TOP 10: As picapes/caminhonetes mais baratas do Brasil (2022)

Fiat Strada Endurance CD 2020

Está em dúvida a respeito de quais são as picapes ou caminhonetes mais baratas do Brasil? Pois bem, aqui você encontrará a resposta. Neste novo TOP 10, vamos falar das picapes e caminhonetes mais baratas do Brasil.


O segmento é bem desenvolvido por aqui, inclusive com picapes compactas derivadas de carros de passeio, algo que só existe mesmo no Brasil. Por outro lado, infelizmente não temos as pickups grandes vendidas lá no exterior, com exceção dos modelos RAM, que são caríssimos para os padrões brasileiros.

Porém, nos últimos anos, perdemos pelo menos dois modelos: Ford Courier e Peugeot Hoggar. Também deixamos de importar a SsangYong Actyon Sports. Por outro lado, a líder de vendas Strada foi totalmente reformulada, se aproximando bastante do visual de sua irmã maior Toro.

Além disso, criamos um novo nicho neste mercado com o lançamento da picape compacta “grande”, que no caso é a Fiat Toro, obrigando a concorrência a desenvolver pelo menos três rivais para os próximos anos.

Uma virá da VW, outra da Hyundai e ainda outra da General Motors. Há também uma opção de picape essencialmente off-road, o Agrale Marruá em versão picape.

Confira!

Picapes compactas mais baratas

A opção mais barata começa no segmento de compactos com a Fiat Strada, que parte de R$ 90.990 e deixa claro que aqui a brincadeira não custa barato. A rival VW Saveiro ficou apenas com a versão topo de linha, jogando seu preço para R$ 119.350.

Confira as mais de 150 listas Top 10 que temos no nosso site!

A outra concorrente, Chevrolet Montana, era mais barata, mas já saiu de linha depois de muito tempo sendo apenas coadjuvante na briga das outras duas.

Picapes intermediárias mais baratas

Depois temos um novo segmento, o das picapes intermediárias Renault Duster Oroch e Fiat Toro. Elas partem de R$ 103.600 e R$ 137.990, respectivamente.

Aí temos uma grande diferença nos preços, pois como a Fiat Toro é mais equipada e também está vendendo muito bem, a Fiat não precisa criar uma versão mais simples. Já a Oroch aposta num preço mais chamativo para tentar convencer seus clientes.

Picapes médias mais baratas

Entre as picapes médias, os preços são bem mais altos, começando acima dos R$ 217.990. As picapes mais vendidas tem apenas opções diesel, o que elevou bastante seus preços. Já as picapes diesel topo de linha tem preços ainda mais altos, acima dos R$ 300 mil.

Abaixo, as TOP 10 com as picapes caminhonetes mais baratas do Brasil:

1) Fiat Strada Endurance Cabine Plus 1.4 – R$ 90.990

fiat strada endurance cs 2022

A longeva picape da Fiat é a líder absoluta do mercado e isso deve ser ainda mais reforçado com a chegada de sua nova geração. Além da mudança visual, que a fez ficar parecida com a Toro no exterior (especialmente na traseira) e emprestar vários elementos de outros modelos da marca no interior, a Strada também apresentou mudanças interessantes.

Os destaques são controle de estabilidade e assistente de partida em rampas de série, Android Auto e Apple CarPlay sem fio e uma grande melhora no espaço interno, que agora pode ser acessado por quatro portas. Ela tem três versões, duas opções de cabine e os motores 1.3 e 1.4.

2) Renault Duster Oroch Express 1.6 – R$ 103.600

renault duster express 2022

Ela é a terceira picape de marca francesa que surgiu no Brasil – as duas primeiras foram a robusta 504 Pickup e a controversa Hoggar – e aproveita a experiência da Dacia na Romênia com o Duster modificado para uso interno. Agora “de fábrica”, a picape cabine dupla é uma opção interessante pelo custo menor que a Toro e por ser maior que as leves.

É simples como Logan e Sandero, mas conta com motor 1.6 16V SCe de até 120 cv e um 2.0 16V de até 148 cv. Não conta com tração 4×4, o que deveria estar disponível, pois a diferença de preço para a rival da Fiat é enorme.

3) Volkswagen Saveiro Cross CD – R$ 119.350

Volkswagen Saveiro 2019

A picape da Volkswagen era a mais moderna entre as três leves no mercado nacional, até a chegada da nova Strada. Mesmo assim, sua recente atualização adicionou mudanças no visual e até na mecânica, mas especialmente focou no trabalho com a versão Robust, que manteve o interior antigo, mas ficou mais barata e pronta para o serviço.

