TOP 10: SUVs até R$ 90.000 (2024)

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Nessa lista Top 10 dos SUVs até R$ 90.000, você verá o quão caro estão esses carros no mercado, especialmente o mercado de novos, visto que não temos mais nenhum modelo zero quilômetro entre os escolhidos.

Os valores vão de um mínimo de R$ 80.000 até R$ 90.000, sempre nos baseando em valores da tabela Fipe nas ofertas disponíveis na internet.

Na lista abaixo, demos ênfase nos modelos compactos, que são mais acessíveis e baratos em manutenção no geral. Existem algumas ausências, neste caso podemos culpar a oferta do mercado.

Veja também: SUVs até 80.000 reais , SUVs até 100.000 reais

Existem bons carros que podem ser adquiridos, como Renault Duster ou Suzuki Vitara, mas o primeiro não se encaixa nessa lista devido ao abismo irreal (e irracional) entre as duas gerações, revelando a grotesca desigualdade da tabela Fipe.

O Nissan Kicks é outro com “abismo” entre os preços da Fipe e as ofertas de mercado, com relação ao modelo novo.

1) Jeep Renegade Longitude 1.8 Flex 2020

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O SUV compacto da marca americana é um produto apreciável apesar de alguns detalhes.

Mesmo com motor E.torQ 1.8 com 135 cavalos na gasolina e 139 cavalos no etanol, o jipinho tem transmissão automática de seis marchas e estrutura bem rígida, que contribui para dirigibilidade e segurança.

Nessa versão, o Renegade vem tela de multimídia de 8,4 polegadas, rodas de liga leve aro 18 polegadas, ar condicionado automático, vidros e retrovisores elétricos, chave-canivete com telecomando, câmera de ré, projeção para Android Auto e CarPlay e Bluetooth, e USB.

Tem ainda airbag duplo, freios ABS, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, freio de estacionamento eletrônico, entre outros. Com 4,27 m de comprimento e 2,57 m de entre eixos, o Renegade Longitude tem espaço interno razoável e porta-malas pequeno, com 320 litros, que foi alterado.

Seu motor 1.8 confere ao carro, que pesa 1.480 kg, aceleração de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos com máxima de 182 km/h, além de consumo com etanol de 6,9/8,6 km/l e na gasolina, fazendo 10,0/12,0 km/l, respectivamente cidade/estrada.

2) Citroën C4 Cactus Feel 2022

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O C4 Cactus é um crossover cujo preço fica distante daquele do modelo zero km e tem grande variação na tabela Fipe.

Com visual exterior descolado, o modelo feito em Porto Real-RJ tem um bom pacote de equipamentos nessa versão Feel, que traz no visual, luzes diurnas em LED, faróis de neblina, faróis duplos e lanternas com efeito 3D.

Tem ainda barras longitudinais no teto, rodas de liga leve aro 17 polegadas, chave presencial com botão de partida e alarme. O C4 Cactus tem ainda vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos, travamento central remoto, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, entre outros.

O destaque do C4 Cactus Feel em seu interior é o cluster digital monocromático e a multimídia com tela de 7 polegadas, tendo nela projeção para Apple CarPlay e Google Android Auto, câmera de ré, Bluetooth e USB. Tem ar condicionado digital e volante multifuncional.

Com padronagem dos bancos condizente com a proposta e porta-luvas grande, o Cactus tem ainda 320 litros no bagageiro, porém, com abertura reduzida da tampa. Seu motor 1.6 tem 115 cavalos na gasolina e 118 cavalos no etanol, bem como vem com câmbio automático.

O Cactus Feel vai de 0 a 100 km/h em 12 segundos e atinge 190 km/h. Seu consumo é de 7,3/9,1 km/l no etanol e 10,4/13,0 km/l na gasolina, respectivamente cidade/estrada.

3) Hyundai Creta Attitude 2020

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Outra boa opção até R$ 90.000 entre os SUVs é o Creta Attitude.

