Pickup Corsa: a história da picape redondinha dos anos 90

Corsa Pickup propaganda tudo

A Pickup Corsa faz parte de uma linha que marcou época e deixou muitas saudades, a linha do Chevrolet Corsa.

Com várias versões e vida longa no mercado brasileiro, o modelo deixou saudades em vários entusiastas.

Vamos ver um pouco a respeito do Corsa feito para o trabalho, a picapinha do Corsa:

Pickup Corsa: uma ideia fora do sério

Era assim que a Chevrolet anunciava seu mais recente lançamento, a Pickup Corsa, em 1995. A propaganda dizia que “melhor do que ter muitas ideias na cabeça, é colocar tudo em prática rapidinho”.

Isso destacava o motor 1.6 com injeção eletrônica (com 79 cv e 12,9 kgfm de torque, o que o levava a 100 km/h em 13,6 segundos) e a capacidade de carga do modelo, que era de 575 kg inicialmente.

Além disso, a novidade trazia rodas de 14 polegadas e vários opcionais, como ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de alumínio e travas e vidros elétricos.

Apesar de falar de sua capacidade de carga, o que se viu na época foram propagandas voltadas para um público que não desejava usar a picape apenas para o trabalho, mas também para o lazer, graças ao visual que empolgou tanto quanto a chegada do próprio Corsa.

Visualmente, a frente não mudava em relação ao Corsa em sua versão inaugural no Brasil, enquanto a traseira tinha lanternas parecidas com a versão Wagon.

O tamanho era de 4,10 metros de comprimento (com distância entre-eixos de 2,47 m), 1,29 m de largura e 1,49 m de altura. Já a parte mecânica tinha, além do motor citado acima, algumas alterações na suspensão (recalibração na dianteira e com molas semi-elípticas na traseira).

Corsa Pickup interior

Com o tempo a picape foi sofrendo algumas alterações. Uma das mais rápidas foi exatamente no conjunto mecânico, com a substituição por um motor 1.6 mais potente, de 92 cv.

Depois, em 1998, a capacidade de carga foi aumentada em 25 kg, chegando aos 600 kg de carga útil. Além disso, outras versões especiais começaram a ser oferecidas no mercado brasileiro.

A primeira foi a Champ, em alusão à Copa do Mundo de 1998, que era vendida na cor verde escuro (inclusive nos para-choques), rodas de liga leve de 14 polegadas, pneus 185/60 e detalhes decorativos.

Depois de ser reestilizada, a Pickup Corsa recebeu a versão ST, que também ganhou uma série especial: a Rodeio, que fazia alusão à festa em Barretos (SP). Além de detalhes decorativos, essa opção trazia rodas de alumínio de 14 polegadas e bolsa e boné como brindes.

Haviam também a versão Furgão, que chegou em meados de 2000 e era destinada apenas a frotistas (mas com baú montado por uma outra empresa), e a opção Sport.

Veja abaixo por quanto tempo cada uma foi vendida por aqui:

Pickup Corsa (1995-2003)

  • Versão GL (1996-2000)
  • Série especial Champ 98 (1998)
  • Versão ST (2001-2003)
  • Série especial Rodeio (2001)
  • Série especial Sport (2003)

O modelo acabou saindo de linha após a chegada da Montana, em 2003. Se a versão inicial da picape Corsa não batia de frente com a concorrência, mas empolgava os jovens e quem procurava algo para o lazer, a Montana veio para incomodar Strada e Saveiro, como chegou a fazer em alguns anos.

Mas depois acabou perdendo o fôlego, sendo substituída pela geração de visual controverso que temos hoje.

Corsa Wind: o popular que fez barulho nos anos 90

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.