Nessa lista Top 10 dos SUVs até R$ 90.000, você verá o quão caro estão esses carros no mercado, especialmente o mercado de novos, visto que não temos mais nenhum modelo zero quilômetro entre os escolhidos.
Os valores vão de um mínimo de R$ 80.000 até R$ 90.000, sempre nos baseando em valores da tabela Fipe nas ofertas disponíveis na internet.
Na lista abaixo, demos ênfase nos modelos compactos, que são mais acessíveis e baratos em manutenção no geral. Existem algumas ausências, neste caso podemos culpar a oferta do mercado.
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Existem bons carros que podem ser adquiridos, como Renault Duster ou Suzuki Vitara, mas o primeiro não se encaixa nessa lista devido ao abismo irreal (e irracional) entre as duas gerações, revelando a grotesca desigualdade da tabela Fipe.
O Nissan Kicks é outro com “abismo” entre os preços da Fipe e as ofertas de mercado, com relação ao modelo novo.
1) Jeep Renegade Longitude 1.8 Flex 2020
O SUV compacto da marca americana é um produto apreciável apesar de alguns detalhes.
Mesmo com motor E.torQ 1.8 com 135 cavalos na gasolina e 139 cavalos no etanol, o jipinho tem transmissão automática de seis marchas e estrutura bem rígida, que contribui para dirigibilidade e segurança.
Nessa versão, o Renegade vem tela de multimídia de 8,4 polegadas, rodas de liga leve aro 18 polegadas, ar condicionado automático, vidros e retrovisores elétricos, chave-canivete com telecomando, câmera de ré, projeção para Android Auto e CarPlay e Bluetooth, e USB.
Tem ainda airbag duplo, freios ABS, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, freio de estacionamento eletrônico, entre outros. Com 4,27 m de comprimento e 2,57 m de entre eixos, o Renegade Longitude tem espaço interno razoável e porta-malas pequeno, com 320 litros, que foi alterado.
Seu motor 1.8 confere ao carro, que pesa 1.480 kg, aceleração de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos com máxima de 182 km/h, além de consumo com etanol de 6,9/8,6 km/l e na gasolina, fazendo 10,0/12,0 km/l, respectivamente cidade/estrada.
2) Citroën C4 Cactus Feel 2022
O C4 Cactus é um crossover cujo preço fica distante daquele do modelo zero km e tem grande variação na tabela Fipe.
Com visual exterior descolado, o modelo feito em Porto Real-RJ tem um bom pacote de equipamentos nessa versão Feel, que traz no visual, luzes diurnas em LED, faróis de neblina, faróis duplos e lanternas com efeito 3D.
Tem ainda barras longitudinais no teto, rodas de liga leve aro 17 polegadas, chave presencial com botão de partida e alarme. O C4 Cactus tem ainda vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos, travamento central remoto, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, entre outros.
O destaque do C4 Cactus Feel em seu interior é o cluster digital monocromático e a multimídia com tela de 7 polegadas, tendo nela projeção para Apple CarPlay e Google Android Auto, câmera de ré, Bluetooth e USB. Tem ar condicionado digital e volante multifuncional.
Com padronagem dos bancos condizente com a proposta e porta-luvas grande, o Cactus tem ainda 320 litros no bagageiro, porém, com abertura reduzida da tampa. Seu motor 1.6 tem 115 cavalos na gasolina e 118 cavalos no etanol, bem como vem com câmbio automático.
O Cactus Feel vai de 0 a 100 km/h em 12 segundos e atinge 190 km/h. Seu consumo é de 7,3/9,1 km/l no etanol e 10,4/13,0 km/l na gasolina, respectivamente cidade/estrada.
3) Hyundai Creta Attitude 2020
Outra boa opção até R$ 90.000 entre os SUVs é o Creta Attitude.
O SUV compacto fabricado em Piracicaba, conta com motor 1.6 Gamma II de 123 cavalos na gasolina e 130 cavalos com etanol, mas dependendo do mês de produção, pode ser encontrado com câmbio automático de seis marchas.
