TOP 10: SUVs até R$ 80 mil (2024)

Os preços dos carros novos estão altos e os seminovos, assim como os usados, não escaparam da alta, puxada pela tabela Fipe, inflacionada e que acarretará num expressivo aumento de impostos (IPVA) em 2022.

Ainda assim, quem precisa de um carro não pode se dar ao luxo de aguardar dias melhores e tem que enfrentar a situação posta. Como os SUVs estão em evidência, neste Top 10, vamos listar os modelos entre R$ 70.000 e R$ 80.000.

Tal como as demais listas Top 10 sobre os SUVs usados, esta contém modelos nivelados com a tabela Fipe, visto que no mercado tem modelos muito abaixo da tabela e outros bem acima.

Veja nossas outras listas: SUVs até 30 mil , SUVs até 40 mil, SUVs até 50 mil, SUVs até 60 mil, SUVs até 70 mil, SUVs até 90.000 reais

Confira abaixo os 10 SUVs usados até R$ 80.000:

1) Jeep Renegade Longitude 2019

jeep renegade longitude

O SUV compacto da Jeep pode não ter o maior porta-malas, mas é o produto mais desejado no momento. Bem rígido e robusto, o Renegade Longitude, com motorização flex é um produto que pode reunir um bom conteúdo de opcionais.

Nesta versão, pode ser encontrado com teto solar panorâmico, bancos em couro, airbags laterais e de cortina, entre outros.

Vem de série com ar condicionado automático, trio elétrico, direção elétrica, freio de estacionamento eletrônico, etc.

Além disso, o Renegade Longitude traz ainda multimídia Uconnect, apesar da tela de 5 polegadas, mas com navegador GPS, Android Auto e CarPlay, além de câmera de ré. Com suspensão multilink atrás, ele peca nos 260 litros no bagageiro.

Seu motor E.torQ 1.8 Evo tem 135 cavalos na gasolina e 139 cavalos no etanol, com 18,8 kgfm na primeiro e 19,3 kgfm no segundo, além de transmissão automática de seis marchas com trocas manuais na alavanca ou paddle shifts.

Tendo um visual retrô, o SUV da Jeep dispõe de rodas de liga leve aro 17 polegadas com pneus 215/60 R17, mas a frente é baixa e necessita atenção em rampas. Faz 9,5/10,9 km/l na gasolina em cidade/estrada. Vai até 100 km/h em 11,1 s.

2) Citroën C4 Cactus Feel 1.6 AT 2021

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O crossover da marca francesa é um dos produtos do segmento com condições atrativas quando zero km, mas nos usados, a coisa muda um pouco por causa da valorização atual, mas a Feel é bem equipada de fábrica.

Com boa dinâmica de condução, o C4 Cactus Feel tem ar condicionado automático integrado à multimídia com sua tela de 7 polegadas, com direção elétrica bem ajustada e cluster digital monocromático. Vem ainda com airbag duplo e ABS.

Além disso, traz controles de tração e estabilidade, rodas de liga leve aro 17 polegadas, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, vidros e retrovisores elétricos, piloto automático com limitador e alarme.

Além de projeção para Android Auto e CarPlay, vem ainda com câmera de ré, faróis de neblina e luzes diurnas em LED, entre outros. Pelo conteúdo, pode-se dizer ser até completo, tendo ainda bom espaço interno e bagageiro com 320 litros.

3) Renault Captur Intense 1.6 2020

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Grande, o Captur mede 4,34 m de comprimento e tem 2,67 m de entre eixos, mas o espaço interno é bem mediano, apesar do bagageiro com 437 litros. Com forma esguia e bem visual frontal, assim como traseiro, ele agrada no geral.

Na versão Intense, vem com tudo dentro e isso significa ar condicionado automático, direção eletro-hidráulica, trio elétrico completo, rebatimento dos retrovisores, rodas de liga leve aro 17, câmera de ré, navegador GPS e alarme.

