Top 10: os menores carros do Brasil (lista completa)

Top 10: os menores carros do Brasil (lista completa)

Quais são os menores carros vendidos no Brasil? E qual é, especificamente, o menor carro do Brasil?

Hoje em dia, com o crescente aumento da frota de veículos no território nacional (principalmente nas grandes cidades), está cada vez mais difícil sair nas ruas a bordo de um automóvel sem se estressar, sobretudo se o seu exemplar ostentar dimensões avantajadas, o que dificulta na hora de encontrar uma vaga para estacionar.

Portanto, a solução é apelar para o precário sistema de transporte público ou substituir seu carro por um modelo bem menor.

O mercado brasileiro de automóveis dispõe de uma série de opções de carros bastante compactos, com preços que se iniciam na faixa dos R$ 35 mil, podendo ultrapassar os R$ 100 mil no caso dos carros das marcas premium.

Veja também: Os sedãs com os maiores porta-malas do Brasil

Confira abaixo uma lista dos dez menores carros à venda no país, levando em consideração o comprimento:

1) Fiat Mobi – 3,56 metros

Top 10: os menores carros do Brasil (lista completa)


O menor carro do Brasil atualmente é o Fiat Mobi. O subcompacto tem apenas 3.566 mm de comprimento, 1.633 mm de largura e 1.490 mm de altura, com entre-eixos de 2.305 mm. O porta-malas também é bastante pequeno, com capacidade para 235 litros.

O Fiat Mobi tem preço inicial de R$ 40.990, podendo chegar a R$ 48.990 na versão mais completa (sem opcionais), sendo que todas usam o motor 1.0 Fire flex de quatro cilindros de até 75 cv e 9,9 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas.

Veja também: Tudo sobre o Fiat Mobi

A versão de entrada oferece airbags frontais, freios ABS com EBD, follow me home, painel de instrumentos com tela digital de 3,5 polegadas, rodas de aço de 13 polegadas, tampa do porta-malas em vidro, entre outros.

Nascido fora do tempo, o Fiat Mobi foi um projeto para os anos de pujança do mercado nacional após a crise mundial. Com vendas em alta, a marca italiana apostou num subcompacto que venderia muito bem.

Porém, demorou demais para lança-lo e quando o fez, foi justamente quando havia retração e o cliente simplesmente sumiu das lojas. Assim, com marketing pesado e descontos à vontade, a marca conseguiu fazer o carrinho pegar no tranco em termos de vendas e hoje ele já anda com suas próprias rodas.

2) Suzuki Jimny Sierra e Jimny – 3,64 metros

Top 10: os menores carros do Brasil (lista completa)

O Suzuki Jimny é o único carro desta lista sem vocação para ser um veículo de passeio. Nesse caso, a proposta do carrinho é off-road. O modelo da marca japonesa tem 3.645 mm de comprimento, 1.600 mm de largura (1.645 mm no caso do Sierra) e 1.705 mm de altura (1.725 mm), com distância entre-eixos de 2.250 mm.

Confira as mais de 150 listas Top 10 que temos no nosso site!

O porta-malas também é bastante limitado, com capacidade para apenas 113 litros (ou 85 no caso do Sierra), enquanto o espaço interno é para quatro pessoas. Com preço inicial de R$ 97.990, o Jimny oferece um motor 1.3 litro a gasolina, que consegue entregar até 85 cv e 11,2 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas e tração nas quatro rodas.

Nos itens de série, há airbags frontais, faróis e lanternas de neblina, sistema de som com MP3 player e AM/FM, retrovisores elétricos, rack de teto, ar-condicionado, entre outros. Focado inteiramente no fora de estrada, o jipinho japonês é feito em Catalão-GO, mas era feito em Itumbiara, uma cidade próxima. Pequeno e versátil, ele manda bem no 4×4 e tem atributos que o tornam um aventureiro muito capaz, inclusive ganhando até versão para trabalhos em áreas rurais ou de difícil acesso.

O projeto nasceu nos anos 70, mas de lá para cá, evoluiu pouco, pois não se precisa de muito para atuar em seu segmento. Tanto é que a nova geração surgiu remetendo há décadas em termos de estilo, mas manteve a mecânica e o sistema de tração nas quatro rodas, embora agora com um pouco mais de tecnologia. Hoje, o modelo convive com o novo Jimny Sierra, que tem preços começando em R$ 128.990.

3) Renault Kwid – 3,68 metros

Top 10: os menores carros do Brasil (lista completa)

O Renault Kwid é o modelo mais recente no mercado, de todos da lista. Ele chegou ao Brasil tentando se firmar como o “SUV dos compactos”, mas todos nós sabemos que ele não é nada disso. Se trata de um modelo subcompacto, como um Fiat Mobi ou Volkswagen up!, e isso fica evidente pelo seu entre eixos de 2,42 metros. A altura do Renault Kwid é de 1,47 metro.

