A porcentagem de etanol na gasolina influencia no consumo do carro?

combustivel gasolina
combustivel gasolina

A porcentagem de etanol que o governo estipula, para ser misturada à gasolina está sempre mudando.

A porcentagem máxima hoje é de 27%, e a mínima é de 18%, mas é claro que nenhuma gasolina vendida nos postos tem apenas 18% de etanol.

Pouco mais de 10 anos atrás, essa porcentagem podia variar entre 20% e 25%, e anteriormente, a porcentagem era menor ainda.

Desde 1976, o governo tornou obrigatória a mistura de etanol anidro à gasolina, com um mínimo de 10% de etanol no combustível fóssil.

O etanol anidro é uma forma de etanol sem água, diferente do etanol que abastecemos no posto, o etanol hidratado, que tem de 4% a 5% de água.

Em 1993, a porcentagem aumentou para um mínimo de 22%, em 2003 ficou entre 20% e 25%, em 2007, o mínimo passou a ser de 25% e em 2015 aumentou para 27%.

Mas essas misturas, que com o passar do tempo vão sempre ficando pior e pior para quem tem carro movido somente a gasolina, acabam influenciando no consumo do carro?

Bem, Ter mais etanol na gasolina não muda muito como o motor trabalha. Mas a resposta é sim, quanto maior a porcentagem de etanol que estiver presente na gasolina, maior será o consumo.

Isso acontece porque o etanol tem um poder calorífico menor, de 22,36 MJ/l, ao passo que a gasolina tem 32,24 MJ/l.

Esse poder é 30% menor no etanol, o que acaba justificando aquela conta grosseira que fazemos, de que ele pode custar no máximo 70% do preço da gasolina.

Tipo de Gasolina Percentual de Etanol Anidro Regulamentação pela ANP
Gasolina Comum Até 27% Varia conforme determinações governamentais
Gasolina Premium Fixado em 25% Exceção estabelecida na regulamentação

Os preços do etanol anidro e hidratado mudam por muitas razões. Isso inclui a oferta e a demanda, a safra da cana e os custos de produção, que são diferentes em cada região do Brasil. Saber sobre essas variações ajuda o motorista a escolher a opção mais barata na hora de encher o tanque.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.