Top 8: Carros 1.0 turbo vendidos no Brasil

Top 8: Carros 1.0 turbo vendidos no Brasil

Muito se fala hoje em dia em downsizing, que é a tendência de redução no tamanho dos motores, mas com foco na economia e na performance. Mas como? Com a introdução de turbocompressor, intercooler e, na maioria dos casos, injeção direta de combustível.


Quando se comenta sobre o assunto, uma das primeiras coisas que vem à mente é o motor 1.0 turbinado com economia superior ao aspirado, potência de 1.6 e desempenho de 2.0.

No passado, o Brasil chegou a ter carro nacional com motor 1.0 litro turbinado. Isso aconteceu no começo dos anos 2000, quando a Volkswagen introduziu o EA111 1.0 (de quatro cilindros) 16V Turbo, que entregava 112 cv e 15,8 kgfm com gasolina.

Era um motor à frente do seu tempo, visto que nem era usado na Europa e aqui serviu aos modelos Gol e Parati. Para a época, era uma maravilha tecnológica, mas hoje seria apenas uma necessidade.

Top 8: Carros 1.0 turbo vendidos no Brasil

Se o mercado tivesse aceitado esse motor, provavelmente hoje em dia teríamos carros muito mais sofisticados tecnologicamente e com níveis de consumo e performance bem superiores.

A Ford seguiu a Volkswagen pouco depois, mas com um 1.0 Zetec Rocam Supercharger, que entregava 95 cv e 12,6 kgfm, mas utilizava um compressor volumétrico (abandonado anos antes pela VW) para elevar os números de seu 1.0 litro. Não pegou por ser considerado fraco.

Outro que apareceu com proposta semelhante, mas em outro nível, foi a Smart – atualmente fora do mercado – que comercializou o Fortwo nas versões cupê e conversível com motor 1.0 de três cilindros com turbo, mas injeção indireta, entregando 84 cv e 12,2 kgfm.

Confira as mais de 150 listas Top 10 que temos no nosso site!

Com exceção da Volkswagen, essas marcas tinha torque máximo em rotações bem altas, quase como se fossem aspirados. Nos Gol e Parati, isso era obtido em 2.000 rpm, o mesmo que ocorre hoje no 1.0 TSI.

Top 8: Carros 1.0 turbo vendidos no Brasil

Falando nele, o motor da Volkswagen está em boa parte da pequena oferta de motores 1.0 Turbo no mercado brasileiro. Além dele, temos opções recentes, da Chevrolet e da Hyundai.

Renault, Fiat e Honda são algumas marcas que já possuem ou estão trabalhando com motores desse nível, apesar do foco de outras estar no desenvolvimento de motores com volumes maiores, especialmente na casa de 1,3 litro. No caso dos motores 1.0 turbinados, todos têm três cilindros, diferente das propostas de maior volume.

Então, se não há outra opção no momento, vamos aos que já estão disponíveis para o consumidor brasileiro. Só lembrando que a lista abaixo não visa dizer qual é o melhor modelo, mas apenas informar quais estão disponíveis em nosso mercado.

1) Chevrolet Onix Turbo e Onix Plus Turbo

Top 8: Carros 1.0 turbo vendidos no Brasil

O último lançamento da Chevrolet no país foi também um dos mais importantes em anos recentes. Afinal, a marca apresentou a nova geração do Onix, líder de vendas no Brasil.

Além da renovação visual, que agradou mais do que seu concorrente HB20, o modelo também veio com uma novidade embaixo do capô: o novo motor 1.0 turbo flex (sem injeção direta), de 116 cv. Esse motor está disponível nas versões mais caras do Onix e em todas as configurações do Onix Plus.

O Onix com motor turbo tem preços entre R$ 68.390 e R$ 89.880 e o Onix Plus fica entre R$ 68.390 e R$ 94.260. Vale lembrar que a família ainda ganhou recentemente os modelos Onix RS e Onix Plus Midnight, que custam R$ 82.290 e R$ 89.820, respectivamente.

