17 respostas sobre palhetas do limpador de para-brisa

limpador parabrisa

Palhetas do limpador de para-brisa. Um item tão pequeno e tão simples dos nossos carros, que pode ajudar muito ou atrapalhar muito em situações perigosas, dependendo da importância que damos a elas.

Geralmente nos lembramos das palhetas bem no verão, quando começam aquelas chuvas torrenciais e elas já não estão lá muito bem.

Muitos temos dúvidas sobre as palhetas, então vamos aqui responder elas, em detalhes.

Confira:

Como trocar as palhetas do para-brisa?

As embalagens trazem instruções de como fazer essa troca.

Tome cuidado para não aplicar muita força na hora de trocar a palheta, pois elas tem pecinhas de plástico muito frágeis, que podem se quebrar com facilidade.

Veja um vídeo explicando como fazer a troca:

Quais são as melhores marcas de palheta para o limpador de parabrisa?

Algumas marcas que tem uma boa reputação no mercado incluem Bosch, Michelin, Dyna e Valeo.

Palhetas originais das montadoras também tem uma boa qualidade, embora sejam muito mais caras (mesmo sendo fabricadas geralmente por uma das marcas acima citadas).

Quanto tempo as palhetas devem durar?

Um bom jogo de palhetas dura até dois ou três anos, dependendo de seu uso.

Quanto mais o carro é usado sob chuva, ou seja, quanto maior a quantidade de vezes que elas percorrem o para-brisa, mais rápido será necessária a troca.

Em carros que rodam muito, pode ser necessário trocar todo ano.

Como aumentar a vida útil das palhetas?

No Brasil, a única coisa que pode danificar as palhetas mais rapidamente é o sol muito forte, diferente de outros países onde a neve também as ataca com força.

Os raios ultravioleta acabam com a borracha das palhetas, e também com peças plásticas e metálicas existentes nela.

Se seu carro fica por muito tempo debaixo de sol forte, é uma boa ideia tentar proteger as palhetas por o colocar debaixo da sombra, ou pelo menos colocar alguma coisa em cima delas para que o sol não bata diretamente.

Mas lembre-se de que estacionar o carro embaixo de árvores pode trazer outras coisas que atacam as palhetas e também a lataria, como frutos que caiam, fezes de aves, folhas, e outras coisas.

Quais são os sinais de que preciso trocar as palhetas?

Você deve trocar as palhetas do limpador de para-brisa quando uma ou mais dessas coisas acontecerem:

  • Ruído de alguma coisa arranhando o vidro, com ele molhado.
  • Uma fina camada de água continua na área em que o limpador acabou de passar.
  • As palhetas estão grudando no vidro.
  • Algumas áreas do vidro ficam secas e outras não.
  • A borracha das palhetas está rachada em algum ponto.
  • As partes de metal das palhetas estão com ferrugem.
  • As partes de metal das palhetas estão tortas.

Posso trocar o tipo de palheta do meu carro?

Sim, é possível.

Os fabricantes do produto informam que isso é perfeitamente possível, mas é preciso se atentar ao tipo de encaixe usado naquele carro, bem como o tamanho das palhetas.

Os tamanhos são bem variados, e existem carros onde a palheta do lado do motorista é de um tamanho e a outra é um pouco menor, ou maior.

Quais são os tipos de encaixe de palhetas que existem?

São vários, você pode ver alguns na imagem abaixo.

Mas não se preocupe, pois as lojas de autopeças sabem qual modelo de palheta o seu carro precisa, basta informar o modelo e ano.

tipos encaixes palhetas

Existem tipos diferentes de palhetas do limpador de para-brisa?

Existem basicamente dois tipos de palhetas, a convencional e a do tipo flat-blade.

A convencional é aquela a que estamos acostumados, com aquelas estruturas de metal ou mesmo de plástico.

E a palheta flat-blade é um tipo mais moderno, onde a estrutura e a borracha formam um corpo só.

tipos palhetas

Como saber que palhetas comprar para meu carro?

O manual do proprietário do seu carro tem essa informação.

Mas, para facilitar, as embalagens das palhetas geralmente tem uma lista dos modelos que usam aquele tamanho de palheta.

Outra alternativa é pesquisar no Google, basta colocar palheta e o nome do carro, com o ano de fabricação.

palheta dyna

Que tamanho de palhetas devo usar?

Você deve usar o tamanho de palheta que for indicado pelo fabricante do veículo.

