Top 10: SUVs até R$ 100.000

Top 10: SUVs até R$ 100.000

O mercado de SUVs está migrando em uma faixa de preço para cima dos R$ 100.000 e este Top 10 ainda tem a presença da maioria com produtos zero km. Três dos modelos são usados por já terem passado esse marco de valor.


Os VW T-Cross e Citroën C4 Cactus só podem ser adquiridos seminovos com preços equivalente aos da tabela Fipe, dentro da faixa de R$ 90.000 e R$ 100.000, sendo eles nas versões Sense 200 TSI e Feel 1.6 Automático.

Na relação abaixo, temos somente SUVs de porte compacto, medindo entre 4,01 m e 4,34 m, sendo equipados com motores 1.0, 1.3, 1.5, 1.6 e 1.8 litro. Na lista não colocamos o Tracker, porque somente o modelo 2018/2019 se encaixaria.

Contudo, o SUV da Chevrolet aparece com quilometragem alta em muitos casos, o que estimula mais a aquisição de novos, caso estes estejam disponíveis. Nas ofertas abaixo, decidimos incluir um modelo manual e retiramos o Tiggo 2 ACT, mas é outra opção 0 km.

Confira abaixo os SUVs até R$ 100.000:

1) Volkswagen T-Cross Sense 200 TSI AT 2021

Top 10: SUVs até R$ 100.000

O T-Cross é um dos SUVs até R$ 100.000 mais desejados, mas infelizmente agora ele só pode ser adquirido seminovo, com baixa quilometragem e com garantia de fábrica. Com 4,20 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos, tem bom espaço.

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Tendo porta-malas variando de 370 a 420 litros, dependendo do ajuste do banco traseiro. O SUV compacto da VW tem motor 1.0 TSI de 116 cavalos na gasolina e 128 cavalos de etanol, tendo 20,4 kgfm de torque. A transmissão é automática de seis marchas.

O pacote da versão Sense é bem interessante, tendo seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, ar-condicionado, direção elétrica, bancos em tecido, sistema de som com Android Auto e CarPlay.

Luzes diurnas em LED, lanternas em LED, rodas de aço com calotas aro 16 polegadas, rack de teto, banco traseiro bipartido, entre outros. Feito sobre a plataforma MQB-A0, o modelo tem um conjunto mecânico bom e estrutura reforçada.

O consumo é de 11 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada, ambos com gasolina. No etanol, faz 7,6 km/l no ciclo urbano e 9,5 km/l no rodoviário.

2) Jeep Renegade STD 1.8 AT 2022 – R$ 96.990

Top 10: SUVs até R$ 100.000

O SUV compacto da Stellantis é um player importante no segmento, sendo o atual líder de mercado e um produto muito desejado por conta da marca Jeep, que para muitos é considerada premium.

Custando R$ 96.990, a versão STD é a mais barata do Renegade e vem com motor E.torQ Evo 1.8 com 135 cavalos na gasolina e 139 cavalos com etanol, tendo ainda torque de 18,8 kgfm no derivado de petróleo e 19,3 kgfm no combustível vegeral.

O câmbio é automático de seis marchas e o produto tem controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, airbag duplo e sensor de pressão dos pneus. Por ser uma versão de acesso, tem pacote básico.

Nesse caso, traz ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, piloto automático, limitador de velocidade, rodas de liga leve aro 16 polegadas, bancos em tecido, rack no teto, entre outros, mas não tem sistema de som.

Com a possibilidade de instalação de multimídia por fora, o modelo pode ficar com preços de R$ 1.500 a R$ 2.500. Tendo 4,23 m de comprimento e 2,57 m de entre-eixos, o Jeep Renegade tem 320 litros no porta-malas, considerado pequeno.

3) Fiat Pulse Drive 1.0 Turbo CVT 2022 – R$ 98.990

Top 10: SUVs até R$ 100.000

Novidade no mercado, o Fiat Pulse é um player que promete agitar o mercado de SUVs até R$ 100.000 com a oferta de três versões, sendo a mais desejável a Drive com motor 1.0 Turbo, que tem injeção direta de combustível e CVT com sete marchas.

Com 4,09 m de comprimento e 2,53 m de entre-eixos, o Pulse tem 370 litros. O compacto tem consumo de 12,8 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada, entregando 125 cavalos na gasolina e 130 cavalos no etanol, além de 20,4 kgfm.

O Pulse Drive tem ar-condicionado, direção elétrica, vidros e retrovisores elétricos, travamento central elétrico, rodas de liga leve aro 16 polegadas, modo Sport, apoio de braço dianteiro, apoio de braço traseiro, multimídia com tela de 8,4 polegadas, etc.

