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Top 10: carros completos abaixo de 20 mil

Top 10: carros completos abaixo de 20 mil

Sobretudo pelos preços elevados dos automóveis 0km no mercado brasileiro, os automóveis usados e seminovos aparecem como uma boa opção, ainda mais para aqueles que buscam por um primeiro automóvel. Entre os carros que já perderam o cheirinho de novo há algum tempo, há diversos modelos que se destacam pela lista de equipamentos farta, motorização suficiente e preço atrativo, resultando num bom custo benefício.


Mesmo com relativamente pouco dinheiro no bolso, dá para encontrar automóveis usados ou seminovos atraentes. Por até R$ 20 mil, há uma série de modelos interessantes. Selecionamos abaixo as dez melhores opções do mercado por até esta quantia, desconsiderando carros que sejam velhos demais – devido, principalmente, à manutenção. Demos prioridades para carros de ano/modelo acima de 2000. Confira:

1) Fiat Palio ELX 1.0 2004 – R$ 13,8 mil

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O automóvel mais barato desta lista é um dos queridinhos dos brasileiros. A terceira geração (ou reestilização, como preferir) do Fiat Palio pode ser considerada uma boa compra e tem preço médio de R$ 13,8 mil na configuração ELX de ano 2004, equipada com um motor 1.0 litro a gasolina, que consegue desenvolver até 65 cavalos de potência e 9,1 kgfm de torque.


Entre os equipamentos, o Palio ELX pode oferecer ar-condicionado, vidros dianteiros, travas e retrovisores elétricos e direção hidráulica. Há também, em casos um tanto quanto raro, vidros elétricos traseiros, volante com ajuste de altura, alarme, computador de bordo, entre outros.

2) Ford Focus Ghia 2.0 2001 – R$ 14,3 mil

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Em segundo lugar está um carro de porte médio. Os primeiros exemplares do Ford Focus oferecidos no mercado brasileiro, ainda importados, podem ser encontrados com preço de cerca de R$ 14,3 mil na configuração Ghia de ano 2001. Esta configuração é dotada de um motor 2.0 litros a gasolina, que rende até 130 cavalos de potência e 18,2 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas.

O Ford Focus Ghia se destaca pela ampla lista de equipamentos, com airbag duplo, freio a disco nas quatro rodas com ABS, ar-condicionado, computador de bordo, banco do motorista com ajuste de altura, volante com comandos de áudio e regulagem de altura e profundidade, faróis e lanterna de neblina, rádio com CD player, trio elétrico, rodas de liga-leve, detalhes em couro, entre outros.

3) Volkswagen Gol Plus 1.6 2003 – R$ 14,8 mil

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Uma das melhores gerações do Volkswagen Gol, o modelo de ano 2003 se posiciona em terceira posição neste top 10 em sua versão Plus equipada com motor 1.6 litro a gasolina, que desenvolve até 99 cavalos de potência e 14,3 kgfm de torque, atrelado a uma transmissão manual de cinco velocidades.

Diversas unidades do Gol Plus 1.6 podem ser encontradas com equipamentos como ar-condicionado, direção hidráulica, faróis e lanterna de neblina, rodas de liga-leve de 14 polegadas, alarme, vidros e travas elétricas, entre outros. Na época, o modelo oferecia ainda como opcional recursos como airbag duplo, freios ABS e ar-condicionado com CD player.

4) Chevrolet Corsa Premium 1.8 2005 – R$ 16,5 mil

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Outro hatch compacto que aparece neste ranking é o Chevrolet Corsa na versão topo de linha Premium de ano 2005. Por algo em torno de R$ 16,5, é possível encontrar um exemplar do modelo com lista de equipamentos atrativa e motorização potente (para a época).

O Corsa Premium é dotado de um propulsor 1.8 litro flex, que consegue desenvolver até 109 cavalos de potência e 18,2 kgfm de torque, associado a uma transmissão manual de cinco marchas. A lista de recursos do Chevrolet inclui airbags frontais, freios ABS, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricas, rodas de liga-leve, entre outros.

5) Chevrolet Meriva 1.8 2003 – R$ 17,2 mil

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Para quem tem família grande e busca por um automóvel espaçoso em gastar tanto, a minivan Chevrolet Meriva é uma das boas opções. O automóvel na versão com motor 1.8 litro de ano 2003 tem preço de aproximadamente R$ 17,2 mil e oferece um propulsor a gasolina, capaz de desenvolver 102 cavalos de potência e 16,8 kgfm de torque, atrelado a um câmbio de cinco marchas.