O motivo é que a Hyundai retirou essa opção em meados de 2019, substituindo-a pela Smart automática, ainda mantendo a Attitude manual e a Pulse Plus automática.
Este modelo já incorpora mudanças leves no visual, como grade redesenhada, novas rodas de liga leve, atualização de para-choques e refletores, entre outros.
Com bom espaço interno e 431 litros no porta-malas, vem com ar condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos, sistema de som blueAudio, volante multifuncional, USB e Bluetooth, entre outros. Tem airbag duplo, freios ABS e controles de tração e estabilidade.
Vai de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e tem máxima de 172 km/h. O consumo é de 7,6/8,2 km/l com etanol e 10,4/11,7 km/l na gasolina, em urbano/rodoviário.
4) Renault Captur Intense 1.6 CVT 2021
O Captur em sua versão Intense é mais uma opção interessante.
O SUV da Renault vem bem completo, com faróis de neblina, luzes diurnas em LED, lanternas em LED, detalhes cromados, rodas aro 17 polegadas, trio elétrico, direção assistida, ar condicionado automático e multimídia com Android Auto e CarPlay.
Tinha ainda piloto automático com limitador, botão de partida com chave presencial em forma de cartão, modo Eco, bancos em couro, computador de bordo, entre outros. Trazia controles de tração e estabilidade, além de assistente de rampa, sensor de chuva e faróis, etc.
Pecava por não ter ajuste longitudinal da coluna de direção e pouco espaço no banco traseiro, assim como direção eletro-hidráulica. Ainda assim, tem 437 litros no porta-malas.
Seu motor 1.6 de 118 cavalos na gasolina e 120 cavalos no etanol, além de CVT, garante 0 a 100 km/h em 13,1 segundos e máxima de 169 km/h. O consumo é de 7,5/10,9 km/l e 9,5/13,3 km/l, etanol e gasolina.
5) Nissan Kicks SL 2019
Assim como o Captur Intense e diferente dos modelos citados acima, o Kicks SL é um modelo completo, topo de linha.
Isso significa que você pode encontrá-lo com um dos quatro tons do acabamento interno, bem como cluster análogo-digital configurável e multimídia com tela de 7 polegadas com navegador GPS.
Além disso, o Kicks SL vem com bancos em couro, sendo os dianteiros Zero Gravity, além de controle dinâmico de chassi, o que torna o handling muito melhor. Tem seis airbags e ar condicionado automático.
Feito em Resende-RJ, o crossover da marca japonesa tem motor 1.6 de 114 cavalos e 15,5 kgfm, além de CVT com modo Sport.
Pesando apenas 1.132 kg, o Kicks é um dos carros mais leves do mercado e isso se reflete no consumo, sendo de 8,1/9,6 km/l com álcool e de 11,4/13,7 km/l na gasolina, respectivamente urbano/rodoviário.
Vai de 0 a 100 km/h em 12 segundos e tem máxima de 175 km/h. Tem bom espaço e 432 litros no bagageiro.
6) Honda WR-V EX 2020
Derivado do Fit e com ótimo espaço interno, além de bons 363 litros no bagageiro, o Honda WR-V é um modelo supervalorizado e mesmo sem controles de tração e estabilidade, assim como ausente de assistente de partida em rampa, é muito procurado pela versatilidade e economia.
Com reforços na plataforma, eixo traseiro maior, barra estabilizadora exclusiva e suspensão elevada, ele difere nestes e em outros aspectos, em relação ao Fit. Tem luzes diurnas em LED, trio elétrico, banco traseiro ULTra Seat, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 16 e multimídia com Android Auto e CarPlay.
Tem ainda airbags laterais, bancos em tecido, piloto automático, computador de bordo, direção elétrica, ar condicionado automático, barras no teto, entre outros.
