Ar-condicionado do carro: 9 dicas de uso correto

honda city 2023 avaliacao na 33

O ar-condicionado em carros é um acessório que está sendo cada vez mais incluído nos modelos que saem das montadoras brasileiras.

Como vivemos em um país de clima bem quente, na sua maior parte, todo mundo gosta do conforto que ele proporciona, tanto na cidade quanto na estrada.

Mas temos que saber utilizar nosso ar-condicionado corretamente, tanto para fazê-lo durar mais, quanto para que ele nos beneficie ao máximo.

Como fazer para que o ar-condicionado do meu carro sempre funcione corretamente?

1) O ar-condicionado deve ser ligado pelo menos uma vez por semana, para que ele se mantenha em boa forma. É isso mesmo, ele funciona bem se sempre for ligado.

Sistemas de ar-condicionado automotivos que ficam muito tempo desligados tendem a perder o gás refrigerante, fato que acontece em muitos carros usados já com vários anos de idade. Quem nunca comprou um carro usado com ar-condicionado e teve que fazer a recarga do gás?

Mas é bom lembrar que às vezes apenas fazer a recarga do gás pode não ser suficiente para o ar funcionar corretamente.

Como usar o ar-condicionado ao chegar no carro, que ficou parado um bom tempo debaixo da luz do sol e está fervendo?

2) Primeiro abra bem as portas e os vidros do carro e espere alguns segundos. Feche as portas, ligue o carro e saia, com os vidros ainda abertos. Com isso, todo o calor vai sair. Ligue o ar-condicionado. Pode ser no máximo, não tem problema.

3) Direcione as saídas de ar para cima, assim o ar frio irá cair e resfriar uma área maior. Não deixe o ar recirculando, pois o ar-condicionado vai acabar usando ar quente para funcionar. Deixe que o ar mais fresco de fora entre. Quando perceber uma melhora, aí sim feche os vidros.

Devo usar o ar-condicionado somente em dias muito quentes?

4) Não necessariamente. Quando você está na estrada por exemplo, e o dia está com clima mediano, pode usar o ar-condicionado tranquilamente, na temperatura média, pois ele vai manter a sensação de conforto.

Se você o desligar, vai sentir um ar abafado. O único porém ao usar o AC é o aumento de consumo.

O ar-condicionado tem utilidade em dias frios?

5) Claro! Nessa situação ele pode ser usado para desembaçar os vidros rapidamente.

Na estrada vale mais a pena andar com o ar-condicionado ligado ou com os vidros abertos?

6) Bem, aí depende da velocidade. Andando até 60 km/h, se economiza mais deixando os vidros abertos. A partir de 70 ou 80 km/h, o arrasto aerodinâmico gerado pelos vidros abertos aumenta mais o consumo do que ligar o ar-condicionado. Aí é melhor ligar o equipamento.

Isso acontece porque os vidros abertos produzem um arrasto aerodinâmico muito grande. Aí, não precisa nem pensar, o ar-condicionado é a melhor opção!

Como tenho que fazer a manutenção do sistema do ar-condicionado?

7) A cada seis meses você pode procurar uma empresa especializada para verificar as mangueiras, a pressão do gás e também o filtro de partículas, que quando está muito sujo, mais atrapalha do que ajuda.

Posso andar sempre com a recirculação do ar-condicionado ligada?

8) Recirculação do ar-condicionado é aquele botão que impede o ar de fora de entrar dentro do carro. Ligamos quando passamos por lugares com cheiros ruins, também quando estamos atrás de um caminhão que solta muita fumaça.

9) Deixar esse sistema ligado o tempo todo não é bom, pois o ar vai ficando viciado, com pouco oxigênio. Use o sistema só quando for estritamente necessário.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.