Combustíveis Matérias NA

Usar gasolina comum ou aditivada? Veja 6 motivos

Usar gasolina comum ou aditivada? Veja 6 motivos

Basta entrar num posto de gasolina para se deparar com os mais variados tipos de gasolinas possíveis. Muitos deles com a promessa de melhorar o desempenho do seu carro e tornar o motor mais eficiente. Porém, os dois tipos mais comuns continuam sendo a gasolina comum e a gasolina aditivada.


A gasolina aditivada se difere da gasolina comum por contar com alguns aditivos, como detergentes que conseguem limpar a sujeira do motor, elementos que formam uma película protetora sobre os principais componentes do conjunto e até dispersantes para “quebrar” a sujeira do motor e queima-la juntamente com o combustível.

Gasolina comum ou aditivada?

A gasolina comum é praticamente a mesma em todos os postos de combustíveis. Conforme a legislação atual, a gasolina comum deve conter 27% de etanol em sua composição. Trata-se de uma forma imposta pelo governo brasileiro para simplesmente ajudar a controlar o preço do etanol no mercado. Em gasolina premium, tal percentual pode ser de 25 por cento.


Já a gasolina aditivada é dotada deste mesmo percentual de etanol em sua composição, mas sua mistura leva ainda uma série de outras substâncias que prometem limpar as partes internas do motor e prolongar a vida útil do conjunto mecânico do seu carro.

Conforme citado acima, ela é dotada de detergentes para limpar as sujeiras presentes nas partes internas do motor, dispersantes para “quebrar” tal sujeira em partículas e fazer com que ela seja queimada com o combustível e ainda elementos que formam uma película protetora sobre os componentes do motor.

Quais as vantagens da gasolina aditivada

Veja abaixo as principais vantagens oferecidas pela gasolina aditivada:

1 – Controla e reduz depósitos de impurezas nas válvulas de admissão;
2 – Mantém limpos os bicos injetores, reduzindo a formação de goma e conseqüentemente as emissões de monóxido de carbono e de hidrocarbonetos;
3 – Reduz a queda do desempenho do motor;
4 – Elimina os efeitos da alta acidez do amido;
5 – Permite melhor lubrificação das partes altas do motor;
6 –  É compatível com os catalisadores.

Os produtos adicionados na gasolina aditivada têm duas gerações:

1ª – Utilizando compostos detergentes, usados na limpeza dos bicos injetores e carburadores;
2ª – Utilizando aditivos para manter limpos e livres os canais de admissão e as próprias válvulas.

O primeiro era conhecido como detergente de amina convencional e o segundo é chamado de dispersante polimérico. Toda a indústria de combustível se empenhou e ainda se empenha em pesquisar e desenvolver novos aditivos, apesar de existir um padrão, o qual foi estabelecido em 1989 pelos Estados Unidos.

Apesar de esses aditivos representarem aproximadamente apenas 1 ml de cada litro de gasolina, o custo final na bomba subiu cerca de 5% a mais por litro, em comparação com a gasolina comum.

Usar gasolina comum ou aditivada? Veja 6 motivos

Carro com gasolina aditivada bebe mais?

Esta é uma pergunta um tanto quanto frequente entre os motoristas e proprietários de automóveis. Mas a resposta é não. A gasolina aditivada não aumenta o consumo de combustível do carro.

Pelo contrário: ela consegue até promover uma redução no consumo, já que otimiza a eficiência do conjunto. Isso devido à presença dos mais diversos aditivos que conseguem limpar o aparato e otimizar a octanagem.

É melhor colocar gasolina aditivada no tanquinho de partida a frio?

A gasolina aditivada também acaba sendo melhor para o abastecimento do tanquinho de partida a frio – que é abastecido com gasolina, esta utilizada para ajudar o carro abastecido com etanol a dar partida em dias com temperaturas mais baixas.

Os aditivos presentes na gasolina aditivada conseguem retardar o envelhecimento do líquido. Então, sua validade acaba sendo mais longa. Trata-se de algo importante, visto que o reservatório não é utilizado com tanta frequência.

Usar gasolina comum ou aditivada? Veja 6 motivos
Nota média 5 de 4 votos

  • Marcilio

    E no motor flex, qual melhor opção para mistura, comum ou aditivada?? Me disseram que não devo usar somente um tipo de combustível, ou seja, quando for abastecer devo sempre colocar um pouco de cada, mesmo que em proporções diferentes, e aí, como fica???

  • Marcilio

    E no flex, o que devo usar??? Me disseram que devo sempre abastecer com um pouco de cada combustível, pois o motor leva um tempo para reconhecer a mistura e se abasteço somente com um ele pode ter problemas na hora da partida após o abastecimento, verdade ou mentira??

  • Marcilio

    E no flex o que devo usar?? Quem pode me dizer??

    • Dower Leal de Moura

      O manual do carro. Vá atrás da cabeça dos outros e se ferre.

  • que fiesta lindo esse da foto…deve ser europeu…..
    e nos flex como se abastece ?

    • Dower Leal de Moura

      Pelo bocal de enchimento. Geralmente na lateral traseira do veículo.

  • Bianca Chimenti (Rio de Janeiro)

    Lamentavelmente, muitos postos de combustível estão fazendo pilantragem… Assistiram ao “Jornal Nacional” de ontem?

  • amigos, no caso dos carros flex as recomendações com relação á gasolina são ás mesmas. mas pode-se usar qualquer mistura dos dois também.

  • Moriah

    Só cuidado com a Podium…em alguns casos, pura, ela queima os bicos…(Renault um exemplo…).

  • Robinho

    Gostei do Fiesta !!!

  • beto

    Em desempenho e consumo não notei diferença entre as duas gasolina,mas em relação em manter os picos limpos, sem duvida a aditivada ganha disparada.outro dia meu mecanico me falou, se eu fazia limpeza dos picos todo dias!!! pois estavam limpos, acredito eu que seja a gasolina aditivada.cuidado com gasolina aditivada com preços proximo a da comum pode ser golpe, como ja vi em 1 posto.gaoslina comum a $2,29 e aditivada a $ 2,31. voce tem alguma duvida de que tipo de gasolina voce ta pondo no seu carro?

  • CACHORRO

    eu so abasteço no posto TEXACO do limao gasolina comun 2.299 e atv 2.349 e acho a gasolina muito boa ,principalmente a gasolina aditivada a tal o meu carro e carburado e esta fucionando eu recomendo para todos que abasteça la porque o portuga que e dono disse que a gasolina e de qualidade

  • Duvidoso

    Acabei de abastecer com aditivada e senti uma força tremenda, detalhe, o meu carro tem 1 ano e só abasteci com aditivada uma vez e já tinha esquecido da força.

    • thais

      ée vcs quee tem esse site , poderia falar só da gasolina , e as vantagens dela , porque estou preocurando e não acho o que quero .

      Beijos .

    • Dower Leal de Moura

      Me engana que eu gosto. Mais ainda quando se engana.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email