Pode vir com bancos em couro ou em tecido especial com dois tons, bem como projeção para CarPlay e Android Auto, volante em couro, controle de cruzeiro, limitador de velocidade, comandos de mídia e telefonia, entre outros.

No cofre, o motor H4M 1.6 tem 118 cavalos na gasolina e 120 cavalos no etanol, ambos com 16,2 kgfm.

O câmbio é CVT e tem mudanças manuais na alavanca. Faz 10,5 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada, indo até 100 km/h em 13,1 segundos.

4) Renault Duster Dynamique 1.6 CVT 2020

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O Duster é outra proposta da Renault que também é apreciável nessa faixa dos R$ 70.000 e R$ 80.000, tendo bom espaço interno (ao contrário do irmão) e bagageiro com 475 litros, porém, com acabamento simplificado.

Com formas robustas, o Duster Dynamique é a versão mais completa e pode ter o pacote de personalização Outsider, que destaca especialmente o bumper frontal com faróis de milha. O SUV tem rodas aro 16, pneus altos e suspensão resistente.

Por dentro, os bancos são pequenos e o acabamento reduzido, o que aumenta o espaço geral.

O painel tem ar condicionado automático e multimídia com tela de 7 polegadas com Android Auto e CarPlay.

Airbag duplo e freios ABS, mas alguns itens são opcionais e podem aparecer, como piloto automático com limitador, câmera de ré e bancos em couro. A mecânica é a do Captur acima e faz 10,3/10,8 km/l na gasolina, respectivamente.

5) Honda HR-V LX 1.8 CVT 2017

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Parece estranho um carro tão mais antigo na lista Top 10 de SUVs até R$ 80.000, mas essa é a realidade.

O Honda HR-V é um carro altamente valorizado no mercado e nessa faixa de preço, você só encontra a versão LX.

Ele já vem com controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, Brake Hold, vidros e retrovisores elétricos, travamento central elétrico e direção elétrica.

O ar condicionado é manual, mas há freio de estacionamento eletrônico e o banco traseiro tem sistema ULTRaSeat modular. Há um sistema de áudio é aparência ruim, mas com CD player, Bluetooth e USB. Ele vem com alarme também.

Fora, as rodas são de liga leve aro 17 polegadas, fora a ausência dos faróis de neblina e barras no teto, nem parece a versão de entrada.

O 1.8 i-VTEC tem 140 cavalos na gasolina e 139 no etanol, além de CVT com modo Sport.

Ele faz 10,5 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, ambos com gasolina, onde entrega 17,3 kgfm ante 17,4 kgfm no etanol. Vai de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos.

6) Peugeot 2008 Griffe 1.6 AT 2020

peugeot 2008

Antes de mais nada, ele tem câmbio automático de seis marchas e o motor é o mesmo EC5M do C4 Cactus Feel. Ou seja, não é o motor THP.

Nessa versão Griffe, se destaca pelo conteúdo, incluindo belos bancos em couro e tecido veludado, inclusive nas portas.

Tem ainda teto panorâmico com persiana elétrica, ar condicionado dual zone, direção elétrica, i-Cockpit, computador de bordo, multimídia com Android Auto e CarPlay, câmera de ré, navegador GPS, paddel shifts, trio elétrico, entre outros.

O porta-luvas é refrigerado e há luzes diurnas em LED, assim como lanternas em LED e rodas de liga leve aro 16 polegadas, tendo ainda discos nas quatro rodas, como o HR-V acima. Contudo, não tem controles de tração e estabilidade.

Com pouco espaço atrás, tem 355 litros no bagageiro. Pequeno, mede 4,16 m de comprimento e tem 2,54 m de base. Faz 10,3 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, ambos com gasolina, alcançando até 100 km/h em 11,9 segundos.

7) Chevrolet Tracker LT 1.8 AT 2018

chevrolet tracker 2017
chevrolet tracker 2017

Outro mais antigo que merece consideração é o Chevrolet Tracker LT.

Ele vem com um conjunto interessante, com motor 1.4 Turbo. O câmbio automático GF6 é bom e tem seis marchas.