Entre os recursos, a minivan pode dispor de direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos, direção hidráulica, banco do motorista com regulagem de altura, ar-condicionado, regulagem de altura do facho dos faróis, rodas de liga-leve, faróis e lanterna de neblina, entre outros.

6) Peugeot 207 XS 1.6 16V 2009 – R$ 19 mil

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O primeiro carro francês deste ranking é o “falecido” Peugeot 207, que figurava como o modelo mais em conta da fabricante em nosso mercado. Em sua versão XS de ano 2009, o hatch oferece um motor 1.6 litro flex, que consegue desenvolver 113 cavalos de potência e 15,5 kgfm de torque, associado a um câmbio manual de cinco velocidades.

O Peugeot 207 XS pode dispor de equipamentos como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos, faróis com acendimento automático, banco traseiro bipartido e rebatível, sensor de chuva, faróis e lanterna de neblina, alarme, entre outros. Algumas unidades contam ainda com bancos em couro, sistema de som com CD player e airbags frontais.

7) Renault Symbol Privilege 1.6 16V 2009 – R$ 19 mil

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Por aproximadamente R$ 19 mil, é possível levar para casa o sedã compacto Renault Symbol, que nada mais é que uma versão três-volumes do Clio. A configuração Privilege do carro oferece um motor 1.6 litro 16V flex, que rende até 115 cavalos de potência e 16 kgfm de torque, com transmissão de cinco marchas.

A lista de equipamentos do Symbol Privilege é gerenosa, com ar-condicionado automático, direção hidráulica, trio elétrico, banco do motorista e volante com ajuste de altura, computador de bordo, rádio com CD player, volante multifuncional, banco traseiro rebatível, rodas de liga-leve, faróis e lanterna de neblina, airbag duplo, entre outros.

8) Ford Focus Sedan GLX 1.6 2008 – R$ 19,3 mil

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O Focus volta a aparecer nesta lista, mas em sua versão sedã, na configuração de acabamento GLX com motor 1.6 flex, que oferece até 113 cavalos de potência e 16 kgfm de torque, com um câmbio manual de cinco marchas. O preço médio do sedã é de R$ 19,3 mil nos modelos de ano 2008.

Entre os equipamentos, há ar-condicionado, volante com ajuste de altura, trio elétrico, sistema de som com MP3 player, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, entre outros.

9) Honda Fit EX 1.5 2005 – R$ 19,4 mil

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O monovolume Honda Fit em sua primeira geração surge como o nono modelo deste top 10. O automóvel em sua versão EX de ano 2005 tem preço médio de R$ 19,4 mil e oferece um motor 1.5 litro a gasolina com até 105 cavalos e 14,2 kgfm, atrelado a uma transmissão manual de cinco velocidades.

Ele dispõe de itens como airbags frontais, freios ABS, rodas de liga-leve, volante revestido em couro com ajuste de altura, banco do motorista com regulagem de altura, ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, entre outros.

10) Citroën C3 Exclusive 1.6 2009 – R$ 19,8 mil

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A última posição é ocupada pelo hatch compacto Citroën C3 na versão de acabamento Exclusive com motor 1.6 litro flex de ano 2009, que pode ser encontrado por pouco menos de R$ 20 mil. Este hatch oferece um motor que desenvolve até 113 cv e 15,8 kgfm, com câmbio de cinco marchas.

A lista de equipamentos pode oferecer airbag duplo, freios ABS com EBD, ar-condicionado manual ou automático, bancos em veludo ou couro, banco do motorista com ajuste de altura, assento traseiro bipartido, computador de bordo, faróis de neblina, faróis com acendimento automático, sensor de estacionamento, trio elétrico, sistema de som, rodas de liga-leve, entre outros.

Top 10: carros completos abaixo de 20 mil
Nota média 4 de 1 votos

  • PedroGolzinho

    E o Astra?

    • visanpai

      Ótima lembrança. Apesar de que as versões mais interessantes (2010/11 -140 cv ar digital) estão acima de 20 mil no mercado.

