Nissan Tiida – Problemas vão do câmbio ao atuador de embreagem

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O Nissan Tiida foi um modelo de vida curta no mercado brasileiro, que teve opções Hatch e Sedan.

Possui ótimo espaço interno, mecânica confiável, bom nível de acabamento e hoje já pode ser encontrado na casa dos R$ 30.000,00.

Se você está pensando um comprar um, fique de olho no nosso texto de hoje, no qual elencamos os principais problemas e reclamações desse sedan.

Lançado no Brasil em 2007, teve vida relativamente curta no mercado brasileiro, sendo descontinuado em 2013.

Sempre acompanhado do motor 1.8 aspirado que apresentava 124 cv e 17,5 kgfm de torque, lhe rendiam a aceleração de 0 a 100 km/h em 10,6s e velocidade máxima de 192 km/h (na versão manual).

A versão 1.8 automática de 4 marchas tinha os mesmos 124 cv e 17,5 kgfm de torque com aceleração de 0 a 100 km/h em 11,9 s e 181 km/h de velocidade máxima.

Com ótimo espaço interno, bom desempenho, airbags, ABS, direção e ar-condicionado, tem o que um carro precisa. Mas será que o Tiida é uma boa compra?

Abaixo estão os principais problemas e reclamações do modelo:

Raspa em lombadas e valetas

Especialmente quando carregado, o carro pega em lombadas e valetas com muita facilidade, então vale a pena considerar isso na hora da compra.

Dê uma volta numa região de asfalto ruim para sentir como o carro se comporta, é um teste importante antes de comprar um Tiida, visto que a altura do carro é disparada a maior reclamação do modelo.

Tem câmbio automático ultrapassado

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O câmbio automático de 4 marchas é bem ultrapassado, e possui maior consumo e menor desempenho que a versão manual.

Basta comparar a aceleração de 0 a 100 km/h de ambos, que é quase 2s maior na versão automática e a velocidade máxima 10 km/h menor.

Volante sem ajuste de profundidade

Para um carro que deveria competir com Golf, Focus e outros hatches consagrados e famosos pelo prazer em dirigir, a falta desse item é quase uma gafe da Nissan.

Sem ajuste de profundidade no volante, alguns motoristas não conseguem um ajuste ideal da posição de dirigir, dependendo da estatura e características físicas.

Atuador de embreagem apresenta defeitos

O atuador da embreagem apresenta problemas com uma certa frequência, a troca do item pode sair mais de R$ 1.000,00, então fique atento aos sinais.

Os principais sintomas são a dificuldade de engatar marchas e pedal de embreagem duro.

Bobinas queimam com certa frequência

As bobinas costumam apresentar falha com certa frequência, e cada uma custa na casa dos R$ 300,00 de boa marca no mercado paralelo.

O sintoma mais comum de bobinas falhando é o alto consumo, aliado a dificuldades na partida e marcha lenta irregular.

Cuidado com as versões automáticas

Apesar de não ser um câmbio com muitos relatos de problema, qualquer reparo em câmbio automático costuma ser mais caro que as versões manuais, assim como a manutenção mais recorrente.

Opte por unidades que tenham histórico de manutenção e que não apresentem trancos nas trocas de marcha e arrancadas.

Consumo elevado

O carro bebe bastante considerando os padrões atuais, faz na média 7 km/l na cidade e 9  km/l na rodovia, rodando no álcool, nas versões Flex, é claro.

Evite unidades sem ABS

ABS é um item básico nos projetos atuais, porém à época do lançamento ele não vinha em todas as unidades.

Hoje essas unidades desvalorizaram mais e tem menor de mercado, além de serem mais difíceis de vender, então é melhor evitar.

Ruídos internos

Alguns pontos específicos como o painel e os bancos traseiros são foco recorrente de barulho, que incomodam alguns proprietários.

Revenda um pouco complicada

O carro não pegou no mercado quando era novo e isso perdura até os dias atuais no momento da venda, que pode ser um pouco difícil e ter sua unidade desvalorizada por vendedores.

Peças originais caras e algumas difíceis de encontrar

As peças originais são caras, então se você não costuma comprar peças paralelas se prepare, e de preferência compre uma unidade “sem nada para fazer”, ou pode ter uma surpresa desagradável na sua conta.

Peças de acabamento podem ser um tanto quanto difíceis de encontrar, mesmo no mercado paralelo, então atenção especial aos acabamentos plásticos do interior.

Conclusão

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O Nissan Tiida é uma boa compra para quem quer um carro acessível, com bom desempenho e confiabilidade.

O motor é robusto e o câmbio manual encaixa muito bem no conjunto.

As versões com câmbio automático tem maior consumo e menor desempenho, então pense bem se vale a pena optar por elas.

As peças são mais caras que de um popular, porém o carro não costuma apresentar muitos problemas, desde que bem cuidado.

É primordial adquirir uma unidade conservada e bem cuidada, apesar de valente, não é um tanque de guerra.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.