O desempenho do motor é sempre influenciado pelo sistema de válvulas implementado, especialmente quando falamos sobre motores com número ímpar de válvulas.
Estes motores apresentam uma engenharia voltada para o equilíbrio ideal entre as válvulas de admissão e de escape, que são peças que regulam a entrada e saída de gases no coração do veículo – o motor.
Enquanto as válvulas de admissão têm a tarefa de permitir a entrada da mistura ar-combustível, as válvulas de escape têm a função de liberar os gases resultantes da combustão.
Admitir o ar na câmara de combustão é bem mais difícil do que eliminar os gases queimados, porque esses são naturalmente “expulsos” pelos pistões.
Por isso, o número de válvulas de admissão geralmente é maior do que as de escape.
Por exemplo, se estamos falando de três válvulas por cilindro, duas são de admissão e uma de escape. Se o motor usar cinco válvulas por cilindro, três são de admissão e duas são de escape.
Mas isso é mais aplicado em motores sem turbo. A força mais bruta dos motores turboalimentados (ou com compressor, o chamado supercharger) elimina essa necessidade. Então podem ser usadas quantas válvulas o fabricante preferir.
A regra geral de configuração de válvulas e suas exceções
Embora a regra geral nos informe que o número ímpar de válvulas favorece um maior número de válvulas de admissão, é importante ressaltar que existem exceções.
Tais exceções são guiadas pelo design específico do motor e suas demandas de desempenho. Fabricantes podem optar por configurar suas válvulas de maneira a maximizar o fluxo de gases de admissão ou escape, conforme os objetivos de eficiência ou potência almejados.
Isso demonstra a engenhosidade por trás da engenharia automotiva e a importância de cada escolha no projeto dos motores modernos.
Perguntas frequentes
Nos motores com número ímpar de válvulas, qual é a proporção entre válvulas de admissão e de escape?
Em motores com número ímpar de válvulas, há geralmente mais válvulas de admissão do que de escape para otimizar a entrada de ar e a mistura com o combustível, melhorando assim o desempenho do motor.
Qual é a função da válvula de admissão em um motor?
A válvula de admissão é responsável por permitir a entrada de ar misturado com combustível nos cilindros do motor, sendo essencial para a otimização da mistura e para a eficiência na queima do combustível.
Quais são os métodos de regulagem das válvulas e como são realizados?
Existem métodos comuns de regulagem das válvulas, incluindo o balanço, que ajusta as válvulas de um cilindro quando este está em tempo de ignição, e a plena abertura, que envolve abrir completamente uma válvula de exaustão para medir e regular as outras. Ambos os procedimentos são essenciais para a manutenção correta do motor.
O que deve ser verificado antes de realizar a regulagem das válvulas?
Antes da regulagem das válvulas deve-se executar um checklist essencial, que inclui resfriar o motor, verificar as especificações técnicas, consultar o manual do veículo para ordem de queima, ferramentas especiais e torques necessários, garantindo uma manutenção preventiva eficaz.
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