      • Nicolas_RS

        Tenho um conhecido que comprou um de 2002 por “míseros” 12mil reais. 2.0, Ar e Direção.

      • PedroGolzinho

        Sim sim, digo os mais velhinhos. Por 18 mil dá pra levar um 2007 em bom estado.

      • Renato Duarte

        Tá meio alto esse valor aí,,, o Astra depois que saiu de linha,, ninguém mais paga a Fipe dele,, sempre vc acha algum “desesperado” pra desapegar oferecendo até 2000 reais abaixo da tabela,, se você não conseguir isso, parte pra outro carro usado. É só fazer a famosa pergunta “-qual é o seu valor mínimo no carro?”…

  • MauroRF

    Só para lembrar, o Focus nunca foi nacional, apenas importado da Argentina.

    • Fabão Rocky

      Infelizmente aqui na banânia qq carro GM, Fiat, Ford, VW (msm q algum modelo seja importado) o povo acha q é nacional e qq carro de outra marca tipo Honda, Toyota, Peugeot, Citroen, Renault, (msm q seja fabricado aki) o povo acha q é importado.

      • CARnivoro

        Kkkkkk é isso mesmo!!!

        Peguei um Nissan March na troca de um.carro e todo mundo fala “carro legal mas a Manu tenção de carro importado é complicada”…. kkkkk… casei de falar que ele é nacional!!

  • Guerreiro

    Pra mim o único que vale apena e o Peugeot 207 e mas carro que todos nessa lista

    • MauroRF

      O que precisamos levar em consideração, também, na lista, é o custo de manutenção, além de consumo. Palio e Gol vão ter manutenção mais em conta que os médios. Não sei como é o 207 de manutenção hoje.

    • Romualdo Vieira

      o C3 é mais completo que o 207, já que tem ABS com EBD, AB2, freio a disco nas 4 rodas e direção elétrica e por isso o acho superior. O motor é o mesmo (TU5JP4), assim como amortecedores, suspensão, etc.

      • CARnivoro

        Não sei se a suspensão é a mesma mas no peug tem a fama de quebrar mto.. na citroen não tem não

        • Raphael Pereira

          Suspensão do 207 foi revista quando ele deixou de ser 206, este sim tinha muito fragil o conjunto.

    • Vinícius

      Nossa, Fit, C3, Symbol e Focus são bem superiores ao 207. A única coisa que o 207 supera é no ano de fabricação.

    • Bruno Martinelli

      Tem uma semana que adquiri um 207 XR Sport 1.4 2011/2012 com vidros elétricos nas 4, travas elétricas com comando na chave, retrovisores elétricos, ar condicionado, direção hidráulica, faróis de neblina, sensores de chuva e crepuscular, lavador limpador traseiro, air bag duplo e ABS por R$ 17.500,00.
      Como segundo carro da família e proposta urbana, achei a escolha mais racional dentro da faixa que eu procurava: acima de 2010 e preço até 19mil.

  • MauroRF

    Dessa lista, tive um Focus GLX 1.6 2008 (porém hatch), com o pacote com MP3 player no rádio, airbag duplo (mas sem ABS) e rodas de liga. Fiquei 4 anos com ele. É um dos carros de que tenho mais saudade até hoje. Não deu nenhum problema. Se achar um inteiro hoje, vale a pena pegar.

    • Ricardo Blume

      O problema do Focus, ao menos onde moro, é o alto índice de roubo e por consequência o preço do seguro. Quanto a manutenção, algumas peças podem ser realmente caras. Falo isso pela experiência de amigos meus.

    • José Barbosa

      Deu sorte de mandar embora antes da obsolescência programada te pegar. É um ótimo carro, uma suspensão maravilhosa (coisa que carros superiores não têm), mas quando começa a quebrar, não tem mecânico que dê jeito.

  • visanpai

    A despeito da segurança, como o Gol e seus pares eram interessantes no início dos anos 2000! Motor turbo, Fiesta com o Supercharger, Corsa alinhado com a Opel, Palio desenhado por Giurgiaro e os franceses recheados de tecnologia.

  • oloko

    O gol vinha com um ar condicionado com cd player? Como que não existe mais essa tecnologia?? kkkkkk

  • Martini Stripes

    Completo ou kit dignidade?

    • Elfo Safadão.

      Exatamente o que eu ia perguntar.

