Listas Top 10 Mercado Preços

Top 10: Carros até 60 mil

Top 10: Carros até 60 mil

O mercado nacional tem diversas opções de modelos em automóveis, mas existe uma faixa crucial para muito gente e fica entre R$ 50 mil e R$ 60 mil. Muitos que conseguiram comprar seus carros novos há três ou até cinco anos, agora querem trocar por um produto melhor, mas até essa faixa ainda encontram dificuldades em achar o melhor produto.


Como hoje em dia está tudo mundo caro, especialmente carros, ter um automóvel que esteja em dia com segurança, conectividade, economia e conforto, realmente é bem difícil de encontrar. Se surfarmos na onda dos mais vendidos, nem sempre encontraremos aquilo que realmente preenche os requisitos acima. No máximo, teremos apenas um carro com bom valor de revenda, mas será que todo mundo quer apenas isso?

É verdade que ainda tem gente que só pensa na hora de vender. Não é um pensamento errado, visto quando se faz uma troca de carro, perde-se muito do que pagou no antigo, mas devemos levar em consideração que automóvel não é investimento, é necessidade ou prazer. Ainda assim, é possível encontrar tudo isso acima e mais um bom valor na hora da troca. É aquilo, a escolha é um poder e esse é exercido apenas pelo consumidor.

Listamos carros bem distintos entre si, tendo hatches, sedãs, motor maior, motor menor, câmbio manual e automático, entre outras particularidades individuais. Uns com conjunto motriz mais consistente, outros com um bom conteúdo, por isso as versões são as mais completas de cada modelo até R$ 60 mil. Além disso, pegamos os menores valores para compor nossa relação em ordem crescente.


Top 10: Carros até 60 mil reais.

1) Citroën C3 Attraction Automático 1.6 – R$ 55.990

Top 10: Carros até 60 mil

O motor 1.6 foi atualizado no C3 e entrega até 118 cavalos no etanol e 16,1 kgfm. Além disso, vem com câmbio automático de seis marchas com três modos de condução: Eco, Normal e Sport. Em conectividade, traz multimídia com tela de 7 polegadas, Car Play e MirrorLink, ar-condicionado automático, porta-luvas refrigerado, som com seis alto-falantes, LEDs diurnos, entre outros, mas não tem rodas de liga leve, nem piloto automático ou sensor de estacionamento, por exemplo. Faz até 10,9 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, ambos com gasolina.

2) Peugeot 208 Active Pack – R$ 55.990

Top 10: Carros até 60 mil

Nessa versão Active Pack, o bom hatch da marca francesa também traz multimídia com tela sensível ao toque, mas esta com Android Auto, além do Car Play. O sistema de som tem seis alto-falantes. Igualmente tem faróis e lanterna de neblina, trio elétrico completo, airbags laterais, LEDs diurnos, rodas de liga leve aro 15, volante em couro, direção elétrica, etc. O motor 1.2 Puretech de três cilindros entrega até 90 cavalos e 13,0 kgfm. Faz 15,1 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada. O câmbio é manual de cinco marchas. Também não tem sensor de estacionamento e nem câmera de ré.

3) Ford Ka SEL 1.5 – R$ 57.390

Top 10: Carros até 60 mil

O Ford Ka SEL 1.5 é o topo de linha e vem com o motor 1.5 Sigma Ti-VCT de até 110 cavalos e 14,9 kgfm. Sem opção de automático, ele traz o chamado Assistente de Emergência, que liga para o SAMU (192) em caso de colisão. Há o AdvanceTrac, que é um pacote com assistente de partida em rampa, controle de tração e controle de estabilidade. Tem SYNC com AppLink e comandos de voz, direção elétrica, ar-condicionado, rodas de liga leve aro 15, entre outros. Faz até 11,5 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada, no caso sempre com gasolina. Poderia ter o SYNC 3 com Android Auto, Car Play e GPS, além de câmera de ré e sensor de estacionamento.

