1.0, 1.3 ou 1.5: Como se mede a cilindrada de um motor?

motor pistao compressao 2
motor pistao compressao 2

A cilindrada do motor, ou, para usar um termo mais correto, o volume que o combustível e o ar ocupam dentro dos cilindros, é o que define aqueles números que vemos na tampa traseira dos carros, como 1.0, 1.4, 1.8, 2.0 e assim por diante.

Estes números se referem a quantos litros tem o motor. O motor 2.0, é um motor de 2 litros de deslocamento.

A cilindrada, oriunda do termo “cilindro”, refere-se ao volume total deslocado pelos pistões durante seu curso dentro dos cilindros de um motor a combustão.

Este volume determina a capacidade volumétrica e, por consequência, o desempenho energético do veículo. Quanto maior a cilindrada, geralmente, maior é a capacidade do motor em gerar trabalho mecânico, embora existam exceções, como por exemplo um motor 1.3 Turbo, que terá um desempenho superior a um motor 1.5 sem turbo.

Para se medir a “cilindrada” de um motor, primeiro temos que remover o cabeçote do mesmo.

Depois, é necessário medir o diâmetro do cilindro e o curso do pistão, aquele movimento que ele faz para cima e para baixo, e que fica entre o Ponto Morto Superior, ou PMS e o Ponto Morto Inferior, o PMI.

Para calcular essa área é necessário multiplicar a área de circunferência do cilindro pelo valor do curso do pistão, e depois, é claro, multiplicar pelo número de cilindros.

motor pistao compressao
motor pistao compressao

Neste ponto, percebemos que alguns motores tem cilindros com um diâmetro bem maior que o usual, e também com cursos maiores.

Por exemplo, o motor MWM 229 diesel que é usado na picape Ford F1000, tem 3,9 litros, e apenas quatro cilindros, logo, o deslocamento de cada um deles é de quase 1 litro, ou 1.000 centímetros cúbicos.

É claro que motores diesel tem cilindros com volume bem maior do que aqueles a gasolina. Vamos ver dois exemplos a gasolina abaixo.

Outro motor bem grande com apenas quatro cilindros é o Pontiac Trophy 4, que foi produzido pela Pontiac nos anos 1960. Ele tinha 3,2 litros, com apenas quatro cilindros, o que resulta em 800 cm³ por cilindro.

Um motor usado aqui no Brasil, com cilindros também grandes é o 4.3 V6 da Chevrolet S10, lá do final da década de 1990 e começo da década de 2000.

Ele tem 4,3 litros, com seis cilindros, o que dá em torno de 716 cm³ por cilindro.

Hoje em dia, o mais comum de vermos nas ruas são os carros 1.0. No caso de terem quatro cilindros, cada um deles tem um deslocamento aproximado de 250 cm³, e se o motor for de três cilindros, estamos falando de 333 cm³ cada um.

Qual é a diferença entre volume de deslocamento e cilindrada?

O volume de deslocamento diz respeito ao volume específico que um único pistão ocupa dentro do cilindro, considerando o movimento do ponto mais baixo ao mais alto.

A cilindrada é a soma dos volumes deslocados por todos os pistões do motor, o que resulta em uma figura mais robusta para especificações técnicas e ajustes mecânicos.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.