  • carnero

    Topo esse Fit aí

  • Ricardo

    Difícil achar o Symbol nesse preço.

    • leandro

      Incrível é que quase 10 anos depois acho q o motor é o mesmo do usado no Kicks

      • Uranium

        Não tem nada a ver um com o outro.

      • mjprio

        Claro que não. O motor do Kicks e da nissan feito em aluminio com variador de fase( se nao me engano o codinome e M4R) O motor do Simbol e da Renaul e era em ferro fundido (K4M)

        • leandro

          Acho q o motor do Kicks é Renault… O mesmo 1.6 do Duster com calibragem diferente

          • Uranium

            Pela segunda vez, não, não têm nada a ver um com o outro. O do Kicks é de origem Nissan, o mesmo do March, que usa corrente de comando e é feito em alumínio, já o motor da Renault usa correia dentada. O único Nissan que usou o motor 1.6 da Renault foi o Livina.

          • Raphael Pereira

            Agora sim tem o mesmo motor, antes, nada a ver, como ja dito.

    • CARnivoro

      Aqui em BH no dinheiro se compra symbol por mto menos!!

  • Geovane Grimauth

    Clio privilege ano 06/07 1.6 motor K4M você acha por 15-16mil modelo hatch, econômico, manutenção razoável.

  • Robinho

    Focus, 207 e C3 seria minhas opções.

  • Gilberto DePiento

    Esses Palio, Gol e Corsa tinham ar condicionado de série? Que eu me lembre, não. Achei a matéria rasa demais, sem especificar os critérios usados. Muitos outros carros bem mais completos poderiam ser incluídos nessa lista pela faixa de preço.

    • Alexandre Volpi

      O corsa tinha de série na premium com o motor 1.8. Mas era um opcional na premium 1.4.

  • Daniel

    Só carro velho… Os mais novos da lista estão beirando 1 década!

    • PedroGolzinho

      Achou que teria 0 km por 20 mil com trio elétrico e ar-condicionado? Triste realidade..

      • Gilberto DePiento

        Há vários carros bem mais novos e com no mínimo ar, trio elétrico, ABS, airbag e rodas de liga nessa faixa de preço e com bastante oferta no mercado. Exemplos: JAC J3 2012, Citroën Xsara Picasso 2011, Peugeot 307 2010, Peugeot Escapade 2010, além de Renault Megane, Scenic, Audi A3, Golf, Astra Elite, Vectra, Kia Picanto, Chery Tiggo, Civic, Fielder, Corolla, EcoSport, Clio Sedan etc.

        • Paulo Júnior

          kkkkk pegaria um J3 2012?

      • Daniel

        Claro que não, né? Mas, 10 anos já é muita coisa e as opções no mercado de usado com essa idade já estão bem detonadas…
        E, basta entrar num webmotors da vida e colocar a faixa de preço entre 15-20mil, ano superior a 2012, listar AC, DH e vai achar um monte de opção melhor do que essa lista.

        Numa pesquisa rapida aparece os xing ling QQ, J3, Face, etc… os franceses Clio e 207 etc…

        Sem contar alguns abaixo de tabela (Celta, Classic, Sandero)… todos “completos” (kit dignidade).

        E estou falando de carros com 5 anos ou menos, não carros já beirando ou passando dos 10 anos… o que muda muita coisa!

  • Bruno Silva

    Comprei meu Celta com ar por 18mil, 2013. Por 20mil tem dele 2012 completo. Aliás, tem muitos carros mais novos por 20mil completos, Clio 2012/2013 por exemplo, Fiesta 2010 etc.

    • mjprio

      Tem Classic também.

  • Matuska

    O 307 também eh bem completo e dá pra achar nessa faixa.

  • Rodrigo

    Dessa lista minhas escolhas seriam o fit ou Focus sedan. O resto é bomba ou velharia

  • marcosCAR

    Gol, Palio e Corsa tem até nome de carro velho. Podem falar em manutenção barata e economia de combustível, mas são carros que possuem visual cansado, defasado…

    • José Barbosa

      Carros com manutenção barata, fácil, e que qualquer mecânico sabe mexer. Quanto vale o “visual” para quem custo x benefício é o que importa?

      • Raphael Pereira

        custo beneficio os franceses ganham de longe, sao mais novos, com itens de carro medio.

