbio de seis marchas, rodas de liga leve aro 17 polegadas, pintura azul metálico e pneus 110/70 R17 na frente e 140/70 R17 atrás.

Tem ainda freios a disco ventilados nas duas rodas com sistema ABS, escape esportivo, spoiler, luzes diurnas em LED, banco em dois níveis, piscas comuns, lanterna em LED, farol full LED, painel digital, injeção eletrônica e indicador de troca de óleo.

Yamaha MT-03 2022 Storm Fluo – Itens acima + pintura em cinza sólido.

Yamaha MT-03 2022 X-Black – Itens da Racing Blue + pintura em preto fosco.

MT-03 2022 – motor

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A MT-03 2022 tem um motor bicilíndrico de quatro tempos com refrigeração líquida e injeção eletrônica de combustível, com dois comandos de válvulas no cabeçote.

Construído em liga leve, o propulsor tem ainda quatro válvulas por cilindro e sistema DiASi antivibração, permitindo assim um fluxo de ar melhor na indução e melhora na condução.

Ele tem diâmetro x curso de 68,0 mm x 44,1 mm, bem como 321 cm³ de volume e mais 11,2:1 de taxa de compressão. Com isso, entrega 42 cv a 10.750 rpm e 3,0 kgfm a 9.000 rpm, garantindo uma excelente performance.

Já o câmbio cíclico tem seis marchas sincronizadas e embreagem multidisco em banho de óleo. A relação final de transmissão é feita por pinhão, corrente e coroa.

Desempenho e consumo

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A Yamaha MT-03 2022 tem um bom desempenho indo de 0 a 100 km/h em 7 segundos e com final de 170 km/h. Graças ao bom torque em baixa rotação, a naked da Yamaha garante excelente saída e uma pilotagem prazerosa.

Com uma boa tocada, a MT-03 não exige muitas trocas de marcha e isso ajuda na condução, porém, por ser um bicilíndrico, seu consumo tende a ser alto.

Na cidade, ela faz em torno de 17 km/l e na estrada 23 km/l, tendo assim média de 20 km/l.

Se tivesse injeção direta de combustível, tecnologia pouco vista em motos, o consumo seria melhor, assim como o rendimento da moto.

MT-03 2022 – história

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A Yamaha MT-3 originalmente era bem diferente do modelo atual e, assim como este, foi vendida também no Brasil. Em 2005, a marca japonesa revelou uma nova proposta para uma moto roadster, de média cilindrada com dois cilindros.

Para este novo modelo, a Yamaha reservou a identificação MT-03, para fazer alusão à monstruosa MT-01, bem mais potente com seus dois cilindros em V e 1.670 cm³, que entregavam 90 cavalos e 15,3 kgfm.

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Obviamente, a MT-03 não chegaria nem perto disso, contudo, o projeto era de uma roadster de força em baixa rotação. Para se obter isso, a Yamaha usou um motor bem conhecido aqui, o bicilíndrico de 660 cm³ da XT 660, apelidada daqui de “helicóptero”.

Este dispunha de 48 cavalos e 5,73 kgfm, mas obtidos em 6.250 rpm e 5.500 rpm, respectivamente. Isso realmente representava o termo “MT” empregado nela, que significava “Maximum Torque”.

Com tanque de 15 litros e pesando 174 kg, a primeira MT-03 chamava atenção pela mola e amortecedor da suspensão traseira, dispostos lateralmente ao lado do motor. Eles eram ligados por uma extensão na direita da balança traseira.

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Essa primeira MT-03 tinha ainda dois canos de escape que se cruzavam no lado oposto do motor e se ligavam aos dois grandes silenciosos elevados, junto ao banco do passageiro na rabeta. O visual da parte de trás era bem estranho.

Com estilo que lembrava a Suzuki B-King na traseira, a MT-03 usava ainda alumínio como material do suporte do farol. O modelo foi vendido no Brasil apenas como modelo 2008. O motivo foi a concorrência.

Como a MT-03, apesar do nome, era uma 660 como a irmã XT 660R, isto significou que teria de enfrentar as naked 600 tradicionais, como Honda CB 600F Hornet, Suzuki Bandit e Yamaha FZ6.

Tendo até fogo amigo em casa, no último caso, a Yamaha MT-03 não teve tempo de provar seu valor e somente 2,6 mil unidades foram vendidas. Com seu fim, parecia que a Yamaha não apostaria mais na série MT…

Segunda geração

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Como já dito, a primeira Yamaha MT-03 fracassou com menos de 3 mil fabricadas no Brasil, onde se apoiava no compartilhamento da mecânica com a XT 660 e, se tivesse feito sucesso, na Teneré 660, que seguiu.

Na Yamaha, então, o foco acabou ficando para a FZ6, que seguiu representando a marca na categoria das 600 cilindradas. Lá fora, a MT-03 seguiu seu rumo até 2014. Nesse ano, surgiu a MT-07.

Essa roadster em tese substituiria a MT-03 com seu bicilíndrico de 689 cm³, mas ela tinha 75 cavalos, muito mais que a antecessora. Assim, a Yamaha precisava de uma nova moto, mas não na faixa das 600.

Como a Yamaha revelou por aqui, o objetivo era cobrir uma lacuna entre a MT-07 e a Fazer 250. Assim, surgiu lá fora a nova MT-03, que surfava na campanha de marketing (anime) e no aparente sucesso da irmã maior.

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No entanto, ela precisava se apoiar em outra moto para reduzir custo e isso foi feito com a Yamaha R3. Assim, a marca trouxe para o Brasil as duas motos de 321 cm³, mas com potência menor que a antiga: 42 cavalos e 3,0 kgfm.

