Alguns carros tem um item no manual do proprietário que acaba deixando os donos em dúvida.
“Ajustar a folga das válvulas”. No caso do Honda Civic, por exemplo, este item aparecia no manual como devendo ser feito a cada 40.000 km.
O que é esse ajuste das válvulas?
É um ajuste que precisa ser feito quando o motor tem tuchos com acionamento mecânico.
O sistema de acionamento das válvulas do motor tem folgas entre seus componentes, justamente para absorver a dilatação causada pelo calor do motor.
Essa folga de válvulas, na verdade é a folga entre os balancins (as peças que são responsáveis por abrir as válvulas) e a haste das válvulas.
Se a diferença estiver pequena demais, a válvula pode permanecer semi-aberta, causando ruído a mais no motor. É o momento em que você pode talvez ouvir aquele famoso barulho de tec tec tec vindo do motor, como se fosse uma máquina de costura.
Além disso, essa abertura constante causaria uma perda de eficiência do motor, e poderia chegar a causar danos aos pistões.
Se, por outro lado, a diferença for grande demais, ela não se abrirá totalmente, o que vai causar perda de potência e prejuízo às sedes de válvula.
Alguns motores não precisam deste tipo de ajuste, aqueles que tem tuchos com acionamento hidráulico.
(Tucho é a peça que aciona a haste e os balancins).
Quando o acionamento dos tuchos é hidráulico, isso mantém as folgas sempre corretas através da pressão do óleo do motor.
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