Qual é o sinal de que a correia dentada do carro acabou de quebrar?

correia dentada 3
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Poucos componentes do motor de um carro são tão importantes quanto a correia dentada.

Ela, sendo responsável por manter a sincronia perfeita entre pistões e válvulas, pode ser o herói invisível do motor ou a sua súbita e catastrófica ruína.

Identificar sinais de falha pode salvar o motorista de prejuízos inesperados, tornando a manutenção automotiva uma aliada imprescindível.

Sinais de quebra da correia dentada

Geralmente, não há alertas claros que sinalizem que a correia dentada vai se romper nos próximos dias ou semanas.

Um dos poucos indicativos pode ser o ressecamento da correia, mas sua localização sob uma capa protetora dificulta a detecção visual.

Por outro lado, o sinal indicativo de que ela acabou de se partir, ou romper, é um sintoma inconfundível: um som assustador de componentes metálicos colidindo violentamente.

Esse som é a evidência do dano iminente causado aos componentes internos do motor, um evento que pode levar a custos elevados de reparo e à necessidade de uma intervenção rápida e eficaz.

Por isso é que se ouvir qualquer coisa parecida, deve parar o carro e desligar o motor imediatamente.

A importância da manutenção

É por isso que a manutenção preventiva acaba sendo muito importante.

A correia dentada deve ser trocada em um intervalo regular, que varia, dependendo da montadora.

Dependendo das especificações do fabricante e das condições de uso do veículo, essa troca deve ocorrer, geralmente, entre 40.000 e 100.000 quilômetros percorridos, mas é bom recorrer ao manual do seu carro, para ter a informação exata.

Perguntas frequentes

Quais são os sinais de falha quando a correia dentada do carro rompe?

Ao romper, a correia dentada emite um ruído forte e metálico, resultante do contato entre pistões e válvulas, o que pode resultar no desligamento abrupto do motor. A interrupção no sincronismo causa a parada da admissão de ar e do combustível e impede a expulsão dos gases da combustão.

Qual é a função da correia dentada no motor?

A correia dentada é essencial para manter o movimento harmônico entre as polias do virabrequim e o comando de válvulas, garantindo a sincronização perfeita entre as válvulas e pistões. Isso permite uma admissão e um escape eficientes dos gases nos cilindros, sendo crucial para o funcionamento adequado do motor.

Como a quebra da correia dentada afeta os componentes do motor?

A ruptura dessa peça pode ocasionar danos sérios ao coração do motor, ou seja, o cabeçote, pistões, bielas e válvulas. Dependendo da gravidade, pode ser necessário realizar reparos complexos ou até substituir componentes chave do motor.

Existem sintomas prévios que podem indicar uma iminente quebra da correia dentada?

Frequentemente, não há sinais claros de que a correia dentada está prestes a falhar. Alguns indicativos como ressecamento ou montagem inadequada podem ser imperceptíveis devido à capa protetora. Realizar a manutenção preventiva e a substituição dentro dos intervalos recomendados pelo fabricante é a melhor forma de evitar a quebra repentina.

Quais são os intervalos recomendados para a troca da correia dentada?

É aconselhável seguir as especificações do fabricante do veículo, que geralmente recomendam a troca da correia dentada entre 40.000 km, para condições severas de uso, até 100.000 km, sob condições normais de direção.

A correia dentada possui alternativas mais duradouras no mercado?

Sim, existe a opção de corrente de aço, que é mais resistente e oferece sinais de desgaste mais evidentes, como ruídos. No entanto, a substituição da corrente de aço geralmente custa mais, devido à complexidade do processo.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.