Seu motor 1.5 i-VTEC tem 115 cavalos na gasolina e 116 cavalos no etanol, além de CVT, vai de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos e com máxima de 168 km/h. O consumo é de 8,1/8,8 km/l e 11,7/12,4 km/l, respectivamente etanol e gasolina.
7) Chevrolet Tracker Premier 1.4 Turbo 2019
Ele sofreu facelift e sofre com a grande diferenciação de valor na tabela Fipe em relação à nova geração.
O Tracker Premier custa no mercado de usados pouco menos que o preço de zero km na época. Ainda com o visual pesadão, mas com atualização de estilo para suavizá-lo, é um bom carro.
Mesmo com seu pequeno porta-malas de 306 litros, o Tracker vinha com motor 1.4 Ecotec Turbo SIDI de 150 cavalos na gasolina e 153 cavalos no etanol, ambos com ótimo torque e câmbio automático de seis marchas. Assim, ele vai de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e com máxima de 198 km/h.
No consumo, o Tracker antigo faz 7,3/8,2 km/l no etanol e 10,6/11,7 km/l na gasolina, respectivamente cidade/estrada. Para quem deseja o modelo, ele tem controles de tração e estabilidade, além de assistente de partida em rampa. O airbag era duplo.
Multimídia MyLink com câmera de ré, Android Auto e CarPlay, ar condicionado, direção elétrica, trio elétrico, rodas de liga leve aro 16 e faróis de neblina.
Tendo bom espaço regular, o Tracker antigo chegava do México e tinha carroceria volumosa, ainda em estilo inspirado no antigo Cruze.
8) Mitsubishi ASX 4×2 2019
Num patamar acima, o ASX foi incluído na lista como uma opção razoável de SUV.
Mais moderno e recente que o ix35, por exemplo, pela faixa de preço, o SUV da Mitsubishi é uma escolha interessante. Já atualizado e com 4,36 m de comprimento, agora ele se parece mais com um médio.
Tem suspensão traseira multilink e bom espaço interno, com 415 litros no porta-malas.
O ASX da lista tem tração dianteira e vem com motor 2.0 Flex de 160 cavalos na gasolina e 170 cavalos no etanol, além de enorme torque de 22 kgfm no primeiro e 23 kgfm no segundo. O câmbio é CVT com paddle shifts.
De 0 a 100 km/h, o ASX precisa de 11,5 segundos e tem final de 190 km/h, além de consumo de 6,9/9,1 km/l no etanol e 9,8/12,6 km/l na gasolina, respectivamente cidade/estrada. Vem com multimídia dotada de GPS, ar condicionado, volante em couro, piloto automático, entre outros.
Na segurança, controles de tração e esatbilidade, assistente de partida em rampa e airbags frontais.
Feito em Catalão-GO, o ASX ainda é oferecido no mercado de novos, mas o Outlander Sport (outra atualização), assumiu seu posto.
9) Peugeot 2008 Griffe 2021
Com novo design, que o aproximou do Peugeot 3008, o 2008 Griffe tem aquilo que os donos dos primeiros modelos gostariam, o câmbio automático de seis marchas da Aisin.
Já o velho motor EC5 recebeu atualização para ter 115 cavalos na gasolina e 118 cavalos no etanol, reduzindo o torque para 15,4/15,5 kgfm.
Nesse conjunto, o crossover feito em Porto Real, vai de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos com máxima de 186 km/h.
O consumo é de 7,3/8,7 km/l no álcool e 10,5/12,8 km/l na gasolina, respectivamente cidade/estrada.
Tendo faróis, grade, para-choques e lanternas revisadas, o Peugeot 2008 tem pouco espaço traseiro com seus 4,15 m de comprimento e 2,54 m de base, além de 355 litros no bagageiro. Vem com airbags laterais, direção elétrico, LEDs diurnos, ar condicionado manual, rodas de aço com calotas, etc.
O modelo é feito sobre a base PF1, a mesma do C4 Cactus.
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