Se você estiver precisando desesperadamente de uma palheta, no meio de uma viagem na chuva, por exemplo, e não encontrar o tamanho exato do seu carro, é possível colocar palhetas que sejam até uns dois centímetros menores ou maiores do que o tamanho recomendado, apenas de maneira temporária.

Apenas se certifique de que as palhetas (se forem maiores) não batam uma na outra, ou atinjam as borrachas que ficam na extremidade do para-brisa.

Quanto custa um par de palhetas?

Se seu carro for bem comum, ou mesmo um daqueles modelos considerados como “carros populares”, fique tranquilo pois o preço é baixo.

Existem anúncios online de par de palhetas para o Celta por valores abaixo de R$ 30, para se ter uma ideia, apesar de que deve ser de uma marca com qualidade bem ruim.

Se passarmos para marcas de primeira categoria, os valores começam em R$ 60 ou R$ 70.

Para modelos como Jetta, Civic ou Corolla, os preços ficam por volta de R$ 120.

Para uma Mercedes C180, por exemplo, de ano 2015 a 2020, o preço chega a encostar nos R$ 300.

No caso de modelos mais raros, como Mercedes Classe E ou BMW Série 5, por exemplo, onde pode parecer impossível achar o modelo correto de palheta sem recorrer à concessionária (que vai te cobrar R$ 1.500 ou mais), uma alternativa é importar o produto.

Mas se você não quiser correr o risco de pagar 100% de imposto de importação em cima do valor já alto do produto, que mesmo na Europa custa lá seus R$ 300, também é possível comprar dois pares para montar um par com o tamanho correto.

Por exemplo, a Classe E usa palhetas de 24 e 22 polegadas. Comprando-se um jogo Bosch AeroTwin da Classe C (22 e 22) e um da Classe A (24 e 19), é possível se montar um jogo por R$ 600, ao invés de R$ 1.500, e ainda sobrará uma palheta (22 polegadas) para a próxima troca.

Como limpar as palhetas do para-brisa?

Se você notar que muita sujeira se acumulou nas palhetas, levante os limpadores e passe nas palhetas um pano com detergente neutro ou vinagre.

Passar uma mistura com metade água e metade vinagre no para-brisa também pode ajudar a ter uma melhor visibilidade. Além disso, existem produtos específicos no mercado automotivo, para limpeza de para-brisa.

Quando o limpador de para-brisa foi inventado?

Foi no ano de 1903, por uma mulher chamada Mary Anderson.

Nessa ocasião, o primitivo limpador era apenas uma alavanca metálica presa ao para-brisa com uma borracha encostada no vidro, que era movimentada manualmente mesmo.

mary anderson limpador parabrisa

E o limpador automático com motor elétrico, foi inventado por quem?

Foi Charlotte Bridgewood a responsável pela criação do limpador de para-brisa com um motor elétrico, no ano de 1917.

Até a década de 1940, os carros tinham para-brisa reto. No final dessa década começaram a aparecer os primeiros carros produzidos em grande quantidade, com para-brisas curvos, como acontece com todos os carros hoje em dia.

Do que as palhetas do para-brisa são feitas?

O corpo da palheta é feito de ferro, ao passo que a parte que fica em contato com o vidro é feita de borracha ou silicone, pois se fosse outro material poderia riscar o para-brisa.

Como funciona o limpador de para-brisa?

Existe um motor elétrico ali no compartimento dianteiro do motor, que é ligado a uma haste que movimenta os dois limpadores.

São dois na maioria dos carros, mas existem algumas exceções, como o Fiat Uno antigo, o Renault Kwid e o super esportivo McLaren F1.

Preciso me preocupar com o limpador de para-brisa fora da época das chuvas?

Sim, pois este equipamento não serve apenas para tirar a chuva da visão do motorista.

Ele também ajuda a limpar umidade excessiva, neve e alguma coisa que voe até o para-brisa enquanto o carro está em movimento, como por exemplo uma folha de jornal.

O que pode fazer o limpador de para-brisa não funcionar corretamente?

O limpador de para-brisa pode parar de funcionar por alguns problemas básicos.

Um deles é o motor elétrico que movimenta os braços dos limpadores. Se ele tiver algum problema, o limpador pode parar de funcionar, ou funcionar muito lentamente, como geralmente acontece em carros muito antigos sem manutenção.

O sistema do limpador pode estar com um fusível queimado. Neste caso ele não vai funcionar.

Palhetas com a borracha ruim também podem fazer com que o equipamento não funcione corretamente.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.