4) Chevrolet Prisma LT 1.4 – R$ 57.550

Top 10: Carros até 60 mil

O sedã compacto da GM traz multimídia MyLink com Android Auto e Car Play, bem como ar condicionado, direção elétrica, sensor de estacionamento, sistema OnStar, monitoramento de pneus, entre outros. O motor 1.4 tem até 106 cavalos e o câmbio é manual de seis marchas, fazendo até 12,9 km/l e 15,4 km/l, respectivamente cidade e estrada. Peca por não ter rodas de liga leve, vidros elétricos traseiros e cintos traseiros completos, além de airbags laterais.

5) Fiat Argo Drive 1.3 – R$ 58.090

Top 10: Carros até 60 mil

O motor 1.3 de quatro cilindros tem 8V. Ele entrega até 109 cavalos e 14,2 kgfm. Tem opção apenas automatizada, mas foge do orçamento deste Top 10. Com este conjunto, faz até 12,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. O Argo Drive vem com Start&Stop de fábrica e tem direção elétrica, ar-condicionado e multimídia Uconnect com Android Auto e Car Play. Nos pacotes até o preço acima, acrescenta sensor de estacionamento e câmera de ré, bem como vidros traseiros e retrovisores elétricos, mas falta rodas de liga leve e airbags laterais.

6) Volkswagen Polo MSI – R$ 58.760

Top 10: Carros até 60 mil

Ele tem airbags laterais de série e todos os requisitos básicos, menos um, o alerta de pressão dos pneus. Também peca por não ter coluna ajustável e nem retrovisores elétricos. Mas tem (nesse preço) multimídia com Android Auto e Car Play. Tem ainda vidros elétricos nas quatro portas. O motor EA211 é forte e tem até 117 cavalos e 16,5 kgfm, mas vem apenas com câmbio manual de cinco marchas. Ele faz até 12,0 km/l e 13,9 km/l, respectivamente cidade e estrada. Pena não ter automático e muito menos Start&Stop, o que ajudaria na economia.

7) Chevrolet Onix LT completo – R$ 58.950

Top 10: Carros até 60 mil

Criticado pela segurança, é o best seller nacional. O Onix LT completo vem com Android Auto e Car Play, sistema OnStar Protect, direção elétrica, trio elétrico completo, sensor de pressão dos pneus, sensor de estacionamento, entre outros. Seu motor é o longevo 1.4 SPE/4 de até 106 cavalos e 13,9 kgfm. O câmbio automático de seis marchas é o destaque do modelo, que faz até 12,5 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada. Faltam rodas de liga leve, câmera de ré, mas o básico, cinto traseiro central de três pontos e airbags laterais, entre outros.

8) Fiat Cronos Drive 1.3 – R$ 59.580

Top 10: Carros até 60 mil

É outro sedã da lista, ele chega com o mesmo conjunto mecânico do Argo, mas faz até 12,4 km/l e 14,8 km/l, respectivamente cidade e estrada com gasolina. Automatizado só bem acima de R$ 60 mil. Tem os mesmos opcionais adicionados ao Argo Drive desse Top 10, tendo os mesmos pecados, mas é um pouco pior, pois não tem Start&Stop de fábrica e nem como opcional, só no GSR, que custa quase R$ 70 mil. Também deveria ter airbags laterais e dispor dos mesmos itens faltantes no hatch.

9) New Fiesta SE Style 1.6 – R$ 59.590

Top 10: Carros até 60 mil

O compacto premium da Ford vem com controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento, rodas de liga leve aro 16 escurecidas, faróis de neblina, detalhes em preto, SYNC com AppLink, Assistente de Emergência, entre outros. Peca por não ter SYNC 3 com Android Auto, Car Play e GPS, bem como simples vidros elétricos traseiros. Seu motor é o Sigma 1.6 Ti-VCT de até 128 cavalos e 16 kgfm, mas apenas com câmbio manual de cinco marchas. Ele faz até 12,0 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada.

10) HB20 Comfort Plus 1.6 AT – R$ 59.800

Top 10: Carros até 60 mil

O compacto da Hyundai tem motor 1.6 de até 128 cavalos e 16,5 kgfm, além de 16,5 kgfm. O câmbio é automático de seis marchas e faz até 11,6 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada, ambos com gasolina. O hatch traz em seu pacote com blueMedia, a multimídia com Android Auto e Car Play, espelhamento OnCar, trio elétrico, ar-condicionado, computador de bordo, entre outros. Peca por ter rodas de aço com calotas, falta de sensor de estacionamento, direção hidráulica no lugar de elétrico, sem airbags laterais e cintos completos.