No Pulse Drive existem dois pacotes de opcionais como o Connect Me para conexão com internet 4G e Wi-Fi, navegação GPS nativa e retrovisor eletrocrômico.

O pacote Plus vem com câmera de ré, carregador wireless para smartphone, entrada presencial com botão de partida e teto bicolor na cor Preto Volcano.

4) Citroën C4 Cactus Feel 1.6 AT 2021

Top 10: SUVs até R$ 100.000

O Cactus é outro dos SUVs até R$ 100.000 que só pode ser adquirido como seminovo, visto que o preço novo já passou do patamar indicado no Top 10. Com 4,17 m de comprimento, ele tem 2,60 m de entre-eixos e 320 litros no porta-malas.

O crossover compacto feito em Porto Real-RJ tem design atraente e traz luzes diurnas em LED, rodas de liga leve aro 17 polegadas, tem ainda lanternas com efeito 3D, rack no teto, cluster digital monocromático e volante multifuncional.

No painel, o C4 Cactus tem multimídia com tela de 7 polegadas, bem como Google Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos e alarme. O produto do duplo chevron tem piloto automático.

Equipado com motor EC5M 1.6 16V, entregando 115 cavalos na gasolina e 118 cavalos no etanol, ambas com 16 kgfm nos dois combustíveis. O câmbio é automático de seis marchas com funções Eco, Normal, Sport e Sequencial (manual).

O Citroën C4 Cactus tem consumo de 7,3 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada, ambos com etanol. Na gasolina, ele faz 10,4 km/l no urbano e 13,0 km/l no rodoviário. Seu tanque tem 55 litros, garantindo até 715 km de autonomia.

5) Honda WR-V EX 1.5 CVT 2022 – R$ 99.700

Top 10: SUVs até R$ 100.000

Uma das opções de SUVs até R$ 100.000 que podem ser encontradas ainda zero km no mercado nacional. O WR-V ainda está preso ao velho Fit, mas pelo menos já conta com controles de tração e estabilidade, além de assistente de partida em rampa.

Com suspensão mais alta e reforçada que a do Fit, o WR-V tem o espaço do monovolume japonês e também seu bagageiro de 363 litros, que pode ser ampliado para 1.045 litros. O banco Magic Seat é a versatilidade que só ele tem no Top 10.

Vem com ar-condicionado digital touchscream, direção elétrica com VSA (integração com ESC), airbags laterais, câmera de ré, faróis de neblina, luzes diurnas em LED e multimídia com Android Auto e CarPlay.

Traz também volante em couro com paddle shifts, sensor de estacionamento, faróis e lanternas em LED, rodas de liga leve aro 16 polegadas, rack no teto, bancos em tecido personalizado, entre outros.

Seu motor é o L15A 1.5 i-VTEC FlexOne com 115 cavalos na gasolina e 116 cavalos no etanol, entregando 15,2 kgfm no derivado de petróleo e 15,3 kgfm no combustível vegetal, além de câmbio CVT com sete marchas virtuais.

6) Hyundai Creta Action 1.6 AT 2022 – R$ 97.490

Top 10: SUVs até R$ 100.000

Geração anterior do Creta, a versão Action continua a ser comercializada e mantém os 4,29 m de comprimento e 2,59 m de entre-eixos, tendo um bagageiro de 431 litros. Com estilo Fluidic Sculpture, ainda agrada muita gente.

O Creta antigo ainda é um carro apreciado e com bons atributos, um deles é o espaço interno. Equipado com motor Gamma 1.6 16V com 123 cavalos na gasolina, tem 130 cavalos no etanol.

Seu torque é de 16,0 kgfm no primeiro e 16,5 kgfm no segundo, transferidos para as rodas dianteiras por uma caixa automática de seis marchas. O SUV compacto faz 6,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol.

Na gasolina, 8,1 km/l no urbano e 11,7 km/l no rodoviário. Com tanque de 55 litros, roda até 644 km. Seu pacote de equipamentos inclui ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, assim como retrovisores elétricos.

Tem ainda rodas de liga leve aro 16 polegadas, airbag duplo, freios ABS, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, Isofix, cintos completos, computador de bordo, piloto automático, Start&Stop, rádio com USB e Bluetooth, etc.

7) Caoa Chery Tiggo 3x Plus 1.0 Turbo CVT 2022 – R$ 96.990

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Novidade da Caoa Chery, o Tiggo 3x Plus é a opção de acesso do crossover atualizado da marca chinesa, que tem como destaque seu motor 1.0 de três cilindros com turbo, entregando 98 cavalos na gasolina e 102 cavalos na etanol.

Apesar de ter o mesmo que um Pulse 1.3 em potência, entrega 16,8 kgfm no derivado de petróleo e 17,1 kgfm no combustível vegetal, além de ter CVT com nove marchas simuladas.