Ele tem muitas qualidades. Uma delas é seu preço reduzido perante a concorrência, o que tem balançado o mercado brasileiro de carros populares. Sua motorização é 1.0 de três cilindros, o mesmo motor de Renault Sandero e Logan, porém sem a abertura variável de válvulas, por isso sua potência é menor, 66/70 cavalos com gasolina e etanol, diferente dos seus irmãos maiores, que chegam a 80 e 82 cavalos.

Veja também: Tudo sobre o Renault Kwid

O Kwid tem versões mais simples, sem muitos equipamentos, para conseguir entregar um preço menor (no lançamento a versão mais barata do Kwid estava cotada a R$ 29.990). Mas, por outro lado, ele tem airbags laterais em todas as versões, o que é excelente em termos de segurança. Os valores variam entre R$ 39.390 e R$ 50.390.

Nasceu na Índia, onde foi criticado por sua segurança, embora tivesse preço competitivo. Aqui, a Renault aplicou airbags laterais, mas ainda assim, teve resultado mediano com três estrelas. Chamado de “SUV dos compactos”, não passa de um hatch urbano de custo baixíssimo. Vendeu 85.117 unidades em 2019.

4) Volkswagen up! – 3,689 metros

Top 10: os menores carros do Brasil (lista completa)

O Volkswagen up! é um dos mais lembrados quando o assunto é carro compacto. No entanto, o modelo de entrada da marca alemã não é o menor do mercado: ele ocupa a quarta posição, com seus 3.689 mm de comprimento, 1.645 mm de largura e 1.504 de altura, com distância entre-eixos de 2.421 mm. Já o porta-malas tem capacidade para 285 litros.

A linha do Volkswagen up! dispõe de apenas da versão Xtreme 170 TSI, que custa R$ 60.690, com motor 1.0 TSI flex, com turbo, que entrega 105 cv e 16,7 kgfm, com câmbio manual de cinco velocidades.

Veja também: Tudo sobre o Volkswagen Up

Nos itens de série da variante mais básica, há airbags frontais, freios ABS com EBD, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, banco do motorista com ajuste de altura, chave tipo canivete, antena no teto, rodas de aço de 14 polegadas com calotas, entre outros.

O Volkswagen up! foi pensado inicialmente como um sucessor espiritual do Fusca. Nada como a geração atual do clássico alemão, que é focada em trazer o estilo de volta, mas sem compromisso com preço. Essa tarefa havia sido passada para o futuro subcompacto da VW, que após diversos diversos conceitos, até com motor traseiro, acabou originando um carrinho com plataforma única, que fez nascer também os irmãos Seat Mii e Skoda Citigo.

Aqui no Brasil, chegou revolucionando, pois usa mais aços especiais que um Audi A3 Sedan, por exemplo. O motor 1.0 MPI de três cilindros foi um bom ganhou em eficiência, mas o 1.0 TSI revolucionou pela segunda vez, tornando-se o melhor de dois mundos ao fazer o up! TSI mais econômico que o 1.0 aspirado e com performance de carro grande. Ainda assim, surgiu com câmbio longo de cinco marchas e foco na eficiência energética.

5) JAC iEV20 – 3,775 metros

Top 10: os menores carros do Brasil (lista completa)

Na quinta posição temos um modelo elétrico, o JAC iEV20. A marca chinesa tem apostado forte nesse segmento, tendo vários outros modelos além desse. No caso dele, são apenas 3.775 mm de comprimento, 1.685 mm de largura, 1.570 mm de altura e 2.390 de entre-eixos, com porta-malas de 121 litros.

Mas não pense que o preço é compatível com o que a maioria pensa dos chineses. Por ter uma tecnologia diferenciada, o compacto sai por R$ 149.900, mesmo entregando apenas 68 cv, mas com bons 21,9 kgfm de torque. Segundo a marca, o iEV20 tem autonomia de 400 km e tem boas qualidades para o uso urbano.

Outra vantagem destacada pela JAC é o custo de revisões, de apenas R$ 649 até os 60 mil km, bem abaixo do praticado entre os modelos convencionais.

6) Toyota Etios – 3,777 metros

Top 10: os menores carros do Brasil (lista completa)

Se você está em busca de um carro de passeio japonês compacto, há o Toyota Etios com seus 3.777 mm de comprimento, 1.695 mm de largura e 1.510 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.460 mm. O porta-malas, por sua vez, comporta até 270 litros. Para levar um exemplar do hatch para casa, é preciso desembolsar a partir de R$ 65.490. A versão mais cara sai por R$ 71.390.