[Imagens ilustrativas]

Top 10: Carros até 60 mil
Nota média 3.3 de 3 votos

  • Ricardo

    Há 2 anos esta lista estaria repleta de carros foda!

    • Robinho

      KKKKKK, verdade!

    • Doug_bc

      Fato!

    • Pablo Henrique

      2? Eu diria uns 8, no mínimo!

      • Cristiano_RJ

        Há 8 anos dava para comprar um i30 de 1ª geração 2.0 manual.

  • jvc

    Nenhum Nissan? hmmm… não sei muito se esse “top 10” tá criterioso, mas td. bem…

  • Bruno Alves

    Só carro “popular”. Não tem um médio. Carro zero no Brasil, nunca mais…

    • Unknown

      Eu ficaria entre New Fiesta, Polo e 208, considerando os veículos da listagem acima…

  • Bruno Gomes

    A boa é partir para os médios semi novos ou até mesmo pra quem pode utilizar o benefício, comprar carros destinados a PCD. Estive vendo alguns modelos e realmente tem valido a pena correr atrás pra conseguir o benefício. Tem Captur(não é lá essas coisas) por R$59900. Fora que se você não tem direito ao benefício, as locadoras de carros vem sempre atualizando a gama, vendendo seus carros poucos rodados por bons preços.

    • http://bcayres.com bcayres

      Minha mãe está pegando o Cronos 1.3 por 41 mil!

      • Robinho

        depois poste as impressões de voces, faz tempo que não ponho um Fiat na garagem, mas o pouco que conheci do Cronos eu particularmente, gostei.

        • Wesley

          O carro é muito bom, surpreendente como a suspensão e posição de dirigir são boas, o câmbio GSR melhorou em relação ao dualogic, pra quem nunca teve um carro automático vale a pena. A CM é ótima, a qualidade do som é surpreendente, e o carro tem itens a dar com pau.

          • Unknown

            Eu nunca dirigi um, mas o visual da dupla Argo/Cronos, me agrada bastante! E este motor 1.3 parece ser muito bom mesmo!

      • Unknown

        Muito bom! Deveria ser o preço para qualquer consumidor e PCD pagaria cerca de R$30 mil!

    • Unknown

      Bons preços? As locadoras, além de venderem carros que rodaram em condições severas, muitas vezes, vendem quase a preço de zero!

      • Bruno Gomes

        Eu discordo, sempre recebo propostas da Localiza de carros poucos rodados. Eles não costumam deixar veículos muito rodados na frota. Já recebi proposta de Renegade com menos de 20000KM por R$66900. Fora os premiums que estão com preço na faixa dos sedans 0KM (Civic e Corolla).

        • Unknown

          Vai na fé!

  • Louis

    Achei o mais atraente o C3 automático, pelo preço pedido.

  • Luiz Ricardo

    De todos dessa lista, eu juro só vi 1-2 modelos do Fiesta atualizado….. A dona Ford tá mal das pernas mesmo xD

    • Unknown

      E tem o terceiro carro mais vendido do país… imagina se estivesse bem!

  • Lennes

    Engraçado, por que não colocaram o UP TSI nessa lista ?????

    • Tarcísio Aguiar

      Não tem nenhum sub compacto na lista.

    • Unknown

      Olha o piadista aí! Kkkkkkkk Acho que eles não colocaram por ser um best seller, um “o concur”. Rsrs

  • Wellington Myph13

    Esqueceram da Nissan…
    Versa 1.6 SV – 56.990,00…
    March 1.6 SV CVT – 56.990,00…

    O March até da pra “relevar” porque nem vende, mas o Versa merecia estar ali sim.

    • Duh

      Dois que já venceram faz tempo, já dava tá juntando mofo, nem é caso de reestilização (nem isso a Nissan quis fazer), precisa de uma nova geração urgente. Se nem a fabricante quer vender, pra que perder tempo?

      • jvc

        Porque o Versa, com todos seus defeitos, é um bom carro – melhor que muitos que estão nessa lista. Se é um “Top 10”, deveria ter sido bem feito.

