Veja mais de 25 opções de carros (abaixo de 10.000 reais!)

Veja mais de 25 opções de carros (abaixo de 10.000 reais!)

Se o dinheiro está curto, ou se você não quer investir muito num carro, saiba que existe uma infinidade de opções no mercado de usados na faixa dos R$ 10 mil.

Esse segmento é muito movimentado, sobretudo nas periferias da cidade de São Paulo, onde o comércio nessa faixa de preço é dinâmico.

É claro que o comprador de um modelo de R$ 10 mil não pode esperar um produto impecável. Afinal, são carros fabricados há quase 20 anos, os chamados velhinhos. O modelo mais novo nessa faixa de preço é um 2003. O resto é daí pra trás.

As opções, no entanto, são muitas e variadas. O grande problema do comprador desse tipo de carro é conhecer bem as condições do carro, o estado da lataria e do motor e saber se o veículo não sofreu uma batida forte que tenha comprometido a estrutura e a segurança.

Ao comprar um carro de R$ 10 mil, é importante tomar alguns cuidados, como verificar com atenção a documentação, o estado do motor e os pontos de ferrugem. Se o comprador entende pouco de mecânica, buscar ajuda é inevitável.

Um mecânico de confiança ou um amigo que tenha conhecimento do assunto podem ajudar bastante nesse momento.

Quem compra um carro de R$ 10 mil também precisa saber que é preciso reservar mais um pouco para futuros consertos. É comum carros com essa idade ter problemas constantes.

A dica mais importante é comprar o carro de uma loja ou de alguém de confiança, que tenha um histórico e saiba que você não está comprando um carro novo. Portanto, pequenas avarias são comuns.

Veja mais de 25 opções de carros (abaixo de 10.000 reais!)

Há 20 anos: Quem compra

Há 20 anos, nesta faixa de preço a maioria dos carros já estava fora de linha. Há também muitas opções de utilitários, como uma Kombi Furgão 96 ou picapes pequenas, derivadas de carros de passeio.

Em geral, o comprador desse segmento é o jovem solteiro, com faixa salarial entre R$ 1 mil a R$ 1,5 mil. É o caso do vendedor Vinícius Moraes, de 25 anos, morador em São Paulo.

A sua família aumentou e ele precisou comprar seu primeiro carro, um Gol CL 1991. Segundo Vinícius, o carro, comprado por R$ 6,5 mil, não precisou de conserto, pelo menos por enquanto. Mas ele sabe que a qualquer hora poderá ter que desembolsar algum dinheiro para manutenção, pois é um carro velho, com peças já desgastadas.

Para quem está com a grana curta ou está a fim de comprar seu primeiro carro, a dica, como foi o caso de Vinícius, é levar um mecânico de confiança, alerta Maurício Monteiro, da Pointer Multimarcas, no Parque São Lucas, na Zona Leste de São Paulo. Ele recomenda verificar suspensão, buchas, borrachas de batente de porta, câmbio e direção.

Como o carro, de uma forma geral, tem grande liquidez e valor de revenda, muita gente troca o seu carro mais novo por um velho, de menor valor, usando a sobra do dinheiro para pagar dívidas, e por isso acaba entrando no mercado dos velhinhos, mesmo que provisoriamente.

É o caso da representante comercial Lurdes de Aguiar, de 40 anos. Ela trocou seu Corsa Hatch 2002 por um Fiat Palio ED 96, que custou menos da metade, pois estava precisando do dinheiro para reformar a casa.

Mesmo sendo carros baratos, nesse segmento de mercado o financiamento é muito requisitado. Segundo Marcelo de Oliveira, vendedor da concessionária Praça Brasil, em São Bernardo do Campo, a maioria dos compradores financia parte do valor em 24 ou 36 meses.

Grande parte das financeiras que opera nessa faixa de mercado cobra juros em torno de 1,80 % para carros de 90 a 94 e 1,95 % para carros de 95 a 96.

Veja mais de 25 opções de carros (abaixo de 10.000 reais!)

Atualmente: Pouco mudou

A situação no mercado automotivo nacional não mudou muito desde então e a maioria das opções mais novas são de carros populares. Mas, ainda assim, é possível comprar alguns modelos mais legais.

Porém, nessa faixa de preço, muitas ofertas são de modelos bem antigos, com mais de 20 anos. Por isso, definimos como um limite o ano de 1998, exatamente 23 anos antes dessa atualização e 13 anos sobre a matéria original.

