Hatches Nissan

Nissan Tiida Flex: melhor agora, apenas não escolha o automático

nissan-tiida-flex-2009-1 Nissan Tiida Flex: melhor agora, apenas não escolha o automático

O Nissan Tiida Flex chegou ao mercado faz pouco tempo, há cerca de um mês. Agora ele tem uma qualidade imprescindível para vender bem no Brasil, aceitar ambos os combustíveis que utilizamos. Além disso, ele tem preços interessantes, que começam em pouco mais de 51.000 reais, sem eventuais descontos que podem baixar ainda mais o valor.



Na outra ponta da linha está a versão SL do Tiida, super completa, custando 60.680 reais de tabela. O motor 1.8 passa a entregar 126 cavalos de potência, um aumento pequeno. O torque é bom, de 17,5 kgfm.

nissan-tiida-flex-2009-2 Nissan Tiida Flex: melhor agora, apenas não escolha o automático

Mas a revista Auto Esporte comentou que quando o Tiida é equipado com câmbio automático, você não tem as respostas que imaginava que um carro de 126 cavalos entregaria. A caixa tem apenas quatro marchas, e mesmo estando na estrada, a mais de 100 por hora, o ponteiro das rotações oscila muito.

Aí o motorista tem a sensação de que não está muito no controle. É claro que muitas qualidades fazem com que o Tiida ainda valha uma consideração da parte de quem quer comprar um hatch médio. Seus bancos são bem confortáveis e o interior tem um silêncio agradável.

nissan-tiida-flex-2009-3 Nissan Tiida Flex: melhor agora, apenas não escolha o automático

O piloto automático passou a ser de série, e os itens de segurança também são abundantes. Apenas fique esperto, não escolha a versão com câmbio automático.

[Fonte: Auto Esporte]

  • IGAUM

    Fico imaginando…se o Tiida fosse um SENTRA HATCH à imagem e semelhança…menos o interior, claro…para dar mais personalidade…

    Ia ficar muito bonito.

    Esse desenho nao empolga apesar de ser uma compra muito racional. O cambio automatico, só testando mesmo…pois o que uma revista acha, nao é Lei.

    • Surtado

      Caramba… Vc escreveu EXATAMENTE o que eu penso desse carro. Sempre me perguntei pq não fizeram logo um Sentra hatch.

    • Guilherme Guimaraes

      Seria interessante, porém o Tiida utiliza uma plataforma alongada do atual Clio europeu, enquanto o Sentra a do Mégane (igual o nosso).

    • tiago

      Faço minhas, suas palavras!!

  • marcelo

    o tiida e um carro muito bonito e interessante ,pena o mercado “formado por gente sem um pingo de inteligencia” achar o gol, palio e cia como boa compra…..

    • rikg12

      pelo preco q custam em comparacao com hatchs medios e carros de categorias acima… palio, uno, gol e cia sao sim boas compras…

      eh claro q quem compra palios, unos e gols gostaria de poder comprar hatchs medios e carros de categorias acima… o problema eh o bolso parceiro… o bolso…

      imagino q vc ande de SUV e troque de carro todos os anos, neh…

      :nanao:

    • Luquinha

      O pior é que aparece alguns que preferem mesmo um Gol a um Tiida. Mas isso é uma minoria insignificante.

      A diferença de preço é mais de 2/3, quer que o povo compre o quê?

      • helmygalindo

        O problema é que ninguem fica com um carro pra sempre. Quando vc for revender o Tiida talvez perca mais dinheiro do que com o Gol/Palio e companhia.

        no Brasil os Salários são baixos e os carros são caros, vc jogar 10.000 reais fora é jogar quase 2 anos de trabalho fora! Sem falar nas parcelas! que vc passou ali mensalmente se matando pra pagar.

  • marcos romero

    nossas revistas “especialidadas” são fraquissimas sempre com comparativos absurdos e opiniões esquisitas..
    não gosto da nissan mas detesto muito mais algumas dessas revistas..

    se vc gosta da nissan compre o automatico e jogue a revista fora…

    Grande Eber veja bem o preço do nissan tiida..

    “Na outra ponta da linha está a versão SL do Tiida, super completa, custando 60.680 reais de tabela. O motor 1.8 passa a entregar 126 cavalos de potência”

    Eber é por essas e outras que eu te disse que aquele carro que eu gosto esta dentro da media nacional de preços..

    o modelo mais simples começa em 62k e é muito mais carro que este tiida

    • vc não acha que se o tiida tivesse traseira sedã, ele seria um concorrente direto do seu carro japonês? eu acho que sim…. abs…

    • macarrone

      Concordo quando diz que as revistas são uns absurdos, e vou mais além elas são tendenciosas!!!

