Já faz tempo que R$ 40 mil era suficiente para comprar um carro novo.
Contudo, esse montante ainda é um bom dinheiro para a maioria das pessoas e colocá-lo em um automóvel requer uma decisão bem pensada.
Nesta lista Top 10, colocamos alguns SUVs que entram numa faixa de preço entre R$ 30 mil e R$ 40 mil, nivelados com a tabela Fipe.
Infelizmente, nem todos possuem manutenção barata, mas para quem tem uma reserva extra, pode ser bom.
Veja nossas outras listas: SUVs até 30 mil, SUVs até 50 mil, SUVs até 60 mil, SUVs até 70 mil, SUVs até 80 mil
1) Subaru Forester 2.0 AT 4×4 2010
Os carros da Subaru, em especial o Forester, demoram a envelhecer e o SUV da marca japonesa é uma opção desejável para muita gente. Com desenho fluído, é um carro robusto e confiável, que ajuda a manter a reputação da marca.
Com 4,56 m de comprimento e 2,61 m de entre-eixos, o Forester 2.0 vem com o boxer 2.0 de 150 cavalos e 20 kgfm, usando ainda câmbio automático de quatro marchas e tração nas quatro rodas. Ele vai de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos.
Pesando 1.495 kg, ele consegue fazer 14,4 km/l na estrada e 8,9 km/l na cidade. Sua suspensão é independente nas quatro rodas e traz rodas aro 17, barras no teto e faróis de neblina. Dentro, o acabamento é em couro, que era opcional.
Aliás, algumas unidades podem vir com teto solar elétrico, banco do motorista com ajuste de altura, faróis de xenon, airbags laterais e de cortina, além de volante multifuncional. Tem 450 litros no porta-malas.
2) Peugeot 3008 Allure 1.6 THP AT 2012
O Peugeot 3008 é um modelo interessante, ainda que alguns torçam o nariz para a marca. Com bom espaço interno, ele mescla minivan e crossover, tendo bancos em tecido de qualidade, compartimentos ocultos e bagageiro bom.
Com 4,36 m de comprimento e 2,61 m de entre-eixos, o 3008 é um carro de rodar macio e de boa dirigibilidade, tendo direção eletro-hidráulica e motor 1.6 THP com 165 cavalos e 24,5 kgfm, com câmbio automático de seis marchas.
Ele é mais que suficiente para as pretensões do 3008, que vai de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e tem máxima de 202 km/h. Tendo coeficiente de 0,29, ele faz 8,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada, somente com gasolina.
Recheado, tem inclusive HUD, além de sistema de som com CD player, USB e Bluetooth, piloto automático com limitador, porta-objetos refrigerado, controles de tração e estabilidade, tampa do bagageiro bipartida, entre outros.
3) Hyundai Tucson GLS 2.0 AT 2012
O Tucson dispensa comentários. O SUV da Hyundai é uma opção obrigatória não só nessa lista Top 10, mas nas outras duas até R$ 60 mil. Ainda que pareça antiquado, o que realmente ele é, tem uma boa proposta de robustez e conforto.
Com 4,32 m de comprimento e 2,64 m de entre-eixos, o Tucson tem 528 litros no bagageiro, que pode ser acessado pela vigia basculante, sendo uma boa para lugares apertados. Tendo espaço interno mediano, cumpre seu papel.
Bancos em couro, com reclinação inclusive atrás, apoios de braço, porta-copos e garrafas, permitem que a família viaje com conforto, garantido por sua suspensão elevada e com multilink atrás, calçada por rodas aro 16 polegadas.
Ar-condicionado automático, airbag duplo, freios com ABS, teto solar elétrico, bancos em couro, CD player, piloto automático, trio elétrico, faróis de neblina, etc. Tem motor 2.0 de 142 cavalos e 18,8 kgfm, fazendo 8,5/10 km/l, rua/pista.
4) Kia Sportage EX 2.0 AT 2010
O Kia Sportage é uma opção a considerar. Ele tem motor 2.0 de bons 166 cavalos de potência e 20,1 kgfm.
O câmbio automático tem quatro marchas e a tração é dianteira, mas tem multilink. Ele tem 4,44 m de comprimento e 2,64 m de entre-eixos, oferecendo bom espaço interno e porta-malas com 564 litros.
Chama atenção por ter bom arranjo interno, com ar-condicionado, direção hidráulica, sistema de som com CD player, bancos em couro, piloto automático, banco do motorista com ajuste em altura, trio elétrico, faróis de neblina, etc.
Ele tem rodas de liga leve aro 16 polegadas, tendo assim um rodar macio e agradável. Com 58 litros no tanque, faz 8,8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, indo ainda de 0 a 100 km/h em 14,5 segundos com final de 177 km/h.
5) Suzuki SX4 2.0 AT 4×4 2011
O Suzuki SX4 é um carro muito interessante e pouco lembrado por quem procura um carro com tração nas quatro rodas.
Tendo 270 litros no porta-malas, ele tem espaço interno bom e um pacote de equipamentos, que inclui ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, bancos personalizados em tecido, sistema de som integrado com CD player e MP3, etc.
O SX4 pode ter ainda teto solar elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico, airbags laterais e de cortina, bancos em couro e faróis de xenônio. Tem ainda cintos completos e Isofix para cadeiras infantis.
Seu motor é um 2.0 de 145 cavalos e 18,7 kgfm, tendo ainda transmissão automática de quatro marchas e sistema de tração nas quatro rodas permanente, com bloqueio do diferencial. Ainda assim, tem eixo de torção no eixo traseiro.
O Suzuki SX4 vai de 0 a 100 km/h em 12 segundos e tem máxima de 170 km/h. Na cidade, o consumo é de 7 km/l e na estrada faz 9,8 km/l. Com grande área envidraçada, é uma opção boa para quem tem pouco espaço na garagem.
6) Kia Soul EX 1.6 AT 2011
O Kia Soul é outra opção que pode ser explorada nessa faixa de preço, tendo diversos atributos, que o tornam atraente. Com design descolado, o compacto chama atenção pelos faróis e lanternas grandes, assim como colunas C largas.
Com teto e colunas A retas, o Soul tem um bom espaço interno em seus 4,12 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,61 m de altura e 2,55 m de entre-eixos, tendo 340 litros no bagageiro e mais 48 litros no tanque de combustível.
Equipado com motor Gamma 1.6 Flex de 122 cavalos na gasolina e 128 cavalos no etanol, o Soul tem câmbio automático de quatro marchas, indo de 0 a 100 km/h em 12 segundos e com máxima de 162 km/h.
O consumo é de 6,4/7,5 km/l no álcool e 9,5/11,3 km/l na gasolina, respectivamente cidade/estrada. Tem ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, piloto automático, CD player e MP3, bancos personalizados, ABS, airbag duplo, entre outros.
7) Chevrolet Captiva 2.4 AT 2011
A Captiva é um SUV médio importado do México e na variante Sport, uma vez que existiu a asiática, maior. Com suspensão multilink e motores grandes, tem nesse seu menor: 2.4 Ecotec com 171 cavalos e 22,2 kgfm.
O câmbio automático tem quatro marchas e a tração é dianteira. Entre os itens oferecidos, ar-condicionado, direção elétrica, rodas aro 17, bancos em couro, banco do motorista com ajuste elétrico, controle de cruzeiro, entre outros.
Tem ainda amplo espaço interno, banco traseiro bipartido com ajuste de encosto, Isofix, cintos completos, controles de tração e estabilidade, assistente de rampa, seis airbags, entre outros. O bagageiro tem 383 litros na medição da GM.
Com seu conjunto mecânico, a Captiva 2.4 vai de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos e tem máxima de 180 km/h. O consumo é de 7,2 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada. O tanque de 72 litros permite alcançar quase 700 km.
8) Hyundai Santa Fe 2.7 V6 AT 2010
Com visual fluido e limpo, o Hyundai Santa Fé era e ainda é uma opção acima do Tucson.
Tendo versões de cinco ou sete lugares, o Santa Fé pesa 1.800 kg e para mover isso, naquela época só um V6 2.7 Mu com 200 cavalos e 25,3 kgfm. O câmbio automático tinha quatro marchas e a tração era integral sob demanda.
Por fora, faróis de neblina, rodas aro 18, teto solar elétrico e barras no teto. Por dentro, acabamento em couro e imitação de madeira, tendo volante em couro com piloto automático e direção hidráulica. O ar-condicionado era dual zone.
Ele trazia ainda sistema de som com alto-falantes e tweeters integrados, além de CD player, MP3 e USB. O banco do motorista tem ajustes elétricos, enquanto há saídas de ar-condicionado para as fileiras de trás. Ele tinha seis airbags.
Com o Mu 2.7, o Hyundai Santa Fé vai de 0 a 100 km/h em 9 segundos e com máxima de 198 km/h, fazendo 7 km/l na cidade e 8 km/l, um consumo muito alto para sua proposta, realmente.
9) Dodge Journey SE 2.7 V6 AT 2011
Com 4,88 m de comprimento e 2,89 m de entre-eixos, o Dodge Journey é o maior SUV da lista e um dos carros mais pesados, tendo 1.940 kg e com configuração de cinco assentos com porta-malas de 580 litros.
Na versão SE, que é a de acesso, tem somente ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 17 polegadas, seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de rampa e freios ABS com EDB.
Equipado com motor 2.7 V6 de 185 cavalos e 26,1 kgfm, bem como transmissão automática de seis marchas, tendo tração dianteira. Com suspensão multilink, o SUV tem um bom comportamento, oferecendo conforto em viagem e no dia a dia.
O Journey vai de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos e 182 km/h como final, fazendo 6,6 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada. Esse modelo durou mais de 10 anos no mercado e a Stellantis deve garantir o fornecimento de peças.
10) Ford EcoSport XLT 2.0 AT 2012
O Ford EcoSport em sua versão topo de linha ainda é da geração anterior, com formato quadradão e derivado do antigo Fiesta. O modelo tem suspensão elevada com eixo de torção atrás e McPherson na frente.
Equipado com motor Duratec 2.0 com 141 cavalos na gasolina e 145 cavalos no álcool, tendo ainda 19,1 kgfm no primeiro e 19,4 kgfm no segundo, mais transmissão automática de quatro marchas.
Com tração dianteira, o EcoSport vem com rodas aro 15 polegadas, faróis de neblina, faróis duplos, estepe externo, direção hidráulica, ar-condicionado, rádio Connect com CD player e MP3, fonte 12V, airbag duplo, freios ABS com EDB, etc.
Pesando mais de 1,2 tonelada, o Ford EcoSport vai de 0 a 100 km/h em 12,9 segundos e 180 km/h, fazendo 5,1 km/l na cidade e 6,2 km/l na estrada, ambos com etanol. Na gasolina, 7,6 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada.
Bônus: Mitsubishi Pajero TR4 2.0 AT 4×4 2009
Este SUV tem ofertas também e pode ser encontrado com preços bons, sendo compacto com 4,03 m de comprimento e com entre-eixos de 2,45 m, utilizando motor 2.0 Flex com 131/133 cavalos e 18/19 kgfm, respectivamente gasolina/etanol.
Automático de 4 marchas, tem tração nas quatro rodas, indo de 0 a 100 km/h em 15 segundos e com máxima de 165 km/h. O consumo é de 4,5/6 km/l no álcool e 7,2/8,9 km/l na gasolina.
Com ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, CD player, bancos em couro, airbag duplo, ABS, entre outros. O Pajero TR4 tem ainda grande área envidraçada e bagageiro com 312 litros. O estepe é externo.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!