Confira abaixo alguns dos modelos que são possíveis adquirir com R$ 10 mil, listados pelo ano mais recente.

Volkswagen Gol Special 1.0 2003

O modelo mais novo que o seu dinheiro pode comprar até R$ 10 mil é o Volkswagen Gol G2, o famoso “Gol Bolinha”, em sua versão Special 1.0. O modelo custa algo em torno de R$ 10,6 mil, é básico e oferece motor 1.0 litro a gasolina de até 54 cv e 8,5 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas.

Seu desempenho não é um dos melhores: vai de 0 a 100 km/h em 18,2 segundos e atinge 147 km/h. Porém, cumpre com o prometido.

Fiat Brava SX 1.6 16V 2002

Em segundo está o Fiat Brava, um hatch ao estilo fastback da marca italiana. Ele oferece poucos itens, como direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, volante e banco do motorista com ajuste de altura, entre outros. Não há ar-condicionado.

Por R$ 10 mil, é possível levar o modelo com motor 1.6 16V a gasolina de 106 cv e 15,4 kgfm, com câmbio de cinco marchas. Ele atinge os 100 km/h em 10,7 s e chega a 186 km/h.

Ford Fiesta Street 1.0 2002

Outro popular básico da lista é o Ford Fiesta Street, a primeira geração do Fiestinha, já com visual repaginado, com preço médio de R$ 9,2 mil. Neste caso, há um motor 1.0 8V a gasolina de 85 cv e 8,9 kgfm.

O carrinho vai de 0 a 100 km/h em 18,2 segundos e alcança 150 km/h.

Renault Clio Yahoo 1.0 2001

Este é um dos mais raros da lista: o Clio Yahoo foi o primeiro Renault vendido na internet. Em 2001, a internet não era tão popular assim, tampouco para comprar um carro. Ele era equipado com ar quente, preparação para som, banco traseiro rebatível e airbag duplo. Como opcional, tinha ar-condicionado.

Por R$ 8,5 mil, ele oferece motor 1.0 8V a gasolina de 59 cv e 8,3 kgfm. Vai de 0 a 100 km/h em 18,2 s e atinge 144 km/h de máxima.

Ford Ka 1.0 2001

Um dos mais queridinhos entre os Ford, o Ford Ka 1.0 2001 em sua primeira geração aparece com preço de R$ 9,5 mil.

O pequeno popular é equipado com um motor 1.0 8V de 65 cv e 8,9 kgfm e oferece desempenho melhor que os rivais: atinge os 100 km/h em 15,5 segundos e máxima de 155 km/h.

Peugeot 206 Selection 1.0 16V 2001

Um dos compactos mais aclamados na época, o Peugeot 206 é uma boa opção de compra entre os usados. Por R$ 8,9 mil, é possível encontrá-lo na versão Selection 4P ano 2001 com motor 1.0 16V de 70 cv e 9,5 kgfm.

Ele atinge os 100 km/h em 14,4 segundos e máxima de 160 km/h. Ele é simples, com volante ajustável em altura, ar quente, vidros verdes, faróis com ajuste de altura do facho, entre outros.

Fiat Marea SX 1.8 16V 2001

Por mais que o Fiat Marea seja considerado uma “bomba automotiva”, o Marea SX 1.8 16V 2001 pode ser uma boa compra.

Ele custa cerca de R$ 9,9 mil e tem motor de 132 cv e 16,7 kgfm. Consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e alcançar 198 km/h.

Hyundai Atos Prime GLS 1.0 2000

De porte bastante compacto, o Hyundai Atos Prime é ideal para cidade, pela facilidade de estacionar em vagas mais apertadas.

É possível encontrá-lo por R$ 9,9 mil na versão GLS 1.0, com motor de 57 cv e 8,5 kgfm. Acelera de 0 a 100 km/h em 15,1 segundos e alcança máxima de 142 km/h.

Chevrolet Corsa Wind 1.0 2000

Carro de bastante sucesso em sua época, o Corsa Wind é indicado para aqueles que buscam por um compacto um pouco melhor e com manutenção barata e descomplicada.

Nesta configuração de 2 portas, custa cerca de R$ 9,7 mil e oferece motor 1.0 de 60 cv e 8,3 kgfm. Atinge os 100 km/h em 16,4 s e máxima de 151 km/h.

Fiat Uno Mille Smart 1.0 2000

Um dos carros mais populares do Brasil, o Fiat Uno Mille é aquele tipo de veículo robusto e que topa qualquer parada. Nesta configuração, oferece motor de 57 cv e 8,2 kgfm.