      Caro Eber, aceite minha humilde sugestão, caia fora da AE ela está muito errada em suas afirmações. Acabo de ler um comparativo no site da AE que fala que o voyage está ‘encostando’ no siena??? onde??
      Outra coisa, tiida por 61mil não é caro???? brincadeira né???? as reportagens tem dois pesos e duas medidas??? ai sou obrigado a dar uma de AE e dizer que por mais uns trocos compro um civic..ou corolla..ou captiva… :censor:

  • Pirata

    Quando for trocar de carro, ele estará na minha lista.

  • Daniel Alves

    Até hoje eu não consigo achar o Tiida feio, e é um dos comentários que eu mais escuto nos fóruns em geral. Minha nossa, será que uo Astra hatch ou o nosso Golf IV,5 gambiarra são mais bonitos?

    Vai entender o gosto do brasileiro….

    • Luquinha

      A beleza do Tiida é que tem bom acabamento e tem estilo diferente sem ser somente conceitual.
      Carros feios são os da Renault.

  • David

    Concordo com quem disse que o que a revista fala não é lei. Achava que o cambio AT do tiilda fosse o XTRONIC igual do Sentra. Se for ele não tem 4 marchas. E é ótimo.

    • vinisuarez

      os Cambios AT não são os mesmos

  • David

    XTRONIC CVT, que proporciona mudanças de marcha sem intervalos perceptíveis, eliminando os solavancos dos câmbios automáticos tradicionais. Quando uma polia abre, a outra fecha, e juntas entregam algo como cinco marchas e meia. A 100 km/h, o motor vai a 2 000 rpm.

    • David

      Esse é o XTRONIC do Sentra.

      • helmygalindo

        Essa é a transmissão mais avançada do mundo,levou anos e anos para ser desenvolvida (eu ví o documentário no Discovery) mas se vc não colocar o óleo correto… Adios Amigos… Explode tudo!

        A toroidal depende totalmente do oleo a ser usado. Isso garante o monopolio da Nissan na manutenção desse carro. Só ela tem esse oleo!

        • IGAUM

          Eu tbem vi esse documentario. Cara… ISSO SIM FOI ENGENHARIA APLICADA PURA!

          Os japas quebraram demais a cabeça! A coisa teve q ser a nivel microscopico!!! Uma composição EXATA para gerar atrito entre 2 metais (lisos!!!)

          Impressionante!

          E nao foi da noite pro dia… os caras queimaram muito a massa cinzenta! Mai ainda aquele Japa que ficava no laboratorio de quimica desenvolvendo o “oleo ideal”

          A Nissan esta certissima em explorar, afinal o trampo foi grande!

          :cool:

          • helmygalindo

            Sim, muito louco né o documentário. E o legal é que eles filmaram tudo desde o início! Parecia impossível!

            Vc viu que até desenvolver um método para remover as impurezas do aço lá na siderúrgica eles tiveram…

            Outro documentário legal é o do super carro elétrico, com 6 rodas e 6 motores. Eu assistí, mas não consigo achar na net pra baixar.

    • Roberto

      Na realidade a transmissão do Sentra é a Extroid CVT

      http://auto.howstuffworks.com/cvt3.htm

    • Cristiano

      Só não misturem as coisas, transmissão Toroidal do Nissan Maxima é uma coisa (usa ângulos em rolamentos, tecnologia ainda exclusiva), transmissão Xtronic CVT do Sentra é outra (usa polias e correias, semelhante aos CVTs de outras marcas). E o Tiida, como já dito, usa transmissão automática “convencional”, de 4 marchas. Vejam:

      http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/cambio4.htm

      • Roberto

        Ops, você tá certo…

  • Trambique

    O motor vai a 2000rpm subindo ou descendo?

  • Josevaldo

    O tiida precisa adotar rapidamente o câmbio automático do Sentra(cvt), que é algo sensacional, em geral os carros da nissan são muito bons, podem não ter um design fantástico, mais também não é algo horroroso, em geral agrada bastante. :clapp: :clapp:

  • zero9

    rikg12

    falo tudo!!!!

  • luizabreu

    Me tiida 2007 me faz extremamente feliz, quero um flex NOW!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • macarrone

    Essa revista AE foi rebaixada para gibi….nos faz rir!!! :teeth2:

  • Perneta

    Falta no Tiida o câmbio CVT. Sem esse acessório o carro não tem nenhum ponto forte.