Agora “Master of Torque”, a nova MT-03 seguia o estilo de farol da anterior, mas com carenagem, tendo painel análogo-digital, suspensão dianteira com garfo padrão, freio a disco único na frente e disco na traseira.

A Yamaha MT-03 de segunda geração, chegou ao Brasil em 2016 com balança traseira curvada, belas rodas de liga leve e bancos individuais, marcando uma postura mais esportiva, ainda que o visual frontal destoasse do restante.

Essa MT-03 caiu no gosto do brasileiro e sua produção seguiu por aqui, ficando ao lado da MT-07 e da irmã maior, a MT-09. Ela ainda tinha a companhia da FZ6, porém, esta era claramente de uma categoria que não lhe atrapalhava.

Visual polêmico

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A segunda MT-03 feita no Brasil iniciou com um contraste entre a frente comedida e a traseira agressiva. Para apimentar mais a coisa, a Yamaha decidiu fazer uma mudança um tanto radical na moto.

Embora o anime da campanha de “Master of Torque” não envolvesse “mecha”, termo japonês para “mechanicals” ou animes com robôs gigantes, a MT-03 atualizada em 2019 no exterior pode ter chocado alguns tradicionalistas.

O motivo era que a frente perdeu o farol tradicional carenado e ganhou um canhão full LED rebaixado. Acima, como um tipo de capacete ou elmo, a cobertura vinha com luzes diurnas que pareciam olhos.

Com essa imagem de robô disfarçado de moto, como um “Transformer”, a MT-03 trazia ainda suspensão dianteira invertida, como da YZF-R3 mais recente.

Também recebeu piscas em LED bem pequenos, aletas laterais mais altas e ausência das alças de liga leve para o passageiro.

Essa MT-03 chegou ao Brasil em 2020 e manteve o spoiler inferior, mas trouxe três novos padrões de cores e mais a edição especial Homem de Ferro.

Hoje, a MT-03 cumpre seu papel de intermediária entre a popular Fazer 250 e forte MT-07, tendo a irmã carenada YZF-R3 e R3 Monster ao lado.

MT-03 2022 – rivais

BMW G 310 R

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A Yamaha MT-03 2022 tem como maior rival a BMW G 310 R, uma roadster nacional que a marca alemã vende por aqui há algum tempo.

Fruto de um projeto envolvendo a indiana TVS, a G 310 R é considerada uma naked premium, inspirada no poderosa S 1000 R. Equipada com motor monocilíndrico de quatro tempos e refrigeração líquida, a G 310 R tem 34 cavalos a 9.200 rpm e 2,9 kgfm a 7.500 rpm.

Apesar de ter somente um cilindro e menos potência que a MT-03, seu torque é quase o mesmo, entregue totalmente até em rotação menor. A G 310 R vai de 0 a 100 km/h em 7 segundos com máxima de 159 km/h.

Ela custa R$ 34.990, mais cara que a moto da Yamaha, contudo, o preço maior é referente à marca, considerada premium.

KTM 390 Duke

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Outra rival da Yamaha MT-03 2022 é a KTM 390 Duke, que custa R$ 35.990.

Radical em seu visual, a Duke 390 chama atenção por seu farol duplo full LED cortado ao meio, bem como guidão com suporte para os piscas em LED, que ficam bem próximos entre si.

Tem ainda cluster digital configurável, bem como tanque de 13,4 litros, carenagens laterais avançando em direção à suspensão dianteira e quadro tubular treliçado em laranja, assim como as rodas.

Isso depende das cores adquiridas, mas seu visual é bem jovial e esportivo.

Equipada com motor monocilíndrico de 4 tempos com comandos DOHC e mais injeção eletrônica, tendo ainda refrigeração líquida. A KTM 390 Duke entrega 44 cavalos e 3,75 kgfm, garantindo assim saídas bem vigorosas e boa disposição com torque em baixa.

Pesando apenas 149 kg, a Duke 390 vai de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e com máxima acima de 150 km/h.

Kawasaki Z400

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Apesar de ser mais potente, ela também é uma concorrente da Yamaha MT-03 2022, a Kawasaki Z400, sucessora da conhecida Z300, que não é mais fabricada.

A naked japonesa é baseada na Ninja 400 e tem motor de dois cilindros com refrigeração líquida, entregando 48 cavalos a 10.000 rpm e 3,9 kgfm a 8.000 rpm.

Com seis marchas, a Z400 tem farol duplo de LED, escape 2×1 com acabamento metalizado e rodas esportivas aro 17 polegadas com discos simples em cada roda, com sistema ABS.

Ela vai de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e atinge máxima de 192 km/h.

MT-03 2022 – ficha técnica

Motor321
Tipo
Número de cilindros2 em linha
Cilindrada em cm3321
Válvulas4
Taxa de compressão11,2:1
Injeção eletrônicaIndireta
Potência máxima42 cv a 10.750 rpm (gasolina)
Torque máximo3,0 kgfm a 9.000 rpm (gasolina)
Transmissão
Tipo6 marchas
Tração
TipoCorrente e pinhão
Partida
TipoElétrica
Freios
TipoDisco dianteiro de 298 mm e tambor traseiro com 220 mm
Suspensão
DianteiraGarfo telescópico invertido
TraseiraBalança convencional
Rodas e Pneus
RodasLiga leve aro 17 polegadas na frente e atrás
Pneus110/70-17 na frente e 140/90-17 atrás
Dimensões
Comprimento (mm)2.090
Largura (mm)0.755
Altura (mm)1.070
Entre eixos (mm)1.380
Capacidades
Bagageiro (L)ND
Tanque de combustível (L)14
Carga (Kg)ND
Peso em ordem de marcha (Kg)169
Coeficiente aerodinâmico (cx)ND

MT-03 2022 – fotos

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.