        É só minha opinião…

    • Unknown

      Acho que só consideraram carros com algum atrativo estético, por isso o Etios também não entrou… Rsrs

  • th!nk.t4nk

    Nossa quanta jabuticaba. Fiesta e Polo são os melhorzinhos da lista, porém são bem pequenos. Pra família a situaçao é pior ainda.

    • Robinho

      Eu consideraria somente o Fiesta, Polo e Cronos desta lista.

    • Doug_bc

      Pior são os motores.
      Motores bem fracos!
      Numa viagem, carro carregado, ar ligado é uma choradeira só.

      • Unknown

        O Fiesta, o HB20 e o Polo acho que não sofreriam tanto assim…

        • Doug_bc

          Já dirigi uns New Fiesta e HB20 e sofre sim. Falta torque, pedia reduções incomodas demais.
          Mas não sou parâmetro, sempre tive carros 2.0.
          Qualquer 1.6 vai parecer chocho. Apenas esses com turbina devem ter desempenho melhor que um 2.0.

          • Unknown

            Para o porte dos carros (hatchs compactos), acredito que a motorização destes são suficientes, mas claro que comparando com motores 2.0 ou acima, eles ficam devendo…

            • Doug_bc

              Pra uso urbano, duas pessoas no máximo, ar ligado é tranquilo.
              Não espere colar no banco, nem desempenho de um 1.6. São honestos, nem mortos como um 1.0 ou ágeis como um 2.0. O que é muito discrepante de um 1.6 pra um 2.0 é o torque.
              Agora esses 1.0 turbos ou mais cilindrada com turbina são uns demônios. Andam mais que qualquer 2.0.

    • Marcio Souza

      Pra mim só o Polo vale nesta lista. Esse Fiesta com o câmbio problemático quero distância.

      • Cristiano_RJ

        Acho que você não leu o texto. O Fiesta que aparece aí é com câmbio manual.

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Tem prisma advantage AT6 por 58 mil, Ônix advantage AT6 por 54 mil, tem Etios X 1.3 AT4 por 53 mil, tem Etios 1.5 AT4 por 60 mil, tem Stepway 1.6 por 58 mil, Logan 1.6 dynamic 59 mil. Faltou um monte de carro.

    • Emanuel

      É um ranking, se você acha esses carros da sua lista melhores que os que apareceram…

      • Hugo Leonardo Dos Santos

        Eu trocaria o prisma LT manual pelo advantage AT6, mas o manual tem telinha né

        • Emanuel

          Olha, o Prisma AT tudo bem por ser um raro sedan nessa lista e como um carro mais familiar é super interessante ter um câmbio automático, mas o Cronos tem um projeto muito mais moderno que o Étios, apesar do câmbio ser um automático de verdade. E todos os outros modelos citados caberiam se fosse um top 15. Não concordo que estejam entre as 10 melhores opções ao menos na minha opinião

          • Hugo Leonardo Dos Santos

            Isso, acho que deveria ser feito uma lista sem ser ranking. Tipo somente carros entre 50 e 60 mil para se comprar, ai dividiria em automáticos e manuais.

            • Emanuel

              Se fosse um lista de usadinhos então… Ia aparecer muito ouro

    • Unknown

      Como eu disse em meu comentário anterior, acho que só consideraram veículos com algum atrativo estético… kkkkkkk

  • Fabricio Lima

    Há que pontos chegamos 60 mil reais em um carro popular ,daqui mais alguns anos vai estar custando na faixa de 100 mil reais.Desses carros eu pegaria o Fiat Cronos ou Argo , e não dou 60 mil nesse Gol disfarçado de Polo o resto não se falar. Ou posso comprar um carro usado como Cruze ,Civic ou Corolla mesmo sendo modelos um pouco antigo vale o investimento esse seria o meu ponto vista.

  • http://bcayres.com bcayres

    Nessa faixa, iria fácil de Cronos. Só não pegaria o C3 por ser modelo defasado e já aposentado no mundo civilizado.

    • oscar.fr

      Não pegaria o C3 por ele já ter geração nova na Europa, mas pegaria um carro que nem existe na Europa. Interessante.

      • http://bcayres.com bcayres

        Projeto antigo / Projeto novo. Você está supervalorizado um projeto supostamente europeu, esquecendo todas as adaptações que o carro sofre pra ser lançado aqui.