    • MM

      Depende o que você acha que é um “ponto forte”.

      Comprei meu Tiida Automático por R$ 50k na virada do ano, o que significa um preço menor que um Polo GT e um carro muito mais completo e mais rápido.

      • Josevaldo

        como avalia o seu tiida?? e a Nissan?

        • MM

          Sinceramente até agora não tive problemas.

          Existem algumas coisas que não gosto no carro, mas que já sabia antes de comprar, que são:
          – Falta de farol de neblina
          – Som não toca mp3
          – Portas não travam ao andar com o carro

          Exceto o farol de neblina, os outros itens já estão no Tiida Flex, entretanto para meu caso, que rodo pouco e a empresa paga o combustível, não compensaria pegar o Flex, já que comprei o meu na promoção de fim de ano.

          O que mais me agrada no carro:
          – É bem rápido.
          – A direção elétrica é excelente
          – Os bancos/posição de dirigir são extremamente confortáveis.

          Além disso – mesmo que gere controvérsias – gosto bastante da parte externa. Acredito que é um carro mais sóbrio do que alguns por aí que colocam faixas cromadas, antena “tubarão”, etc, mas é lógico que é um item subjetivo. Gosto é gosto.

        • MM

          Sinceramente até agora não tive problemas.

          Existem algumas coisas que não gosto no carro, mas que já sabia antes de comprar, que são:
          – Som não toca mp3
          – Portas não travam ao andar com o carro

          Esses itens já estão no Tiida Flex, entretanto para meu caso, que rodo pouco e a empresa paga o combustível, não compensaria pegar o Flex, já que comprei o meu na promoção de fim de ano.

          O que mais me agrada no carro:
          – É bem rápido.
          – A direção elétrica é excelente
          – Os bancos/posição de dirigir são extremamente confortáveis.

          Além disso – mesmo que gere controvérsias – gosto bastante da parte externa. Acredito que é um carro mais sóbrio do que alguns por aí que colocam faixas cromadas, antena “tubarão”, etc, mas é lógico que é um item subjetivo. Gosto é gosto.

  • rafael.pereira

    O Tiida é um carro muito equilibrado, e com seu estilo acaba virando quase um carro de nicho. Basicamente ele é uma versão “estilosa” do Clio III que não temos aqui, claro, mais bem acabada.

    Não sei bem ao certo se o Xtronic CVT cairia bem no Tiida, deve haver algum motivo para ele não ser adotada. É um carro que eu compraria, se não existisse pérolas como o Ford Focus no mercado. :drinkk: Mas certamente é bem melhor que Vectra GT e Golf, por exemplo.

  • erom

    O cambio automático do Tiida só tem 4 marchas o que o torna tão ruim quanto o do Corolla, Focus, 307, C4, Tucson, Vectra, Captiva Sport, etc. Mas não é pior.Perde feio para Honda (5marchas) e VW (6 marchas). Já o cambio manual tem 6 marchas o que o torna muito interessante. O Tiida e o Livina vendidos aqui não tem CVT por questão de preço.

  • Gustavo

    Eu tenho um Tiida S 2008/08 e não me imagino com outro carro!! Quem se importa muito com a parte mecânica, não pode deixar de fazer um test-drive nele! O motor é o 1.8 124cv somente gasolina, que tem MUITA disposição. Moro em uma cidade montanhosa, com muitas ladeiras íngremes e não há uma que ele não suba em 3ª sem ter que pisar fundo! Em subidas normais ele pede 4ª!!! Suponho que isso seja devido ao torque, que está 90% disponivel a 2400rpm em conjunto com o comando de válvulas variável e acelerador eletrônico (drive by wire). O câmbio de 6 marchas é uma delícia: curto e com bons encaixes. A direção elétrica é excelente para a cidade, mas um pouco mole demais para a estrada. O meu Vectra GT anterior, com relação ao motor, ficou no chinelo. O acabamento interno é de bom gosto e passa a impressão de qualidade.
    MAS não há apenas coisas positivas. Acho que faz falta freio a disco nas 4 rodas e ABS de série. O porta malas deveria ser um pouco maior, retirando um pouco o espaço para o banco traseiro que é gigantesco. Uma roda de 16′ cairia bem, assim como um pneu mais largo. Na minha versão, o rádio não toca MP3 e as portas não fecham quando se entra em movimento, nem os vidros fecham quando se ativa o alarme, contudo essas falhas foram corrigidas na versão 2009 (havia um kit de $800 para corrigir as duas últimas falhas, mas acabei não instalando). Não aguardei o novo modelo, pois a promoção de $45.000 era apenas para o 2008. Por $6000 a menos, preferi eu ficar sem esses 3 itens.
    Enfim, minha experiência com o Tiida é muito boa, não pretendo voltar para o Vectra GT. A Nissan me surpreendeu, uma vez que nunca havia acreditado no potencial da marca fazer um hatch, mas após o test-drive, não consegui largar aquele 1.8!

