TOP 10: Carros com teto solar até 40 mil reais (2024)

hyundai i30 teto solar

O teto solar é um item apreciado num carro, mesmo que a alta incidência de sol no Brasil o torne dispensável para muita gente. Ainda assim, na hora da venda é um dispositivo que valoriza o automóvel.

Entretanto, até R$ 40.000, isso seria como um sonho para muita gente. Ao invés de adquirir um carro popular seminovo por esse valor, que tal um usado com teto solar elétrico e outros itens de luxo? A alternativa pode parecer arriscada para muita gente, mas tem suas vantagens.

Nesta lista Top 10, temos modelos de alguns segmentos que dispõem do equipamento. Entre eles, existem até aqueles que possuem teto solar panorâmico, ampliando ainda mais a iluminação natural no habitáculo e a entrada de vento.

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1) Nissan Tiida SL 1.8 2012 – R$ 38 mil

nissan tiida 11

O Nissan Tiida SL 1.8 2012 era a versão mais completa do hatch compacto “grande” que a marca japonesa importava ao mercado brasileiro. Pode-se adquirir um modelo desse com teto solar por um valor bem em conta, considerando-se o carro.

Ainda assim, oferece um bom espaço interno com bancos bem envolventes, especialmente atrás. Fora isso, a altura interna é boa, mas o porta-malas abriga apenas 289 litros.

Equipado com o motor MR18DE, o Nissan Tiida SL 1.8 2012 entrega 125 cavalos com gasolina e 126 cavalos no etanol, ambos a 5.200 rpm, sendo uma exceção à regra de paridade de potência da marca. O torque era de 17,5 kgfm a 4.800 rpm, independente do combustível.

Com câmbio manual de seis marchas, precisa de 9,6 segundos até 100 km/h e a final é de 195 km/h. Os consumos eram de 7,0/8,7 km/l no etanol e 10,5/12,9 km/l na gasolina, respectivamente cidade/estrada.

2) Peugeot 408 Feline 2.0 2013 – R$ 38 mil

Peugeot 408 Latam 2011–15

O Peugeot 408 Feline 2.0 2013 não era a versão mais completa do sedã médio da marca francesa, mas é um carro com muito espaço interno e porta-malas generoso com 526 litros.

Seu motor EW10 2.0 16V Flex entregava 143 cavalos na gasolina e 151 cavalos no etanol, ambos a 6.000 rpm, tendo ainda bons torques de 20/22 kgfm a 4.000 rpm, respectivamente. O lado ruim era o câmbio automático AL4 com apenas quatro marchas, que limitava a performance.

Falando nela: 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e máxima de 208 km/h.

O consumo nunca foi seu forte: 6,1/7,6 km/l no etanol e 7,9/11,6 km/l na gasolina, respectivamente cidade/estrada. Apesar disso, era bem completo.

Tinha airbag duplo, airbags laterais, teto solar elétrico, ar-condicionado dual zone, CD player e USB, Bluetooth, volante com hastes satélites na coluna de direção para mídia/telefonia e piloto automático com limitador. O cluster de fundo branco chama atenção.

3) Lifan X60 VIP 2015 – R$ 38,7 mil

lifan

Lifan X60 é um SUV compacto chinês, montado no Uruguai, que quando novo custava em torno de R$ 70 mil, mas nesse caso, o preço encontrado no mercado pode ficar abaixo de R$ 40 mil, mesmo na versão VIP, a mais completa.

Tem motor 1.8 de 128 cv e 16,8 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas. Vem com freios ABS e EDB, bancos em couro, direção hidráulica, ar-condicionado, trio elétrico, rodas de liga leve aro 16 e multimídia com câmera de ré.

Tem ainda sensor de estacionamento, faróis de neblina, DVD player, USB, Bluetooth, GPS, banco traseiro bipartido, volante em couro multifuncional, ajuste elétrico dos faróis, entre outros.

Com a mecânica oferecida, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e tem máxima de 170 km/h. Faz 8,7 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada.