Com visual dotado de luzes diurnas em LED, parece interessante como 0 km. Tendo 4,20 m de comprimento e 2,55 m de entre-eixos, o Tiggo 3x tem 420 litros no bagageiro e vem com alguns itens bons, como multimídia de 9 polegadas.

Ela vem com Android Auto e CarPlay, tendo ainda controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, cluster analógico, Bluetooth, volante multifuncional, ar-condicionado digital, vidros e travas elétricas.

Tem também rodas de liga leve aro 16 polegadas, sensor de estacionamento, airbag duplo, luzes de leitura em LED, piloto automático, chave canivete com telecomando, freio a disco nas quatro rodas, alarme, Isofix, USB, entre outros.

8) Renault Duster Iconic 1.6 CVT 2021

Top 10: SUVs até R$ 100.000

O Renault Duster é uma opção interessante nessa faixa de SUVs de até R$ 100.000, tendo a versão Iconic 2021 dentro da tabela Fipe, sendo ela a topo de linha do utilitário esportivo de origem romena.

Equipado com motor 1.6 SCe (H4M), o Duster tem 118 cavalos na gasolina e 120 cavalos com etanol, ambos com 16,2 kgfm. O câmbio CVT Xtronic é bem conhecido e confiável, assim como sua estrutura robusta.

Na vewrsão Iconic, o Duster tem rodas de liga leve aro 16 polegadas, vidros e retrovisores elétricos, travamento central elétrico, alerta de ponto cego, airbag duplo, freios ABS, controles de tração e estabilidade, assistente de rampa, etc.

Com bom espaço interno, vem com acabamento simples, porém, resistente. Na traseira, o bagageiro tem bons 475 litros. No habitáculo, traz ainda multimídia com Google Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré e ar-condicionado automático.

Igualmente dispõe de computador de bordo e volante multifuncional, com piloto automático e limitador de velocidade. Os bancos são revestidos em couro e tecido. Há também faróis com luzes diurnas em LED e lanternas em LED.

9) Nissan Kicks S 1.6 CVT 2021

Top 10: SUVs até R$ 100.000

O Nissan Kicks é um carro interessante e só pode ser adquirido no modelo antigo com transmissão CVT. Existe a opção de comprá-lo zero km na linha 2022, mas manual, assim como o Duster 2022 zero km.

Como a transmissão automática, de dupla embreagem ou CVT é mandatória nos SUVs, compensa mais um modelo antigo a ter que ficar trocando de marchas e depois ter que lutar para revender o carro. Assim, o Kicks S 2021 surge na lista.

Pouco rodado, pode ser encontrado com seus bons itens, incluindo faróis com assinatura em LED, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, airbag duplo, freios ABS e Isofix.

Tambem inclui no equipamento multimídia com Google Android Auto e Apple CarPlay, vidros e retrovisores elétricos, travamento central elétrico, bancos em tecido, direção elétrica, ar-condicionado e luzes de leitura.

Seu motor HR16DE é um 1.6 16V com 114 cavalos e 15,5 kgfm, ambos com gasolina e etanol. No consumo, o crossover faz 7,8 km/l na cidade e 9,0 km/l na estrada. Já na gasolina, o modelo faz  11,1 km/l na cidade e 13,0 km/l na estrada.

Com bom espaço interno e 437 litros no bagageiro, o Kicks mede 4,29 m de comprimento e tem 2,61 m de entre-eixos.

10) Caoa Chery Tiggo 2 ACT 1.5 AT 2022 – R$ 95.190

Top 10: SUVs até R$ 100.000

Ainda na Caoa Chery, para quem preferir o modelo anterior, existe a opção do Tiggo 2 ACT, a versão topo de linha, que tem como diferencial, além do visual em relação ao Tiggo 3x, motor e transmissão.

Ele tem o propulsor 1.5 16V aspirado de 110 cavalos na gasolina e 115 cavalos com álcool, tendo 13,8 kgfm no primeiro e 14,9 kgfm no segundo, trabalhando com uma caixa automática de quatro marchas, a única existente no mercado.

Também com 4,20 m de comprimento e 2,55 m de base, o Tiggo 2 foi o carro que abriu as portas da Caoa Chery no mercado e vendeu uma boa quantidade. Ainda que baseado no ruim Cielo, recebeu melhorias para virar crossover.

Completinho, vem com teto solar elétrico, piloto automático, bancos em couro, rodas de liga leve aro 16 polegadas, controles de tração e estabilidade, assistente de rampa e multimídia com tela de 8 polegadas com Android Auto e CarPlay.

Da mesma forma que o Tiggo 3x, tem igual espaço interno e porta-malas com 420 litros, sendo um produto que não se sabe até quanto ficará em linha, mas é provável que a ACT saia de cena, deixando a Look como opção.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.