2) Volkswagen Polo TSI

Top 8: Carros 1.0 turbo vendidos no Brasil

O motor é o mesmo do extinto up!, mas com algumas mudanças. O conjunto tem alterações no intercooler e injeção, entre outros, sendo a mesma concepção do Golf TSI, mas entregando um pouco mais de potência com etanol: 128 cv.

Na gasolina, são os mesmos 116 cv. Já o torque máximo não muda em relação ao hatch médio: 20,4 kgfm a 2.000 rpm.

Apesar dessa rotação, a força quase máxima aparece por volta dos 1.500 rpm. No Polo 2022, o EA211 R3 só trabalha com o câmbio automático Aisin de seis marchas com sistema Tiptronic de mudanças manuais na alavanca ou no volante. Tão frugal quanto no up! TSI, ele permite ao hatch ir de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos.

Os preços variam entre R$ 93.090 e R$ 99.990.

3) Volkswagen Virtus TSI

Top 8: Carros 1.0 turbo vendidos no Brasil

O novo sedã da VW também não ficou de fora no caso do motor EA211 R3. Com três cilindros e arquitetura em alumínio, o motor 1.0 TSI garante os mesmos números do Polo TSI, igualmente trabalhando com o Tiptronic de seis marchas.

Com ele, o sedã vai de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos. Manual? Por ora não haverá essa opção, nem mesmo com a chegada da versão de apelo esportivo GTS, que também está presente no Polo e sempre tem câmbio automático.

Os preços variam entre R$ 97.440 e R$ 111.340.

4) Hyundai HB20 TGDI e HB20S TGDI

Top 8: Carros 1.0 turbo vendidos no Brasil

O lançamento da nova geração do Hyundai HB20 causou muita discussão em relação ao visual, mas uma coisa ninguém nega que a marca acertou: a oferta do novo motor turbo.

O antigo propulsor turbinado era muito criticado, mas agora foi substituído pela opção 1.0 TGDI, de 3 cilindros e com injeção direta. Ele entrega 120 cv e 17,5 kgfm de torque, associado a uma transmissão automática de seis velocidades.

Com esse motor, os valores variam entre R$ 83.390 e R$ 88.590 para o hatch e R$ 88.190 e R$ 92.790 para o sedã. O HB20 ainda tem a versão Sport, que custa R$ 86.690.

5) Volkswagen T-Cross 200 TSI

Top 8: Carros 1.0 turbo vendidos no Brasil

O SUV compacto T-Cross é outro modelo da Volkswagen a utilizar o bom motor 1.0 turbo, conhecido como 200 TSI. Disponível em duas versões de equipamentos, e com transmissão manual ou automática, o propulsor rende 116/128 cv e 20,4 kgfm de torque.

Os preços variam entre R$ 105.690 e R$ 129.290.

6) Chevrolet Tracker Turbo

Top 8: Carros 1.0 turbo vendidos no Brasil

Um dos modelos mais recentes em nosso mercado com o motor 1.0 turbo é o Chevrolet Tracker. Ele oferece o mesmo conjunto da dupla Onix e Onix Plus, com propulsor 1.0 turbo de 116 cv e 16,3/16,8 kgfm de torque e câmbio automático de seis marchas.

Com esse conjunto, seus preços começam em R$ 96.190 e chega a R$ 122.850.

7) Volkswagen Nivus 200 TSI

Top 8: Carros 1.0 turbo vendidos no Brasil

Mais recente ainda que o Tracker é o Volkswagen Nivus, que é oferecido aqui no Brasil apenas com o motor 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm de torque. Os preços do modelo que chegaram às lojas da marca em agosto de 2020 ficam entre R$ 100.050 e R$ 114.650.

8) Chery Tiggo 3X

Top 8: Carros 1.0 turbo vendidos no Brasil

A última novidade no mercado de SUVs por aqui é o Tiggo 3X, que veio como a atualização do Tiggo 2. Além da mudança visual na dianteira e no interior, o chinês também apresentou o novo motor 1.0 turbo.

Esse propulsor é dos mais fracos por aqui, entregando apenas 102 cv e 17,1 kgfm de torque. Vendido em duas versões, o modelo da Chery tem preços entre R$ 99.990 e R$ 103.990.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.