O uso prolongado de etanol no carro cria mesmo um gel viscoso dentro do motor?

etanol gel motor
etanol gel motor

O uso prolongado de álcool no motor tem causado muitas histórias.

Pessoas falam de um gel viscoso que prejudica partes internas do carro. Mas será que isso é verdade?

No Brasil, o etanol é muito usado nos carros pela tecnologia flex. Ainda assim, existem dúvidas sobre o impacto desse combustível. Muitos se perguntam se o uso de etanol pode criar um gel no motor.

Vamos ver a resposta:

Se você usar etanol de boa qualidade no motor do seu carro, não deverá ter problemas de contaminação por esse gel, dentro do propulsor do veículo.

Mas se o seu carro acabou sendo vítima de etanol de má qualidade, passar a usar gasolina aditivada no motor flex pode ajudar a remover o tal gel e também outros contaminantes.

Esse gel é causado por hidróxido de alumínio, uma substância que aparece no motor quando o combustível passa por corrosão existente dentro de bombas velhas e danificadas de postos de combustível.

E ainda assim, acaba sendo um problema recorrente em motores mais antigos, que ainda tinham sistema de carburador, ao invés da injeção eletrônica.

O etanol tem menos lubrificação do que a gasolina, isso é verdade. Mas não é motivo para preocupação. As montadoras garantem que os veículos Flex trabalham bem com etanol.

Eles têm tratamentos especiais contra oxidação, e não é necessário alternar com gasolina para lubrificar o sistema.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Avatar photo
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.