Atinge os 100 km/h em 17,5 segundos e velocidade máxima de 151 km/h. O preço médio do popular é de R$ 10 mil.

Renault Twingo 1.0 8V 2000

O Twingo revolucionou o segmento de subcompactos. Pequeno por fora e grande por dentro, o Renault é ideal para os grandes centros. Ele custa cerca de R$ 8,5 mil e oferece um motor a gasolina de 59 cv e 8,3 kgfm.

Acelera de 0 a 100 km/h em 18 segundos e tem velocidade máxima de 147 km/h.

Fiat Palio ELX 1.0 8V 1999

O Fiat Palio é um dos hatches mais tradicionais do Brasil e pode ser uma boa compra por até R$ 10 mil. Compacto e com manutenção barata, ele oferece bons recursos como vidros e travas elétricas, luzes auxiliares, acabamento interno em veludo e rodas de liga-leve.

Há um motor 1.0 8V de 61 cv e 8,1 kgfm, capaz de levá-lo aos 100 km/h em 16,3 s e com máxima de 152 km/h.

Chevrolet Corsa Sedan Super 1.0 8V 1999

Está em busca de um sedã popular para atender a sua família sem gastar muito? O Corsa Sedan pode ser o seu número. Nesta versão Super 1.0 8V 1999, ele custa R$ 9,6 mil e oferece um motor de 60 cv e 8,3 kgfm.

O carrinho alcança os 100 km/h em longos 18 segundos e velocidade máxima de 155 km/h.

Volkswagen Santana 1.8 Mi 1999

Um dos modelos médios mais emblemáticos da Volkswagen, o Santana 1.8 Mi 1999 ocupa esta lista com seu preço médio de R$ 10,4 mil. O modelo é básico, com direito a somente itens como direção hidráulica.

Seu motor é um 1.8 AP de 100 cv e 15,5 kgfm. O VW Santana vai de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos e atinge 177 km/h de máxima.

Ford Courier Si 1.4 16V 1998

As picapes também têm vez aqui nesta lista. A opção é a Ford Courier 1998 (veja aqui Ford Courier – defeitos e problemas) em sua versão topo de linha, a Si, com direito a rodas de liga-leve aro 14, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, para-choques na cor da carroceria, entre outros.

Ela leva até 550 kg e conta com um motor 1.4 16V de 88 cv e 12,5 kgfm. Atinge os 100 km/h em 13,4 s e máxima de 163 km/h. Custa cerca de R$ 9,8 mil.

Volkswagen Polo Classic 1.8 1998

O saudoso Polo Classic não era bem uma versão sedã do Polo, mas sim um modelo Volkswagen baseado no Seat Córdoba. É ideal para as famílias, visto que oferece bom espaço interno e porta-malas de 455 litros.

Este modelo tem preço de cerca de R$ 8,3 mil e oferece motor 1.8 AP de 99 cv e 15,1 kgfm. Vai de 0 a 100 km/h em 11,5 s e atinge 180 km/h.

Ford Mondeo SW GLX 2.0 1998

Com visual atraente, bom espaço interno e muito bem equipado, com direito a ar-condicionado eletrônico, airbag duplo, freios ABS, piloto automático, trio elétrico, alarme, banco do motorista elétrico, entre outros, o Ford Mondeo SW GLX 2.0 1998 é uma boa opção por cerca de R$ 8,9 mil.

A perua oferece porta-malas de 471 litros e um motor 2.0 16V de 130 cv e 17,9 kgfm, com câmbio manual. Alcança os 100 km/h em 11,3 s e máxima de 197 km/h.

Peugeot 306 Rallye 1.8 16V 1998

O Peugeot 306 se destacava nos anos 1990 pelo seu visual moderno, interior confortável e motorização robusta. Neste caso, o 306 Rallye 1.8 16V 1998 aparece por R$ 8,1 mil e era uma versão esportiva do hatch.

Oferece um motor de 112 cv e 16,1 kgfm e consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos. A velocidade máxima é de 190 km/h.

Ford Escort GLX 1.8 16V 1997

A segunda geração do Ford Escort ocupa uma posição nesta lista, por R$ 6,6 mil. Ele é uma boa opção de usado por oferecer bom acabamento, motor eficiente capaz de entregar bom desempenho e lista de equipamentos recheada.

Há direção hidráulica, ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, computador de bordo, sistema de som com disqueteira, entre outros.

