TOP 10: picapes com maior capacidade de carga

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A capacidade de carga é um dos fatores determinantes na escolha de uma picape para trabalho.

Apesar de hoje em dia muitas pessoas escolherem pickups apenas para passear na cidade, muitos ainda fazem o uso original do modelo, que é o trabalho pesado.

No mercado nacional, temos vários modelos de picapes / pickups com capacidades não muito distantes entre si.

Confira a nossa lista abaixo.

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Metodologia

Para criar essa lista, primeiro separamos os modelos por segmento.

Inicialmente, temos o grupo das picapes compactas, derivadas de carros pequenos de passeio, depois temos um segmento novo no nosso mercado, que é o das picapes médias, com Fiat Toro e Renault Oroch.

Finalmente, temos o segmento das picapes grandes, pickups que lá nos EUA são encaradas como pequenas ou médias, mas que para nós são as grandes. Aqui estão as mais conhecidas, como S10, Hilux e outras.

A fim de ajudar quem procura uma pickup em cada categoria, decidimos incluir o preço sugerido após o peso máximo e o volume máximo suportado.

TOP 20 picapes: maior capacidade de reboque com/sem freio (2024)

Picapes compactas

montana 2014 1

Chevrolet Montana (fabricada até 2021) – 756 kg – 1152 litros

A Chevrolet Montana se converteu de uma picape de apelo jovem e esportiva para um veículo puramente voltado ao trabalho. O caminho é o mesmo percorrido anteriormente pela Ford, que resultou no fim de sua picape leve após mais de 30 anos de atuação no segmento.

No caso da GM, houve um downgrade, resultando no carro atual, que é um Agile picape e que por sua vez utiliza plataforma dos anos 80 e 90. Ainda assim, tem boa capacidade de carga e seu motor 1.4 8V entrega até 99 cv, suficientes para um desempenho suficiente para as pretensões do modelo.

Ford Courier (fabricada até 2013) – 750 kg – 1030 litros

A Ford Courier foi a sucessora da saudosa Pampa, que revolucionou o mercado de picapes leves a partir de 1982. Derivada do Fiesta de segunda geração e basicamente vendida com motor 1.6, sendo desde sempre voltada para o trabalho, algo que a Ford nunca se importou.

Vendida para quem realmente a colocaria no uso comercial, a picape tinha um bom espaço para carga e a segunda capacidade de transportar peso da categoria. Até hoje é muita utilizada, especialmente em pequenos negócios de frete.

Peugeot Hoggar (fabricada até 2013) – 742 kg – 1151 litros

A Peugeot decidiu há alguns anos trazer de volta uma picape leve, mas bem longe do que foi o robusta Peugeot 504 Pickup dos anos 90, que tinha motor diesel e nada menos que 1.300 kg de capacidade de carga.

Derivada do 207 (na verdade um 206), a Hoggar já nasceu com um estilo que não agradou e seu sucesso não foi muito longe. Caçamba volumosa e capacidade de carga boa caracterizavam o modelo, mas ele não emplacou, mesmo usando motor 1.6 de bom desempenho.

Volkswagen Saveiro (fabricada até 2022) – 715 kg – 924 litros

Após a última atualização, a Saveiro ampliou sua atuação no segmento com uma versão de trabalho, a Robust, enquanto as demais opções ganharam em estilo e tecnologia, sendo então o modelo mais moderno do mercado. Ela saiu de linha nessa configuração com o fim do motor 1.6 na marca.

A capacidade de carga não é muito maior que os demais, mas supera a da rival Strada, mesmo com a Volkswagen mantendo o eixo de torção na traseira. Também é o modelo de melhor dirigibilidade.

Nova Fiat Strada cabine simples – 720 kg – 1354 litros – R$ 90.990

Por ter a menor capacidade do mercado, a Strada não deveria ser a mais vendida, mas é a preferida do Brasil, liderando as vendas há muitos anos e com versões que vão do trabalho ao lazer.

Com caçamba maior que a Saveiro, sua capacidade fica um pouco acima da rival. Ela usa os motores 1.4 e 1.3, sendo suficiente para o desempenho da versão de trabalho, enquanto as mais caras tem motor Firefly de 109 cv.

Veja também: Comparativo Strada x Saveiro x Montana

Picapes médias

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Fiat Toro – 1.000 kg – 820 litros – R$ 137.990

Lançada pouco depois da Oroch, a Toro surgiu como um modelo maior e mais próximo do segmento médio. Com design agressivo e emocional, a picape da Fiat imediatamente chamou a atenção do público e começou a vender bem, tanto que superou a Strada diversas vezes em vendas mensais.

Sua capacidade de carga seria mediana se não fosse a necessidade de levar 1.000 kg por conta da motorização diesel e da tração 4×4. Assim, apesar da caçamba pequena, pode levar muita carga e com ótima performance.

Lembrando que o preço acima é da versão mais barata, com motor flex. Para ter os 1.000 kg de capacidade é necessário optar pela versão Freedom a diesel, que custa R$ 183.690.

Renault Duster Oroch – 680 kg – 683 litros – R$ 103.600

Sua capacidade de carga é pequena e o volume da caçamba idem, mas a Duster Oroch com sua cabine dupla coloca a picape da Renault em evidência diante das leves, que não possuem quatro portas na maioria dos casos.