        • José Barbosa

          Nem tanto. Custo x benefício é uma regra bem clara: você tem que aumentar menos o custo do que ganha em benefício. Carro tem que ser medido pelo custo de propriedade, não tanto pelo preço que se paga zero. Há cenários em que é melhor pagar mais caro por um carro que, na hora da revenda, vale mais e tem maior liquidez. Nenhum francês goza desta reputação.

  • Louis

    E é bom reservar uma grana extra para uma boa revisão, com muitas trocas de peças. Dificilmente alguém vende carros com estas idades sem nada para fazer.

    • duhehe

      Esse nicho de mercado de terceiro e quarto dono é tenso, pega um carro bom e destrói.

  • Bruno@BRN.CS

    Falar para vocês, em 2015 nós queríamos comprar um carro um pouco mais completinho que nosso antigo Corsa Maxx 1.0 2008 e optamos por um C3 1.4 Exclusive 2011. Pagamos 25k nele, pelo mesmo preço na época só conseguiríamos um Punto (era opção), mas teria que ser no máximo 2009. Compramos o C3 com 29mil KM e já estamos com 60 mil kms sem dor de cabeça. Trocas apenas de óleo e um par de pneus. O carro é muito silencioso e tem um acabamento interno mais caprichado que o Punto (não digo mais bonito, mas mais caprichado). Veio com faróis e lanternas de neblina, retrovisores elétricos, som original com comando satélite, bancos em veludo, rodas de liga 15”, vidro elétrico nas quatro portas, airbag duplo. A desvalorização é sim um pouco maior (nada absurdo), mas número de equipamentos e conforto, até o momento fizeram valer a compra. Gosto muito do motor 1.4, ele tem apenas 82 cavalos salvo engano, mas tem bastante torque em baixa e cumpre bem sua tarefa na cidade, mesmo carregado. O câmbio é bem preciso, mas o trambulador poderia ser um pouco mais silencioso. Ressalto apenas o espaço interno, tenho um 1,89mts e atrás do meu banco só vai um amputado. De resto gosto muito do carro.

    • Paulino Lino

      Cara tava precisando ler um relato de algum proprietario de C3 porque estou pensando em pegar um 1.4 GLX ou Exclusive entre 2009/2010. Acho que nao vou me arrepender porque quero um carro abaixo de 20k e que seja compacto, econômico e que dê pouca manutenção (já que o uso será de no máximo mil km por mês). Me fala sobre o consumo do seu carro por favor?

      • Bruno@BRN.CS

        Então uso 100% do tempo no álcool, estou fazendo em média 7.8 km/l na cidade com ar ligado. Na gasolina faz uns 10 tranquilo. Não digo que é excelente, mas acho que o consumo está adequado para o que era vendido naquela época. Dica: Em meados de 2010/2011 a Citröen faz promoção de banco de couro grátis, então você vai encontrar bastante oferta assim. De preferência para o Exclusive que já vinha com airbag duplo de série. Só não sei porque, mas o 1.4 Exclusive tinha airbag mas não freio ABS. O vendedor não me informou isso rs. Uma coisa legal, os limpadores de para-brisa do 1.4 não tem sensor de chuva como na versão 1.6 Exclusive, mas no modo auto, variam de velocidade conforme a velocidade do carro. Você percebe que eles ficam mais lentos quando você para no farol.

        • Paulino Lino

          Bacana essa função dos limpadores também. Vejo isso em modelos VW recentes e populares (0km). Eu me atentei que seria bom pegar um Exclusive mas não estava afim de pegar 1.6, e sim o 1.4; E sobre os air bags eu realmente tenho olhado pra segurança agora, e freios abs seriam bacanas também. Já me informei com meu corretor e soube que o seguro fica um pouco acima da média, mas ele me disse que qualquer batida média dá PT (isso pra quem tem seguro é ótimo). Muito obrigado pelos relatos. Cada coisa que lembrar e quiser compartilhar será bem vindo porque ainda vou pegar o meu C3 2009>10>11 a partir de Março/18 onde espero conseguir abaixo de 18k.

  • Paulino Lino

    Desses aí eu iria de Fit (9) ou de C3 (10). Aliás, cada dia eu gosto mais desse C3 antigo porque acho um carro bonito, compacto e deve ser bem gostoso de guiar.

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