Nivus Highline 2024: Motor bom e design atrativo

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O modelo trouxe o Design arrojado que faltou no T-Cross, que tem mais cara de SUV “quadradão”, enquanto o Nivus lembra até um Coupe ou um Fastback (e não estou falando do carro da Fiat, e sim do tipo de carroceria).

Tem um preço mais acessível e um ar mais jovial, porém faz falta a versão com motor 250 TSI, não disponível no catálogo da montadora.

A versão Highline é a de topo, e vem bem recheada, detalhes dela no nosso texto de hoje:

Partindo de R$ 149.390,00 e acima da versão Comfortline, ela conta com:

Piloto automático adaptativo, frenagem autônoma, 6 airbags, ar-condicionado, bancos revestidos em couro, carregamento de celular por indução, volante com ajuste de altura e profundidade, controle de estabilidade e tração, câmera de ré, direção elétrica, faróis de neblina em LED, faróis em LED, lanternas traseiras em LED, painel de instrumentos digital de 10,25″, partida no botão e acesso sem chave, multimidia VW Play de 10” com Apple CarPlay e Android Auto e muito mais.

Outro item interessante é a inclusão das 3 primeiras revisões no pacote, sendo que não são cobradas as peças de troca obrigatória e a mão de obra.

Motor TSI é bom, mas poderia ser ótimo

volkswagen nivus 2

O motor que equipa o Nivus Highline é o já velho conhecido 1.0 turbo, o 200 TSI, de 3 cilindros, injeção direta de combustível e 12 válvulas.

Ele apresenta 128 cv e 20,4 kgfm de torque no etanol, 116 cv e os mesmos 20,4 kgfm de torque na gasolina.

Pesando 1238 kg, o Crossover acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 s e tem velocidade máxima de 189 km/h.

O câmbio é o automático Tiptronic de 6 velocidades, os freios são a disco nas 4 rodas e o tanque tem capacidade para 52l.

O consumo fica na casa dos 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada rodando com etanol e 12 km/l na cidade e 14 km/l na estrada rodando na gasolina.

Os dados são ótimos, porém custando quase R$ 150.000,00 poderia vir com o motor 250 TSI, que existe na T-Cross, Polo e Virtus.

Ele tem desempenho superior e consumo quase igual ao irmão menor.

Design é o maior atrativo

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Diferente do irmão mais velho T-Cross, o Nivus tem design jovial e mais esportivo.

A começar pelas diversas opções de cor, sendo a preta a única sem custo adicional, tendo na paleta as cores branco, azul, cinza, vermelho e algumas combinações delas (com teto e algumas peças de cor diferente do resto), o modelo se mostra bem versátil.

A dianteira tem o logo modernizado da VW, com grades tipo colmeia que tem os “furos” de grandes dimensões.

Os faróis e faróis de neblina em LED trazem um ar de modernidade, e o capo com vincos leves e quase liso complementam o visual do carro.

A saia do para-choque é preta, cor essa que se arrasta até os paralamas e desce para a soleira.

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O melhor ângulo do Nivus para mim é o lateral, no qual é possível ver a caída do teto, que o faz ser um SUV Crossover com Coupe.

O teto começa a cair mais fortemente na coluna B e essa linha continua quase até o fim do carro, onde encontra o aerofólio de dimensões razoáveis e acaba mais abruptamente.

No teto há um rack que sinceramente julgo dispensável, mas parece agradar o público.

As rodas aro 17” de fundo preto e diamantadas casam bem com as dimensões da caixa de roda, talvez um aro 18” cairia melhor, mas nossas ruas esburacadas certamente seriam um problema.

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Na traseira temos mais LED, dessa vez nas lanternas, que tem contorno suave e são unidas por uma capa preta no tampão do porta-malas.

A saia do para-choque novamente é em plástico preto, com alguns filetes pintados de prata, que passam um ar mais refinado.

Gostaria de ver uma unidade com essas peças na cor do veículo, tenho a impressão que ficaria melhor assim, porém não passa da minha opinião, afinal, o mercado parece preferir os carros com peças plásticas em preto.

Por dentro, mais plástico… e couro sintético

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Os bancos são bem bonitos e confortáveis, com uma cara mais sofisticada devido ao couro, que é sintético.

As abas dos bancos têm dimensões relativamente grandes, que permitem um bom encaixe e um desenho mais esportivo.

O Painel é construído em plástico, sem requinte ou adornos, mas, pelo menos, tem um desenho bonito.

A multimídia é contida numa moldura preta brilhante, que tenta dar uma levantada na qualidade do painel.

Falando nela, voltada ao motorista está a central multimídia, bem completa e com ótima conectividade, fica em cima dos difusores centrais de ar.

Descendo um pouco mais há o acionamento do ar-condicionado, que poderia ser mais sofisticado visualmente e embaixo dele há um compartimento onde o celular pode ser carregado por indução.

À frente da manopla do câmbio, que tem sua tampa preta brilhante, está o botão de acionamento de partida do motor.

No cluster está a tela de 10”, ponto alto do modelo, integrada à multimidia, pode-se até espelhar o GPS e navegar por algumas opções.

Posição no mercado

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O Nivus foi o décimo segundo carro mais vendido em 2023 e é inevitável compara-lo com seu irmão e seus pares.

O T-Cross está na sexta posição, com 72.440 unidades vendidas, a Tracker na oitava posição vendeu 66.643, Creta vendeu 65.817, Compass 59.106 e ele 52.103.

Não são número horríveis, porém ainda está 20.000 unidades atrás do T-Cross, podemos tentar atribuir essa diferença por 3 motivos, a ausência de um motor mais forte, seu design mais arrojado e acabamento mais pobre.

O mercado parece preferir os carros mais conservadores no design, exceto pelo Creta, todos os outros rivais que venderam mais que o Nivus tem um design mais “quadradão” e conservador.

O T-Cross, Compass e Tracker tem opções com motor mais potente que o Nivus, até o Creta com motor 2.0 aspirado é mais potente e anda um pouco melhor.

E por último, todos os carros citados acima tem um acabamento melhor que o Nivus, pelo menos no quesito qualidade de construção.

O Nivus tem tudo para ser melhor no mercado, porém essas melhorias custam, e custam caro, resta saber se o mercado está disposto a pagar mais por isso.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.