Menor que a rival Toro, o modelo da marca francesa é robusta e simples, já sendo utilizada por frotistas para uso comercial. O motor 1.6 de até 120 cv confere uma boa performance, já que o veículo é leve, apesar do tamanho.

Picapes grandes

Ford Ranger Cabine Simples

Ford Ranger Cabine Simples – 1.234 kg – 1.420 litros – R$ 203.190

A Ford Ranger sempre teve cabine simples como opção no Brasil. Ela usava o motor 2.5 Flex até 2014 e então saiu de linha. Em 2018 voltou com motor diesel 2.2 e preço bem mais alto. Ela não é só a de maior capacidade de carga do mercado, mas também tem o maior volume do segmento médio.

Volkswagen Amarok Cabine Simples (fabricada até 2021) – 1.143 kg – 1.280 litros

Pouco vista nas ruas, a Amarok com cabine simples é um modelo totalmente voltado para o trabalho e disponível apenas na versão S, mas a vantagem é que tem motor diesel 2.0 TDI de 140 cv e câmbio manual de seis marchas, além de tração 4×4.

A capacidade de carga fica bem abaixo do que a Ranger oferecia, mas na ausência dessa, atualmente é a opção de maior capacidade. Porém, a caçamba não é tão grande.

Veja também: Carros 4×4 mais baratos do Brasil

Chevrolet S10 Cabine Simples – 1.220 kg – 1.570 litros – R$ 231.180

Com uma caçamba muito maior e apenas 12 kg a menos de capacidade de carga, a Chevrolet S10 CS também é uma opção interessante para o serviço. Com motor diesel 2.8 de 200 cv e 51 kgfm, já que tem câmbio manual de seis marchas, o modelo conta com tração nas quatro rodas e uma performance invejável.

Básica, ela aproveita mais o desempenho e a economia para trazer melhor custo-benefício ao proprietário.

Ford F250 XL Cabine Dupla (fabricada até 2010) – 1.195 kg – 1.835 litros

A Ford F-250 deixou o mercado em 2010, sendo a última full size nacional. Ela tinha motor Cummins 3.9 de 203 cv e 56 kgfm. Apenas com câmbio manual, o modelo duelou anos antes com a Silverado da Chevrolet.

Como herança, a Ford retornou a versão maior, a F-350, junto com a clássica F-4000. Apesar da enorme caçamba, tem capacidade de carga inferior ao da S10, por exemplo. O modelo era tão grande e pesado que nem todas as revendas Ford tinham capacidade para fazer sua manutenção.

Toyota Hilux Cabine Simples – 1.020 kg – 1.580 litros – R$ 226.890

A Toyota Hilux é atualmente a picape média mais vendida do Brasil e tem um bom motor diesel GD 2.8 de 177 cv e câmbio manual de cinco marchas, entregando um bom desempenho para sua proposta comercial.

Ela tem cabine bem simples e conteúdo espartano. Afinal, o foco é o trabalho e não o conforto. Ela tem a maior caçamba da categoria, mas a capacidade de carga é mediana, porém, tem tração nas quatro rodas.

Mitsubishi L200 Triton GL – 1.050 kg – 1.046 litros – R$ 215.990

Geração antiga da L200, a Triton GL tem uma das menores caçambas do mercado e sua capacidade de carga parece apenas para cumprir tabela, ou seja, pouco acima dos 1.000 kg obrigatórios. O motor diesel 2.4 de 190 cv é forte e o câmbio manual de seis marchas é outra vantagem.

A tração é 4×4 assim como da Hilux. Seu design é bem atraente, mesmo sendo o modelo antigo, com a famosa e polêmica linha J, que reduz bastante o entre-eixos do modelo, mas a torna boa de dirigir.

Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLX – 1.050 kg – 1.046 litros – R$ 217.990

A nova geração da L200 pouco evoluiu em termos de caçamba e capacidade de carga, mas seu design proporcionalmente piorou, pois a frente ficou confusa em relação ao desenho padrão dos modelos da marca.

Na Tailândia, muitos donos trocam a frente pela da Pajero Sport de nova geração, que não é vendida aqui. O motor diesel é o novo 2.4 de 190 cv, que é bem moderno, silencioso e econômico. O câmbio pode ser manual, mas a tração é sempre 4×4.

Nissan Frontier S – 1.005 kg – 1.054 litros – R$ 233.290

Versão mais simples da Frontier de nova geração, ainda importada do México, o modelo tem a menor capacidade de carga do mercado, assim como a menor caçamba. Sem cabine simples por aqui, a picape tem um moderno motor diesel 2.3 biturbo de 190 cv e câmbio automático de 7 marchas, além da tração 4×4.

O diferencial, além do sistema de limpeza do catalisador, é a suspensão traseira com molas helicoidais e braços múltiplos, embora com eixo rígido. Isso permite ao modelo evitar a saída de traseira, tão comum nas picapes.

Menção honrosa – RAM 2500, uma picape gigante

ram 2500 2022 1

A RAM 2500, apesar de ser uma pickup muito maior do que todas as outras citadas aqui, leva apenas 1.030 kg, e custa R$ 469.990.

Seu motor Cummins 6.7 de seis cilindros em linha tem 365 cv e o câmbio automático de oito marchas tem robustez de sobra.

Afinal, por conta de seu peso, é considerada como um caminhão e exige CNH categoria C para dirigi-la.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X