Posso substituir o estepe do carro por um kit de reparo instantâneo?

estepe 3
estepe 3

Não sei se você já reparou, mas muitas pessoas que instalam kit GNV em seus carros, acabam colocando o cilindro de gás no lugar do estepe, quando ele é guardado embaixo do porta-malas, pelo lado de fora.

Aí, a solução acaba sendo pegar esse estepe e jogar dentro do porta-malas.

Então, em momentos em que a pessoa precisa usar todo o espaço do porta-malas para colocar bagagens, ela acaba vendendo este estepe e colocando um kit de reparo instantâneo em seu lugar.

Isso pode ser feito?

Rodar sem estepe é infração de trânsito

De acordo com a Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), não dá para trocar o estepe por um kit de reparo, pois rodar sem o estepe seria uma infração de trânsito, de acordo com o artigo 230 IX do Código de Trânsito Brasileiro.

Lá diz que quem rodar sem equipamento obrigatório está cometendo essa infração. E como o estepe é um equipamento obrigatório, não resta dúvida sobre isso.

A Resolução 259/07 estabelece a obrigatoriedade do pneu sobressalente, bem como do macaco e da chave de roda.

Os únicos veículos que podem rodar sem estepe, são aqueles que saem de fábrica com pneus run-flat, que são aqueles pneus que não murcham completamente quando furados.

Veja também: tudo sobre o estepe fino ou temporário.

A importância do estepe para a segurança no seu carro

O estepe é como um salva-vidas para o pneu danificado durante uma viagem. Imagine-se em uma situação em que você está dirigindo por uma estrada deserta e seu pneu fura repentinamente.

Sem o estepe, você estaria completamente indefeso e teria que esperar por assistência ou depender da ajuda de terceiros. O estepe oferece a confiança necessária para continuar sua jornada com tranquilidade após um contratempo no pneu.

Ele permite que você faça uma troca rápida e ponha seu veículo novamente na estrada sem maiores problemas.

Além disso, ao utilizar o estepe corretamente, você evita acidentes causados ​​por danos nos pneus ou pelo mal funcionamento dos mesmos.

Vantagens e desvantagens do kit de reparo, em relação ao estepe

A principal vantagem de um kit de reparo instantâneo em comparação com o estepe tradicional é a praticidade. Enquanto um estepe exige troca e pode ser difícil de manusear, o kit permite uma intervenção rápida e fácil.

Além disso, é mais leve e ocupa menos espaço no porta-malas, proporcionando maior economia de combustível. No entanto, há algumas desvantagens a serem consideradas.

Por exemplo, um kit de reparo instantâneo só é eficaz em furos pequenos, não sendo capaz de reparar danos maiores ou rasgos no pneu.

Além disso, existe a possibilidade do selante utilizado não resolver completamente o problema, tornando necessária uma substituição imediata do pneu.

Situações em que o kit de reparo instantâneo pode ser útil

Furos pequenos causados por pregos ou parafusos

Quem nunca teve o desprazer de encontrar um prego ou parafuso no caminho? Esses pequenos incidentes podem ser uma dor de cabeça, mas se você estiver equipado com um kit de reparo instantâneo, pode resolver o problema rapidamente.

Esse tipo de situação é perfeitamente adequado para utilizar o kit, pois geralmente trata-se de furos pequenos que podem ser facilmente selados com o produto contido no kit.

Com apenas alguns minutos e algumas etapas simples, você pode estar pronto para seguir viagem novamente.

Viagens curtas ou urbanas com baixo risco de danos no pneu

Para aqueles que costumam fazer viagens curtas dentro da cidade ou em áreas com baixo risco de danos aos pneus, a opção do kit de reparo instantâneo pode ser bastante conveniente.

Imagine estar a poucos quarteirões do seu destino quando descobre um pequeno furo no pneu. Nessa situação, não faria sentido chamar um guincho ou aguardar a troca do estepe.

O kit permitirá que você resolva o problema imediatamente e continue sua jornada sem maiores contratempos. Não se esqueça: esse tipo de solução é mais adequado para viagens curtas e em velocidades moderadas.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.