O motor é um 1.8 com injeção eletrônica, que rende 115 cv e 16,3 kgfm. Com ele, o Escort GLX 1997 alcança os 100 km/h em 9,8 segundos e tem velocidade máxima de 196 km/h.

Volkswagen Quantum Evidence 2.0 1997

Lembra do Santana citado acima? Ele reaparece, mas desta vez em sua versão perua. A Volkswagen Quantum Evidence 2.0 1997 é uma boa opção para quem busca por um carro espaçoso. Oferece porta-malas de 470 litros e detalhes esportivos, como o volante herdado do irmão menor Gol GTI.

A Quantum Evidence tem motor de 112 cv e 17,5 kgfm. Acelera de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos e tem velocidade máxima de 180 km/h. Ela custa cerca de R$ 10,2 mil.

Chevrolet Kadett GL 2.0 1996

Um hatch com apelo mais moderno, jovem e esportivo na gama da Chevrolet na época, o Kadett GL 2.0 1996 pode ser considerado uma boa opção – em exemplares em bom estado.

Ele oferece um motor de 116 cv e 18 kgfm. Consegue ir de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos e atingir 183 km/h. O preço do hatch, em média, é de R$ 8,8 mil.

Chevrolet Monza GLS 2.0 1996

Outro médio da Chevrolet é o aclamado Monza. Na versão GLS, oferece poucos equipamentos, mas algumas unidades podem dispor de opcionais como direção hidráulica, ar-condicionado, trio elétrico, freio a disco nas quatro rodas, rádio AM/FM, entre outros.

Por R$ 9,7 mil, oferece motor de 110 cv e 16,6 kgfm. O carro alcança os 100 km/h em 14,6 segundos e velocidade máxima de 172 km/h.

Volkswagen Parati CLi 1.6 1995

Outra perua da Volkswagen aparece nesta lista. Mais básica, a Parati CLi 1.6 1995 é baseada no Gol Bolinha e oferece o motor 1.6 de 76 cv e 12,3 kgfm. O modelo custa, em média, R$ 9,1 mil. Acelera de 0 a 100 km/h em 14,7 s e alcança 161 km/h.

Volkswagen Gol GTi 2.0 1990

O Gol GTI 2.0 1990 é um carro que, na Tabela Fipe, custa menos de R$ 10 mil. Mas você dificilmente irá encontrá-lo em bom estado por menos que isso.

Considerado o último e melhor dos Gol quadrados, ele tem motor 2.0 AP de 120 cv e 18,4 kgfm, além de visual esportivo e bons itens como direção hidráulica, ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, rodas de liga-leve, entre outros.

O hatch esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos e tem velocidade máxima de 181 km/h.

Chevrolet Vectra GLS 2.0 8V 1994

O Vectra, um dos sedãs médios de maior sucesso da Chevrolet no Brasil, está nesta lista em uma configuração de sua primeira geração. O carro oferece boa performance e conforto.

Por R$ 9,2 mil, tem motor 2.0 8V de 116 cv e 17,3 kgfm, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos e atingir máxima de 187 km/h.

Volkswagen Kombi Standard 1.6 1993

A velha senhora também tem um espaço reservado por aqui. Embora seja difícil encontrá-la em exemplares em bom estado de conservação – visto que é um veículo destinado ao trabalho –, a VW Kombi na versão Standard 1.6 1993 é uma boa opção de compra por até R$ 10 mil para quem busca um carro para o batente. Seu preço médio é de R$ 10,3 mil.

A perua da Volkswagen tem motor de 58 cv e 11,2 kgfm. Mesmo que o desempenho não seja prioridade, vale comentar que não é um dos melhores: vai de 0 a 100 km/h em 40,4 segundos e atinge 112 km/h.

Ford Versailles GL 2.0 1993

Baseado no VW Santana através de uma parceria entre ambas as marcas, o Ford Versailles foi vendido por pouco tempo no Brasil. O modelo na versão GL 2.0 oferece pouquíssimos equipamentos, mas pode ser uma boa opção para quem busca por um sedã por R$ 6,8 mil.

Ele tem motor de 105 cv e 17 kgfm. Vai de 0 a 100 km/h em 13,7 segundos e alcança 171 km/h.

Eber do Carmo

Formado em marketing, tem mais de 15 anos de experiência escrevendo sobre o mercado automotivo no Notícias Automotivas, desde que fundou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio. Também teve por três anos uma empresa de criação de sites e catálogos eletrônicos.