O Tracker tem bom espaço interno, mas seu bagageiro possui somente 306 litros.

Vem com faróis de neblina, rodas de liga leve aro 18 polegadas, barra no teto, multimídia com espelhamento, Bluetooth e câmera de ré, bem como alarme.

O ar condicionado é manual e não há controles de tração ou estabilidade, nem freios a discos nas quatro rodas.

Mas, pode ser encontrado com teto solar elétrico e airbags laterais e de cortina. Faz 8,3/11,9 km/l na gasolina em cidade/estrada.

8) Chery Tiggo 2 ACT 1.5 AT 2021

Chery Tiggo 2019

O crossover da Caoa Chery pode ser encontrado zero km, mas na versão Smile.

Na ACT, a mais completa, impossível. Contudo, dá para comprá-la seminova e com baixo km rodado. Bem completa, tem o conteúdo como destaque.

O Tiggo 2 ACT vem com luzes diurnas em LED, rodas de liga leve aro 16, bancos em couro, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, multimídia com Android Auto e CarPlay, câmera de ré e alarme.

Há também trio elétrico, barras no teto, faróis de neblina, direção hidráulica, ar condicionado manual, entre outros.

Com 4,20 m de comprimento e 2,55 m de entre eixos, o Tiggo 2 tem 420 litros no porta-malas e espaço interno razoável.

Ele conta ainda com o conforto do piloto automático, mas o freio de estacionamento é manual. Seu motor 1.5 SOHC 16V tem 110 cavalos na gasolina 115 cavalos no etanol, tendo 13,8 kgfm no primeiro e 14,9 kgfm no segundo.

Com o etanol impraticável em qualquer lugar, na gasolina ele faz 10,0/11,9 km/l, respectivamente cidade/estrada. Ele vai até 100 km/h em longos 15 segundos…

9) JAC T40 Plus 1.6 CVT 2021

jac t40 cvt avaliação NA 22

O JAC T40 CVT é uma proposta interessante e desconhecida, dada a redução da rede da JAC Motors e rumores de mercado sobre suas condições, apesar da marca andar focando bem em carros e comerciais leves elétricos.

Diferente da versão manual, que tem motor JetFlex 1.5, esta vem com motor 1.6 a gasolina de 138 cavalos e 17,1 kgfm, números de motor 1.8.

Além disso, seu CVT tem seis marchas simuladas e trocadas na alavanca.

Chama atenção pelos bancos bem volumosos e envolventes, sempre em couro com costuras vermelhas duplas. Tem ar condicionado com controles na multimídia, que é ruim por ter espelhamento difícil.

O pacote inclui ainda controles de tração e estabilidade, assistente de rampa, airbag duplo, trio elétrico, direção elétrica, faróis de neblina, grade e detalhes cromados, vidros escurecidos, entre outros. O bagageiro tem 450 litros.

Faz 11,6 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, indo de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos.

10) Ford EcoSport FreeStyle 1.5 AT 2021

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Por fim, sobrou o morto. O Ford EcoSport FreStyle ainda é um bom carro, apesar da marca ter acabado com ele.

Com 4,24 m de comprimento e 2,52 m de entre eixos, o projeto brasileiro tem 356 litros no bagageiro.

Equipado com o forte motor Dragon 1.5 Ti-VCT de três cilindros, ele entrega 130 cavalos na gasolina e 137 cavalos no etanol, com 15,6/16,2 kgfm, respectivamente.

O câmbio automático tem seis marchas e paddle shifts.

Vem com faróis de neblina, rodas de liga leve aro 16, trio elétrico, direção elétrica, multimídia SYNC 2.5 com tela de 8 polegadas, câmera de ré, Android Auto e CarPlay, Bluetooth, volante multifuncional, piloto automático, entre outros.

Indo de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos, tem consumo de 10,3 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada, usando gasolina. Trata-se de uma opção boa, ainda com oferta de peças e serviços, mas a longo prazo, parece um risco.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X