Picapes grandes, como F-150 e RAM 1500, são péssimas na proteção dos passageiros do banco traseiro

iihs picapes grandes eua
iihs picapes grandes eua

O órgão responsável por segurança dos carros nos EUA, chamado IIHS, Insurance Institute for Highway Safety, recentemente refez alguns testes focando na segurança dos passageiros do banco traseiro, principalmente no caso de pessoas menores, como mulheres e crianças.

Veículos de todos os tipos tiveram resultados abaixo do esperado, mas as picapes grandes, como RAM 1500, Ford F-150 e Toyota Tundra, tiveram resultados ruins, no caso da RAM e da Ford, os resultados foram péssimos.

No teste, um boneco que representa uma criança de 12 anos ou uma mulher pequena, foi usado, e colocado atrás do motorista.

As picapes grandes falharam nestes testes pois não conseguiram manter o boneco posicionado no banco sem que eles se chocassem contra o banco à frente, ou mesmo sem que se movessem de maneira exagerada, o que resultaria em danos severos a um corpo humano.

iihs picapes grandes eua 2
iihs picapes grandes eua 2

Um outro fenômeno foi observado com frequência, que foi o boneco acabar deslizando para baixo do cinto, o que é chamado nos EUA de “submarining”.

O relatório completo do IIHS detalha que uma análise posterior dos bonecos indicou que ferimentos no peito, na cabeça e no pescoço são prováveis de acontecer, em colisões assim, se o veículo usado for uma Ford F-150 ou uma RAM 1500.

Para o caso da Chevrolet Silverado, modelo equivalente da outra marca americana, o risco de ferimentos no peito foi um pouco menor, mas ainda excessivo, ao passo que a Toyota Tundra se deu um pouco melhor que a Silverado, mas ainda muito abaixo do que seria o correto.

No caso da picape japonesa, o problema citado foi que o cinto de segurança é mal posicionado no banco traseiro.

Este relatório acaba com a crença dos norte-americanos de que um carro grande, ou mesmo gigante, sempre se dará melhor em colisões do que carros pequenos.

Passageiros do banco traseiro sempre sofrem com segurança inferior a aquela fornecida para os ocupantes dianteiros, não importa de que carro estejamos falando, pelo menos no caso de carros mais modernos, que tem vários airbags e outras medidas de segurança.

O que o pessoal dos EUA pode fazer agora é tentar evitar que seus familiares andem no banco traseiro de suas picapes, mas e quando a viagem é em família e todos os assentos estão ocupados?

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.