Listas Top 10 Mercado Pickups Preços

TOP 10: As picapes/caminhonetes mais baratas do Brasil

TOP 10: As picapes/caminhonetes mais baratas do Brasil

Está em dúvida a respeito de quais são as picapes caminhonetes mais baratas do Brasil? Pois bem, aqui você encontrará a sua resposta. Neste novo TOP 10, vamos falar das picapes e caminhonetes mais baratas do Brasil.


O segmento é bem desenvolvido no Brasil, inclusive temos as picapes compactas derivadas de carros de passeio, algo que só existe mesmo no Brasil. Por outro lado, infelizmente não temos as pickups grandes vendidas lá no exterior, com exceção da RAM 2500, que é caríssima para os padrões brasileiros.

Porém, nos últimos anos, perdemos pelo menos dois modelos: Ford Courier e Peugeot Hoggar. Também deixamos de importar a SsangYong Actyon Sports. Por outro lado, a líder de vendas Strada foi totalmente reformulada, se aproximando bastante do visual de sua irmã maior Toro.

Além disso, criamos um nicho novo neste mercado, com o lançamento da picape compacta “grande”, que no caso é a Fiat Toro, obrigando a concorrência a desenvolver pelo menos três rivais para os próximos dois anos, sendo um da VW, outro da Hyundai e outro da General Motors. Há também uma opção de picape essencialmente off-road, o Agrale Marruá em versão picape.

Picapes compactas mais baratas

TOP 10: As picapes/caminhonetes mais baratas do Brasil

A opção mais barata começa no segmento de compactos com a Volkswagen Saveiro, que parte de R$ 57.390. Sua rival Fiat Strada, já com sua nova geração, tem preço inicial acima disso e custa R$ 63.590. Sim, é isso mesmo, uma picape compacta em sua versão mais simples já passa dos R$ 50 mil. A outra concorrente, Chevrolet Montana, parte de R$ 60.990. Isso é bem ruim, pois no passado era possível comprar um picape leve 1.0 de origem chinesa por meros R$ 19.990…

Picapes intermediárias mais baratas

TOP 10: As picapes/caminhonetes mais baratas do Brasil

Depois temos um novo segmento, o das picapes intermediárias Renault Duster Oroch e Fiat Toro. Elas partem de R$ 82.190 e R$ 99.990, respectivamente. Aí temos uma grande diferença nos preços, pois como a Fiat Toro é mais equipada e também está vendendo muito bem, a Fiat não precisa criar uma versão mais simples. Já a Oroch aposta num preço mais chamativo para tentar convencer seus clientes.

Picapes médias mais baratas

TOP 10: As picapes/caminhonetes mais baratas do Brasil

Entre as picapes médias, os preços são bem mais altos, começando acima dos R$ 100.000. As picapes mais vendidas tem apenas opções Flex nessa faixa de preço, como é o caso de S10, Ranger e Hilux. Já as versões a diesel top de linha já passaram da casa de R$ 200 mil.

Abaixo, as TOP 10 com as picapes caminhonetes mais baratas do Brasil:

1) Volkswagen Saveiro – R$ 57.390

A picape da Volkswagen era a mais moderna entre as três leves no mercado nacional, até a chegada da nova Strada. Mesmo assim, sua recente atualização adicionou mudanças no visual e até na mecânica, mas especialmente focou no trabalho com a versão Robust, que manteve o interior antigo, mas ficou mais barata e pronta para o serviço. O motor é o velho EA111 1.6 8V de até 104 cv, equipado por um câmbio manual de cinco marchas, ou o 1.6 de 120 cv que equipa a versão topo de linha. Tem versões cabine simples ou dupla, esta última recentemente adicionada à versão de entrada.

2) Chevrolet Montana – R$ 60.990

Se a Strada anterior era antiga, então a picape da GM pode ser considerada ainda mais, pois utiliza uma plataforma do Corsa B de meados dos anos 90. Embora a rival da Fiat tenha recebido vários melhoramentos ao longo da vida, o modelo da Chevrolet retrocedeu, pois a anterior era mais moderna e feita sobre o Corsa C. Assim, houve um “downgrade” tecnológico que custou a presidência da montadora. Não a favor, mas contra a ideia, que hoje tem apenas duas versões e o igualmente velho 1.4 Econo.Flex de até 99 cv. Uma nova geração de modelos globais da Chevrolet deve trazer uma nova picape para a marca.