4) Nissan Sentra SL 2.0 CVT 2012 – R$ 38,7 mil

nissan sentra 2012 7

Geração anterior à última vendida por aqui, o Nissan Sentra SL 2.0 CVT também entra na lista.

Bem funcional, o Nissan Sentra SL 2.0 CVT era a versão mais completa e isso significava ar-condicionado automático, direção elétrica, trio elétrico, bancos em couro, volante com comandos de mídia e telefonia, piloto automático, sistema de som com CD player, computador de bordo, entre outros.

Chamava atenção por sua alavanca de transmissão CVT XTronic posicionada junto ao painel, como numa minivan ou SUV familiar.

Equipado com motor MR20DE aspirado e flex, o Nissan Sentra também era destaque por manter a mesma potência e torque para ambos os combustíveis, entregando assim 143 cavalos a 5.200 rpm e 20,3 kgfm a 4.800 rpm.

A caixa CVT permitia ao Nissan Sentra SL 2.0 ir de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e com final de 190 km/h, mas mesmo com a característica de linearidade e economia do câmbio de polias e correias de aço, o sedã fazia com etanol somente 6 km/l na cidade e 8,1 km/l na estrada. Com gasolina, 9 km/l e 11,7 km/l, respectivamente.

5) Ford Focus Titanium 2.0 2012 – R$ 41 mil

Focus1

Por bem menos que alguns concorrentes, é possível adquirir um Ford Focus Titanium 2.0.

Veja aqui: Opinião de dono sobre Focus Titanium 2014

O modelo ainda é o da segunda geração, que assim com a primeira e a posterior, era feita na Argentina. O hatch médio em sua versão mais cara vinha com teto solar elétrico e, na oferta encontrada na internet, tinha valor bem abaixo da Fipe.

Com visual sóbrio, sem grande apelo esportivo ou luxuoso, o Ford Focus Titanium 2.0 vinha com o motor Duratec 2.0 Flex, que entregava 143 cavalos na gasolina e 148 cavalos no etanol, ambos a 6.250 rpm.

Os torques eram de 18,8 e 19,5 kgfm, obtidos em elevados 5.250 rpm. A transmissão, nesse caso da oferta, é automático. Completo, tinha ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, bancos em couro, rodas de liga leve aro 16, entre outros.

No etanol, ele fazia 6,4 e 8,1 km/l, respectivamente cidade e estrada. No derivado de petróleo, ele entregava 9,2 e 11,7 km/l, na mesma ordem.

6) Fiat 500 Prima Edizione 2012 – R$ 40,3 mil

fiat 500 prima edizione

Pouca gente deve se lembrar dele, mas existiu. O Fiat 500 Prima Edizione 1.4 16V pode ser encontrado com teto solar elétrico Skywind. Na época, custava R$ 50.450 e somente 500 foram vendidos no Brasil.

O principal diferencial dessa versão, que acabava de chegar do México, era o visual personalizado e bem emocional.

Com faixas laterais pretas, o Fiat 500 Prima Edizione 1.4 16V ainda tinha para-choques esportivos, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 16 polegadas diamantadas e bem esportivas, calçadas com pneus 195/45 R16.

O spoiler no teto também era em preto brilhante, enquanto os freios a disco nas quatro rodas tinham pinças vermelhas.

Por dentro, o painel vinha na cor da carroceria: cinza, vermelha ou branca. Tinha volante multifuncional, alavanca de câmbio esportiva, logotipia exclusiva no painel e nos bancos em couro de dois tons, tendo ainda ar-condicionado automático e sistema de áudio com Blue&Me.

O motor era o Fire MultiAir 1.4 16V com 105 cavalos a 6.250 rpm e 13,6 kgfm a 3.850 rpm. Seu 0 a 100 km/h era de 10,2 segundos com final de 183 km/h. Fazia 10,2/12,5 km/l, respectivamente, na cidade/estrada com gasolina.

7) Hyundai i30 2.0 AT 2011 – R$ 42,5 mil

Hyundai i30 Worldwide FD 2007–10

O hatch médio vendido pela CAOA no Brasil, chegava da Coreia do Sul com motor potente e equipamento razoável.

