Qual é a vantagem em uma roda de carro ter um maior número de parafusos?

vectra elite 2008 roda
vectra elite 2008 roda

Parece ser quase que uma regra universal: a grande maioria dos carros tem quatro parafusos em cada roda, pelo menos aqui no Brasil.

Abaixo disso, temos algumas exceções, como o Renault Kwid, que tem apenas três.

Os modelos antigos Del Rey, Belina e Pampa também usavam apenas três parafusos em cada roda.

Mas, se olharmos para o outro lado da moeda, vamos ver que vários carros são equipados com cinco furos em cada roda, com cinco parafusos, especialmente aqueles mais potentes e pesados.

Vamos ver como os engenheiros de cada montadora pensam e analisam quantos parafusos colocar em cada roda dos veículos:

A vantagem em se usar mais parafusos

O desempenho dos veículos melhora com a transmissão eficiente do torque do motor para as rodas. Isso depende muito da quantidade e qualidade dos parafusos usados.

Eles são muito importantes para se preservar a dinâmica do veículo sob grande estresse e carga.

Quanto mais parafusos robustos um veículo tem, melhor é o encaixe. Isso minimiza vibrações e garante que a força seja bem distribuída.

Podemos dizer que isso é ainda mais importante em carros feitos para o uso fora de estrada, ou seja, off-road, como jipes, picapes, e grandes SUVs:

  • Aumento do número de parafusos promove melhor distribuição do torque do motor aplicado a cada roda.
  • Maior capacidade de carga suportada devido a uma fixação mais equilibrada e segura.
  • Desempenho de veículos melhorado, com rodas mais resistentes a torções e tensões durante manobras intensas.

Diferenças entre 3 ou 4 parafusos, e se usar mais

Veja as principais diferenças entre carros mais simples e fracos, em comparação com modelos potentes e fortes:

Número de Parafusos Desempenho de Veículos Torque do Motor Capacidade de Carga Dinâmica Veicular
3 ou 4 Otimizado para veículos compactos e médios Adequado para torque moderado Suficiente para necessidades diárias Estável em condições normais de uso
5 ou mais Essencial para veículos de alta performance e carga pesada Projetado para alto torque com segurança Ampliada para condições extremas Rígida e confiável em manobras agressivas

Mas, se a maioria dos carros tem rodas com 4 parafusos, ou 5, será que existem carros de passageiros que usam um número maior de parafusos?

6, 8 ou até 10 parafusos

Sim, no caso de 6 parafusos por roda, podemos citar Dodge Viper, Cadillac CTS-V, e também carros antigos dos anos 70, fabricados nos EUA. Pelo fato de serem enormes, podiam ser comprados novos na concessionária com rodas que usam 6 parafusos, ou até mesmo 8 parafusos.

O Dodge Viper usa 6 parafusos por ser um esportivo de altíssima potência e torque. No caso do Cadillac CTS-V, até que não seria necessário usar tantos parafusos, pelo seu tamanho e peso menores, mas foi feito assim pois na época a Chevrolet usou no modelo, os eixos das picapes Chevrolet 1500.

Falando de veículos maiores, os SUVs grandalhões dos EUA, como o Cadillac Escalade, usam 6 parafusos, bem como as nossas picapes médias, como Hilux, S10, Ranger, Amarok, etc.

As versões de alta capacidade de carga das picapes grandes dos EUA chegam a usar 8 parafusos, ou até mesmo 10 parafusos, no casos de picapes tão brutamontes, que são consideradas caminhões.

Aliás, por falar em caminhões, tanto eles como os ônibus usam 10 parafusos por roda.

Daí podemos notar a importância de uma fixação bem feita de uma roda de veículo que está carregando dezenas de toneladas, para sua própria segurança e também a de todos no trânsito.

Carros de competição

Alguns carros de corrida usam um sistema de fixação central.

Isso se vê na Fórmula 1, onde trocar pneus rápido é importantíssimo. Embora essa fixação seja para alta performance, o foco é na eficiência das trocas, não na potência.

Também poderiam ser usados vários parafusos menores na Fórmula 1, mas isso atrapalharia demais nos pit stops.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.