Pneu BKT é bom? Veja os detalhes (2024)

bkt 3
bkt 3

Você conhece a BKT? Essa empresa indiana conseguiu dominar o mercado de pneus sem precisar concorrer com as marcas mais tradicionais do segmento, aquelas que logo pensamos quando vemos a necessidade de trocar os pneus do carro.

O motivo está na escolha do segmento em que atua e também na capacidade de desenvolver produtos específicos para a necessidade de seus clientes.

Confira!

Conheça mais sobre o fabricante

Diferentemente das matérias anteriores, a avaliação dos pneus BKT entra num segmento bem específico do mercado. Afinal, a empresa indiana tem uma linha de produtos voltada para pneus Off-Highway.

Antes de falar um pouco mais sobre seus produtos, vale a pena conhecer a história da empresa. O nome BKT vem de Balkrishna Industries Limited e a companhia tem sede em Mumbai, na Índia.

Ela surgiu em 1954 e foi fundada por Mahabirprasad Poddar, mas inicialmente era uma empresa têxtil. Foi apenas em 1987 que a família decidiu mudar de ramo e começar a produzir pneus para bicicletas, fundando o que hoje é a BKT.

Até 1990, ela já produzia pneus para veículos motorizados, como jipes, carros de passeio e comerciais leves. Tudo isso ainda se concentrava em sua fábrica de Aurangabad, na Índia. Mas foi em 1995 que tudo mudou.

Nesse ano, ela iniciou a produção de pneus Off-Highway, ou seja, para máquinas pesadas, inclusive com exportações a todo vapor para os Estados Unidos e diversos países da Europa. Vendo o potencial desse segmento do mercado, nos anos seguintes a BKT lançou produtos para empilhadeiras e outras máquinas.

No começo dos anos 2000, outras fábricas foram inauguradas em Bhiwadi, no norte da Índia, em Dombivli, próximo a Mumbai, e em Chopanki, também no norte do país. Nesse ponto, a BKT já estava entre as 500 empresas mais valiosas no país.

Diversas linhas foram lançadas, como a Agrimax (seu primeiro pneu radial para tratores) e a Earthmax, e a expansão de suas operações estava a todo vapor. A filial europeia foi aberta na Itália em 2006, enquanto as operações nos Estados Unidos começaram no ano seguinte.

A partir de 2010, a BKT também passou a operar no Canadá e reforçou sua proposta ao se tornar o fornecedor exclusivo do Monster Jam, um evento que reúne carros gigantes em diversas provas radicais.

Além disso, ela também passou a patrocinar eventos de futebol, como os campeonatos nacionais da Itália, Espanha e França, além de aparecer em outros esportes, como o críquete.

Atualmente, a BKT é líder mundial em seu segmento, com 6% de participação no mercado e faturamento anual de quase 1 bilhão de dólares. Seus produtos são feitos nas fábricas de Aurangabad, Bhiwadi, Chopanki, Dombivali e Bhuj, empregando mais de 7 mil pessoas e vendendo em mais de 130 países.

bkt 1
bkt 1

Avaliações dos usuários

Especializada em atender grandes empresas, a BKT não tem uma relação direta com o consumidor final. Na verdade, sua lista de clientes inclui grandes empresas que utilizam máquinas pesadas, e elas comprovam a qualidade desses pneus.

Um dos motivos para isso é a robustez dos produtos, visto que o restolho de muitas culturas geneticamente modificadas acaba sendo excessivamente rígido. Ou seja, os pneus das máquinas precisam ter uma estrutura reforçada para andar livremente sobre esse tipo de solo.

E nesse ponto entra a qualidade dos pneus BKT, que usam compostos preparados especialmente para essas situações, sendo mais resistentes e fortes na estrutura. A aramida, por exemplo, é usada nas lonas, trazendo mais resistência a furos e tração superior quando comparada a pneus convencionais.

Olhando para o mercado mundial, e não apenas o brasileiro, vemos que a BKT também tem a mesma reputação. E o interessante é que na Índia, sua terra natal, a popularidade é bem menor que em outros países.

O provável motivo é que o mercado indiano é dominado por carros de passeio e tem pouca relevância em competições que poderiam utilizar os produtos da BKT, ficando fora da principal área de atuação dessa empresa.

Modelos de pneus BKT

O verdadeiro sucesso da BKT veio depois que sua direção foi para a produção de pneus para os segmentos agrícola, de construção civil e industrial. Eles estão presentes em dezenas de países, inclusive no Brasil.

A marca destaca que seus produtos tem diversas vantagens, como a estrutura totalmente em aço com compostos mais resistentes a cortes. Isso acaba sendo essencial para as empresas que dependem das máquinas e querem reduzir o tempo de inatividade.

A gama de produtos da BKT inclui mais de 3.200 pneus especializados nos setores que ela atende, ajudando o cliente a escolher o produto ideal para cada máquina. Tudo isso é feito com base em seu próprio centro de pesquisa e desenvolvimento, elevando seu nível de qualidade.

Confira todas as linhas:

  • Force – ceifeira e trator de alta potência
  • RT 765M – pulverizadora, trator e vindimadora
  • V-Flecto – trator de alta potência
  • RT 600 – ceifeira, espalhador e trator
  • RT 747 Agro Industrial – carregadora compacta e elevador telescópico
  • Teris – colhedora e ceifeira
  • Turf RT 333 – colhedora, tratores pequenos e vindimadora
  • Ridemax (IT 697/FL 630 Ultra/FL 695/FL 693 M/FL 633 Performa) – caminhão agrícola, reboque, trator, etc
  • F 240 – trator florestal
  • FS 216 – trator florestal skidder
  • Forestech – autocarregadora
  • V-Flexa – reboque
  • Multimax MP 522/MP 527 – carregadora compacta e elevador telescópico
  • Multimax MP 569 – caminhão agrícola e elevador telescópico
  • Multimax MP 513/MP 515 – caminhão de fertilizantes ou veículos universais
  • MP 570/MP 585 – retroescavadeira e veículos universais
  • MH TR 182 – casa móvel
  • AT 621 – carregadora compacta e retroescavadeira
  • AT 603 – retroescavadeira e implementos agrícolas
  • Con Star – carregadora compacta e elevador telescópico
  • AT 171/Bogmax/Sierra Max Pro/W207 – quadriciclos
  • SM 48 (GK)/SM 54 (GK)/SM 68 (GK) – kart
  • GF 304/GF 305 Classic – carrinho de golfe
  • LG 307 – cortadores de grama

Por aqui, seus produtos podem ser encontrados em grandes marketplaces e lojas especializadas em pneus. Os valores variam entre R$ 240 e quase R$ 8.000 cada pneu.

Conclusão

A BKT cresceu rapidamente e, mesmo sendo uma empresa relativamente nova no mercado de pneus, conseguiu dominar quando falamos sobre sua principal área de atuação.

Um dos motivos é sua capacidade de produzir compostos específicos para cada tipo de solo, facilitando o trabalho e reduzindo a necessidade de trocar os pneus.

Caso contrário, isso afetaria a produtividade, a principal preocupação das empresas do ramo.

Mesmo não sendo tão conhecida pelo consumidor final, a indiana BKT é uma das melhores empresas de pneus no mundo e tem tudo para sustentar essa posição nos próximos anos.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.