    • Rodrigo

      É um carro bacana sem sombra de duvidas, muito racional a compra…penso nele como um palio, claro nas devidas proporões de segmentos, são carros tidos como feios, mas com acabamentos e itens que compensam quem se aventure sair da ” beleza” dos mais adorados….enfim quem o procura usa a cabeça, e não pensa em sair se mostrando pra todos. Se compraria? Não sei….o fato é que tenho dois carros, um palio 09 e um polo 08… não posso ter um mais caro ainda visto q preciso dos dois. Mas se tivesse dinheiro pensaria sim em comprar. claro que estou pensando em uma versão mais completa.

  • naskah

    cara o cambio automatico nao é o mesmo do sentra? eu sempre pensei q fosse e achava um ponto forte.
    entao se esse cambio do tiida for mesmo esse de 4 marchas, é muito sux!
    e pelo preço é melhor comprar o sentra, eu acho, cabe mais, tem mais potencia e melhor cambio do mundo.

  • Diego T.

    Acho esse carro tão sem graça ! :assob:

  • Roger

    Eu dirigi um Tiida num test drive, no ano passado, e é muito bom carro, tem uma condução muito agradável. O Tiida pode ser meio sem sal, ao primeiro contato… mas vai pegando-se o gosto, com o tempo. :upp:

  • neto

    essa parada do câmbio automático procede? O_O

  • Guigo

    Cara, eu tenho um Tiida 2008 Automático e fiquei extremamente irritado ao ler nesta matéria, que o cambio automático não é bom negócio. Isso é um absurdo.

    O carro tem uma arrancada INCRIVEL, a relação motor/cambio é um caso de amor, o torque em baixa é uma usina de força, por isso que ele tem apenas 126cv. Pelas leis empregadas em motores, a relação torque/potencia em algumas situações podem ser inversamente proporcionais. Quando você privilegia torque num projeto de motor, você sacrifica a potencia máxima. E pra mim esse é o ponto forte do TIIDA, um carro urbano.

    Nos testes da Instituto Mauá/Carsale, o Tiida 1.8 16v automático de 0-100km/h anda na frente do New Civic automático com seus 140cv. Na sinaleira são poucos que acompanham o Tiida. Falando em automáticos claro. É uma proposta perfeita para um carro em que o perfil de 90% dos seus clientes é urbano.

    Sobre o câmbio, além de ter um excelente desempenho, não tem tranco NENHUM, é a 8a maravilha do mundo, mesmo arrancando forte, as trocas são suaves e ao mesmo tempo bem rápidas.

    Quanto à oscilação de marchas aos 100km/h, em cruzeiro, realmente se tiver uma subida ele pode variar a marcha entre a 3a e a 4a. Porém isso é totalmente acostumável, basta saber dosar o pé, ou simplesmente apertar o botão OVERDRIDE, descartando a última marcha (4a), pois ela é uma marcha apenas de economia de combustivel.

    Realmente, a AE está caindo nos meus conceitos, está se assemelhando a 4 Rodas a que a muito tempo deixou de ser revista especializada.

  • Luquinha

    Olha um carro onde os elogios não aparecem por paixão. São os dados dos donos e não falam de coisas subjetivas.

    O carro não é lindão, mas tem um estilo bem equilibrado sem deixá-lo horroroso como alguns com detalhes ou ignorando os mesmos pra fazer diferenças somente pra chamar atenção.

  • Carlos

    Falam tão mal do futuro Dodge Trazo C, mas ele terá as mesmas qualidades do Tiida, afinal é um Tiida Sedã. Se for barato, tem tudo pra fazer sucesso. É um carro racional. Não é bonito, mas beleza não é tudo.

  • Carlos

    Só acho uma furada trazê-lo com esse nome e com a (quase finada) marca Dodge. Deveria ser Nissan Tiida Sedã, mesmo.

  • Andre

    Isso aí, nota 10 pro Tiida.. Agora sim não tem pra concorrência.. RECOMENDO!

  • fpreto

    Algumas coisas são bastante atraentes nesse carro. Mas não gosto dele não ter freio a disco na traseira e do fato dos faróis não serem bi-parabolais.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend