Roda maior faz o carro consumir mais combustível?

carro fogo
carro fogo

Você juntou dinheiro por um bom tempo para colocar aquele jogo de rodas esportivas no seu carro, com pneus de perfil baixíssimo.

E agora fica com a pulga atrás da orelha, pensando se esse conjunto novo vai aumentar o consumo de combustível do seu carro.

Será que isso é verdade?

Vamos ver:

Roda mais larga vai aumentar o consumo, sim

Quase sempre que trocamos o conjunto de rodas e pneus do nosso carro por um que seja mais esportivo e bonito, a largura do pneu vai aumentar também.

Com isso, a área de contato do pneu com o solo vai ficar maior.

Vamos pegar um exemplo de um carro que originalmente usa um pneu com largura 175, e o dono trocou por um pneu de largura 215.

O primeiro tinha antes 17,5 centímetros de borracha em contato com o solo o tempo todo, agora são 21,5 centímetros de borracha.

Apesar dessa largura maior poder contribuir para uma maior estabilidade em curvas e em outras situações, ela também irá aumentar o consumo de combustível.

tamanho roda pneu
tamanho roda pneu

Rodas e pneus mais pesados também vão aumentar o consumo

Outro ponto que temos de avaliar é o peso do conjunto de roda + pneu. Rodas maiores são mais pesadas, o que aumenta o consumo.

Um conjunto de roda e pneu no aro 13, geralmente vai ter um peso aproximado de 12 quilos, podendo ter aí uma diferença de cerca de 500 gramas a 1 quilo se a roda for de ferro ou de liga leve.

Mas um conjunto de roda e pneu com aro 17, para uso no mesmo veículo, ou seja, sem ser absurdamente largo, terá um peso entre 17 e 20 quilos, muito mais pesado do que o conjunto original.

E ainda temos que adicionar o agravante de que, conforme vamos aumentando a velocidade, esse peso acaba sendo multiplicado por causa da inércia.

Ou seja, rodas maiores exigem mais aceleração para girar e movimentar o veículo. O motorista acaba usando mais o pedal e gastando mais combustível.

Carros com motores mais potentes podem ter um desempenho melhor com rodas maiores, mas para carros comuns, manter as características de fábrica é a melhor opção em termos de economia de combustível.

Mas é claro que devemos lembrar que muitos fatores podem influenciar o consumo de combustível de um veículo.

Prejuízos adicionais de usar rodas maiores

  • Distorção do velocímetro: rodas maiores giram menos para atingir a mesma velocidade, o que pode causar um desalinhamento nos valores mostrados pelo velocímetro. Veja nossa matéria que explica este assunto em detalhes .
  • Comprometimento do equilíbrio e estabilidade: rodas maiores podem aumentar a altura do veículo, o que pode afetar o seu equilíbrio e estabilidade, principalmente em curvas e situações de frenagem bruscas.
  • Direção mais dura: pneus largos demais podem deixar a direção mais dura, comprometendo o conforto e a dirigibilidade do veículo.

É importante considerar esses possíveis problemas antes de tomar a decisão de colocar rodas maiores.

Avalie se os benefícios estéticos superam os potenciais danos ao desempenho e segurança.

Estética versus economia de combustível

Aspecto Vantagens Desvantagens
Estética Aparência mais imponente e esportiva Pode aumentar o consumo de combustível
Desempenho Melhora o desempenho em carros esportivos Pode comprometer a aceleração em carros comuns
Conforto Maior estabilidade em algumas situações Pode comprometer o conforto em terrenos irregulares

Portanto, a escolha entre estética e economia de combustível é uma decisão pessoal e deve levar em consideração as prioridades de cada motorista.

Perguntas frequentes

Rodas maiores fazem o carro consumir mais combustível?

Sim, rodas maiores são mais pesadas e exigem mais aceleração para girar e movimentar o veículo, o que pode resultar em um aumento no consumo de combustível.

Além do aumento no consumo de combustível, quais prejuízos as rodas maiores podem causar?

Rodas maiores podem ocasionar uma distorção nos valores mostrados pelo velocímetro, afetar o equilíbrio e estabilidade do veículo e deixar a direção mais dura. Pneus largos demais também podem afetar o conforto e dirigibilidade do veículo.

Qual é a recomendação em relação ao tamanho das rodas e consumo de combustível?

Carros com motores mais fracos geralmente possuem rodas de tamanho menor, oferecendo uma aceleração adequada e um melhor consumo de combustível.

Estética ou economia de combustível, qual escolher?

Essa é uma decisão pessoal do motorista. Colocar rodas maiores pode ter um efeito positivo na aparência do veículo, mas também pode resultar em um maior consumo de combustível. Cada motorista precisa avaliar suas prioridades e decidir se o visual do carro é mais importante do que a economia de combustível.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.