        • Retrato do Papai

          vide o 208 que tá pior que o kwid e onix no crash test huehuehue

    • Hugo Leonardo Dos Santos

      Eu pegaria o C3 só se fosse o Start 1.2, está R$ 43 990 e é completissimo, com rádio pioneer

      • Unknown

        Ao menos tem um motorzinho econômico!

  • oscar.fr

    Tendo um 208 desde 2013 eu iria sem dúvidas novamente nele. O motor é econômico e ágil, o acabamento é bastante correto para o valor pedido e os bancos são confortáveis. Com 80 mil quilometros rodados, os únicos serviços feitos fora do previsto foram ajustes de barulhos na tampa do teto panorâmico e nos pega mãos e a troca da chave-seta e batentes da suspensão traseira. O carro é bastante robusto, em especial se comparado aos antigos 206 e 207. Não deve, nesse capítulo, nada aos concorrentes de baixo custo das marcas topo de mercado (Onix, Ka, Sandero, HB20, etc). Em contrapartida, a rede de assistência é pequena e as revisões são um pouco mais caras que as da concorrência, mas nada que inviabilize o carro, que levou o título duas vezes em sua categoria na pesquisa os eleitos. Nessa faixa de 60 mil acredito que daria para pegar a versão Allure, que é mais competitiva em relação às novidades Argo e Polo, que também são bons carros.

    • SK15

      Bem não sei se tem os mesmos materiais mas o banco do atual não sei não, tenho um 208 2017 e sério os bancos são ruins, duros até dizer chega assim para uma viagem pequena curta é de boa mas em viagens longas ou com muito transito você fica acabado ele tende a machucar do lado direito das costas … e do lado do passageiro mesmo problema.

      • cerberos

        tenho um 208 2013 e viajei mês passado mais de 1500km num dia e os bancos são ótimos, no meu coloquei couro na concessionária.

        • SK15

          Como disse não sei qual a real diferente entre esses modelos mais antigos com os mais novos só sei que o meu em especifico não é agradável e não só sou eu que acha ruim quando anda nele.

      • Hugo Borges

        Os modelos com facelift foram capados, os bancos pioraram, ficou sem manta acústica no capô, central multimídia perdeu a entrada USB no console e tiraram a luz e a ventoinha do porta-luvas. O DRL ficou restrito somente à versão GT.

  • Doug_bc

    O brasileiro perdeu completamente a sanidade mental.
    A pouco tempo, com esse dinheiro, você compraria carros médios, muito superiores em estrutura do que esses daí.
    Carro zero por aqui, não dá mais.
    E não me venham com desculpas como inflação. Ela não decolou tudo isso!
    Mas quem manda no mercado são os consumidores, se tem quem pague, pra que abaixar os preços?

    • SK15

      Semi-novos também anda mega inflacionados estava vendo uns UP! TSI sério todos usados com até 20.000km está literalmente o preço do 0km surreal … tem muito carros com km alta e detonado, na foto parece bonito chega ao vivo todo zuado, pessoal tem segurado os usados até onde dá por causa dos preços do zero e isso ta subindo o preço dos usados também, esse negócio de não comprar carro zero é tiro no pé, pois se todos pensar assim vira uma Cuba onde mesmo os usados custa uma fabula pois é lei da oferta e procura simples assim montadores, governo e sociedade tinha que ter um equilíbrio coisa que não existe nesse pais de banana.

      • Doug_bc

        Mas não dá pra comparar.
        Um usado com três-quatro anos de uso já desvalorizou legal.
        Pra virar Cuba, não é tão simples assim. Não exagere. Kkkkk.
        Vou citar um exemplo prático. Comprei um Astra em 2008, ele era 2005 por módicos 27.000. Valor de nota, 45.000.
        Na época, com essa grana, era só popular pelado.
        O preço aqui é alto por falta de conhecimento do consumidor, impostos demais e o cartel das montadoras.

  • SK15

    Fox não conta? ele esta R$ 54.900 (da pra achar por R$ 52.900 17/18) a versão Xtreme que tem coisas legais e a versão Connect esta R$ 47.000 (17/18 também) … dizem que vai sair de linha SIM mas pelos números de vendas acho que não ele vende mais que o UP! e o 208 juntos e se esses não iram sair de linha ele também não sai. Fiz teste drive em um segunda agora e achei legal sim melhor que meu 208 atual de verdade.