Na motorização, ele deixou de lado o 1.3 litro flex de quatro cilindros, de até 98 cv e 13,1 kgfm, para manter apenas o 1.5 litro flex de até 107 cv e 14,7 kgfm, com câmbio manual de seis velocidades ou automático de quatro marchas.

Veja também: Tudo sobre o Toyota Etios

O Etios X Plus, o mais básico da linha, é equipado com painel de instrumentos digital Toyota Smart Screen, computador de bordo, banco traseiro com encosto rebatível, direção eletro-assistida progressiva (EPS), ar-condicionado, chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, travas elétricas, airbags frontais, freios ABS com EBD, entre outros.

Simples demais, é outro projeto que nasceu na Índia e que foi migrado para o Brasil. Mesmo pobre em estilo e acabamento, acabou vendendo bem por conta da imagem da marca e pela boa dirigibilidade. Mas, não conseguiu evoluiu do atual patamar de vendas, missão que a Toyota vai conferir ao mais moderno Yaris. Vendeu 18.963 exemplares no ano de 2019.

7) Fiat Uno – 3,82 metros

Top 10: os menores carros do Brasil (lista completa)

Além do Mobi, o Fiat Uno também faz parte do top 10 dos carros mais compactos do país. O modelo, que foi renovado com a adoção de motores mais modernos, mede 3.820 mm de comprimento, 1.636 mm de largura e 1.480 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.376 mm. O porta-malas consegue levar até 280 litros.

O Uno está disponível nas versões Attractive, Drive e Way, sendo as duas primeiras com motores 1.0 litro flex de três cilindros, de até 77 cv e 10,9 kgfm, e a última com um 1.3 litro flex de quatro cilindros, de até 109 cv e 14,2 kgfm.

Veja também: Tudo sobre o Fiat Uno

A versão mais em conta do Uno parte de R$ 51.990 e oferece airbags frontais, freios ABS com EBD, ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, vidros dianteiros elétricos com one touch e antiesmagamento, travas elétricas, rodas de aço de 14 polegadas com calotas, follow me home, entre outros. O modelo mais caro sai por R$ 59.490.

Em sua segunda geração, o Fiat Uno se mantém como intermediário entre o Mobi e o Argo. O projeto atual já recebeu uma atualização visual e mecânica, mas deve evoluir para a plataforma do Argo e gerar um equivalente SUV, mas da marca Jeep, assim como seu irmão italiano Panda o fará com o mesmo produto na Europa.

8) MINI Cooper – 3,821 metros

Top 10: os menores carros do Brasil (lista completa)

O primeiro modelo premium de nossa lista é o MINI Cooper, que se posiciona como o oitavo menor carro à venda no Brasil. Ele mede 3.821 mm de comprimento, 1.727 mm de largura, 1.414 de altura e tem entre-eixos de 2.495, além de um porta-malas de 211 litros.

As versões de entrada são vendidas com motor 1.5 turbo de 136 cv e 22,4 kgfm de torque, com câmbio automatizado de 7 marchas. Bem equipado, o modelo vem com rodas de 16 polegadas, volante multifuncional, piloto automático adaptativo, multimídia com tela de 6,5 polegadas, entre outros. Seus preços começam em R$ 219.990.

9) Volkswagen Fox – 3,86 metros

Top 10: os menores carros do Brasil (lista completa)

Depois do up!, a VW também aparece em nossa lista com o Fox. O modelo compacto já teve muito mais importância no mercado brasileiro, mas hoje resiste graças ao seu preço razoável em vista dos equipamentos oferecidos. Suas medidas são 3.868 mm de comprimento, 1.660 mm de largura, 1.552 mm de altura e 2.467 mm de entre eixos, com porta-malas de 270 litros.

Sua lista atual conta apenas com as versões Connect e Xtreme, ambas com motor 1.6 de 104 cv e câmbio manual de cinco velocidades. As duas sempre são equipadas com rodas de 15 polegadas, sistema de som com tela de 6,5 polegadas, Bluetooth e USB, piloto automático, sensor de estacionamento, volante multifuncional, ar-condicionado, entre outros.

Os preços variam entre R$ 58.190 e R$ 64.190.

10) Volkswagen Gol – 3,89 metros

VW Gol automático

A última posição, também da marca alemã, é do Gol. O longevo hatch tem 3.892 mm de comprimento, 1.656 mm de largura, 1.464 mm de altura e 2.467 mm de entre eixos (exatamente o mesmo do Fox), com porta-malas de 285 litros.

Atualmente ele é vendido nas versões 1.0 e 1.6, sendo que a segunda tem a opção de câmbio automático além do manual. Como itens de série, ele dispõe de direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, chave canivete, suporte para celular, travas elétricas, entre outros.

O motor 1.0 entrega até 84 cv, enquanto o 1.6 chega a 104 cv. Os preços variam entre R$ 56.190 e R$ 68.490.

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.