3) Fiat Strada – R$ 63.590

A longeva picape da Fiat é a líder absoluta do mercado e isso deve ser ainda mais reforçado com a chegada de sua nova geração. Além da mudança visual, que a fez ficar parecida com a Toro no exterior (especialmente na traseira) e emprestar vários elementos de outros modelos da marca no interior, a Strada também apresentou mudanças interessantes. Os destaques são controle de estabilidade e assistente de partida em rampas de série, Android Auto e Apple CarPlay sem fio e uma grande melhora no espaço interno, que agora pode ser acessado por quatro portas. Ela tem três versões, duas opções de cabine e os motores 1.3 e 14.

4) Renault Duster Oroch – R$ 82.190

Ela é a terceira picape de marca francesa que surgiu no Brasil – as duas primeiras foram a robusta 504 Pickup e a controversa Hoggar – e aproveita a experiência da Dacia na Romênia com o Duster modificado para uso interno. Agora “de fábrica”, a picape cabine dupla é uma opção interessante pelo custo menor que a Toro e por ser maior que as leves. É simples como Logan e Sandero, mas conta com motor 1.6 16V SCe de até 120 cv e um 2.0 16V de até 148 cv. Também conta com uma versão automática, mas não com tração 4×4, o que deveria já estar disponível, pois a diferença de preço para a rival da Fiat é enorme.

5) Fiat Toro Endurance Flex – R$ 99.990

Sensação do mercado de picapes, o modelo pernambucano já está cerca de R$ 30 mil mais caro que no momento do lançamento, há alguns anos. Feita sobre uma plataforma global e robusta, que nem parece ser de origem Fiat, pois sustenta os modelos da Jeep de forma exemplar, a picape cabine dupla tem um padrão bem superior ao resto do portfólio da marca no país e vem bem equipada, tendo motor 1.8 E.torQ Evo de até 139 cv como opção de acesso. Há também o Tigershark 2.4 de até 186 cv e o Multijet 2.0 diesel com 170 cv.

6) Chevrolet S10 Advantage Flex – R$ 125.390

A picape da General Motors disputa com a da Toyota a liderança do segmento médio e é um produto bem atual. Atualizada recentemente, ela começa com motor Ecotec 2.5 SIDI Flex com até 206 cv e câmbio manual de seis velocidades. Trata-se de um motor moderno e ainda acompanhado do câmbio automático de seis marchas, que dá mais conforto ao dirigir. É uma versão que já vem bem completa e ainda conta com Android Auto e Car Play, além de direção elétrica, ar-condicionado, trio elétrico, entre outros.

7) Toyota Hilux SR Flex – R$ 130.190

Atualmente é a picape média mais vendida do mercado, mas sempre está em briga com a rival da Chevrolet. Nesta versão de acesso e com cabine dupla, o modelo da marca japonesa apresenta um conjunto bem robusto, confiável e valente, que é reconhecidamente um dos melhores custo-benefícios do mercado. Com motor 2.7 VVT-i de até 163 cv e transmissão manual de cinco marchas, essa opção tem ainda tração nas rodas traseiras. Embora seja a mais simples, vem com multimídia Toyota Play com CD/DVD/GPS/TV digital/Bluetooth/USB, entre outros.

8) Ford Ranger XL (diesel) – R$ 143.490

Agora verdadeiramente global, já que está de volta até ao mercado americano, a picape média da Ford ganhou uma atualização visual e é um dos modelos mais robustos do mercado. Nesta versão XL, o modelo tem uma proposta similar à Amarok abaixo, com cabine simples e motor diesel. Aliás, a picape da Ford abandonou por completo as versões flex. O motor é o Duratorq 2.2 de 160 cv e o câmbio é automático, com tração 4×4.

9) Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLX – R$ 149.990

A Mitsubishi lançou uma versão mais barata da L200 Triton Sport, chamada Outdoor, o que desbancou a Nissan Frontier na décima posição. Por quase R$ 140 mil, a picape japonesa oferece o motor 2.4 diesel de 190 cv, tração 4×4 e transmissão manual de seis marchas. Ela já vem equipada com central multimídia de 7 polegadas, acabamento diferenciado, capota marítima, entre outros itens.

10) Nissan Frontier S MT 4×4 – R$ 155.290

A décima posição é da Nissan Frontier, que não prioriza os preços baixos (sua versão de entrada é das mais caras no segmento) mas oferece tração 4×4 em todas as configurações. Na opção mais básica S, ela vem com câmbio manual de seis marchas, motor 2.3 turbodiesel de 160 cv e uma lista de equipamentos mais básica, com retrovisores elétricos, vidros elétricos, direção hidráulica, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, entre outros.

Galeria TOP 10 com as picapes caminhonetes mais baratas do Brasil:

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email