    Mas de fato 60k nesses carros sem nenhum Sex Appeal é algo desanimado e so estar pior daqui uns anos nesse ritmo nem esses iremos conseguir comprar.

    • Unknown

      O Fox é um carro de projeto antiquíssimo! Não dá para colocar ele no patamar dos outros…

      • SK15

        Bem pode ser, por ser mas no teste do LatinNCap de Dezembro 2015 ele tirou 4 estrelas pra adulto e 2 pra crianças não é possível que o projeto piorou tanto enquanto Onix e Ka zeraram … só porque ele é quadrado e não do tipo ‘bolha’ como os carros mais atuais o faz ser pior, alias não vejo evolução aparente nos carros Brasileiros.

        • Unknown

          Se tirou quatro e duas estrelas, no protocolo antigo, pode ter certeza que tiraria 1 e zero no novo, mais exigente!

  • Luis Carlos K.

    Horrível. Carros bons ficaram fora da lista.

  • Ricardo

    Iria de Golf 1.4T usado.

    • Unknown

      Iria de BMW série 8 2005!

  • Luis Burro

    Quero só ver daqui a alguns anos esta mesma matéria:
    Top 10 carros até 60 mil
    1…
    Acabou!

    • SK15

      Na verdade eu acho que vai ser Mobi, Kwid, QQ, UP! (Take) tudo a partir de 60k ‘pé de boi’ e pronto acabou não tem mais opções nem preços … os outros já vão estar acima dos 100k e ‘pé de boi’ também.

    • carlos4carros

      QQ, Kwid, Mobi e… Acho que só.

  • REDDINGTON

    Argo, Cronos ou HB 20…

  • Wesley

    Cuidado pra não pegar processo da Fiat, kkkkkk, pois comprei um Cronos drive 1.3 GSR com start/stop, controle de tração e estabilidade, CM U connect, assistente de partida em rampa, direção elétrica, retrovisor elétrico… na cor branca por R$ 61.490,00 (este preço vale pra todo o território nacional) e ganhei IPVA (R$ 1.200,00), na matéria fala que este carro se aproxima dos R$ 70.000,00.

  • Marcio Souza

    Eu olho esses “carros” e dá uma tristeza de como o Brasil esta carente de produtos decentes, principalmente nessa faixa de preço, que convenhamos não é acessível para a maioria dos consumidores. Isso é resultado de um mercado protecionista, que protege demais a indústria nacional e faz com que os importados se tornem uma opção apenas para uma parcela mais restrita ainda da população. E isso ainda resulta em absurdos como leis para obrigatoriedade de airbag, ABS e controle de tração.

    • RTEC30

      E o pior é que se não fosse estas leis teriam muito mais carros inseguros por ai.
      Resumindo, quem negocia e define os inovar-autos, Rotas 2030 e demais leis não andam nestes carros, Não usam SUS de pobre, nem têm filho em escola pública.

      • Unknown

        O cara que compra um carro de R$60 mil e põe o filho em escola pública (com raras exceções, pois nem todas são ruins), não merece meu respeito!

  • Rafael Lima

    Dessa lista eu ficaria só com o C3 se fosse pra uso apenas urbano, mais bem acabado e com 60 mil da pra levar um tendance e dependendo da CSS até um exclusive

  • Alexandre

    sou totalmente contra o rótulo “compacto premium” pra NF, Polo, Argo e cia – como dão sempre aqui e deram de novo ao falar do NF. hatch intermediário até desce (embora “intermediário” e “médio” sejam a mesma coisa e isso causaria confusão em alguns), mas pra mim compacto premium é A1, ForTwo, Cooper, 500 e cia.

  • nightwishjp

    Esqueceram de por o Fox Connect por 50mil aí, hein!

  • Victor Hugo

    Galera, sem FÂnatismo, mas sinceramente. O Onix nem se compara com o Polo. O Polo é 100 vezes melhor, e a porcaria do Onix vende igual água. País nunca vai mudar, esqueçam!

    • Unknown

      Considere que ele custa menos…

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