Não perca tempo com discos de freio perfurados, nem faça furos nos do seu carro

disco perfurado 3

Freios a disco perfurados é algo vistoso em carros com o compromisso em performance e você pode ainda enaltecê-los em carros comuns equipados com os mesmos, especialmente com rodas de liga leve que permitem mostrar muito dos discos.

No entanto, para carros comuns, os discos perfurados são totalmente desnecessários e, como já mencionado, estão mais ligados à estética automotiva que à eficiência na frenagem.

Já quando se fala em preparação para as pistas ou simplesmente em uma customização para desempenho na rua, os freios maiores e ventilados (perfurados) estão na lista, assim como molas e amortecedores novos, bem como mudança de geometria de suspensão, rodas maiores e pneus de alta performance.

disco perfurado 1

Ainda assim, o investimento não parece compensar no depoimento de pilotos de carros comuns potentes, que assinalam ser um desperdício de dinheiro apostar nos discos perfurados, alertando as pessoas sem conhecimento para ficarem longe deles, segundo o site The Drive.

Pela lógica, os discos perfurados têm sua área de superfície aumentada para melhorar o resfriamento e os orifícios diminuem marginalmente o peso não suspenso, melhorando com isso o desempenho.

Eles também permitem a saída de fuligem, que alguns estilos mais antigos de pastilhas costumavam precisar emitir para ter uma boa eficiência.

Ainda assim, o que se conta na prática é o seguinte: discos perfurados não valem a pena. Por que? Para começar, qualquer capacidade extra de área de contato é compensada pelo fato de que a massa reduzida dos discos perfurados, significa que eles também aquecem mais rapidamente.

disco perfurado 2

Um diferencial de temperatura maior pode melhorar a troca de calor, porém, nas altas temperaturas podem ser ruins para as pastilhas de freio, que também serão desgastadas mais rapidamente pelos orifícios do disco.

A troca de discos perfurados é mais frequente com isso, assim como furá-los reduzirá a resistência de material do mesmo. Poeira acumulada dos furos pode causar até desequilíbrio na roda e, assim, vibração.

Em carros de alta performance, como Lamborghini, Porsche ou Ferrari, os discos perfurados vêm de fábrica e projetados para isso, sem contar o uso de carbono-cerâmica em muitos deles.

[Fonte: The Drive]

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X