TOP 10: SUVs até R$ 30 mil (2024)

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A lista Top 10 chega em um patamar de preço muito baixo, com SUVs custando entre R$ 20 mil e R$ 30 mil.

Nesse caso, essa faixa do mercado pode atender quem realmente necessita de um utilitário esportivo, mas apenas nos primeiros.

A partir da marca Mitsubishi , a oferta se torna mais uma oportunidade para ter um SUV robusto e com tração 4×4 na mão, incluindo ainda crossover no meio. Para os mais tradicionalistas, há opções em chassi de longarinas.

Para quem mora em regiões de difícil acesso ou sem pavimento, é a escolha ideal por um preço bom. Pode-se até optar por um modelo de luxo, que se apresenta no final da lista. A idade pode assustar alguns, mas não as ofertas 4×4.

Além disso, em alguns estados, todos estes modelos não pagam mais IPVA. Em SP, por exemplo, abaixo de 2001 já está isento. Mais um incentivo para ter um, na garagem.

Veja nossas outras listas: SUVs até 40 mil, SUVs até 50 mil, SUVs até 60 mil, SUVs até 70 mil

1) Hyundai Tucson GLS 2.0 2007

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O Hyundai Tucson é uma das ofertas mais numerosas que se pode encontrar para SUV de até R$ 30 mil. O modelo da marca coreana, nesse caso, ainda é o importado, mas o mesmo que foi produzido aqui pela CAOA.

Por seus atributos como SUV e pela popularidade, aliado ao conforto e motorização, o Tucson acaba sendo a melhor escolha nessa lista.

Seu motor 2.0 de 142 cavalos e a transmissão automática de quatro marchas confere um bom desempenho, enquanto o conjunto com suspensão multilink, ar-condicionado automático, direção elétrica, trio elétrico e teto solar é muito bom.

Tem ainda sistema de som com CD player e MP3, bancos em couro, vigia basculante e piloto automático.

Ele faz 8,0 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada, sempre com gasolina. Vai de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos e tem máxima de 174 km/h.

2) Kia Sportage LX 2.0 2009

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Diferente da geração seguinte, o Kia Sportage LX 2.0 é uma opção que fica abaixo do Tucson por não ter sido tão popular quanto o SUV da Hyundai e nem em relação ao sucessor. Ainda assim, é um carro interessante até R$ 30 mil.

Com o mesmo motor Beta 2.0 do Tucson, ele vai até 100 km/h em 13 segundos e tem final de 182 km/h, fazendo 8,8 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada. Tendo 4,35 m de comprimento e 2,63 m de entre-eixos, o Sportage tem bom espaço.

Seu porta-malas possui 667 litros e o banco traseiro é reclinável, ampliando o conforto em viagens.

Bem equipado, vinha com ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, freios ABS, som com CD e MP3, trio elétrico e bancos em tecido.

Ele vinha ainda com piloto automático, opção de mudanças manuais na alavanca, porta-copos, alça no lado do passageiro, luzes de leitura, rodas de liga leve aro 16 polegadas, barras no teto, faróis de neblina, computador de bordo, entre outros.

3) Ford EcoSport XLT 2.0 2008

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O Ford EcoSport é um produto muito popular no mercado, atribuído-lhe o início da onda dos SUVs compactos que dominaram o mercado nacional, fabricado em Camaçari-BA até a segunda geração, tirada de cena repentinamente.

Com 4,24 m de comprimento e 2,49 m de entre-eixos, o EcoSport é ainda menor, dado que usa um estepe externo em sua proposta e assim se manteve até o fim. Sua porta traseira de abertura lateral não é prática em garagem, tal como o estepe.

Bem rústico, o SUV compacto era derivado do Fiesta Rocam e tinha formas robustas, sendo bem quadrado, mas com suspensão alta e eixo de torção na traseira para tornar a proposta mais simples e resistente. Multilink apenas na 4WD.

Nessa versão XLT, a topo de linha, vinha com direção hidráulica, ar-condicionado, rodas de liga leve aro 15 polegadas, vidros e retrovisores elétricos, travamento central elétrico, rádio Connect com CD player e MP3, fonte 12V, etc.

Os bancos eram em tecido personalizado e o espaço interno, razoável. Tinha 296 litros no bagageiro. Seu motor 2.0 tinha 138 cavalos e 18,3 kgfm, ia até 100 km/h em 12,5 segundos, com consumo de 9,4/12 km/l, cidade/estrada com gasolina.

4) Mitsubishi Pajero TR4 2005

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O Pajero TR4 é outro SUV pequeno fabricado no Brasil, nesse caso pela MMC (agora HPE), em Catalão-GO. Sucessor do Pajero IO, o modelo tem somente 4,03 m de comprimento e 2,45 m de entre-eixos, isso com o estepe externo.

Sendo o primeiro 4×4 da lista, o Pajero TR4 desse ano já ostenta uma atualização visual que o deixou mais moderno, chamando atenção para os faróis grandes, assim como por sua área envidraçada enorme. A suspensão é alta para off road.

Com eixo rígido atrás, o Pajero TR4 dispõe de tração 4×4 com reduzida, tendo ainda transmissão automática de quatro marchas e motor 2.0 de 131 cavalos e 18 kgfm, que permite ir até 100 km/h em 13,5 segundos e final de 168 km/h.

O consumo é de 6,8 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada.

Ele tem direção hidráulica, vidros elétricos, travamento central elétrico, retrovisores com ajustes elétricos, rádio 1din com CD player e MP3, bancos em tecido, barras no teto, entre outros

5) Mitsubishi Pajero GLS 3.0 V6 2000

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Derivado da picape L200, o Pajero Sport é um SUV de grande valor no mercado e apto a enfrentar a dureza do fora de estrada se em condições de manutenção. Também é um dos maiores modelos da lista, com 4,62 m de comprimento.

Tendo espaço para cinco pessoas, possui 500 litros no porta-malas e muito espaço para quem vai atrás, bem distinto do TR4. Bem equipado, vem com airbag duplo, freios ABS, ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico completo.

Além disso, oferece ainda bancos em couro, porta-copos, porta-garrafas, estribos, barras longitudinais no teto, rodas de liga leve aro 15 polegadas, pneus altos, faróis de neblina, estepe externo, apoios de braço, piloto automático, entre outros.

Seu motor é o V6 3.0 da série 6G7 e tem 181 cavalos com 26 kgfm, que garantem 0 a 100 km/h em 12 segundos com final de 180 km/h.

O Pajero Sport tem transmissão automática de quatro marchas e tração 4×4 com reduzida.

No consumo, o utilitário esportivo japonês faz 5,8 km/l na cidade e 7,0 km//l na estrada, tendo ainda um tanque de 90 litros para dar autonomia de até 630 km. Ele foi importado nessa época.

6) Mitsubishi Airtrek 2.4 AWD 2007

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Se a ideia não for ter um SUV de chassi de longarinas e pesadão, como o Pajero Sport, por exemplo, o Airtrek é uma opção interessante com seus 4,54 m de comprimento e 2,62 m de entre-eixos, comportando 402 litros no porta-malas.

Antecessor do Outlander, o Airtrek tem design chamativo e suspensão elevada, visto ter tração permanente nas quatro rodas. Nesse caso, sob demanda, mas com suspensão traseira multilink. O crossover tem bom espaço para quem vai atrás.

Com bancos em couro, este Mitsubishi vem com ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, piloto automático, som 1din com CD player, airbag duplo, freios com ABS, rodas de liga leve aro 16, barras no teto e faróis de neblina, entre outros.

O Airtrek vem com motor MIVEC 2.4 de 163 cavalos e 22,4 kgfm, tendo ainda transmissão automática de quatro marchas com mudanças manuais na alavanca. Assim, com tração AWD, vai de 0 a 100 km/h em 12 segundos e final de 190 km/h.

Já o consumo é de 7 km/l na cidade e 9 km/l na rodovia, sendo alto, porém, o Airtrek oferece atributos suficientes para compensar essa deficiência.

Também era importado pela MMC e nunca teve a produção nacionalizada.

7) Chevrolet Blazer Executive V6 4.3 1998

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Esta dispensa comentários. Com chassi de longarinas e feixe de molas traseiro, a Blazer é a irmã da S10 e nesse caso, portadora do motor Vortec 4.3 com sua injeção monoponto, sendo sua opção ideal aquela com tração 4×2.

Com 180 cavalos e 34,7 kgfm, ela tinha caixa automática de 4 marchas e bom espaço interno, com porta-malas tendo 456 litros, com o estepe sendo colocado sob a carroceria. Tinha bancos em couro, banco do motorista elétrico e relógio digital.

Também vinha com ar-condicionado, direção hidráulica, para-sóis com extensão, console no teto com espelho convexo, entre outros. Vai de 0 a 100 km/h em 10 segundos e tem final de 180 km/h. Faz 7 km/l na cidade e 10 km/l na estrada.

Robusta, a Blazer tem a vantagem de ter peças em vários lugares do Brasil e por ser produzida em volume grande no país, servindo até forças policiais. Teve ainda versão com tração 4×4 com reduzida, não muito popular como a 4×2.

8) Mitsubishi Pajero GLS 3.0 1998

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Old school, o Pajero – que ficou conhecido como Pajero Full – é o modelo clássico da Mitsubishi e devidamente equipado com tração 4×4 com reduzida, assim como com chassi de longarinas e suspensão bem robusta para o fora de estrada.

Ele vem com motor V6 3.0 a gasolina, entregando 151 cavalos e 24 kgfm, além de transmissão automática de quatro marchas, mais tração nas quatro rodas com reduzida e bloqueio do diferencial.

Com 4,73 m de comprimento, 2,72 m de entre-eixos e 1,91 m de altura, o Pajero tem sete assentos e formas robustas, com excelentes ângulos de entrada e saída, assim como vão livre bom. As rodas eram de liga leve aro 16 com pneus todo-terreno.

Tendo boa área envidraçada, o SUV da Mitsubishi era uma das sensações dos anos 90, com ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, bancos em couro, piloto automático, teto solar, muito conforto a bordo e desempenho.

9) Suzuki Grand Vitara 2.0 4×4 2001

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O Suzuki Grand Vitara da primeira geração tinha 4,19 m de comprimento e 2,48 m de entre-eixos, tendo 300 litros no bagageiro, que ficava livre do estepe, preso à porta-traseira. O SUV compacto tinha ainda suspensão traseira rígida.

Com tração 4×4 e reduzida, o Grand Vitara dessa época tinha motor 2.0 a gasolina com 128 cavalos e 17,7 kfm, além de caixa automática de quatro marchas, além de airbag duplo, freios ABS, trio elétrico, bancos em couro e ar-condicionado.

Seu conjunto mecânico lhe garante aceleração de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos com final de 160 km/h, além de consumo ruim de 7 km/l no circuito urbano e 8 km/l no rodoviário. É um SUV que gerou o primeiro Chevrolet Tracker.

O Grand Vitara ainda tem versão diesel, mas como qualquer carro com esse combustível, tem seus preços inflados. Pequeno e prático, tem espaço bom na frente, mas apertado no banco traseiro, que é também mais elevado e desejado.

10) Mercedes-Benz ML320 2001

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Luxo na lista, o Mercedes ML320 é um dos primeiros SUVs da marca alemã e tem várias unidades à venda nessa faixa de preço proposta. Com 4,58 m de comprimento e 2,82 m de entre-eixos, o modelo tem tração permanente nas quatro rodas.

Com suspensão independente nas quatro rodas, o ML320 tem ainda rodas aro 18 polegadas, acabamento interno em couro, bancos dianteiros elétricos, porta-copos escamoteáveis, cintos completos, seis airbags, freios ABS e outros.

Há também controle de tração e estabilidade, assim como assistente de rampa, piloto automático, sistema de som com CD player, disqueteira, teto solar elétrico, retrovisor eletrocrômico, sensor de faróis, computador de bordo, etc.

Tem 635 litros no bagageiro e muito espaço interno, além de suspensão bem ajustada. O Mercedes-Benz ML320 tem um V6 3.2 de 218 cavalos e 31,6 kgfm, indo até 100 km/h em 9,5 segundos, fazendo 5,3 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X