O SUV compacto fabricado em Piracicaba, conta com motor 1.6 Gamma II de 123 cavalos na gasolina e 130 cavalos com etanol, mas dependendo do mês de produção, pode ser encontrado com câmbio automático de seis marchas.

O motivo é que a Hyundai retirou essa opção em meados de 2019, substituindo-a pela Smart automática, ainda mantendo a Attitude manual e a Pulse Plus automática.

Este modelo já incorpora mudanças leves no visual, como grade redesenhada, novas rodas de liga leve, atualização de para-choques e refletores, entre outros.

Com bom espaço interno e 431 litros no porta-malas, vem com ar condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos, sistema de som blueAudio, volante multifuncional, USB e Bluetooth, entre outros. Tem airbag duplo, freios ABS e controles de tração e estabilidade.

Vai de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e tem máxima de 172 km/h. O consumo é de 7,6/8,2 km/l com etanol e 10,4/11,7 km/l na gasolina, em urbano/rodoviário.

4) Renault Captur Intense 1.6 CVT 2021

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O Captur em sua versão Intense é mais uma opção interessante.

O SUV da Renault vem bem completo, com faróis de neblina, luzes diurnas em LED, lanternas em LED, detalhes cromados, rodas aro 17 polegadas, trio elétrico, direção assistida, ar condicionado automático e multimídia com Android Auto e CarPlay.

Tinha ainda piloto automático com limitador, botão de partida com chave presencial em forma de cartão, modo Eco, bancos em couro, computador de bordo, entre outros. Trazia controles de tração e estabilidade, além de assistente de rampa, sensor de chuva e faróis, etc.

Pecava por não ter ajuste longitudinal da coluna de direção e pouco espaço no banco traseiro, assim como direção eletro-hidráulica. Ainda assim, tem 437 litros no porta-malas.

Seu motor 1.6 de 118 cavalos na gasolina e 120 cavalos no etanol, além de CVT, garante 0 a 100 km/h em 13,1 segundos e máxima de 169 km/h. O consumo é de 7,5/10,9 km/l e 9,5/13,3 km/l, etanol e gasolina.

5) Nissan Kicks SL 2019

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Assim como o Captur Intense e diferente dos modelos citados acima, o Kicks SL é um modelo completo, topo de linha.

Isso significa que você pode encontrá-lo com um dos quatro tons do acabamento interno, bem como cluster análogo-digital configurável e multimídia com tela de 7 polegadas com navegador GPS.

Além disso, o Kicks SL vem com bancos em couro, sendo os dianteiros Zero Gravity, além de controle dinâmico de chassi, o que torna o handling muito melhor. Tem seis airbags e ar condicionado automático.

Feito em Resende-RJ, o crossover da marca japonesa tem motor 1.6 de 114 cavalos e 15,5 kgfm, além de CVT com modo Sport.

Pesando apenas 1.132 kg, o Kicks é um dos carros mais leves do mercado e isso se reflete no consumo, sendo de 8,1/9,6 km/l com álcool e de 11,4/13,7 km/l na gasolina, respectivamente urbano/rodoviário.

Vai de 0 a 100 km/h em 12 segundos e tem máxima de 175 km/h. Tem bom espaço e 432 litros no bagageiro.

6) Honda WR-V EX 2020

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Derivado do Fit e com ótimo espaço interno, além de bons 363 litros no bagageiro, o Honda WR-V é um modelo supervalorizado e mesmo sem controles de tração e estabilidade, assim como ausente de assistente de partida em rampa, é muito procurado pela versatilidade e economia.

Com reforços na plataforma, eixo traseiro maior, barra estabilizadora exclusiva e suspensão elevada, ele difere nestes e em outros aspectos, em relação ao Fit. Tem luzes diurnas em LED, trio elétrico, banco traseiro ULTra Seat, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 16 e multimídia com Android Auto e CarPlay.

Tem ainda airbags laterais, bancos em tecido, piloto automático, computador de bordo, direção elétrica, ar condicionado automático, barras no teto, entre outros.