O Hyundai i30 tinha motor 2.0 a gasolina de 145 cavalos a 6.000 rpm e 19 kgfm a 4.600 rpm, contando com câmbio automático de quatro marchas.

Dessa forma, o Hyundai i30 acelerava até 100 km/h em 10,6 segundos e tinha velocidade final de 195 km/h. Na cidade, o hatch médio fazia 8,9 km/l, enquanto na estrada obtinha 10,1 km/l.

Vinha com airbag duplo, airbags laterais, CD player, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, freios ABS, piloto automático, alarme, bancos em couro, teto solar elétrico e faróis de neblina.

8) Hyundai i30 CW 2011 – R$ 39,7 mil

hyundai i30 cw 1

Se o i30 chamava atenção dos jovens por seu estilo e proposta, a perua Hyundai i30 CW não era diferente.

Podendo ser adquirida hoje por pouco mais de R$ 40.000 no mercado de usados, a familiar da marca sul-coreana era tão jovem quanto o hatch e é hoje uma das raras peruas recentes que podemos comprar no Brasil.

Além do teto solar elétrico para diversão em família, a Hyundai i30 CW tinha bancos em couro, sistema de som com Bluetooth e CD Player, ar-condicionado automático, volante multifuncional e direção assistida.

Ainda vinha com retrovisores com repetidores de direção, rodas de liga leve, faróis de neblina, sensor de estacionamento, retrovisor interno eletrocrômico, airbag duplo, airbags laterais, piloto automático, entre outros.

A mecânica é a mesma deste último, fazendo de 0 a 100 km/h em 12 segundos, com a mesma final. O consumo era de 8,8/12,5 km/l, respectivamente cidade/estrada.

9) Renault Fluence Privilége 2.0 2013 – R$ 42 mil

Renault Fluence 2009–12 1

O sedã médio da marca francesa também é uma boa opção entre os 10 carros com teto solar até R$ 40 mil. O modelo sucedeu o famoso Megane e foi a última proposta deste segmento para a empresa no Brasil.

Nesta versão topo de linha, o Renault Fluence Privilége 2.0 tinha não só teto solar elétrico, mas também vinha com detalhes interessantes, como a chave eletrônica em forma de cartão, herdada do Megane.

Tinha ainda quatro airbags, controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, rodas de liga leve aro 17 polegadas, bancos em couro, multimídia com GPS e câmera de ré, faróis de neblina, sensor de estacionamento, entre outros.

Com motor M4R, o Renault Fluence Privilége 2.0 entregava 140 cavalos na gasolina e 143 cavalos no etanol, ambos a 6.000 rpm. Os torques eram de 19,9/20,3 kgfm a 3.750 rpm, tendo transmissão CVT com seis posições virtuais de marcha.

Oferecendo amplo espaço e 530 litros no porta-malas, o francês ia de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e tinha máxima de 195 km/h.

10) Fiat Bravo Sporting 1.8 2013 – R$ 40,3 mil

fiat bravo sporting

O Fiat Bravo já se despediu, inclusive na Itália, sendo o último modelo médio da marca italiana no Ocidente. O hatch, nesse caso, vem com teto solar Skywind, que faz o vidro semi-panorâmico deslizar sobre a carroceria e não dentro dela.

O E.torQ 1.8 entrega 130 cavalos na gasolina e 132 cavalos no etanol, tendo 18,4/18,9 kgfm e transmissão manual de cinco marchas. Com isso, ele vai de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos com final de 193 km/h.

No consumo, o Fiat Bravo Sporting 1.8 faz 6,5 km/l na cidade e 7,6 km/l na estrada, com etanol.

Na gasolina, os números são de 9,1/10,8 km/l, respectivamente.

Além do teto solar, o Fiat Bravo Sporting 1.8 vinha com sistema de entretenimento Blue&Me, ar-condicionado com saída no banco traseiro, bancos personalizados, direção elétrica com modo City, vidros elétricos e travamento central elétrico.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X