TOP 5: Motivos para comprar o Fiat Pulse

fiat pulse s design 1
fiat pulse s design 1

Se você quer comprar um SUV, um dos carros mais baratos que vai encontrar é o Fiat Pulse.

Ele atua por aqui como a porta de entrada do segmento, oferecendo uma gama bem versátil para todos os gostos.

Mas que outros pontos positivos esse modelo tem para te convencer?

Vamos falar sobre os principais, sempre comparando seus números com rivais diretos e outros SUVs do grupo para mostrar suas qualidades.

Confira!

pulse abarth 2024 milazzo santos (2)
pulse abarth 2024 milazzo santos (2)

Os preços são convidativos

Existem muitas coisas que podem convencer um comprador a levar determinado carro para casa, como nível de segurança, valor das revisões ou até mesmo o visual. Mas o preço continua sendo o principal fator nessa hora decisiva.

Uma vez que temos tantos modelos disputando a atenção dos brasileiros que querem um SUV, essa tem sido a tática da Fiat com o Pulse, um dos modelos mais em conta do segmento.

Sua linha começa em pouco menos de R$ 103 mil, onde está posicionada a versão Drive 1.3 MT.

O fato de ter o câmbio manual certamente contribui para o preço convidativo, sendo uma boa opção para quem está saindo de um carro popular, por exemplo.

A mesma versão Drive com câmbio automático custa por volta de R$ 111 mil, enquanto a S-Design sai por R$ 116 mil. Todas usam o mesmo motor 1.3 de 107 cv e 13,7 kgfm, com câmbio manual de 5 marchas ou CVT de 7 velocidades.

Depois aparecem as versões com motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm, sempre com câmbio CVT. A opção Audace sai por R$ 119 mil e a Impetus, por R$ 132 mil, em valores aproximados.

Finalmente, o Pulse ainda tem a opção esportiva Abarth, com motor 1.3 de 185 cv e 27,5 kgfm, aliado ao câmbio automático de 6 marchas. O preço é o mesmo faz algum tempo: quase R$ 150 mil.

Enquanto isso, seus rivais começam num degrau acima. O concorrente direto Nivus, por exemplo, parte de R$ 132.390, valor acima da versão mais completa do Pulse com o motor 1.0 turbo.

fiat pulse impetus 2022 3
fiat pulse impetus 2022 3

O motor 1.0 turbo mais potente, com 130 cavalos

Enquanto a linha do Pulse começa com o motor 1.3 aspirado, que é uma boa opção para quem procura economia de combustível, o restante usa propulsores mais modernos e eficientes.

Um deles é o 1.0 turbo de 3 cilindros, com injeção direta e sistema MultiAir III, que auxilia na abertura das válvulas. Além disso, estamos falando de um motor de 1,0 litro que entrega 130 cv e 20,4 kgfm, números que colocam o Fiat acima dos rivais nesse quesito.

Na aceleração de 0 a 100 km/h, o SUV compacto marcou 9,4 segundos, enquanto seu rival direto Nivus precisa de 9,9 segundos.

A velocidade máxima é a mesma nos dois, com 189 km/h, mas nas retomadas o italiano também foi melhor.

Aliado ao peso relativamente baixo do carro, por volta de 1.230 kg, esse motor consegue entregar retomadas mais fortes e boas acelerações. É um carro esperto na cidade e confiável nas ultrapassagens na estrada.

E se você está pensando no consumo, dá para dizer que o Pulse se sai bem nesse quesito.

Com gasolina, ele faz 12,1 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada, e quando abastecido com etanol, marca 8,4/10,2 km/l, respectivamente. Ou seja, números sempre melhores que o Nivus.

pulse abarth avaliacao na 39
pulse abarth avaliacao na 39

Versão Abarth é destaque divertido

Falando sobre os motores desse SUV, o grande destaque é o 1.3 turbo reservado para o Pulse Abarth. Esse modelo chegou ao mercado em novembro de 2022 com uma receita curiosa, que era usar o motor de Jeep no primo bem menor da Fiat.

Como já estamos acostumados, esse propulsor de 1,3 litro tem injeção direta e entrega até 185 cavalos e 27,5 kgfm. Mas aqui temos um carro de 1.280 kg, enquanto Renegade (1.460 kg), Compass (1.580 kg) e Commander (1.680 kg) pesam bem mais.

Isso se traduz na relação peso/potência de 6,92 kg/cv no Pulse Abarth, enquanto os primos Renegade (7,94 kg/cv), Compass (8,57 kg/cv) e Commander (9,11 kg/cv) estão acima.

O desempenho mostra o que estamos falando: 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e máxima de 215 km/h.

Além disso, o ronco é exclusivo, o conjunto de molas e amortecedores são mais firmes, a barra estabilizadora é mais grossa e o eixo traseiro é mais rígido.

Até o momento, essa versão do Pulse é o que existe de mais divertido no segmento dos compactos.

pulse abarth avaliacao na 12
pulse abarth avaliacao na 12

Tem tecnologias dos primos mais caros

Ser parte do grupo Stellantis tem suas vantagens, o que no caso do Pulse se traduziu em emprestar diversos equipamentos de outros carros mais caros.

Dependendo da versão, essa lista conta com a central multimídia de 10,1 polegadas com espelhamento sem fio, pacote ADAS (com frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa e comutação automática de farol alto) e painel digital, equipamentos presentes na Toro, Renegade e Compass.

O sistema Fiat Connect Me é outro item do Pulse, com chamada de emergência, assistente de recuperação em caso de roubo ou furto, pesquisas por ponto de interesse, GPS com dados de trânsito e radar, alertas do veículo, comandos remotos e diversas outras funções.

Além disso, o Pulse também pode vir equipado com ar-condicionado automático e digital, câmera de ré, faróis, lanternas e DRL em LED, chave presencial, monitoramento de pressão dos pneus, piloto automático, partida remota e carregador por indução.

fiat pulse 2024 milazzo santos (1)
fiat pulse 2024 milazzo santos (1)

Uma gama bem completa

Tudo isso que citamos acima está espalhado numa gama com as versões Drive MT, Drive AT, S-Design, Audace, Impetus e Abarth, enquanto outros concorrentes, como o Nivus, concentram a linha em menos versões.

Ainda que alguns prefiram algo mais enxuto, a estratégia da Fiat tem dado certo.

Com suas versões aspiradas, ela consegue convencer quem precisa gastar menos, mas também existem as configurações turbo se o cliente quiser um pacote mais recheado.

Além disso, o Pulse Abarth tem um preço razoável quando olhamos para a concorrência e especialmente para o pacote oferecido no italiano, que entrega um desempenho muito superior aos rivais 1.0 turbo.

Conclusão

O Pulse é uma boa opção por oferecer versões mais em conta, mas sem deixar de surfar na onda do motor 1.0 turbo aliado a um pacote mais completo de tecnologia e segurança.

Além disso, sua versão mais cara é um dos poucos esportivos de verdade em nosso mercado, ainda que “esportivo” no Brasil signifique menos de 200 cavalos.

Tudo isso mostra que o Fiat pode entrar na sua lista de opções ao procurar um SUV, pois ele vai te agradar em alguma das suas muitas versões.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.