Seu motor 1.5 i-VTEC tem 115 cavalos na gasolina e 116 cavalos no etanol, além de CVT, vai de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos e com máxima de 168 km/h. O consumo é de 8,1/8,8 km/l e 11,7/12,4 km/l, respectivamente etanol e gasolina.

7) Chevrolet Tracker Premier 1.4 Turbo 2019

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Ele sofreu facelift e sofre com a grande diferenciação de valor na tabela Fipe em relação à nova geração.

O Tracker Premier custa no mercado de usados pouco menos que o preço de zero km na época. Ainda com o visual pesadão, mas com atualização de estilo para suavizá-lo, é um bom carro.

Mesmo com seu pequeno porta-malas de 306 litros, o Tracker vinha com motor 1.4 Ecotec Turbo SIDI de 150 cavalos na gasolina e 153 cavalos no etanol, ambos com ótimo torque e câmbio automático de seis marchas. Assim, ele vai de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e com máxima de 198 km/h.

No consumo, o Tracker antigo faz 7,3/8,2 km/l no etanol e 10,6/11,7 km/l na gasolina, respectivamente cidade/estrada. Para quem deseja o modelo, ele tem controles de tração e estabilidade, além de assistente de partida em rampa. O airbag era duplo.

Multimídia MyLink com câmera de ré, Android Auto e CarPlay, ar condicionado, direção elétrica, trio elétrico, rodas de liga leve aro 16 e faróis de neblina.

Tendo bom espaço regular, o Tracker antigo chegava do México e tinha carroceria volumosa, ainda em estilo inspirado no antigo Cruze.

8) Mitsubishi ASX 4×2 2019

Mitsubishi ASX 2019
Mitsubishi ASX 2019

Num patamar acima, o ASX foi incluído na lista como uma opção razoável de SUV.

Mais moderno e recente que o ix35, por exemplo, pela faixa de preço, o SUV da Mitsubishi é uma escolha interessante. Já atualizado e com 4,36 m de comprimento, agora ele se parece mais com um médio.

Tem suspensão traseira multilink e bom espaço interno, com 415 litros no porta-malas.

O ASX da lista tem tração dianteira e vem com motor 2.0 Flex de 160 cavalos na gasolina e 170 cavalos no etanol, além de enorme torque de 22 kgfm no primeiro e 23 kgfm no segundo. O câmbio é CVT com paddle shifts.

De 0 a 100 km/h, o ASX precisa de 11,5 segundos e tem final de 190 km/h, além de consumo de 6,9/9,1 km/l no etanol e 9,8/12,6 km/l na gasolina, respectivamente cidade/estrada. Vem com multimídia dotada de GPS, ar condicionado, volante em couro, piloto automático, entre outros.

Na segurança, controles de tração e esatbilidade, assistente de partida em rampa e airbags frontais.

Feito em Catalão-GO, o ASX ainda é oferecido no mercado de novos, mas o Outlander Sport (outra atualização), assumiu seu posto.

9) Peugeot 2008 Griffe 2021

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Com novo design, que o aproximou do Peugeot 3008, o 2008 Griffe tem aquilo que os donos dos primeiros modelos gostariam, o câmbio automático de seis marchas da Aisin.

Já o velho motor EC5 recebeu atualização para ter 115 cavalos na gasolina e 118 cavalos no etanol, reduzindo o torque para 15,4/15,5 kgfm.

Nesse conjunto, o crossover feito em Porto Real, vai de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos com máxima de 186 km/h.

O consumo é de 7,3/8,7 km/l no álcool e 10,5/12,8 km/l na gasolina, respectivamente cidade/estrada.

Tendo faróis, grade, para-choques e lanternas revisadas, o Peugeot 2008 tem pouco espaço traseiro com seus 4,15 m de comprimento e 2,54 m de base, além de 355 litros no bagageiro. Vem com airbags laterais, direção elétrico, LEDs diurnos, ar condicionado manual, rodas de aço com calotas, etc.

O modelo é feito sobre a base PF1, a mesma do C4 Cactus.

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    Autor: Ricardo de Oliveira

    Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X