Com a saída do motor EA111 1.6 8V de até 104 cv, ela ficou apenas com a opção 1.6 de 120 cv que equipa a versão topo de linha. Ou seja, abandonou as outras opções com cabine simples ou dupla, custando agora absurdos R$ 119.350.

4) Fiat Toro Endurance Turbo – R$ 137.990

fiat toro endurance turbo 2022

Sensação do mercado de picapes, o modelo pernambucano já está muito mais caro que no lançamento, há alguns anos. Feita sobre uma plataforma global e robusta, que nem parece ser de origem Fiat, pois sustenta os modelos da Jeep de forma exemplar, a picape cabine dupla tem um padrão bem superior ao resto do portfólio da marca no país.

Além de ser bem equipada e ter um visual recentemente atualizado, abandonou os motores gastões que usava antes para dar lugar ao 1.3 turboflex de 185 cv e 27,5 kgfm. Há também o Multijet 2.0 diesel com 170 cv.

5) Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLX – R$ 217.990

Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLS 2022

A Mitsubishi lançou uma versão mais barata da L200 Triton, chamada Outdoor GLX, mas que tem um visual bem mais simples e longe do que o modelo renovado oferece.

Por quase R$ 218 mil, a picape japonesa oferece o motor 2.4 diesel de 190 cv, tração 4×4 e transmissão manual de seis marchas.

6) Ford Ranger XL Cabine Simples 2.2 – R$ 220.390

Ford Ranger Cabine Simples

Agora verdadeiramente global, já que está de volta até ao mercado americano, a picape média da Ford ganhou uma atualização visual e é um dos modelos mais robustos do mercado.

Nesta versão XL, o modelo tem uma proposta similar à Amarok de entrada que saiu de linha, com cabine simples e motor diesel. Aliás, a picape da Ford abandonou por completo as versões flex. O motor é o Duratorq 2.2 de 160 cv e o câmbio é automático, tendo ainda tração 4×4.

7) Toyota Hilux Cabine Simples – R$ 227.990

toyota hilux cabine simples

Atualmente é a picape média mais vendida do mercado, mas sempre está em briga com a rival da Chevrolet. Nesta versão de acesso com cabine simples, o modelo da marca japonesa apresenta um conjunto bem robusto, confiável e valente, que é reconhecidamente um dos melhores custo-benefícios do mercado.

Com motor 2.8 de até 204 cv e 42,8 kgfm e transmissão manual de seis marchas, essa opção tem ainda tração integral. Embora seja a mais simples, vem com tudo que você precisa para ter uma confiável ferramenta de trabalho.

8) Chevrolet S10 Cabine Simples – R$ 232.390

chevrolet s10 cabine simples 2022 1

A picape da General Motors disputa com a da Toyota a liderança do segmento médio e é um produto bem atual. Atualizada recentemente, ela tem o motor 2.8 turbodiesel de 200 cv e 44,9 kgfm, aliado ao câmbio manual de seis marchas.

Sua proposta também é totalmente voltada ao trabalho, mas a linha também conta com diversas outras opções com cabine dupla, que variam entre R$ 233.820 e R$ 297.130.

9) Nissan Frontier S MT 4×4 – R$ 233.290

frontier 2020 5

A nona posição é da Nissan Frontier, que não prioriza os preços baixos (sua versão de entrada é das mais caras no segmento) mas oferece tração 4×4 em todas as configurações.

Na opção mais básica S, ela vem com câmbio manual de seis marchas, motor 2.3 turbodiesel de 160 cv e uma lista de equipamentos mais básica, com retrovisores elétricos, vidros elétricos, direção hidráulica, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, entre outros.

10) Ford Maverick Lariat FX4 – R$ 239.990

ford maverick lariat fx4 2022 5

Fechamos nossa lista com a mais recente novidade no mercado nacional de picapes, a Ford Maverick. Vendida por aqui na versão única Lariat FX4, ela traz um visual bem interessante e uma boa lista de equipamentos.

Além disso, vem com o motor 2.0 turbo a gasolina de 253 cavalos e 38,7 kgfm de torque, com câmbio automático de 8 marchas.

Galeria TOP 10 com as picapes caminhonetes mais baratas do Brasil:

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.